Bhakti é uma antiga palavra em sânscrito que significa amor e devoção puros. O amor em seu estado mais elevado e perfeito deve ser inteiramente puro e isento de qualquer outro desejo que não o de dar felicidade e benefício ao amado, o objeto do amor.
O ser vivo neste mundo é uma eterna partícula de consciência transcendental. Em sua condição atual, porém, identifica-se com o corpo físico temporário em que se encontra por enquanto, mas na verdade é sempre distinto dele, assim como uma pessoa é distinta do carro que ela dirige. Nesta condição onírica, o ser vivo esquece sua natureza e identidade espirituais e eternas, sofrendo, deste modo, dentro do corpo material temporário, que está sujeito a nascer, morrer, envelhecer e adoecer.
Para a alma pura libertar-se desta condição e reviver sua original consciência eterna, os Vedas prescrevem Bhakti-yoga, o mais eficiente processo para se alcançar amor e devoção puros e divinos pela Absoluta e Suprema Personalidade de Deus, Sri Krsna.Seguindo este processo sob a perita orientação de um guru, mestre espiritual, puro e auto-realizado, e aprendendo a aplicar seus ensinamentos de maneira prática na vida cotidiana, qualquer pessoa pode se qualificar para atingir os estados mais elevados de divino e extático amor a Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário