haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

SRI SIKSASTAKAM

SRI SIKSASTAKAM

Mesmo sendo o maior erudito dos Vedas de sua época à 500 atrás, o Senhor Caitanya deixou apenas estes 8 slokas (versos) escritos para a posterioridade, o qual descrevem as glórias do Santo Nome do Senhor:



(1)
cheto-darpana-marjanam bhava-maha--davagni-nirvapanam
shreyah-kairava-chandrika-vitaranam vidya-vadhu-jivanam
anandambudhi-vardhanam prati-padam purnamritaswadanam
sarvatma-snapanam param vijayate sri-krishna-sankirtanam

Glórias ao Sri-Krishna-Sankirtana, que limpa o coração de toda a poeira acumulada durante anos e extingue o fogo da vida condicionada e dos repetidos nascimentos e mortes. Este movimento de Sankirtana é a bênção principal para toda a humanidade porque espalha os raios da lua das bênçãos. É a vida de todo o conhecimento transcendental, e nos capacita a saborear plenamente o néctar pelo qual sempre ansiamos.

(2)
namnam akari bahudha nija-sarva-shaktis
tatrarpita niyamitah smarane na kalah
etadrishi tava kripa bhagavan mamapi
durdaivam idrisham ihajani nanuragaha

Ó meu Senhor, apenas Teu santo nome pode outorgar todas as bênçãos aos seres vivos, por isso tens centenas e milhões de nomes, tais como Krishna e Govinda. Nestes nomes transcendentais aplicastes todas as Tuas energias transcendentais. Não há sequer regras rígidas para cantar estes nomes. Ó meu Senhor, por Tua bondade, permites que nos aproximemos facilmente de Ti através de Teus Santos Nomes, mas desventurado como sou, não sinto atração por eles.

(3)
trinad api sunichena
taror api sahishnuna
amanina manadena
kirtaniyah sada harih

Deve-se cantar o Santo Nome do Senhor com um estado de espírito humilde, julgando-se inferior à palha na rua; deve-se ser mais tolerante que uma árvore; desprovido de todo sentimento de falso prestígio; e deve-se estar pronto a oferecer todo o respeito aos outros. Neste estado de espírito pode-se cantar o Santo Nome do Senhor constantemente.

(4)
na dhanam na janam na sundarim
kavitam va jagad-isha kamaye
mama janmani janmanishvare
bhavatad bhaktir ahaituki twayi

Ó Senhor todo-poderoso, não tenho nenhum desejo de acumular riqueza, nem desejo belas mulheres, nem quero ter seguidores. Só quero prestar-Te serviço devocional imotivado, nascimento após nascimento.

(5)
ayi nanda-tanuja kinkaram
patitam mam vishame bhavambudhau
kripaya tava pada-pankaja-
sthita-dhuli-sadrisham vichintaya

Ó filho de Maharaja Nanda (Krishna), sou Teu servo eterno, porém, de alguma forma cai no oceano de nascimentos e mortes. Resgata-me, por favor, deste oceano de mortes e considera-me um átomo a Teus pés de lótus.

(6)
nayanam galad-ashru-dharaya
vadanam gadgada-ruddhaya gira
pulakair nichitam vapuh kada
tava nama-grahane bhavishyati

Ó meu Senhor, quando meus olhos se decorarão com lágrimas de amor fluindo constantemente ao cantar Teu Santo Nome? Quando minha voz se abafará, e quando os pêlos de meu corpo se arrepiarão ao recitar Teu nome.

(7)
yugayitam nimeshena
chakshusha pravrishayitam
shunyayitam jagat sarvam
govinda-virahena me

Ó Govinda! Sentindo saudades de Ti, para mim parece que um instante dura doze anos ou mais. De meus olhos, fluem lágrimas como torrentes de chuva, e sinto que o mundo está vazio na Tua ausência.

(8)
ashlishya va pada-ratam pinashtu mam
adarshanan marma-hatam karotu va
yatha tatha va vidadhatu lampato
mat-prana-nathas tu sa eva naparah

Não conheço ninguém além de Krishna como meu Senhor, e Ele sempre o será mesmo que me trate de forma um tanto bruta ao me abraçar ou que parta meu coração por não estar presente diante de mim. Ele é completamente livre para fazer qualquer coisa, pois sempre será o meu Senhor adorável, incondicionalmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .