haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sábado, 18 de agosto de 2012

AS GLÓRIAS DO MÊS DE SRI PURUSOTTAMA

AS GLÓRIAS DO MÊS DE SRI PURUSOTTAMA
De Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura
 
(Este é um resumo de um discurso da importancia do mês de Purushottama, por Sua Divina Graça Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaj, Presidente-Acharya da Sree Chaitanya Gaudiya Math e fundador da GOKUL.)


De acordo com nosso almanaque, a cada tres anos, um mês é adicionado. Isto é feito para harmonizar o mês lunar (Chandra-maas) com o mês solar (Soar-Maas). O mês inserido é conhecido como 'Purusottama', e é tecnicamente chamado um 'mês intercalar'. Este ano o mês Purushottama será seguido de 15 de abril a 14 de maio. Purushottam é o mês mais agradável para bhakti-sadhan. Mesmo as aparadhas podem ser perdoadas se nós fizermos práticas devocionais neste mês. O Adhishthata deste que é o mais sagrado de todos os meses é o próprio Bhagwan Sri Purushottam (Sri Krishna). Portanto, de todos os meses, este mês é o mais favorito do Supremo Senhor Sri Krishna. O sadhana realizado nesse mês terá muitos resultados.
No fundo tudo tem uma consciencia, como pelas nossas escrituras, o exemplo é dado do sol que é regido pelo Deus do Sol, a lua que é regida pelo Deus da Lua e Srimati Ganga Devi, que é a deidade regendo o rio Ganges – portanto, de forma similar, esse mês de Purushottam tem uma deidade regente.

Estando deprimido devido a sua existencia sem sentido, a deidade personifcada desse mês se aproximou do Senhor Narayana. Este incidente é descrito nas escrituras. Ela foi a Narayana, perguntando, 'Que ofensa eu cometi? Ninguém está realizando quaisquer atividades piedosas durante meu periodo. Porque?' O Senhor Narayana direcionou ela ao Senhor Krsna: 'Venha comigo, eu levarei você ao Senhor Krsna.' Ao ser abordado por ela, o Senhor Krsna respondeu: 'Eu sou Purusottama e eu não posso ser compreendido pelos seres finitos deste mundo. Eles não podem me compreender pela sua compreenção mental e os orgãos dos sentidos pois eu estou além desses meios.
Krsna explicou: “Você é identico a Mim. Você é o mês mais santo. Se alguém segue vrata (voto de austeridade) durante este periodo, ele pode ter tudo. Se ele segue pelas injunções escriturais, então é ainda mais auspicioso que Kartik-vrata, o mês mais sagrado. Portanto você será conhecido pelo nome “Purusottama" .'
O Senhor do Universo - Sri Jagannath Dev também é conhecido como Purushottam. Puri é conhecido como Purushottam Dhama. Sree Chaitanya Mahaprabhu costumava cantar Sri Jagannath-ashtakam, oito versos das glórias de Jagannatha em Puri. Portanto, nós podemos recitar esse mesmo Sri Jagannath-ashtakam nesse Purushottam Maas.

Nós devemos ler as glórias de Purushottama- Vrata, dos escritos de Sri Bhakr ti Vinode Thakur, pela manhã; diariamente recitar 'Sri Jagannathastakam' e 'Chauragraganya Purusashtakamas' a tarde e executar Japam silenciosa do sloka intruido por Kaundinya Muni:

Goverdhana-Dharam Vande Gopalam Goparupinam,
Gokulotsavameeshaan am Govindam Gopikapriyam.

Então na noite - Deep-dan (oferecer uma lamparina de ghee puro) diante do Vishnu-Mandir (um templo do Senhor Vishnu, Krishna ou Rama ou qualquer do Dasavtara). Por último, a noite ler 'Brahmastava' 40 slokas, do Srimad Bhagwattam, Capítulo 14, Canto 10.

vande navaghana-syam dvibhujam murlidharampitambardharam devam saradham purusottamam

"Eu ofereço minhas reverencias a Navaganasyam (Krsna, que possui a cor de nuvem fresca de chuva), que está segurando a flauta com Suas duas mãos. Eu adoro Purusottama que é tão belo em Sua veste amarela (pitambhara).”

Os devotos se concentram em adorar o Senhor Supremo por ouvir, cantar e se lembrar do nome, forma, passatempos, e qualidade de Sri Krsna dia e noite somente para o beneficio espiritual. Raciocinando corretamente que qualquer tendencia para beneficio material certamente irá desviar suas mentes, eles seguem esse vrata ouvindo sobre Krsna, cantando o Maha Mantra e tomando prasadam. Srila Bhaktivinoda Thakura recomenda seguir esse caminho.

Enviado por Rasaviharidas,
Secretário, GOKUL (India).
rasaviharidas@ yahoo.in

Tradução: Ramananda Das

DUAS DIVISÕES DE SASTRA – SMARTA E PARAMARTHA
 
Os arya-sastras Védicos são divididos em suas sessões-smarta (literatura baseada no smrti) e paramartha (literatura transcendental baseada no sruti). Aqueles que são elegíveis  (adhikari) para a sessão smarta não tem qualquer inclinação ou gosto para os paramartha-sastras. Os pensamentos, princípios, atividades e metas da vida de cada ser humano é constituída de acordo com seu respectivo ruci (inclinação). Geralmente, os smartas aceitam aquelas escrituras que estão de acordo com seu respectivo ruci. Tendo importante adhikara por smarta-sastra, eles não podem demonstrar muita consideração para paramartha-sastra. A providência é o representante por trás da criação destas duas divisões. Por conseguinte, indubitavelmente o mantenedor do mundo deve ter um oculto significado em ter feito um plano.

Até onde eu entendo, o significado é que todas as jivas seqüencialmente fazem progresso em seu nível de consciência para permanecerem fixas em seus respectivos adhikaras. Ao desviar-se de seu adhikara, caem. De acordo com suas atividades, alcançam-se dois tipos de adhikara – karma-adhikara e bhakti-adhikara.

Contanto que alguém mantenha seu karmadhikara, ele deriva benefícios do caminho mostrado pela sessão smarta. Quando ele entra  em bhakti adhikara, por transgredir o karmadhikara, então ela desenvolve um natural ruci (inclinação) para a paramartha, ou caminho transcendental. Por conseguinte, a providência fez estas duas divisões de sastra: smarta e paramartha.



AS REGRAS E REGULAÇOES DE SMARTA SÃO COMPRIMITIDAS COM KARMA
 

O smarta sastra tem feito vários tipos de regras e regulações a fim de auxiliar alguém a alcançar nistha, constância em karmadhikara. Em muitos exemplos, isto mesmo demonstra indiferença em direção a paramartha sastra para fazer as pessoas alcançarem específica nistha em tais regras e regulações. Na realidade, embora o sastra seja um, ele se manifesta de duas maneiras pelas pessoas. Se a jiva deixa a adhikara-nistha, ela jamais pode alcançar auspiciosidades. Por esta razão, os sastras foram divididos em dois: smarta e paramartha.

ADHIMASA (MÊS EXTRA), TAMBÉM CHAMADO MALA MASA (MÊS IMPURO), É DESTITUÍDO DE TODAS AS ATIVIDADES AUSPICIOSAS

Por dividir o ano inteiro em doze partes, os smarta-sastras têm averiguado as auspiciosidades, ou atividades religiosas para estes doze meses. Todo o karma, atividades religiosas que são parte do sistema varnasrama quando dividido para os doze meses, deixam o mês extra (adhimasa) destituído de qualquer atividade. Não há realização religiosa em adhimasa. A fim de manter os meses solares e lunares ajustadamente, um mês é excluído a cada 32 meses. O nome deste mês é adhimasa (mês extra) (2). Os smartas têm descartado este mês extra, considerando-o abominável. Eles dão a ele os nomes como mala masa (mês impuro), cora masa (mês ladrão), e assim por diante.


DA PERSPECTIVA DE PARAMARTHA-SASTRA, ADHIMASA É SUPERIOR E PROVEITOSO PARA HARI-BHAJANA

Por outro lado, o mais adorável paramartha-sastra aclamado adhimasa como o mais excelente mês para atividades transcendentais. Desde que a vida neste mundo é temporária, não é apropriado perder alguma parte de sua vida inutilmente. É imperativo para a jiva permanecer continuamente ocupada em hari-bhajana. Este é de fato o profundo significado de paramartha-sastras. Mesmo embora os karmis percebam este mês ser destituído de todas as atividades auspiciosas, para a libertação de todas as jivas, por outro lado, paramartha sastra, tem averiguado este período como o mais condutivo para hari-bhajana. O paramartha-sastra diz: "He jiva! Durante este adhimasa por que você deveria permanecer preguiçosa em hari-bhajana? Ele é mesmo superior ao grandioso mês piedoso de Karttika, Magha e Vaisakha. Neste mês, você deveria realizar arcana de Sri Sri Radha-Krsna com especial regras, ou humores, para bhajana. Você deveria assim alcançar todos os tipos de perfeições."

A HISTÓRIA E GLÓRIAS DE ADHIMASA E COMO ELE RECEBEU O NOME PURUSOTTAMA
 
As glórias de adhimasa são mencionadas nos trinta e um primeiro capítulos de Navadvipa Purana. O adhimasa considerado o supremo dos doze meses e viu que ele era desprezado. Ele foi para Vaikuntha e relatou seu dilema para Sri Narayana. Além da compaixão, Vaikuntha-pati pegou Adhimasa com Ele e apareceu diante de Sri Krsna em Goloka. Após ouvir sobre as aflições de malasa (o mês impuro), o coração de Sri Krsna se derreteu e Ele falou deste modo:


aham etair yatha loke prathitah purusottamah
tatthayam api lokesu prathitah purusottamah

asmai samarpitah sarve ye gunamayi samsthitah
mat-sadrsyam-upagamya masanamadhipo bhavet

jagat-pujyo jagat-vandyo maso ýam tu bhavisyati
sarve masah sakamas ca niskamo ýam maya krtah

akamah sarvakamo va yo `dhimasam prapujayet
karmani bhasmasat krtva mam evaisyaty asamsayam

kadacin-mama bhaktanamaparadheti ganyate
purusottama-bhaktanam naparadhah kadacana

ya etasmin-maha mudha japa-danadi-varjitah
sat-karma-snana-rahita deva-tirtha-dvija-dvisah

jayante durbhaga dustah para-bhagyopajivanah
na kadacit sukham tesam svapne `pi sasa-srngavat

yenahamarcito bhaktya mase `smin purusottame
dhana-putra-sukham bhunktva pascad-goloka-vasabhak
 
"Ei Ramapati! Do mesmo modo como eu sou celebrado neste mundo pelo nome Purusottama, similarmente este adhimasa, também, irá ser renomado no mundo pelo nome Purusottama. Agora, ofereço todas as minhas qualidades para este mês. Tornando-se como a Mim, de hoje em diante, este Adhimasa é o monarca de todos os meses, e é o mais adorável e mais venerado neste mundo. Todos os outros meses são sakama, que é, eles concedem desejos mundanos. Este mês contudo, é niskarma. Aqueles que adoram este mês, qualquer um que sem qualquer desejo (akama) ou com todos os tipos de desejos, irá ter todos os seus karmas queimados. Então, eles irão me alcançar. Meus bhaktas as vezes cometem ofensas, mas neste mês de Purusottama, eles serão protegidos de cometer quaisquer ofensas. Neste mês adhimasa todas aquelas pessoas tolas que negligenciam a realização de atividades auspiciosas, tais como japa, fazer doações, visitar e banhar-se em lugares sagrados, e que são invejosas dos dvijas (brahmanas) são julgadas perversas, desafortunadas e vivem a custa dos outros. Deste modo elas não irão alcançar um resquício de felicidade, mesmo em seus sonhos. Reciprocamente, aqueles que são cheios de bhakti irão pegar vantagem deste mês de Purusottama por realizar arcana para Mim. Após desfrutar de felicidades materiais, tal como prosperidade, filhos e assim por diante, eles irão eventualmente residir em Goloka.

AS GLÓRIAS DO MÊS DE PURUSOTTAMA N CONTEXTO DA HISTÓRIA DE DRAUPADI
 

Muitos episódios dos Puranas são narrados no contexto das glórias do mês de Purusottama. Um destes exemplos é Draupadi. Em sua vida anterior, ela tinha sido filha de Medha Rsi. Mesmo após ouvir as glórias do mês de Purusottama de Durvasa Rsi, ela negligenciou observar este mês. Como resultado ela logrou muitos sofrimentos nesta vida e tornou-se a esposa de cinco maridos em seu nascimento como Draupadi. Durante seu exílio, os Pandavas seguiram as instruções de Sri Krsna para observar purusottama-masa-vrata e deste podo ultrapassaram todos os sofrimentos. Como é dito:

evam sarvesu tirthesu bhramantah pandunandanah
purusottama-masadya-vratam cerur vidhanatah
tadante rajyam atulam vapur gata-kantakam
purne caturdase varse sri krsna-krpaya mune
 

"Ei muni! Durante o período do seu exílio, os Pandavas viajaram através de todos os lugares sagrados, e pela misericórdia de Sri Krsna eles observaram Sri Purusottama vrata com todas as regras e regulações, como resultado disto eles completaram seus quatorze anos de exílio sem qualquer obstáculo e no fim alcançaram um reino inigualável."

A CONSIDERAÇÃO DO REI DRDHADHANVA COMO FALADA POR VALMIKI RELATIVA
A PURUSOTTAMA VRATA
 
Purusottama-masa é glorificado em consideração da vida anterior do Rei Drdhadhanva. Em Badarikasrama, Narada ouviu o procedimento do vrata de Narayana Rsi,o qual Valmiki Muni então relatou para o rei Drdhdhanva em resposta as perguntas do rei. Deste modo como as regras de ahanika (mantra gayatri) para brahmanas são averiguadas em dharma-sastras, similarmente, as atividades obrigatórias para alguém observar Purusottama também são delineadas, começando na hora do Brahma-muhurta.


REGRAS PARA BANHAR-SE NO MÊS DE SRI PURUSOTTAMA

Com relação às regras para banhar-se durante o mês de Purusottama, édito:
samudraga nadi-snanam uttamam parikirtitam vadi-kupa-tadagesu
madhyamam kathitam budhaih grhe snanam tu samanyam grhasthasya
prakirtitam

"Há três tipos de banhos como declarados pelos sábios. Banho nos rios que se encontram com o oceano é o melhor. Banho em lagos, tanques e poços são os melhores em segundo lugar, e banho em sua própria casa é comum."

Para alguém que esteja observando o vrata de Sri Purusottama, após tomar banho deveria observar o que segue:
 

sapavitrena hastena kuryad acamana-kriyam
acamya tilakam kuryad-gopi-candana-mrt-snaya
urddhvapundra mrjum saumyam dandakaram prakalpayet
sankha-cakradikam dharyam gopi-candana-mrtsnaya

 

"Após banhar-se deveria realizar acamana com as mãos limpas. Deveria então, passar pasta de barro de gopicandana e usar simples, bela e reta tilaka urddhapundra em sua testa, e as marcas de concha, disco e assim por diante, sobre seu corpo."


A EXCLUSIVA ADORAÇÃO A SRI SRI RADHA-KRSNA É OBRIGATÓRIA NO MÊS DE PURUSOTTAMA

A adoração a Sri Krsna é atividade obrigatória no mês de Purusottama.
 

purusottama-masasya daivatam purusottamah
tasmat sampujayet bhaktya sraddhaya purusottamam

 
Valmiki disse, "Ei Drdhadhanva! Purusottama Sri Krsna é a deidade que preside o mês de Purusottama. Por esta razão, estando preenchido com bhakti-sraddha, você deveria adorar Purusottama Sri Krsna com dezesseis tipos de parafernália todos os dias deste mês. Como é dito:
sodasopacarais ca pujayet purusottam

"A adoração do casal divino Sri Sri Radha-Krsna é de fato obrigatória no mês de Purusottama."
 
agaccha deva devesa sri krsna purusottama
radhaya sahitas catra grhana pujanam mama
 

ATIVIDADES PROIBIDAS NO MÊS DE PURUSOTTAMA
 

Todas as regras e regulações relacionadas a Sri Purusottama vrata, apresentadas acima nestes sastras, devem ser seguidas religiosamente por pessoas devotadas de todos os varnas (castas). O Naradiya Purana conclui dizendo que no lugar sagrado de naimisaranya, Sri Suta Gosvami falou para a assembléia de devotos como segue:


bharate janurasadya purusottam-uttamam
na sevante na srnvanti grhasakta naradhamah
gatagatam bhajante `tra durbhaga janmajanmani
putra-mitra-kalatrapta-viyoga duhkha bhaginah
asmin mase dvija srestha nasacchastrany udaharet
na svapet para-sayayam nalapet vitaham kvacit
parapavadan na krayan na kathancit kadacana
parannanca na bhunjita na kunvita parakriyam
 

"Mesmo após tomar banho na Índia, aqueles que são os mais baixos na espécie humana atraem-se por vida familiar e jamais ouvem as glórias de Sri Purusottama vrata; nem eles o observam. Tais pessoas desafortunadas experimentam sofrimentos em repetidos nascimentos e mortes e as aflições infligidas pela separação de filhos, amigos, esposa e outros parentes."

"Ó melhor dos dvijas! Neste mês de Purusottama, não se deve discutir literatura mundana ou poesia mundana. Não se deve dormir na cama de outros, nem indulgir em discussões de gratificação dos sentidos mundanos. Não se deve criticar os outros, comer alimentos cozidos por outros, ou realizar atividades prescritas por outros."
 

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS NO MÊS DE PURUSOTTAMA
 

vittasathyam akurvano danam dadhyad dvijataye
vidyamane dhane sathyam kurvano nauravam vrajet

dine dine dvijendraya dattva bhojanam-uttamam
divasasyastame bhage vrati bhojanam acaret

indradyumnah satadyumnah satadyumno yauvanasvo bhagirathah
purusottamam aradhya yayur bhagavadantikam

tasmat sarva prayatnena samsevya purusottamah
sarva sadhanatah sresthah sarvartha phala-dayakah

govardhana-dharam vande gopalam gopa-rupinam
gokulotsavam-isanam govindam gopika-priyam

kaundinyena pura proktam imam mantram punah punah
japan-masam nayed bhaktya purusottamam-apnuyat

dhyayen-navaghana-syamam dvibhujam muralidharam
lasat pita-patam ramyam sa-radham purusottamam

dhyayam dhyayam nayen-masam pujayan purusottamam
evam yah kurute svabhistham sarvam apnuyat
 

"Deixar a avareza, deve-se dar em caridade aos brahmanas, se uma pessoa permanece avarenta mesmo após ela ter riqueza, sua avareza irá ser a causa de sua ida para Raurava (um tipo de inferno). Todo dia deve-se alimentar os Vaisnavas e brahmanas com os melhores alimentos. Uma pessoa que está seguindo os votos deveria tomar seu alimento na oitava parte do dia. Indradyumna, Satadyuyamna, Yauvanasva e Bhagirata alcançaram samipya, íntima associação de Bhagavan por adorarem o mês de Purusottama. Deve-se realizar serviço para Purusottama com todos os seus esforços. Tal serviço a Purusottama é superior a todos os tipos de sadhana e satisfaz todas as variedades de desejos. Em uma era anterior, Kaundilya Muni repetidamente cantou o mantra `govardhana-dharam vande'. Por cantar este mantra com devoção durante o mês de Purusottama, alcança-se o próprio Purusottama. Deve-se dedicar no mês de Purusottama para constantemente meditar sobre nava-ghana dvibhuja muralidhara pitambara Sri Krsna com Sri Radha. Aqueles que fazem isto com devoção irão ter todas a apreciação de seus desejos satisfeitos."


A OBSERVÂNCIA PARA TRANSCENDENTALISTAS – SVANISTHA, PARANISTHA E NIRAPEKSA

Há três tipos de transcendentalistas: svanistha- aqueles que são fixos em seus votos pessoais; paranistha – aqueles que são fixos em seguir votos prescritos por seus respectivos acaryas; e nirapeksa-aqueles que são indiferentes aos dois tipos de constâncias." Todas as atividades mencionadas acima pelo mês de Purusottama são prescritas por seus respectivos acaryas. Nirapeksa bhaktas respeitam este mês sagrado por diariamente honrar bhagavat prasada com uma atenção peculiar, seguindo uma rotina para sravana e kirtana de sri harinama de acordo com sua capacidade.


A seguinte declaração do Visnu Rahasya, que é a mais elevada instrução do Hari-bhakti-vilasa, recomenda:
indriyarthesu-asaktanam sadaiva vimala matih
panitosayate visnum nopavaso jitatmanah
 


"Aqueles cuja inteligência tenha sido purificada por bhakti são desprendidos da inclinação por desfrute dos sentidos. A inteligência de tais pessoas é naturalmente pura; por esta razão; eles são jitatma, eles conquistaram suas mentes. E é por sua inata natureza de bhakti, antes do que por upavasa (jejum) e outras tais atividades, que eles tem purificado suas mentes e deste modo sãocapazes de satisfazer Sri Krsna em todos os momentos."


O RUCI INATO (INCLINAÇÃO) E ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DE EKANTIKA BHAKTAS
 

Por esta razão, Srila Sanatana Gosvami concluiu seu livro Sri Hari-bhakti-vilasa por apresentar as seguintes declarações para devotos objetivos:
 
evam ekantinam prayah kirtanam smaranam prabhoh
kurvantam param-pritya krtyam-anyan na rocate
bhavena kenacit presthah sri murter-anghri sevane
syad iccyaisam svatentrena sva-rasanaiva tad-vidhih
vihitesv eva nityesu pravartante svayam hite
ityady ekantinam bhati mahatmyam likhitam hi tar
 

"Ekantika bhaktas (devotos com um foco) de Sri Krsna consideram sri-krsna-smarana e sri krsna kirtana serem as atividades de cumprimento mais valioso. Geralmente, elas não se ocupam em quaisquer outros angas de bhakti além destes dois, que eles cultivam com grande amor e afeição. Sua avidez por estes angas é tão forte que nenhuma outra atividade pode cativar seu gosto. Eles desenvolvem um intenso desejo por servir os pés de lótus de Sri Krsna em um específico humor. Por conseguinte, eles rendem serviço aos pés de lótus de Sri Krsna com humores que são favoráveis para sua própria rasa, junto com alguma independência (para dar as injunções que são desfavoráveis para seu cultivo). Isto somente é seu vidhi. Os ekantika-bhaktas não são limitados por seguir todas as regras e regulações que tem sido prescritas pelos rsis. Os humores inatos nos ekantika-bhaktas, disposição natural, permanecem geralmente proeminentes. Esta é a sua glória."
 
ADHIMASA É QUERIDA PARA OS BHAKTAS QUANDO NÃO HÁ DISTÚRBIO DE KARMA-KANDA NESTE MÊS.


Os bhaktas observam o mês de Purusottama de acordo com o respectivo adhikara; isto significa de acordo com as distinções dos humores de svanistha, paranisthita e ekantika-bhaktas. Bhagavan  Vrajanatha Sri Krsna é o soberano deste mês; por esta razão, adhimasa é querido para todo o bhakta. Por isto é que incidentalmente, neste mês, não há distúrbio de karma-kanda obstruir a realização de sua bhakti.

(artigo traduzido da Sri Gaudiya Patrika 2/4, publicado e extraídoVda Revista Os Raios do Harmonista, Edição de Verão de 2001,
www.purebhakti.com)tradução e revisão: Govinda dasi


NOTA 2: Recebi uma nota de Syamarani dasi com relação a não interromper o voto de Caturmasya no mês de Purusottama, com o comentário de que havia um erro no Calendário Vaisnava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .