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sábado, 17 de dezembro de 2011

Gaurangera Duti-pada

Gaurangera Duti-pada

Srila Narottama dasa Thakura



gaurangera duti-pada, ja’ra dhana sampada
se jane bhakati-rasa sara
gaurangera madhura lila, ja’ra karne pravesila,
hrdaya nirmala bhela ta’ra (1)

A pessoa que aceita os pés de lótus de Sri Gauranga como o tesouro de todos os tesouros conhece a essência de bhakti-rasa, as doçuras divinas do serviço devocional. E se os doces passatempos de Gauranga entraram verdadeiramente pelo limiar dos ouvidos, então esta pessoa tem pureza de coração.

je gaurangera nama laya, ta’ra haya premodaya,
ta’re mui jai balihari
gauranga gunete-jhure, nitya-lila ta’re sphure,
se jana bhakati-adhikari (2)

Prema despertará naquela pessoa que aceita os nomes santos de Gauranga. Para esta pessoa exclamo: “Bolihari! Excelente! Muito bem!”. Aquela pessoa que aprecia as qualidades de Gauranga com lágrimas nos olhos se torna qualificada para bhakti. Para ela a nitya-lila de Sri Radha-Krsna, ou o eterno asta-kaliya-lila se manifestam.

gaurangera sangi gane, nitya-siddha kari’ mane,
se jaya vrajendra-suta-pasa
sri gaura-mandala-bhumi, jeva jane cintamani,
ta’ra haya vraja-bhume vasa (3)

Aquela pessoa que compreende que os associados pessoais de Gauranga são nitya-siddha, eternamente perfeitos, é promovida para a morada transcendental de Vrajendra Suta (o filho do chefe de Vraja). Aquele que sabe que a morada divina de Sri Gauda-mandala, Sri Navadvipa, é uma pedra de toque transcendental (cintamani) é, na verdade, um residente de Vrajabhumi, Sri Vrndavana.

gaura-prema-rasarnave, se tarange jeva dube,
se radha-madhava-antaranga
grhe va vanete thake, ‘ha gauranga’ bale dake,
narottama mage ta’ra sanga (4)

Gaura-prema é um oceano de rasa. Aquele que mergulha fundo nas ondas deste oceano se torna um associado confidencial de Sri Radha-Madhava. Quer a pessoa viva em sua casa como um grhastha ou na floresta como um renunciados, uma vez que ela exclame: “Ha Gauranga!”, Narottama implora pelo seu sanga (companhia).

in ingles ...


Savarana Gaura Mahima

(The Glories Of Lord Gauranga )

By Narottama Das Thakur

gaurangera duti pada jar dhana sampada
se jane bhakati-rasa-sar
gaurangera madhura-lila jar karne prabesila
hrdoya mirmala bhelo tar

When Gauranga’s two lotus feet, are one’s wealth and assets complete,
one grasps the great truth of prema-bhakti.
When Gauranga’s pleasing pastimes, catch hold of the heart and the mind,
one will attain perfect purity.

je gaurangera nama loy tara hoy premodoy
tare mui jai bolihari
gauranga-gunete jhure, nitya-lila tare sphure
se jana bhakati-adhikari

He who calls out Lord Gaura’s name, feels at once the pleasure of prema.
I praise that pure person ardently.
He who weeps tears of ecstasy, on hearing of Gaura’s mercy,
shall the Lord’s loving lila soon see.

gaurangera sangi-gane nitya-siddha kori mane
se jay brajendra-suta-pas
sri-gauda-mandala-bhumi jeba jane cintamani
tara hoy braja-bhume bas

By knowing Gaura’s companions, as ever free from illusion,
one soon will live within Vrindavan.
When in Navadwipa we do dwell, seeing it to be eternal;
in truth we reside in Vraja dhama.

gaura-prema-rasarnave se tarange jeba dube
se radha-madhava-antaranga
grhe ba banete thake ha gauranga bole dake
narottama mage tara sanga

Diving deeply into the sea, of Lord Gaura’s loving mercy,
takes us to Krishna’s intimacy.
As householder or sannyasi, if Gauranga’s pure devotee,
Narottama craves your company.



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