haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ekadasi: Mãe de Prema-Bhakti ( Ekadasi: Mother of Prema-Bhakti)


by Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

in ingles original:

http://bvml.org/SBNM/lectures/1997-02_ekadasi.html


Fevereiro de 1997: Murwillumbah, Austrália

Hoje é Ekadasi-vrata, e eu acho que a maioria de vocês já observaram. Para observar o Ekadasi plenamente, como Ambarisa Maharaja, é muito raro. Devemos tentar, mas nós somos influenciados por essa época atual, Kali-yuga.


Maharaja Ambarisa viveu em Satya-yuga, e ele era tão forte que ele poderia ter jejuado durante um ano, sem dormir, de pé sobre uma perna, sem nem mesmo beber água ou respirar ar. Em Kali-yuga não somos nem forte, nem avançado, mas estamos felizes. Sri Caitanya Mahaprabhu explica que em Ekadasi se estamos com fome, podemos tomar algumas frutas, sucos ou leite. Não devemos comer continuamente. Não é que vamos beber um litro de um tipo de suco, e meia hora depois, outro tipo de suco, e novamente dentro de meia hora que tomamos batatas cozidas e outros legumes, e depois de meia hora um copo grande de água, um quilo de paneer com açúcar, e outro meio litro de Rabari. Devemos comer apenas o quanto é necessário para dissipar o sono e preguiça.

Restante dia acordado ea noite, nós deveríamos gastar Ekadasi cantar e lembrar de Krsna, como Ambarisa Maharaja fez. Era o imperador do mundo inteiro, um chefe de família, e ele foi preso na externamente apegos materiais. Durvasa Muni era um brahmana e um yogi realizado. Ele podia amaldiçoar alguém a morrer, e também trazer um homem morto voltar à vida. Ele era um brahmarsi, um brahmavadi com grandes poderes. Ele pensou: "Eu nasci em uma família brahmínica e estou na dinastia de Sankara (Siva). Eu sou uma manifestação de Sankara, filho de Atri e Anasuya, que são altamente instruídos Vaisnavas bhakta uttama. Os meus pais deram ensinamentos tantos Sita-devi, que é a própria Lakshmi, quando ela e Rama visitou cabana dos meus pais. Eu sou o homem maior e mais poderoso neste mundo;. Posso fazer qualquer coisa dentro de um momento "No entanto, nunca Durvasa Muni observar o Ekadasi.

Certa vez, em seu palácio em Madhuvana, Mathura, Ambarisa Maharaja observado maha-Dvadasi, nem água para beber, nem dormir. Ele absorveu-se durante todo o dia e noite em cantar, lembrar, servindo as Deidades, e rezando. No dia seguinte, após o culto de Sri Krishna, quando ele estava quase pronto para quebrar o jejum, Durvasa Muni chegou a seu palácio.


Durvasa era como um deus, um brahmavadi percebeu, mas ele não tinha observado Ekadasi. Ambarisa Maharaja pediu-lhe para quebrar o Ekadasi tomando parana maha-Dvadasi, depois que ele próprio iria honrar prasada. Durvasa Muni respondeu: "Sim, mas primeiro vou tomar banho nas proximidades do rio Yamuna. Eu não vou ser muito longo. "

Ele adiada por um longo tempo, porém, que poucos minutos foram deixados antes do momento auspicioso para quebrar o Ekadasi estaria terminada. Ambarisa Maharaja perguntou o que fazer. Ele pensou: "Um brahmana-rsi, um maha siddha ¬ Yogi, chegou a minha porta. Ele não é uma pessoa comum. Eu deveria respeitá-lo, oferecendo-lhe maha prasada ¬ antes de eu me levar. Caso contrário, vou estar negligenciando a cultura indiana, e eu possivelmente ir para o inferno. Por outro lado, devo observar o meu Ekadasi vrata, que não é uma atividade mundana. Ele é transcendental, e se eu deixar de observá-lo por não ter maha-prasada no momento adequado, eu posso perder minha bhakti. Devo honrar este brahmana, ou bhakti honra? "


Após cuidadosa consideração, ele escolheu para honrar bhakti. "Eu não posso agir contra bhakti de qualquer maneira, mesmo se eu perder alguma prosperidade material ou ir para o inferno. Não vou desrespeitar Ekadasi, vou quebrá-lo no prazo fixado "Ele então bebi uma gota de água que tinham sido usados na adoração de Sri Krishna, caranamrta chamado..


Se se observar Ekadasi sem tomar suco ou água, ele pode quebrar o jejum tomando caranamrta. Mas se a água, fruta, sumos, leite ou vegetais têm sido tomadas, a pessoa terá para quebrá-lo tomando alguns grãos, caso contrário sua Ekadasi não está completo.


Ambarisa Maharaja pensou: "Eu não tenho tido até mesmo água durante a minha observação do Ekadasi, para que eu possa tomar caranamrta. Desta forma, porque eu não ter tido qualquer grão, serei também respeitando o brahmana. "


Depois de tomar uma gota de caranamrta, Durvasa Muni retornado. "Eu sei que você, ele gritou. "Você é apenas uma chamada bhakta. Eu sou um siddha (perfeito místico) brahmana. Você conhece o meu parentesco. Você sabe dos meus grandes potências, e ainda assim você tem coragem de me desonram. Vou gravar imediatamente a cinzas. "


Ele levou um dreadlock de seus cabelos, jogou-a no chão, e ordenou que ele se torne um fogo ardente. O demônio do fogo, em seguida, correu em direção Ambarisa Maharaja, na tentativa de queimá-lo a cinzas. Naquele momento, o cakra Sudarsana apareceu lá. Sri Krishna ordenou Sua cakra sempre proteger os Vaisnavas, pessoas que se abrigaram Dele, assim Sudarsana reduzida a cinzas o demônio de fogo e, em seguida, mudou-se para Durvasa rsi, que fugiu ", tendo seus pés sobre a cabeça. '[* Nota de rodapé 2] Durvasa Rsi, em seguida, gritou: "Salva-me! Salve-me! Salve-me! "


Quando o demônio do fogo se aproximou Ambarisa Maharaja, o rei cantava e era destemido. Ele pensou: "Se eu viver ou morrer depende de Sri Krishna." Ele dependia totalmente de Sri Krishna, e cakra Sudarsana salvou. Durvasa Muni, no entanto, apesar de um brahmana poderoso e yogi realizado, temia a morte e fugiu. Tentou primeiro a refugiar-se do seu pai, o Senhor Siva, mas ao vê-lo, o Senhor Shiva gritou-lhe: "Não venha aqui. Ir daqui! Eu sei porque você está executando. Você está nessa situação porque você tem desonrado um Vaisnava. Eu sei como Vaisnavas são influentes e receio ofendê-los. Se eu lhe der abrigo, Sudarsana também vai me atacar. "


Durvasa Muni, em seguida, foi para o Senhor Brahma, que também se recusou a ajudá-lo. Depois que ele se aproximou do Senhor Vishnu e orou: "Ó Vishnu! Ó Vishnu! Salva-me da sua arma. Estou tomando refúgio de Você ".

Senhor Vishnu disse: "Eu sou impotente para protegê-lo. Eu não tenho liberdade. Sou obrigado a meu bhaktas. Eles deram o seu coração para mim, e eu dei-lhes de Minas. Eu estou em nenhuma maneira independente de Meus devotos ".


sri-bhagavan uvaca

aham bhakta paradhino-

hy asvatantra iva dvija sadhubhir

hrdayo grasta-bhaktair

jana-bhakta priyah

["A Suprema Personalidade de Deus disse o brâmane:" Eu sou completamente sob o controle de Meus devotos. Na verdade, eu não estou de todo independentes. Porque meus devotos são completamente desprovidos de desejos materiais, sento-me apenas dentro dos núcleos de seus corações. O que falar de Meu devoto, mesmo aqueles que são devotos do Meu devoto são muito queridas para mim. "

[Srimad-Bhagavatam, 9.4.63]

Se alguém recebe um espinho no pé, espinho que não pode ser removido da sua cabeça. Ele deve ser removido de seu pé. Então o Senhor Vishnu está dizendo: "Os Vaisnavas são tudo para mim. É o meu voto para protegê-los. Se você quer ser salvo, você deve ir imediatamente para Ambarisa Maharaja. Não o vejo como um homem de família ou um rei ksatriya ordinária. Será que não pensa 'Oh, ele não é nada. "Ele é meu coração. Ofereça-lhe suas reverências. "

pessoas mundanas tendem a pensar: "Eu sou assim aprendi, rico e poderoso. Estes falsos Vaisnavas são inúteis e apenas cantar Hare Krsna, não fazendo nada de valor. "Não se comportam assim. Pelo contrário, tornar-se um real, Vaisnava sincero. Então, Sri Krsna irá protegê-lo e conceder-lhes krsna-prema.

Na ordem do Senhor, Durvasa Rsi imediatamente devolvido ao marajá Ambarisa. Durvasa implorou: "Por favor salve-me da cakra Sudarsana. Seu calor me queimando. "Ambarisa seguida, orou:" Ó Prabhu, ó Senhor, se eu alguma vez realizado o serviço devocional a Sri Krishna, então por favor guarde este brahmana. "Mal essas palavras foram ditas depois do cakra Sudarsana tornou-se fria e voltou ao Senhor Vishnu.

Desde Durvasa Rsi começou fugindo da arma do Senhor, um ano antes, Ambarisa Maharaja não tinha comido nada. Na verdade, quando ele finalmente veio antes Ambarisa Maharaja, o rei pediu desculpas a ele com grande humildade. Ele disse: "Eu não sou nada, eu não sou um devoto. Tenho negligenciado e desonrado você quebrando meu jejum. "Durvasa Muni estatelou-se aos pés de lótus de Ambarisa Maharaja, que abraçou.

Ambarisa Maharaja pediu-lhe para ser misericordioso e honrar prasada maha. Durvasa seguida, expressou a sua nova realização, que bhaktas são mais poderosos que o próprio Krsna. Krsna deu todo o Seu poder para os Vaisnavas. Mas eles escondem isso e 'enganar' os outros, apresentando-se como pessoas caídas. Sunicena trnad api. Embora sejam extremamente poderosas, elas também são manso e humilde, generoso e educado. "

Durvasa Rsi prazer tomou maha-prasada, após o que Ambarisa Maharaja prasada homenageado juntamente com sua família inteira.

Assim seja assim: humilde, com forte fé em serviço devocional a Sri Krishna e Ekadasi. Nós podemos dar a nossa cabeça, a vida ea alma para observar o Ekadasi. Ekadasi vai nos proteger, pois ela é a mãe de prema-bhakti.

Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu: madhava tithi bhakti janani jatane Palana kori. Ekadasi é madhava-tithi, o próprio Krsna. dia Santo, como Ekadasi são janani bhakti, a mãe de prema-bhakti. Devemos tentar segui-lo como puramente possível, não comer e beber muitas vezes ao longo do dia.

Se possível, observar que, mesmo sem água potável (nirjala), ou tomar um pouco de prasada uma vez no dia, se isso não for possível. Muitos idosos, que são magros e finos, pode-se observar nirjala Ekadasi, então por que não aqueles de vocês que são jovens e fortes? Tente observá-lo como este. No entanto, se por esse jejum dores de cabeça e você vai dormir, então o que é o uso? Tente se lembrar de Krsna, associar Vaisnavas, ler as escrituras védicas, de dia e oferecer orações e noite.

Uma tal oração é:


ele sindhu karuna krishna

Dina pate jagat bandho

gopesa Gopika kanta

te alunos namo radha kanta.

["Eu ofereço minhas obeisences ilimitado a Ti, ó Krishna! Você é o oceano de misericórdia, amigo dos caídos, Senhor da criação, e mestre da comunidade de vaqueiros. Está Gopi-kanta, amado das gopis, e acima de tudo Está Radha-kanta, o amado de Srimati Radhika! "]


Observando Ekadasi dá ainda mais força espiritual que brahma-jnana (realização do espírito como algo separado da matéria) e brahma-yoga-samadhi (absorção no aspecto impessoal de Deus).

[* Nota 1: "O sábio, nesta idade de ferro de Kali, os homens só têm vida curta. Eles são briguentos, preguiçosos, equivocada, sorte e, acima de tudo, sempre perturbado. "]

Nota 2: "Tendo em seus pés na cabeça" é uma expressão hindu para ilustrar uma que foge à velocidade da luz "].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .