O Senhor Jagannatha e a travessa dourada
Bandhu Mohanti não era um brahmana, mas era um grande devoto do Senhor Jagannatha. Pobre como era, acreditava q o Senhor era o seu verdadeiro amigo e q sempre o ajudaria nas horas de necessidade.Bandhu costumava passar a maior parte de seu dia lendo a respeito do Senhor Jagannatha, esquecendo-se de sua esposa e filhos. Sua esposa sequer sabia q ele era um devoto do Senhor Jagannatha. Ela pensava q ele tinha um amigo por ali q se chamava Jagannatha e estava aborrecida porque o seu esposo costumava passar mais tempo com este amigo do q com ela e os filhos. Um dia ela perguntou:
_ Quem é este seu amigo? Bandhu respondeu:
_ Vc não sabe e nem pode saber. Ele é mto rico, e tem um grande prédio. Ele é um rei e Suas vestes, Seu comportamento, Seu estilo de vida, tudo dEle é majestoso. Ele é tbm mto bondoso.A esposa então pediu:
_ Podemos visitá-lo qquer dia?
O esposo comentou:
_ Como vc pode ir assim tão mal vestida? Se quisermos ir precisamos levar presentes bons, e as crianças tbm devem estar vestindo roupas novas. Vc precisa ir usando um colar de ouro e pulseiras, de outro modo o porteiro da casa do meu amigo pode não deixar a gente entrar. Como eu não tenho dinheiro para comprar estas coisas, eu não vou vê-Lo. No q ela respondeu:
_ Se este seu amigo é mesmo tão confiável e verdadeiro, ele irá respeitar vc e aceitá-lo do jeito q vc se vestir. Uma vez q vc é tão pobre, pq não se aproxima dele e pede uma ajuda? Bandhu Mohanti não prestava atenção no q a esposa dizia, e assim ela ficou mto irada com ele. Tempos ainda mais difíceis estavam chegando. A vila inteira vinha sofrendo da fome, pois não havia chovido naquele ano e mtos moreram de inanição. Era o ano de 1392, e como bandhu Mohanti, a maioria dos aldeões eram agricultores. Todos estavam mto preocupados. Bandhu costumava dizer:
_ Meu amigo é rico, e Se Ele desejar, nós podemos ser salvos.
E assim, sua esposa forçou-o a ir visitar este amigo.
Antes de escurecer Bandhu, sua esposa e seus 3 filhos partiram para Puri, a uns cinquenta quilômetros de distância. Eles compartilharam apenas alguns grãos de arroz com peregrinos q caminhavam pela estrada durante a noite.
Depois de 3 dias, eles chegaram a Puri. Bandhu Mohanti foi direto ao templo do Senhor Jagannatha, mas ja era meia noite e as portas estavam fechadas. Assim, eles descansaram em Pejanala, no lado sul do templo. Lá há uma bica onde as vacas vêm beber água da lavagem do arroz da cozinha do templo. A esposa perguntou ansiosa:
_ Se Ele é tão rico, será q está aqui em Puri? Onde é Sua casa? Qdo nós iremos até lá?
Bandhu respondeu:
_ Agora está bem perto.
Ele não queria dizer a ela q seu amigo era a Deidade de Jagannatha.
As crianças estavam famintas e choravam. Então a mulher deu aquela água da lavagem do arroz para as crianças, de onde as vacas vinham beber. Mais tarde foram dormir. Bandhu Mohanti tbm dormiu. Mas como a esposa estava mto ansiosa e preocupada com as crianças ela acordou sobressaltada. De repente viu um jovem brahmana trazendo vários tipos de comida numa travessa de ouro sobre sua cabeça. Ele se aproximou gritando:
_ Quem é Bandhu Mohanti? Onde está Bandhu Mohanti?
Ao ouvir isso a esposa disse em voz alta:
_ Hei! Estamos aqui! O q deseja?
O jovem brahmana sorriu misteriosamente e disse:
_ O amigo de bandhu Mohanti lhe mandou isso. Por favor, comam, q já vou indo. Tenho mta coisa para fazer.
A esposa não sabia o q dizer. Bandhu estava dormindo pessado e assim continuou. Ela achou q não seria bom acordá-lo depois de uma viajem tão longa. O jovem brahmana foi logo saindo, e ela não teve tempo para lhe perguntar nada. Ela aceitou toda a comida da travessa e acordou as crianças. Eles comeram bastante e voltaram novamente a dormir, com os estômagos satisfeitos.
Qdo bandhu Mohanti acordou, ela lhe contou tudo. Ele começou a chorar desesperado:
_ Por que vc não me acordou? Vc foi abençoada por tê-Lo visto. Eu fui incapaz de vê-Lo.
Sua mente estava alerta a magnitude do q acabara de acontecer com eles. A mulher não conseguiu entender nada.
Ela tinha a mente mais mundana, não podia compreender o profundo significado do incidente. Bandhu, em êxtase, comeu tudo o q sobrara na travessa e q fora deixado pelas crianças. E perguntou a si mesmo:
_ O q farei com esse prato de ouro?
Ele o lavou e com profunda devoção o colocou sobre o travesseiro naquela noite, com medo de ser roubado.Pela manhã, havia mta agitação dentro do templo. Uma valiosa travessa de ouro usada pelo Senhor Jagannatha havia desaparecido. O caso foi imediatamente comunicado a Virakisora, o rei de Puri, q era considerado o 'Jagannatha móvel' e a única autoridade nos assuntos do templo de Jagannatha.
A polícia pegou Bandhu Mohanti enqto ele dormia lá do lado de fora, junto ao muro do templo. A travessa foi devolvida ao templo e o rei estava prestes a punir severamente o larápio. A esposa de Bandhu e as crianças choravam e imploravam:
_ É tudo culpa do amigo rico de Bandhu Mohanti! - Dizia a mulher, tentando defender o esposo. Ele nada podia fazer além de chorar junto. Ele nunca poderia imaginar q esta calamidade acontecesse com eles! O rei anunciou q daria a sentença no dia seguinte. Nessa noite o rei teve um sonho miraculoso. O próprio Senhor Jagannatha apareceu em seu sonho, dizendo:
_ Ó rei, se um amigo vem até a Minha casa, não devo presenteá-lo com uma boa refeição? Bandhu Mohanti é Meu amigo, então q falha Eu cometi ao servi-lo numa travessa de ouro? Vc tbm vai Me condenar? por favor, solte-o imediatamente!
O rei ficou atônito ao ver o Senhor Jagannatha aparecendo-lhe em sonho e dizendo tudo isso. Ele mandou soltar Bandhu Mohanti imediatamente. Ele tbm ordenou q Bandhu e seus descendentes fossem admitidos como servos do templo. Até hj há descendentes de Bandhu Mohanti fazendo a primeira preparação do dia para o Senhor Jagannatha. É uma preparação de arroz doce e ghee, conhecida como khecheda. Depois de cozinhar esta prasada, Bhandu Mohanti teve o privilégio de levá-la e oferecê-la naquela mesma travessa de ouro das Deidades.
Depois q a comida era oferecida, ele liderava a procissão da.maha-prasada q ia ser distribuída aos devotos, levando a travessa de ouro na cabeça. Até hj há cozinheiros no templo com o sobrenome Mohanti q são descendentes diretos de Bandhu, e q ainda fazem este serviço.
O q é surpreendente é q Bandhu Mohanti não era um brahmana e nunca antes havia tido um serviço hereditário no templo. Hj, dos mais de 15.000 adoradores diários de Jagannatha no templo, só ele recebeu este privilégio. E ele só se considerava um amigo do Senhor Jagannatha.