haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 19 de março de 2010

Para Que Seguir Regras

.

Por Sua Divina Graça Srila Bhaktivinoda Thakur

(Do livro Sri Bhaktyaloka,
capítulo Niyamagraha)

__________________

Sraddha (fé) é a única regra para as pessoas estabelecidas no nível de bhakti (devoção). À medida em que os anarthas, ou hábitos indesejáveis são destruídos pelo poder do serviço devocional realizado sob o abrigo de um sadhu e guru, esse sraddha se transforma em serviço devocional com nistha, ou fé firme. Na medida em que os anarthas são ainda mais destruídos, a pessoa progride do nível de nistha para ruchi, ou sabor; de ruchi para asakti, ou apego; e de asakti para bhava, ou emoção. Quando bhava –na forma de rati, ou afeto– se mescla com os ingredientes apropriados, torna-se rasa.

No Srimad-Bhagavatam (11.14.26) está dito:

yatha yathatma parimrijyate 'sau
mat-opunya-gatha-sravanabhidhanaih
tatha tatha pasyati vastu suksmam
chaksur yathaivañjana-samprayuktam

"Quando os olhos doentes são tratados com unguento medicinal eles gradualmente recobram sua capacidade de ver. Do mesmo modo, na medida em que a entidade viva consciente se limpa da contaminação material, ouvindo e cantando as narrativas piedosas de Minhas glórias, ela retoma sua habilidade de enxergar a Mim, a Verdade Absoluta, em Minha forma espiritual sutil."

Srila Rupa Goswami esclarece a sequência em seu livro Bhakti-rasamrta-sindhu da seguinte forma:

adau sraddha tatah sadhu-sango
'tha bhajana-kriya
tato 'nartha-nivrittih syat tato
nistha ruchis tatah
athasaktis tato bhavas tatah
premabhyudanchati
sadhakanam ayam premnah
pradurbhave bhavet kramah

"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização (sraddha). Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas (sadhu-sanga). No estágio seguinte, a pessoa é iniciada por um mestre espiritual elevado, e sob a sua instrução o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (bhajana-kriya). Pela execução do serviço devocional sob a orientação do mestre espiritual, a pessoa fica livre de todo apego material (anartha nivritti), alcança firmeza na auto-realização (nistha) e obtém um gosto por ouvir a respeito da Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krishna (ruchi). Esse sabor leva a pessoa mais adiante até o apego pela consciência de Krishna, que amadurece em bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus. O verdadeiro amor por Deus é chamado prema, o estágio de vida perfeccional mais elevado."

No processo de sadhana-bhakti existem quatro estágios: sraddha, nistha, ruchi e asakti. Depois de passar por esses quatro estágios a pessoa chega ao nível de bhava, que é o portal para prema. Segundo o grau da fé, cada nível conta com diferentes regras. Na medida em que a pessoa deixa para trás um nível e progride para o nível seguinte, deve honrar as regras do novo nível e abandonar as regras do nível anterior. Aqueles que não abandonam as regras do nível anterior ficam amarrados por essas regras como correntes que não lhe permitem prosseguir para o nível seguinte.

No processo do serviço devocional, quaisquer regras prescritas para cada nível se subordinam a uma única regra. A regra geral é dada no Padma Purana da seguinte maneira:

smartavyah satatam visnur
vismartavyo na jatuchit
sarve vidhi-nisedhah syur
etayor eva kinkarah

Lembrar de Krishna é o dever eterno. Todas as demais prescrições mencionadas nos sastras brotaram desta prescrição principal. Esquecer Krishna jamais é permitido. Todas as demais proibições mencionadas nos sastras surgiram desta proibição principal. Ao manter essa prescrição principal em mente enquanto avança, o praticante deve abandonar seu apego pelas prescrições do nível anterior e aceitar as prescrições do nível seguinte. Caso contrário, será culpado de niyamagraha (seguir regras por apego a segui-las) e ficará fraco para passar ao próximo nível. O praticante do serviço devocional deve sempre lembrar desse ponto.

….

ekantitam gatanantu
sri-krsna-charanabjayoh
bhaktih svatah pravartteta
tad vighnaish kim vratadibhih
(Hari-bhakti vilasa –20º Vilasa)
"Quando a pessoa se torna devota pura do Senhor, então a devoção se estabelece espontaneamente em seu coração. Qual a necessidade então de seguir rituais que simples-mente obstruem o serviço devocional?"

na mayy ekanta-bhaktanam
guna-dosodbhava gunah
sadhunam sama-chittanam
buddheh param upeyusam
(Srimad-Bhagavatam, 11.20.36)

"A piedade e o pecado materiais que nascem do bem e do mal deste mundo não podem existir em Meus devotos puros, que, livres de todo anseio material, mantêm uma consciên-cia espiritual estável em todas as circunstâncias. Na verdade, tais devotos Me alcançaram, ao Senhor Supremo, que estou situado além de tudo que possa ser concebido pela inteligência material."

No Hari-Bhakti-vilasa também é dito:

evam akantinam prayah
kirtanam smaranam prabhoh
kurvatam parama-pritya
krtyam anyan na rochyate

vihitesv eva nityesu
pravartante svayam hi te
ityady ekantinam bhati
mahatmyam likhitam hi tat

Os devotos cujas mentes estão fixas em cantar e lembrar das glórias de Krishna em amor puro não têm gosto por atividades prescritas para os estágios inferiores. Ainda que não estão apegados ou atados a seguir as regras prescritas pelas escrituras, eles às vezes as seguem por conta própria. Isso é muito bem explicado no verso oito do Upadeshamrita. Essas são as glórias dos devotos puros; ou seja, suas glórias não são diminuídas por negligenciarem as regras prescritas para os outros.

O significado disso é que os devotos exaltados seguem quaisquer regras dos estágios inferiores que gostem. Os jñanis seguem o varnashrama-dharma dos karmis por conta própria, e não por regra ou obrigação. Do mesmo modo, os devotos, por sua doce vontade, também seguem as regras dos karmis e jñanis com algum propósito. Isso significa que, ainda que não são obrigados a seguir as prescrições e proibições, eles o fazem por conta própria. Os devotos puros mais elevados também não são considerados excessivamente apegados a regulações que não seguem as regras de karma, jñana e sadhana-bhakti comum. Eles estão ocupados de modo independente no serviço devocional puro ao Senhor Krishna. O devoto praticante que abandona niyamagraha mas espontaneamente segue as regras obtém resultados auspiciosos.

A conclusão é que o praticante atinge um nível superior como resultado de seguir as regras prescritas de acordo com sua qualificação. Ele não deveria manter-se apegado às regras de seu nível anterior. Mantendo esta instrução sempre em mente, ele deveria sempre ocupar-se em cantar e lembrar do Senhor Krishna e, assim, continuar a avançar aos níveis superiores.

http://www.scsmathbrasil.com.br/regras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .