Srila Bhakti Prajnana Kesava Goswami Maharaja
Nunca esqueça Sri Guru
“Hoje é viraha-tithi de nosso Gurudeva, o dia no qual nós sentimos saudades dele. Mesmo que, o aparecimento e o desaparecimento daqueles que estão na nossa linha Gaudiya guru-varga tenham a mesma importância, um homem comum normalmente pensa que ele precisa se devotar fielmente a seu Gurudeva apenas pelo tempo em que o guru está presente fisicamente. Tal pessoa tende a esquecer de seu Gurudeva quando seu ele parte desse mundo, ou em outras palavras, oculta seus passatempos manifestos. Tal atitude sem coerência é exterminada através do engajamento constante no serviço a Sri Hari, Guru e Vaisnavas. Se eles são os objetos constantes de nossas lembranças, não será possível esquecê-los. Mas se nós somos motivados a tentar adquirir algum ganho através deles, nós iremos facilmente esquecê-los.”
Sri Guru – Nosso guia constante
“Enquanto Srila Gurudeva está presente fisicamente, nós devemos desejar aprender o processo de sadhana-bhajana dele. Mas ao contrário, nós estamos mais interessados em saber as respostas de perguntas como: ‘Como eu poderei manter minha vida?’, ‘Como eu irei ter comida?’ e ‘Como eu terei roupas para me vestir?’ Para aqueles que são verdadeiros sadhakas, no entanto, comer, dormir e se vestir não têm real importância. Tais sadhakas dão valor apenas àquilo que encrementa seu sadhana-bhajana.
Por causa de nossa carência, nós devemos continuar tentando com paciência. Nós devemos continuar seguindo as instruções de Hari, Guru e Vaisnavas – isso é de máxima importância. Nós ouvimos repetidamente os mesmos assuntos, mas nossos corações e mentes não conseguem conter o que ouvimos. E mesmo que nós consigamos conter algo, essa capacidade de manter informações mentalmente apenas não tem nenhum valor. É necessário praticar o que ouvimos e viver de acordo com isso. Apenas assim o que ouvimos tem alguma significância verdadeira. Mas mesmo quando ouvimos, ouvimos e ouvimos muitas vezes, ainda assim nós tendemos a esquecer o que ouvimos rapidamente.”
O trecho abaixo foi traduzido de uma aula dada por Srila Gurudeva no dia do desaparecimento de Paramagurudeva em 1992:
Nenhum comentário:
Postar um comentário