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Texto Abaixo se refere a Indagação sobre o conteúdo de uma Carta de um dos dirigentes da Nova Iskcon endereçada inicialmente a seus discípulos que se tornou de conhecimento público.
Nossos Comentários sobre o texto
Jaya Sri Sri Guru Gouranga Gandharvika-Giridhari!
Todas as glórias a meu diksha-guru Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaj!
Todas as glórias a meu siksha-guru Srila Bhaktisvarupa Damodara Maharaj!
Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada!
Caro Purushatraya Maharaj,
aceite minhas mais humildes reverencias.
Não é minha missão vir aqui lhe atacar ou causar agitação na mente de quaisquer devotos que sejam, mas devido as declarações infundadas em seu email, necessita-se de maiores exclarecimentos sobre suas afirmações.
Em primeiro lugar devo dizer que já estou bem familiarizado em relação as suas declarações em relação a missão de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaj. Li os textos sobre isso que escrevestes (tal como o "Boas cercas, bons viZinhos"), além das respostas aos mesmos por Hari Saran Das (discípulo de Srila Bhaktipromode Puri Maharaj/irmão espiritual de Srila Bodhayana Maharaj) e meus irmãos Basanti D.D., Mangala Nilay e Madhavi. Tambêm o ouvi falando sobre isso pessoalmente e na epóca já questionava sobre algumas afirmações que achava infundadas.
> Date: Mon, 11 Jan 2010 11:22:36 -0800
> From: krishna_may...@yahoo.com.br
> Subject: Mensagem Urgente de S.S. Purushatraya Swami
> To: lilagaura...@bol.com.br
>
> Mensagem aos discípulos
> Purushatraya Swami
>
> Alguns discípulos me escreveram para saber minha opinião sobre comparecer
> ou não aos programas promovidos na visita de Narayana Maharaj (NM) aqui no
> Brasil. Muitos devotos ficam sem saber como agir, pois, por um lado tem a
> curiosidade e, por outro, existem muitos pontos controversos que não
> permitem chegar a uma conclusão clara. Os devotos brasileiros não têm uma
> grande vivência na Índia devido à distância e o custo da viagem. É natural
> que tenham curiosidade de presenciar a pregação de um devoto famoso que,
> alem de tudo, é um ancião indiano. Vou aqui esclarecer uns pontos que,
> certamente, muitos de vocês desconhecem. Estive por vários anos em
> Vrindávana, exatamente na época em que ocorreram certos incidentes que
> motivaram um sério desentendimento entre NM e ISKCON. Portanto, conheço
> muito bem esse assunto.
Ver um devoto puro do nível de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaj como apenas um devoto famoso e ancião indiano, é colocar considerações materiais em relação a um sadhu. Tal como se indica no sexto verso do Néctar da Instrução "Um devoto puro não se identifica com seu corpo. Tal devoto não deve ser visto de um ponto de vista materialista."
Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaj é um associado íntimo de Srila Prabhupada, tendo o ajudado em vários passos de sua missão. Foi ele que fez a cerimonia de fogo e insistiu que Srila Prabhupada recebesse sannyasi (o que tambêm foi confirmado em sonho por ordem de Srila Bhaktissidhanta Prabhupada). Como podemos ver nas correspondencias "Cartas das Americas" (http://www.guardioes.com/cartas.htm), ele ajudou a mandar as primeiras mrdangas, kartalas e deidades a Srila Prabhupada. Na hora de abandonar o corpo foi a Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaj que Srila Prabhupada pediu que realizasse a cerimonia de samadhi (ritos finais) e seu festival de despedida. Tambêm deixou como instrução a cooperação dos membros da ISKCON com membros de outras missões. Isso está bem detalhado no texto "Seguindo os passos" de Giriraj Swami, discipulo sannyasi, guru e GBC da ISKCON em boa posição (texto em anexo).
Mais sobre a relação de Srila Prabhupada e Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaj:
http://www.guardioes.com/my_siksa.htm
> Quem não conhece os pormenores desse caso pode indagar: Por que NM fala
> coisas tão pesadas em relação à ISKCON? Por que ele generaliza tanto? Quem
> pertence ao movimento de Srila Prabhupada sabe que, embora ocorra muitas
> falhas e deficiências, como em todo lugar, existe, no entanto, sinceridade
> e seriedade em seguir as instruções de Srila Prabhupada. Quanto a dizer
> que não existe bhakti, isso atinge a Prabhupada, pois fica insinuado que
> ele não nos passou a mensagem correta de Sri Caitanya Mahaprabhu. Ninguém
> tem dúvida que Srila Prabhupada nos deu o que há de melhor na consciência
> de Krishna.
Sim, Srila Prabhupada passou a mensagem correta de Sri Caitanya Mahaprabhu, o seu Gouravani que está em seu pranama, mas quem hoje em dia sabe o significado esoterico de Gouravani? Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaj está revelando esse significado a todos os que chegam até a ele, tal como Srila Prabhupada o instruiu que o fizesse em sua ultima instrução.
Gauravani Pracarine em inglês - http://www.gauravani.info/
The Hidden Meaning In Srila Prabhupada's Pranama Mantra - http://www.vnn.org/editorials/ET0112/ET11-7034.html
> NM afirma abertamente que pode dar o que Srila Prabhupada não
> deu.
Vc pode me dar a citação de onde ele fala isso, Maharaj? Eu nunca li ou vi ele afirmar tal coisa!
Srila Prabhupada nos deu o Bhagavad-gita Como Ele É, o
> Srimad-Bhagavatam e o Sri Caitanya-caritamrta, tradução palavra por
> palavra, completo e comentado, o Néctar da Devoção, que são a
> quintessência da consciência de Krishna. Tudo está lá. Dizer que existe
> algo mais, diminui o que Srila Prabhupada nos deu. Prabhupada
> definitivamente é o jagad-guru, o mestre espiritual que teve a shakti de
> Krishna para espalhar a consciência de Krishna por todo o mundo.
Sim, como Srila Prabhupada disse, tudo está em seus livros, mas na forma de sementes. Srila Prabhupada no décimo primeiro verso do Néctar da Instrução afirma claramente em seu comentário que a meta da vida é residir as margens do Radha kunda, e em seu corpo espiritual (siddha-deha) deve-se adorar sua guru-manjari e assim realizar serviço devocional constantemente em meditação (manasi-seva). No entando, outros se proclamam gurus e tem a audácia de afirmar que Srila Prabhupada não é uma gopi-manjari e sim um gopa (vaqueirinho). Isso só prova o desconhecimento desse seu discipulo que também canta o Guru-astaka sem saber o que está cantando:
nikunja-yuno rati-keli-siddhyai, ya yalibhir yuktir apeksaniya,tatrati- daksyad ati-vallabhasya,
"As Gopis fazem todos os arranjos necessários para que os passatempos conjugais íntimos de Radha Madhava ocorram na perfeição nos Vraja Nikunjas. Meu Gurudeva esta habilmente auxiliando como uma serva das amadas Gopis."
"Quando questionado acerca da Rasa dos nossos Gaudiya Acaryas, Srila Prabhupada disse: "Na sua maioria, todos os Acaryas do nosso Parampara estão em Madhurya Rasa (Manjari Bhava)."
Portanto, enquanto canta o Guru Mantra, o discípulo em última análise irá meditar no Siddha Svarupa do seu Guru como uma Manjari." Gayatri Mahima Madhuri (SS Mahanidhi Swami, sannyasi da ISKCON) - http://bhakti-tattva.blogspot.com/2009/10/guru-tattva.html
Mais revelações sobre isso por Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaj:
An Explanation Of Nikunja-yuno Rati Keli Siddhyai - http://www.vnn.org/world/WD0203/WD05-7201.html
> Esse colóquio entre esses devotos da ISKCON e NM não teria absolutamente
> nenhuma repercussão e problema se não houvesse surgido uma idéia de se
> formar uma nova instituição à parte da ISKCON ou mesmo uma nova onda um
> tanto diferente dos moldes estabelecidos por Prabhupada.
Srila Narayana Maharaj nunca propos criar uma nova instituição a parte da ISKCON (tanto é que somente agora ele criou sua instituição chamada Pure Bhakti Yoga Society), apenas quis ajudar a ISKCON a ir de encontro aos propósitos estabelecidos por Srila Prabhupada. Srila Prabhupada quis q seus discipulos alcançassem Krishna-prema e tal não é possivel sem se praticar raganuga-bhakti como afirmado no Chaitanya-Caritamrta:
sakala jagate more kare vidhi-bhakti |
vidhi-bhaktye vraja-bhAva pAite nAhi zakti ||
aizvarya-jJAnete saba jagat mizrita |
aizvarya-zithila-preme nAhi mora prIta || (cc 1.3.15-16)
“Todos neste mundo Me adoram através de Vaidhi. Mas este processo de Vaidhi não possui o poder para provocar o surgimento dos doces sentimentos de Vraja. A devoção neste mundo está misturada com conhecimento de Meus divinos poderes. Assim sendo, o amor que esta diluido na admiracao de minhas multiplas opulencias e’ incapaz de satisfazer-Me”.
Conforme Srila Vishvanatha Chakravartipada descreve em seu Madhurya Kadambini, vaidhi-bhakti só pode levar a bhava-bhakti e de um tipo predominado por aisvarya (opulencia). Já raganuga-bhakti pode levar a prema-bhakti e é repleto de madhurya (doçura).
Voltando a Gouravani falada antes, podemos ver aqui do que se trata:
prema-rasa-niryAsa karite AsvAdana |
rAga-mArga bhakti loke karite pracAraNa ||
rasika-zekhara kRSNa parama-karuNa |
ei dui hetu haite icchAra udgama || (cc 1.4.15-16)
“ Sri Krishna a coroa de jóias dos rasikas bhaktas e' o mais misericordioso. Seu desejo em aparecer neste mundo surgiu por duas razoes: o desejo de saborear a essência do êxtase do amor, como também de distribuir isso através do espontâneo caminho de raga”
Ou seja, aqueles que estão nessa linha de Chaitanya Mahaprabhu procuram divulgar essas instruções douradas (gouravani) através da prática de raganuga-bhakti afim de satisfazer a vontade de Krishna!
Embora essa
> idéia
> ainda estivesse embrionária, ela ficou evidente numa fatídica reunião em
> Mathura, no dia da comemoração do sannyasi de Srila Prabhupada. Estive
> presente nesse dia. O tema dos discursos de vários sannyasis e devotos
> antigos que tinham essa relação com NM, e o próprio discurso de NM, girou
> em torno da idéia de se difundir uma onda de raganuga-bhakti pela ISKCON,
> ou até de se formar uma nova instituição com essa característica. Meu
> discurso, nessa ocasião, foi, talvez, o único que se concentrou
> exclusivamente na glorificação da iniciação de sannyasi de Srila
> Prabhupada, ocorrida em 1959, e a conseqüência desse ato na difusão por
> todo o planeta da consciência de Krishna. Cerca de cem devotos da ISKCON
> estavam presentes nessa função e a maioria ficou perplexa com o que foi
> ouvido ali. Em questão de horas, a notícia se espalhou pelo mundo da
> ISKCON. Muitas discussões e movimentações
> se seguiram. O GBC não tinha uma
> idéia precisa do que estava acontecendo e os ânimos estavam
> sobressaltados. A liderança do GBC determinou então que parassem com as
> especulações e que esse assunto seria discutido na reunião anual do corpo
> do GBC em Mayapur. Nessa reunião, a decisão do GBC foi peremptória: os
> sannyasis e devotos envolvidos deveriam decidir entre ficar na ISKCON e
> seguir as normas do GBC ou sair da ISKCON e aliar-se a NM. Depois de
> profunda deliberação, o grupo optou em permanecer na missão de Prabhupada.
> Essa reviravolta marcou o início de um período de trevas entre as duas
> missões. NM sentiu-se extremamente ofendido pelo fato dos sannyasis e
> devotos o terem abandonado depois de um longo período em que dispuseram de
> sua associação. Ele tinha razão para isso. Para agravar mais a situação, a
> carta escrita pelo grupo, onde era justificada as razoes para a ruptura,
> nunca chegou
> às mãos de NM.
Todos sabem que Srila Narayana Maharaj só começou a iniciar muitos anos depois de Srila Prabhupada ter abandonado o planeta e após ele mesmo e muitos outros já terem sido expulsos da ISKCON.
A evidencia disso está aqui:
[T.K.G: Tamal krsna Goswami.
G.S: Giriraj Swami.
B.P: Bhudara Prabhu.
Refenrências acima datadas em 1994, em uma reunião da iskcon sobre gopibhava e narayana maharaja.
BP – Até este ponto, ele tem mandado todos para a Iskcon. Mas se a iskcon corta todas as relações com ele, como esta prestes a fazer, ele poderá começar sua própria pregação. Isto não será apenas um ou cinco anos. Também não será por apenas vinte anos. Poderá ser por centenas e centenas de anos.
TKG: Eu fui treinado tã bem por Narayana Maharaja, porque eu vi ele como um siksa-guru renunciado e vi como ele dava atenção aos meus diksha-dicipulos, seja qual fosse a ocasião que ele encontrava-se com eles. Ele aumentava a fé deles em mim tanto que eu realizei que não há nenhum problema nisto. Esta é a maior benção. Eu pessoalmente experenciei isto.
TKG: Voces estão ajudando. Eu apenas espero que voces estejam entendendo nosso simples ponto, que nossas visitas á Narayana Maharaja não é um obstáculo ao nosso movimento. Mas eu acho que será um sério problema ao nosso movimento se agora abandonamos sua ajuda. Esta Prabhupada sampradaya é muito, muito perigosa. Isto é Apassidhanta (má interpretação) e isto tem sido criado por alguns g.b.c´s. Isto é muito ruim. Isto está cortando agente para fora de toda árvore de Chaitanya.
Tentando forçar agente á aceitar “não se associe” , coisa que é absolutamente errada. Giriraj Maharaja escreveu uma carta sobre isto.
TKG: Temos que trabalhar com os fatos. Os devotos tem a tendência de dizer “ Eu conheço o humor de Prabhupada”. Então, que eu faça. Voce não pode usar um bastão em mim e dizer. “Ó, venha, todos sabem”. Isto não é resposta. Isto são letra, acidentes. Isto não pode apenas ser. “Ó, venham, todos sabem que isso é relmente o que Prabhupada quer.”
G.S: De novo vemos o óbvio fato que Prabhupada disse coisas diferentes sobre seus irmãos espirituais. Ele escreveu uma carta para um discípulo que ele podia aceitar B.R.Sridhar Maharaj como siksha-guru. Ele escreveu outra carta para outro discípulo que ele traria dez discípulos da América para estudar os livros dos seis Goswamis no Instituto de B.H.Bon Maharaj
T.K.G: E Prabhupada fez Jayapataka e acyutananda viver um ano na instituição de B.D.Madhava Goswami Maharaj.
G.S: Então temos a evidência que Prabhupada disse e fez diferentes coisas em diferentes situações.
BY PURU DAS ADHIKARI - http://bvml.org/PDA/viagbanm.html]
> A partir desse desfecho, NM declarou que sua
> missão pessoal, dali para frente, seria tirar os devotos da ISKCON das
> mãos de seus gurus e atrai-los para sua missão.
???
De onde tirou isso tambêm Maharaj? Mostre-nos evidencias concretas por favor!
> Não me cabe aqui julgar sua atitude em relação à ISKCON. Ele é um devoto
> sênior e um pregador carismático e internacional. O fato é que não é só a
> ISKCON desaprova os métodos de pregação empregados na missão de NM. A
> própria Gaudiya Matha desaprova. Sei que Govinda Maharaj proíbe seus
> discípulos de freqüentar os programas de NM e se associem com os seus
> seguidores. Bodhayana Maharaj, acharya de outra Gaudiya Math, falou a mim
> pessoalmente que desaprova completamente esse tipo de pregação de “algo
> mais” ou raganuga-bhakti para neófitos. Esse Vaishnava disse em Nova
> Gokula que “aquele de toma reiniciação, estando seu guru no padrão
> Vaishnava, e aquele que dá a reiniciação, ambos são ofensores”.
> Foram
> palavras pesadas e duras, mas foram ditas por um acharya respeitável da
> Gaudiya Math. Ele tem certamente fortes razões para se expressar assim. BB
> Puri Maharaj, já falecido, igualmente reprovava esse tipo de pregação. Sei
> disso em primeira mão.
Já é um velho jogo esse dos devotos quererem colocar Srila Bhaktipromode Puri Maharaj contra Srila Narayana Maharaj. Esse jogo já foi utilizado a muitos anos por Ravindra Svarupa (o qual foi pedir desculpas a Srila Narayana Maharaj nessa sua ultima reunião com o GBC) quando escreveu uma carta atacando a Srila Narayana Maharaj e foi reprovado pelo próprio Srila Bhaktipromode Puri Maharaj que mandou uma carta em resposta reprovando essa atitude. Em resposta a essa carta tambêm tem a resposta sensacional de Sua Santidade Bhakti Vidagadha Bhagavata Maharaja, tambêm discipulo de Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja. Em virtude que essa carta trata em um certo momento sobre esse tópico de reiniciação, estarei mandando aqui em anexo.
Para aqueles que querem ver o que B.B.Bodhayan acha de Srila Narayana Maharaj, basta ver o que ele fala a respeito dele no relato do 111 vyasa puja de Srila Bhaktipromode Puri Maharaj aonde ele fala que H.H Srila Bhakti Vedanta Narayan Goswami Maharaj foi a principal atração dessa comemoração de Vyasa puja e que ele é o acharya vivo mais senior presente na comunidade Gaudiya (http://www.gopinathmath.com/node/78).
Não achei a fonte do seguinte texto, mas sua autenticidade pode ser confirmada por Sua Santidade Bodhayana Maharaj:
Regarding Srila B.P. Puri Maharaja:
Quote:
On hearing the allegation, a number of devotees, including disciples of Srila Puri Maharaja, were upset that such a venerable Vaishnava could be used in this way. Some of the devotees approached Puri Maharaja in Navadvipa at the beginning of July for clarification on the matter. He said, “The Iskcon devotees came to me and asked several questions. And based on their questions I answered in a particular way. And now they are using it against me by using my words against Srila Narayana Maharaja. Why are they doing that? Srila Narayana Maharaja is a bona fide preacher in our line. We are very happy that he is going to the West, and devotees should follow him. He is a rasika Vaisnava.”
tradução:
Ao ouvir a alegação, um numero de devotos, incluindo discipulos de Srila Puri Maharaja, ficaram tristes que tal vaishnava veneravel podia ser usado dessa maneira. Alguns devotos se aproximaram de Puri Maharaja em Navadvipa no começo de Julho para exclarecer esse assunto. Ele disse, "Os devotos da ISKCON vieram a mim e me perguntaram várias questões. E baseado nas suas perguntas eu respondi de acordo. E agora eles estão usando contra mim por usar minhas palavras contra Srila Narayana Maharaja. Porque eles estão fazendo isso? Srila Narayana Maharaja é um pregador autorizado na nossa linha. Nós estamos muito felizes que ele está indo ao ocidente, e os devotos devem segui-lo. Ele é um Vaisnava rasika."
> A questão de iniciações fáceis que NM promove tem causado muitos
> distúrbios. Pessoas com maus hábitos são iniciadas sem nenhum critério. NM
> é realmente muito carismático e sabe como impressionar a todos. Os devotos
> de NM promovem grandes festivais para atrair os devotos da ISKCON e lá,
> sem nenhuma consideração os reiniciam. Isso é muito triste.
O critério de Srila Narayana Maharaj para harinama (primeira iniciação) é o mesmo de todas as Gaudiyas Maths, tal como foi deixado por Srila Bhaktissidhanta Saraswati Prabhupada. Todos aqueles interessados podem receber harianama e caso desejem diksha, devem esperar 1 ano ou 6 meses, estar cantando 16 voltas e seguindo quatro principios (também não devendo tomar o Santo Daime).
> Basicamente não tenho nada contra que NM desenvolva sua missão. Srila
> Prabhupada construiu sua missão com templos, publicação e distribuição de
> livros, comunidades rurais, proteção das vacas, alimentos para vida,
> gurukula e muitas outras atividades. Quero ver essa missão também
> se desenvolver dessa maneira. Por enquanto, o que vemos é somente essa
> campanha de conseguir seguidores, principalmente oriundos da missão de
> Prabhupada.
Srila Narayana Maharaj também está buscando construir da mesma maneira sua missão. Ele não diz que devemos ir na ISKCON pregar p/virem a nossa missão, mas devido a sua atratividade como um Acharya auto-refugente naturalmente os devotos de todas as outras missãos são atraidos até ele. Uma prova disso é que em nossa missão tem devotos de Srila Sridhara Maharaj, Govinda Maharaj, devotos da Vrnda e outros. Eu mesmo era membro de uma linha babaji e resolvi tomar iniciação real, quando vi que meu guru não era autentico como Srila Narayana Maharaj.
> Teria muita coisa ainda para falar, mas não quero me estender muito. O
> essencial está dito. Não sou de proibir os devotos de escutar
> Krishna-katha de devotos de outras missões. Mas é importante que saibam
> exatamente a situação e seus porquês. Quero que meus discípulos sejam
> pessoas maduras, conscientes e responsáveis para avaliar bem essas
> situações sem perderem a fé no processo que Srila Prabhupada nos deixou.
> Ele sempre dizia: “Trabalho agora, samadhi depois”. Portanto, mãos a obra.
Um guru fidedigno sempre irá estimular seus discípulos a procurarem instruções de Vaishnavas mais elevados. Caso isso não ocorra e ele proiba seus discipulos de ver tal vaishnava, isso é um sintoma claro que o guru não é fidedigno e portanto deve ser rejeitado.
vaisnava-vidvesi cet parityajya eva. "guror api avaliptasye" ti smaranat,
vaisnava-bhava-rahityena avaisnavataya avaisnavopadisteneti vacana-visaya tvacca.
Yathokta-laksanasya sri-guror-avidyamanatayastu tasyaiva maha-bhagavatasyaikasya
nitya-sevanam paramam sreyah.
A guru who is envious of pure devotees, who blasphemes them, or behaves
maliciously towards them should certainly be abandoned, remembering the verse
"guror api avaliptasya" (See 1.49). Such an envious guru lacks the mood and
character of a Vaisnava. The sastras enjoin that one should not accept initiation
from a non-devotee (avaisnavopadistena... See 1.54). Knowing these injunctions of
the scriptures, a sincere devotee abandons a false guru who is envious of devotees.
After leaving one who lacks the true qualities of a guru, if a devotee is without a
spiritual guide, his only hope is to seek out a mahabhagavata vaisnava and serve
him. By constantly rendering service to such a pure devotee, one will certainly
attain the highest goal of life. (Bhakti-sandarbha, Annucheda 238)
http://bvml.org/SGK/01.html
Devo afirmar aqui mais uma vez que meu propósito não é atacar ninguém, nem causar problemas. Sei que com esse email estarei sendo expulso de algumas listas de discussão ou comunidades do orkut. Isso não é nenhuma novidade para mim, pois várias vezes tenho tentado afirmar a filosofia como ela é e em troca só recebo retaliações de muitos que preferem discutir assuntos de menor importancia segundo os ditames da sua própria mente. De qualquer forma não sou dado a diplomacia e continuarei sempre a pregar a filosofia tal como me ensina meu Gurudeva, um leão destemido!
vancha-kalpa-tarubhyash ca
kripa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo
vaisnavebhyo namo namah
Ramananda Das
anexo:
seguindo os passos
levando prabhupada a sério
Muito Bom o texto- Precisamos realmente entender os limites entre relação Guru/Discípulo e Vaisnavismo. Sabemos que necessário é Sukriti para encontrar um Puro Devoto e que cada um tem o sukriti que merece mas é realmente importante que todos tenham oportunidade de saber a versão completa da historia e assim poder entender de forma descompromissada por que existe este tipo de comentários por parte das "suas santidades brasileiras" no que pese o fato de a menos de 40 anos atrás estarem no mundo material tentando desfrutar como qualquer Karmi (comendo a própria mãe na churrascaria) e agora querem ter tratamento de "Guru Uttama".
Falta de associação com Vaisnava Puro traz realmente estes tipos de confusão mental e visando dar oportunidade aos inocentes conhecerem a verdade temos o dever esclarecer que existe uma clara separação de instituição (projetos materiais com a necessidade de cercar o seu Gado para poder explorar melhor) de verdadeiro Vaisnavismo. Guardiões - Yamuna Devi Dasi
Dandavats.
Este tópico é só para pessoas sinceras que querem realmente entender mais sobre relacionamento com o Guru e estão prontas para fazer progresso espiritual abandonando aspectos meramente formais que as instituições criam para se proteger, manter e levar adiante os seus projetos.
Não existe nada de errado em tentar proteger a execução dos projetos que necessariamente precisam de mão de obra, numerários e confiança, mas fico pensando se os "fomentadores" pensam também no que seria melhor para vida espiritual dos pobres vassalos que conseguem cativar, embora saiba que se esses vassalos forem sinceros não perderão muito tempo nesse estágio.
No que pese o trabalho que vem sendo realizando, que tem sem dúvida o seu valor, o fato é que não é segredo para ninguém o que significa a atual Iskcon. Qualquer um que realmente simplesmente ignore e aceite as explicações oferecidas pelos lideres da Iskcon é tão ingênuo que merece estar exatamente onde está e nesse aspecto não merece reparo. Simples busca no google sobre esse assunto deixa qualquer um de cabelo em pé (se 10% for correto já é muito ruim). Reconheço que existe sim exagero nas graves acusações que são lançadas, mas como Discípulo Diksa de Srila Prabhupada sou testemunha que atualmente pouco muito pouco vem sendo feito para atender o Desejo de Srila Prabhupada, tanto que não desde 1978 quando nós, discípulos Diksas de Srila Prabhupada, fomos expulsos ou obrigados a fazer Guru Puja para os 11 auto apontados "gurus" em Vyasa Sanas quase no mesmo Nível de Srila Prabhupada(que se descobriu depois ser uma grande farsa), desde então sentimos que Srila Prabhupada não esta mais ai. Sinto muito dizer isso. Sei que não posso falar pelos outros discípulos Diksa de Srila Prabhupada, mas o fato é que o que aconteceu com a grande maioria de nós está se repetindo constantemente por que a Instituição que existe ai não tem coração, só mãos. "Ela" só sabe explorar até sugar tudo para depois jogar fora. Esse jamais foi o humor de Srila Prabhupada, esse jamais será o humor de um Vaisnava Puro.
Parece que tudo virou um grande business (guru business) onde apesar de toda boa intenção se chega no máxima no estágio Khanistha (é isso é para os mais graduados).
Agora vem esse "devoto" querendo dar lições de que conhece e entende do assunto, ignorando ou fazendo de conta que esqueceu que sua instituição proíbe através de suas leis escritas a associação com qualquer devoto fora da sua própria instituição sob pena de expulsão (http://www.guardioes.com/leis_iskcon.htm) que sua instituição ignora os Sastras e proíbe a execução do princípio "Guru Sastra Sadhu" que sua instituição ignora que a Bhrama Sampradaya é uma linhagem de Siksa Guru e que nega tal conceito só reconhecendo como devoto quem esteja pendurado na própria instituição.
Pior, que foram incapazes de cumprir o desejo expresso de Srila Prabhupada e dão cem mil desculpas esfarrapadas http://www.guardioes.com/direction_of_management.htm - É óbvio que tudo é feito ao sabor das conveniências, se mascarando a realidade. Eh, falta de associação com um Puro Devoto dá nisso!
Mais interessante é que essa "sua santidade brasileira" pensa que o Puro Devoto está interessado nos seus bens e propriedades materiais o que inclui seus "Discípulos" (sim porque bens espirituais se existem não estão visualmente disponíveis).Causa espanto o estágio de compreensão e realização de pessoas que assumiram postura de líderes da instituição que se acham no direito de fazer ofensa e pensar que "tá tudo bem".
Por isso deixo aqui meu testemunho de que se existe alguém qualificado para continuar o Trabalho de Srila Prabhupada, esse é Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja, não que Ele esteja interessado nos bens materiais da instituição (esses podem ficar com o lideres - como fez Bhagavam - para quem se lembra) mas está muito claro que Srila Narayana Maharaja está interessado nos nossos destinos (pessoas sinceras) rumo ao progresso espiritual verdadeiro (essa é a qualidade de um Puro Devoto) e principalmente cumprir uma promessa feita a Srila Prabhupada antes de sua partida física desde planeta. Com Ele nos temos algum alívio desse mundo material. Ele, assim como outros Acaryas respeitáveis são merecedores de nosso afeto por claramente serem nossos amigos, e terem capacidade de apontar o rumo certo, Back to Goodhead, como fez e ainda faz Srila Prabhupada. Eles podem ser chamados de Vaisnavas enquanto os demais - meros postulantes - não se iludam. Para realizar (vijnana) tal premissa só precisa uma única qualidade - "sinceridade", porque lealdade nesse caso pode levar ao inferno.
Repúdio de Público o tratamento deferido ao Puro Devoto que se de um lado não pode ser levado em conta em razão de certa ingenuidade derivado do nosso estado neófitos (para Eles somos crianças) de outro demonstra a clara confusão existente em relação as suas próprias posições (as suas santidades "se acham" - e por necessidade de prathista pousam de autoridade - acredite quem quiser e ai reside o perigo). Tenho certeza que se Srila Prabhupada estivesse fisicamente no planeta esses senhores estariam levando com a danda na cabeça para aprender, como crianças que somos, a respeitar uma Legitima Autoridade e deixar de ser arrogante, mas por outro lado, também tenho certeza que de alguma forma essa admoestação finalmente virá.
Tomo abrigo em (Srila Bhaktivinoda Thakur que nos ensinou como devemos agir ante blasfêmia contra um Vaisnava - http://www.guardioes.com/blasfemia.htm), e só para deixar mais claro;
12. - É desejável criticar os outros sem uma boa razão?
Discutir as falhas dos outros com um bom motivo não é condenado no sastra. Há três tipos de bons motivos. Se por discutir as falhas de alguém a pessoa é de algum modo beneficiada, então tal discussão é auspiciosa. Se discutir as atividades pecaminosas de alguém traz bons auspícios para o mundo, então isto é contado como uma atividade piedosa. O terceiro propósito é caso isso traga o bem para o orador.
(Sajjana Tosani 5/5)"
"13. - É uma ofensa contra os Vaisnavas criticar as características de não devotos de maneira a revelar as glórias dos Vaisnavas?
Quando um discípulo pede ao mestre espiritual para apurar a qualidade de um Vaisnava, o mestre espiritual, com o desejo de beneficiar seu discípulo e o mundo, discrimina entre o Vaisnava e o não Vaisnava, declarando que as pessoas pecaminosas são não Vaisnavas. Abandonar a associação de hipócritas pecaminosos tendo o desejo de se abrigar aos pés dos Vaisnavas não resulta em blasfêmia ou ofensa aos não Vaisnavas.
(Sajjana Tosani 5/5)"
Dandavats Pranams a todos os Vaisnavas (não meros postulantes) e também Dandavats as almas sinceras nascidas no ocidente e assim como eu tiveram a fortuna de conhecer Krsna Bhakti aspirando um dia se tornar um devoto do Devoto. Finalmente, sem medo de cometer ofensas (que só pode ser feita a verdadeiros Vaisnavas) dando um recado para os que pretensiosamente acreditam ser "santidades (o que em si vilependia o titulo ) "CAI NA REAL ou go to hell".
Vyasa Dasa
(ACBSP)
Como diz Srila Sridhara Maharaja também meu Siksa Guru "Non diplomaci, no compromisse"
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