.
.
Nitya Dharma
A eterna função da alma
Sri Srimad Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaj
A palavra dharma deve ser compreendida. Ela vem da sílaba dhri, que significa dharana, “reter” ou “possuir”. Então, dharma significa ‘aquilo que é retido’.
A permanente natureza ou qualidade que é retida pela entidade viva é sua religião eterna, ou dharma. Quando, pelo desejo de Deus, qualquer entidade viva é criada, a natureza eterna da entidade viva também aparece evidentemente simultaneamente.
Esta natureza, ou qualidade, é a eterna ocupação da entidade viva, ou sua religião. Se depois acontece a transformação com a entidade viva, incidentalmente ou devido á qualquer conexão com outro objeto, então esta eterna natureza é transformada ou distorcida.
Gradualmente a distorcida natureza se torna estável e isto parece ser eterna e pura assim como sua natureza prévia. Mesmo assim esta transformação natural não é sua verdadeira natureza. Esta natureza é chamada de “natureza adquirida” (nisarga) e isto é temporário.
Esta natureza adquirida torna-se mais proeminente na real natureza da pessoa, e começa á reviver sua própria identidade como a real natureza. Água é uma substância da qual a natureza ou o dharma é a liquidez. Mas quando a água solidifica até chegar á virar gelo, sua natureza que era líquida se torna sólida. Esta qualidade de solidez veio á ser a natureza distorcida da água e agora atua no lugar da verdadeira natureza da água que é liquida.
Esta natureza distorcida, como tudo, não é permanente, é temporária. Devido ao fato da transformação ocorrer por alguma causa ou força, quando esta força é removida a natureza adquirida também é removida e a verdadeira natureza manifesta mais uma vez, assim como o gelo volta á ficar líquido quando é posto perto do fogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário