haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Doshas



Os três Doshas – VATA, PITTA e KAPHA – se desenvolveram a partir dos cinco elementos. E, cada corpo possui um elemento dominante que determina o caráter bioenergético do seu ser.
O equilíbrio dos três Doshas assegura que todas as atividades psicossomáticas no corpo funcionem perfeitamente. Isso representa a saúde ayurvédica.
Vata é uma combinação dos elementos éter e ar. Pitta possui os elementos fogo e água. E Kapha é uma combinação dos elementos água e terra.
Você descobre seu dosha analisando as características dos elementos dominantes no seu corpo. Para isso existem alguns questionários que na consulta ayurvédica, você responde.
Veja com qual dosha você se identifica:
VATA
Como esse dosha é formado por éter e ar, a pessoa Vata costuma ter a mente aérea, com difícil concentração. Pele e cabelos secos, baixo peso corporal e estrutura óssea leve. Tipo entusiasmado, rápido na ação e tende a ser esquecido. Às vezes, fala muito. Criativo, principalmente no campo das artes. Gosta de esoterismo, consegue detectar poderes de clarividência ou cura nela mesma e vive num estilo de vida ascético. Por natureza, é tímida e sensível. É possível que mude de emprego com freqüência.
Em desequilíbrio pode ter: reumatismo, distúrbios nervosos, ciática, insônia, pele seca, constipação, ossos fracos, cólicas, flatulência, gagueira, zunido nos ouvidos, anorexia, acessos de tremor, pouca circulação sanguínea, entre todas as doenças que tratem de movimento no corpo.



PITTA
O elemento dominante é o fogo. Graças ao seu bom metabolismo e a ânsia de atividade física, ele tem um corpo saudável com músculos bem desenvolvidos. Essa pessoa sempre está alerta. É ambiciosa e costuma ser bem sucedido na vida. Sua criatividade é metódica, inventiva e normalmente está ligada a assuntos técnicos ou científicos. É boa oradora e vende bem a si mesma e a seus produtos. Sua agressividade pode transformar-se em hostilidade e impaciência. Seus cabelos clareiam mais cedo do que o dos outros tipos, e há certa tendência a calvície. Gostam e precisam se alimentar regularmente. Suas capacidades mentais são boas, tem memória excelente e gosta de atividades intelectuais.
Em desequilíbrio pode ter: pressão alta; úlceras de estômago; azia; infecção urinária; psoríase; hepatite; tumores; câncer de estômago, intestino e pele; inflamação do sistema linfático; doenças infecciosas; menstruação intensa e doenças semelhantes.


KAPHA
Por ser formada de terra e água, a compleição é pesada e sólida. Elas têm força e resistência. Embora não se apressem no trabalho, são seguras e autoconfiantes. Às vezes são letárgicas. Gostam de deixar que os outros trabalhem para elas, o que normalmente fazem bem, porque tem um senso de iniciativa excelente. Seu lado positivo é a confiança, a paciência, a cortesia e a generosidade, são aquelas pessoas "fofas". Seu lado negativo é o materialismo exarcebado, a ganância, a passividade e certa tendência a dormir muito e com muita freqüência.
Em desequilíbrio tendem a ficar acima do peso, a ter falta de apetite, a ter um sistema digestivo fraco, a ter circulação insuficiente, a vomitar, a contrair gripes e resfriados, a bronquite, a asma, a pedra nos rins, aos nódulos linfáticos, aos tumores benignos, as infecções causadas por fungos e as doenças semelhantes.

OM SHANTI

Paty Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .