haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 31 de março de 2010

Revelações de Srila Govinda Maharaja

Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj muito amado filho de Bhakti Raksak Srila Sridhar Maharaja em perfeito "ananya bhakti" na sua recente passagem por esse planeta nos deu a oportunidade de conhecer vários aspectos importantes do Vaisnavismo, entre eles, o que pretendemos aqui ressaltar, foi a instituição, especialmente para nos Ocidentais do “quinto princípio” o princípio da “dedicação” e a revelação acerca da missão de Srila Prabhupada no Ocidente.


A naturalmente refinada percepção desse Grande Acarya sempre foi voltada para dar a todos a correta orientação, a correta compreensão de mistérios ocultos aos nossos olhos, mas que, revelados, podem até nos dar oportunidade de rever todas as nossas idéias atuais sobre “Consciência de Krsna” (leia-se Vaisnavismo pregado no Ocidente) e buscar compor nossas futuras atitudes de forma mais harmônica para atender ao chamado dos Grandes Acaryas.


Nas poucas e importantes vezes que tive a fortuna de me associar pessoal e diretamente com esse Grande Acarya, o que pude perceber é que Ele sempre se referia a nós, Ocidentais, nascidos em famílias não Vaisnavas e da Índia* como crianças e, ainda que no meu intimo eu entendesse que esse trato tinha pontos positivos e outros nem tanto, porque de certa forma desconsiderava nossa auto suficiência, arbítrio e capacidade de realização inobstante nosso nascimento (se é que isso existe), por outro lado tinha “amor” desejo de guardar e ver crescer.


Sempre tentando proteger o trabalho de Seu Gurudeva Bhakti Raksak Srila Sridhar Maharaja, algumas vezes instruía num humor exclusivo, e isso muitas vezes pode ter sido mal interpretado, mas sempre preservou as portas abertas como um legitimo Cavalheiro Vaisnava.

Contudo, nesse momento em que Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj está indo embora, algo em especial me chamou atenção, pois que, além de estabelecer o “quinto princípio” cujas bases já discorremos em outra oportunidade, Srila Govinda Maharaja nos deixou algo que precisamos considerar e entender.

Srila Govinda Maharaja homenageando Srila Prabhupada compôs o seguinte mantra;



nama om visnu padaya krsna presthaya bhutale

swami Sri Bhaktivendha prabhudaya te namah

gurvajan sirasi-dhrtva saktyavesa sva-rupine

hare-krsneti mantrenapascatya pacya tarine

visvacarya prabhuaraya divya karunya murtaye

sri bhagavata-madhurya-gita-jnana pradayne

goura-sri-rupa-sidhanta-saraswati nivesine

radha-krsna-padambhoja-bhrngaya guruve namah

(por Srila Govinda Maharaja)



Ofereço minhas humildes reverências a Sua Divina Graça A.C. bhaktivedhanta Swami Prabhupada, que é associado querido de Krsna e que descendeu de Goloka a este plano. Tomando a ordem de seu Guru sobre a sua cabeça, ele é o saktyavesa (empoderado) avatar de Sri Nityananda Prabhu personificado. Ele distribuiu o mantra Hare Krsna por todo mundo Oriental e Ocidental, libertando e elevando todas as almas caídas. Ele é o melhor de milhões de jagat-gurus, porque ele é personificação da misericórdia divina. Ele distribuiu doce néctar do Srimad Bhagavatam e o conhecimento transcendental do Bhagavad-gita por todo o mundo. Ele está constantemente engajado em serviço devocional exclusivo a Srila Bhaktisidhanta Saraswati Takur, Srila Rupa Goswami e Sri Gouranga Mahaprabhu. Ofereço minhas humildes reverências Srila Prabhupada, que é como a abelha sempre provando o néctar dos pés de lótus de Sri Sri Radha e Govinda. (grifamos)


Desta forma Srila Govinda Maharaja nos revela que Srila Prabhupada é o saktyavesa (empoderado) avatar de Sri Nityananda Prabhu personificado e por que esteja desapercebido devemos estar atento, já que o Guru não fala coisas sem sentido.

Essa revelação não deve ser vista como simples poesia de glorificação, mas uma afirmativa direta de como deve ser conduzida a Consciência de Krsna, especialmente aqui no Ocidente, porque Sri Nityananda Prabhu tinha uma característica bem especial revelada por Srila Locana dasa Thakura em sua Canção “AKRODHA PARAMANANDA NTTYANANDA RAYA” onde está dito;


akrodha paramananda nityananda raya

abhimana shunya nitai nagare bedaya


Senhor Nityananda Raya nunca fica zangado. Ele está sempre em êxtase, a felicidade suprema. Ele não tem ego falso. Ele vagueia para cada cidade e vila de Nadia cantando Hare Krishna, dança, e oferecendo krsna-prema (amor de Krishna) a todos indiscriminadamente.

E depois;



adhama patita jivera dware dware giya

harinama maha mantra dena bilaiya



Sri Nitai vai em cada porta e bate na porta, "Tap! Tap! Tap! " Ele vai para aqueles que estão muito angustiados, degradadas, e caiu. Ele vai até eles e lhes dá krsna-prema. Ele diz: "Por favor, Cantem: Por favor Cantem!": Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Se eles não cantam e fecham a porta, então ele não rola no chão e chora!



jare dekhe tare kahe dante trina dhori'

amare kiniya laha bhaja gaurahari



Quem Ele encontra, travando uma palha entre os dentes, Ele implora, "O Irmão! Por favor, faça o bhajana do Sri Gaurahari e me siga, me siga, siga-me.

Finalmente Senhor Nityananda;



eta boli' nityananda bhume gadi jaya

sonara parvata jena dhulate lotaya



Dizendo isto, Senhor Nityananda rola no chão e na poeira, chora e derrama lágrimas, parecendo uma montanha de ouro, rolando no chão.


Ante tais versos, e sendo Srila Prabhupada saktyavesa (empoderado) avatar de Sri Nityananda Prabhu podemos efetivamente compreender o real humor de Srila Prabhupada e ver que, muitas atividades que se está fazendo em seu Nome estão EQUIVOCADAS.


Assim como Nityananda Prabhu não nos parece que seja desejo de Srila Prabhupada discriminar quem quer seja, que no fundo é o mesmo que criar divisões, fazer grupinhos que se consideram elites e são indiferentes aos demais com base no “falso ego” coletivo.

Ao contrário, todos devemos abrir as portas e seguir Nityananda Prabhu sem discriminações e preconceitos.


Desconsiderar tal orientação é a razão de tantos entraves que temos vivenciado tantos problemas diretos e indiretos que aumentam nossa distância da orientação de Nossos Acaryas e geram Indiferença (hela) entre nós vez que divididos somos fracos e não podemos realizar o desejo de Srila Prabhupada, saktyavesa (empoderado) avatar de Sri Nityananda Prabhu.

Precisamos entender que existe somente uma Família Vaisnava e tentar cooperar entre todos, pois afinal esse foi o último desejo de Srila Prabhupada essa foi A INSTRUÇÃO FINAL DE SRILA PRABHUPADA: COOPERAR



Se fizermos pouco caso dessa orientação esse mundo será um lugar pior de viver e nossos amigos e irmãos de fé terão que ir de Igreja em Igreja para lidar com as crises decorrentes desse Mundo Material e do Karma individual, já fomos incapazes de seguir a Ordem Direta de Sri Nityananda que veio para nos dar Krsna Bhakti, mas nos simplesmente fechamos as nossas portas em razão de queremos manter nossos interesses individuais e institucionais.

Srila Narayana Maharaja lembra em uma das suas aulas http://www.guardioes.com/spiritual_master.htm diz que Srila Rupa Gosvami nos instrui muito claramente no Sri Upadesamrta, text 3:



utsahan niscayad dhairyat
tat-tat-karma-pravartanat
sanga-tyagat sato vrtteh
sadbhir bhaktih prasidhyati



Progresso em bhakti podem ser obtidas pelos seis seguintes práticas: (1) entusiasmo para realizar as regras que aumentem bhakti, (2) fé) nas declarações do sastra e do guru, cujas palavras estão em plena consonância com o sastra, (3) força na prática de bhakti, mesmo no meio de obstáculos, ou a paciência durante a prática do estágio de bhakti, mesmo quando há demora em atingir uma meta desejadas (4), seguir os princípios de bhakti como ouvir (sravana) e cantar (kirtana) e desistir de um prazer sentido material para o prazer de Sri Krishna (5), abandonar conexão ilícitas com pessoas do outro sexo ou do mesmo sexo, a associação daqueles que são extremamente ligados à mulher**, abandonar também a associação dos mayavadis, ateus e pseudo-religiosos e (6) adotar o bom comportamento e o caráter de devotos puros

e diz ainda, lembrando o que Krsna diretamente revela;



prathamamtu gurum pujyam tatasheiba mamarchanam
kurvan siddhimavapnoti hyanyatha nisphalam bhavet



Primeiro você tem que ir para o seu Gurudeva e adorá-lo e agradá-lo em todos os aspectos, após isso, você pode me adorar e desempenhar meu bhajan. Se alguém adota esse processo, facilmente ele ou ela vai alcançar a perfeição em bhajan. Aqueles que não adotarem esse processo, tudo feito por eles será em vão.

Por esta razão, a única lealdade que devemos ter é com Nossos Acaryas e seguir sem interpretações institucionalmente convenientes para dar alguma chance a todos de se sentirem seguros baixo a bandeira única de Sri Caitanya Mahaprabhu como deseja Sri Nityananda Prabhu.

Como isso vai acontecer na pratica faz parte de um plano maior, mas temos que estar preparados, porque cada vez mais existe a necessidade de que uns devotos aprendam a respeitar outros, mesmo que não esteja baixo a bandeira da mesma instituição, visto que nosso único dever de lealdade é com os Acaryas maiores, Acaryas como Srila Prabhupada, e os seus desejos que nunca foram em direção opostas, embora, aparentemente muitos de nós, nascidos no Ocidente, não tenhamos desenvolvido olhos para ver isso.


Desta forma, Srila Govinda Maharaja, mais uma vez, das centenas de vezes que fez, veio nos beneficiar trazendo luzes acerca de como devemos agir e por isso prestamos nossas respeitosas reverencias a esse Grande Acarya e conclamamos a todos seguirem suas orientação no mesmo humor de Srila Prabhupada saktyavesa (empoderado) avatar de Sri Nityananda Prabhu que veio ao Ocidente para beneficio de toda a humanidade e só assim poderemos manter nosso serviço de forma apropriada e no caso de pessoas como esse subscritor, ante Indiferença e a absoluta falta de afeto que se faz presente, manter a pouca de fé que ainda resta, e por isso repetimos;



gurvvabhista-supurakam guru ganair

asisa-sambhustitam

cintyacintya-samasta-veda-nipunam

sri-rupa-panthanugam

govindabhidham ujjavalam

vara tanum bhakty anvintam sundaram

vande visva-gurum ca divya-

bhagavat-premmo hi bija pradam



Adoro os pés de lótus daquele que perfeitamente realiza o mais estimado desejo de seu mestre divino, que é adornado resplandecentemente com as bênçãos de seu guru-varga; que é perito em todas as concepções védicas, tanto as concebíveis quanto as inconcebíveis; que é fiel seguidor da linha de Sri Rupa; que é conhecido como Srila Govinda Maharaja; cuja bela figura divina se diverte nas doçuras do amor divino; que é o Guru do universo inteiro e aquele que confere a semente do amor divino ao Senhor Supremo.



Dandavats a todos os Vaisnavas

Na esperança de ter contribuído

Servo do Servo

Vyasa Dasa



* (porque essas primeiras gerações de Famílias Vaisnavas no Ocidente ainda é um projeto que só o tempo e a manutenção de seguir os permitirá permitirá que seja do nível adequado ),

**no sentido de sexo ilícito ainda que sutil (esse entendimento tomamos a liberdade de introduzir com base no Bom Senso)



http://www.guardioes.com/govinda_maharaja.htm






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .