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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A natureza da alma infinitesimal

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Nitya Dharma

A eterna função da alma

Sri Srimad Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaj


Para entender sobre a alma apropriadamente é essencial entender a verdade fundamental e a eterna natureza da alma. Com este conhecimento uma pessoa pode muito facilmente entender a eterna função e a temporária função das entidades vivas.

A palavra GOD em inglês significa – criador, mantenedor e aniquilador do universo, a origem de tudo e a causa de todas as causa, a indiferenciada Verdade Absoluta. Ele não é sem forma ou desprovido de qualidades. Na realidade ele possui uma forma transcendental. Ele é inconcebível possuidor de todo o poder e ele é a residência das seis opulências: beleza, fama, riqueza, força, conhecimento e renúncia.

Pela influência da sua inconcebível potência, quem faz o impossível se tornar possível, a Suprema Verdade Absoluta, Shri Krishna, manifesta em quatro aspectos como dito por Srila Jiva Goswamipada:



“A Verdade Absoluta é um só. Sua única característica é que ele está dotado com potência inconcebível, pela qual ele sempre manifesta em quatro aspectos:”.



- Sua forma pessoal original.

- Seu resplendor pessoal, incluindo sua residência e associados eternos, expansões e encaranações.

- A alma espiritual individual.

- A energia material.



Estas quatro características podem ser comparadas á:



- O interior do planeta sol.

- A superfície do globo solar.

- As partículas atômicas como os raios do sol, emanando da sua superfície.

- O remoto reflexo do sol.



Srila Jiva Goswami diz que se comparamos Krsna, a entidade toda consciente ao sol, então a alma espiritual individual pode ser comparada á partícula de luz localizada nos raios do sol.

Os raios do sol não pode ser independente do planeta sol, também não podemos considerar um raio isolado, ser o sol mas sim parte do sol. Da mesma forma, a consciente alma infinitesimal e espiritual que é comparada ás partículas atômicas de luz nos raios do sol, não pode ser independente de Deus, pois são partes dele. Também não pode-se considerar uma alma como sendo Deus, e sim uma infinitesimal parte e parcela dele.

O Bhagavad Gita (15.7) descreve a eterna identidade da alma individual:



As eternas almas individuais neste mundo material são certamente minhas partes e parcelas.



O Brihadaranyaka Upanishad (2.1.20) diz:



Inumeráveis almas emanam da Suprema entidade assim como faíscas emanam do fogo.



O Shvetasvatara Upanishad declara:



A pessoa deve saber que a alma é do tamanho da décima milhonésima parte de um fio de cabelo.



No Caitanya caritamrta (Madhya-lila 20.109) também é dito:



...... como uma partícula molecular do brilho do sol ou do fogo.



Estas afirmações Védicas confirmam que a alma é uma parte separada da transformação da potência marginal de Deus.

O Shvetasvatara Upanishad (6.8) diz:



Sozinha, a Suprema potência de Deus manifesta-se como numerosas potências (saktis), das quais três são proeminentes, são elas:



- A potência interna (cit-sakti) de Deus pela qual seus transcendentais passatempos manifestam nos planetas espirituais.



- As almas (jivas)



- A manifestação material temporária (maya)



Pelo desejo de Deus, a potência marginal de Deus, que se encontra entre a potência espiritual e a material, manifesta inumeráveis e insignificantes almas conscientes. Estas almas são entidades espirituais por natureza e são livres para escolher entre o mundo espiritual e o material. Por esta razão sua potência é conhecida como potência marginal, e as almas própriamente ditas são conhecidas como “ almas que são neutras por natureza.”

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