haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O objetivo da vida é a “preguiça”


 Uma caminhada matinal com Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
19 de outubro de 1975, em Joanesburgo, África do Sul

(editado para maior clareza)

Homem indiano: Você não acha que as pessoas (na África do Sul) são preguiçosas?

Prabhupada: Por que você não é preguiçoso aqui? É a política do governo ou de gestão do governo. Você vê? Tornar-se preguiçoso é a recomendação do sastra (escrituras). ”Preguiça” tornou-se uma má palavra, mas na verdade a vida real significa não trabalhar muito duro. Trabalhando duro (apenas) para comer significa vida animal, não a vida humana. A vida humana deve ser muito pacífica – sem qualquer trabalho duro – para o cultivo de conhecimento espiritual. Não trabalhando duro, como porcos e cães durante todo o dia apenas para poder sustentar-se. Isso não é vida humana. As pessoas estão sendo educadas para trabalhar muito duro. Isso não é vida humana. Portanto, aqueles que têm dinheiro constroem um bangalô agradável em um lugar isolado para viver pacificamente – para “tornarem-se” preguiçosos. Não é?

Indiano: Sim.

Prabhupada: A perfeição da vida significa, em última análise você se tornar preguiçoso, você não ter que trabalhar. Essa é a perfeição. Senão, por que se retirar para casa em um lugar isolado? Nos fins de semana, as pessoas deixam todo o trabalho de lado. Cansados de uma semana inteira de trabalho, elas retiram-se para um lugar tranquilo. A intenção é viver uma vida pacífica, e não trabalhar muito duro. Essa é a vida humana. Do contrário, por que ir para fora da cidade no fim de semana? Por quê?

Indiano: Elas querem descansar, eu suponho. Elas querem descansar.

Prabhupada: Isso significa preguiça.

Indiano: Não…

Prabhupada: Sim. Descanso significa preguiça; você não trabalhar.

Indiano: A pessoa trabalha cinco dias por semana, descansa por dois …

Prabhupada: Isso é outra coisa. Você tem que trabalhar para se tornar preguiçoso. (Risos) Isso é outra coisa. Mas o objetivo é tornar-se preguiçoso. Você trabalha muito duro cinco dias apenas para se tornar preguiçoso por dois dias. Mas se você tem os meios para se tornar preguiçoso sete dias por semana, você vai preferir.

Pusta Krishna: Mas eu acho que a maioria das pessoas ficaria louca se não tivessem algum trabalho.

Prabhupada: Não, isso significa que sua vida não é bem conduzida. “Preguiça” não é realmente o que a palavra passou a significar. Preguiça significa minimizar o trabalho corporal e engajar-se em um trabalho espiritual. Se você perguntar às pessoas: “Por favor, venha para o nosso templo”, quem virá? A maioria das pessoas dizem: “Eu não tenho tempo.”


Existem (quatro) classificações: “Inteligente preguiçoso”, “inteligente ocupado”, “tolo preguiçoso” e “tolo ocupado“ Então, no momento presente (risos), o mundo inteiro está cheio de tolos ocupados. Mas o homem de primeira classe é inteligente preguiçoso. O homem de segunda classe é inteligente ocupado. Terceira classe significa tolo preguiçoso e quarta classe significa tolo ocupado.

Hoje em dia as pessoas estão ocupadas, mas eles são tolos – como macacos. Um macaco está muito ocupado. Você vê? As pessoas preferem ser uma geração de macacos, loucos ocupados. Um tolo, quando ele está ocupado, simplesmente cria o caos. Um tolo preguiçoso é melhor porque ele não vai criar tanto mal, mas um tolo ocupado simplesmente cria o mal. E um homem de primeira classe é inteligente preguiçoso. Ele sabe o valor da vida. Ele está pensando sobriamente. Você encontrará todas as grandes pessoas santas agindo assim. Eles estavam vivendo na floresta, meditando, e escrevendo livros. Todos inteligentes preguiçosos. Eles são homens de primeira classe.

Indiano: Não como macacos, pulando de…

Prabhupada: Qual é o valor de um idiota ocupado? Ele é um tolo, e ele está ocupado. Hoje em dia, a educação é para formar tolos ocupados. Isto é tudo.

Indiano: E o inteligente ocupado? Como ele se comporta?

Prabhupada: Inteligente ocupado significa que pelo menos existe algum significado, algum valor, no que ele está fazendo. Inteligente preguiçoso significa estar fazendo coisas mais elevadas. Inteligente preguiçoso significa brahmana, e inteligente ocupado significa ksatriya.
Chatur-varnyam maya srstam [Bg. 4,13]

A sociedade deveria ser dividida em quatro classes. Os sudras são tolos ocupados, portanto, eles devem ser guiados. Para cada cem trabalhadores, um líder deve estar lá para dar a direção: “Por que você está fazendo isso? Por que você não faz isso?” Caso contrário, eles vão criar confusão – tolos ocupados. Agora o mundo inteiro está cheio de tolos ocupados. Isto é tudo.

Para os brahmanas, o Bhagavad-Gita não recomenda, “Você deve trabalhar duro dia e noite.” Qualificações Brahmínicas são controlar os sentidos, controlar a mente, ser verdadeiro, limpo, estudar, aplicação prática do conhecimento, e ter plena confiança no sastra e em Bhagavan (Deus). [Bg. 18,42].Essas coisas são recomendadas, não que um brahmana deve tornar-se muito ocupado durante todo o dia e noite para conseguir comida.

O sastra diz: “Não há utilidade de tornar-se ocupado para conseguir alimento. Comida já existe.” Os alimentos já estão lá. A pessoa vai ter o seu alimento. Isso é providenciado por Deus. Mas a maioria das pessoas são tolos ocupado. Eles não entendem arranjo de Deus. Eles estão ocupados dia e noite, como cães e gatos, apenas para conseguir seu alimento.

Há muita terra. Se todos trabalhassem na terra, teriam alimento para o ano todo em um curto período de tempo. Há tanta terra. Mas não, eles não cultivam alimentos. Eles querem fazer martelos. Eles querem fabricar tubos de pneus, bombas atômicas, isso e aquilo. Eles são tolos ocupados. Eles são tolos, e eles estão muito ocupados. Todo mundo está ocupado. Há tantas partes do automóvel e eles estão ocupados na fabricação de todas as partes do automóvel. Todo mundo está ocupado produzindo coisas indesejáveis, e eles criaram uma sociedade de tal forma que eles têm de fazer isso.

Indiano: Caso contrário eles pensam que não estão progredindo economicamente.

Prabhupada: O que é esse “progresso econômico”? Isso significa tolo ocupado. Os tolos não sabem como satisfazer o problema econômico. Isso é recomendado no Bhagavad-Gita, annad bhavanti Bhutani:
[Bg. 3,14] “Você deve plantar grãos alimentícios.” E então todas as questões econômicas são satisfeitas. Mas por que você não está produzindo grãos? Por que você está produzindo peças de ferro e instrumentos e motores e pneus e coletando petróleo na Arábia? Krishna nunca disse: “Faça toda essa bobagem.” Ele disse: “Plantai grãos.” Por que eles não fazem isso? Isso significa que são tolos. Todos tem que comer. Mas ao invés de estarmos plantando nosso alimento, todos estão ocupados produzindo tubos de pneus, automóveis, bancos e instrumentos. Então, como você vai ter sua comida? Onde está o seu “progresso econômico?” Sua primeira necessidade econômica é que você deve comer.

 http://www.centrogouranitai.com.br/?p=225


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .