haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Glorificação a Srimati Radhika by Srila Gurudeva




por Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja

[Na manhã do dia 14 de Setembro de 2002, ao começar a celebração do Radhastami na Sri Kesavaji Gaudiya Matha (Mathura) que estava decorada com opulência, Srila Narayana Maharaja solicitou que os devotos cantassem "Sri Krsna Virahe" de Srila Bhaktivinoda Thakura e depois explicou alguns dos versos como se segue:]sri krsna-virahe, radhikara dasa, ami to' sahite nari
yugala-milana, sukhera karana, jivana chadite pari

["Sou completamente incapaz de tolerar a condição deplorável de Sri Radhika quando Ela está sofrendo devido à separação de Sri Krsna, mas estou completamente preparado para abandonar minha vida imediatamente em prol de um feliz encontro Deles." (verso 1)]

Somente sob a orientação de Srila Bhaktivinoda Thakura é possível oferecer serviço a Srimati Radhika. Com o humor e sentimento de uma serva de Srimati Radhika, Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu que não podia tolerar a condição de Radhika durante o tempo em que Ela estava separada de Krsna. E que para Eles Se encontrarem, Ele estava pronto para facilmente abandonar sua vida.
radhika-carana, tyajiya amara, ksaneke pralaya hoya
radhikara tare, sata-bara mari, se duhkha amar soya

["Se eu algum dia renunciasse os pés de lótus de Radhika por mesmo um único instante, ficaria totalmente devastado. Para o bem Dela, toleraria alegremente a dor e a agonia da morte por centenas de vezes.” (verso 2)]

Srila Bhaktivinoda Thakura está dizendo: "Posso abandonar tudo, até mesmo posso abandonar Krsna, mas não posso abandonar os pés de lótus de Radhika nem por um único momento. Pelo serviço à Radhika estou preparado para morrer centenas de milhões de vezes, mas nunca pude tolerar abandonar Sua associação por um segundo. Quando chegará este dia em que poderei prestar serviço aos pés de lótus Dela? Como posso desenvolver apego por esta Radhika e como posso alcançar o serviço perfeito aos seus pés de lótus?
e heno radhara, carana yugale, paricarya pabo kabe
haha braja-jana, more doya kori, kabe vraja-vane laibe


["Quando serei capaz de servir os dois pés de lótus de Radhika? Ai de mim, Eu lhes imploro, ó residentes de Vraja, por favor sejam misericordiosos comigo agora. Quando vocês irão me levar até as florestas de Vraja?" (verso 3)]
vilasa manjari, ananga manjari, sri rupa manjari ara
amake tuliya, loho nija pade, deho more siddhi sara

["Ó Vilasa Manjari! Ó Ananga Manjari! Ó Rupa Manjari! Por favor, levem-me para perto dos seus próprios pés de lótus concedendo-me, desta forma, a perfeição mais elevada." (verso 4)]

Chorando amargamente, Srila Bhaktivinoda Thakura está orando: "Ó Vrajavasis, por favor, sejam misericordiosos comigo! Estabeleçam-me no serviço ao Casal Divino. Em especial, por favor coloquem-me no serviço aos pés de lótus de Radhika. Quando chegará o dia em que Sri Vilasa Manjari e outras irão me conduzir a Vraja? Eu anseio por prestar serviço."

[Os devotos cantaram então "Uddesye Racita Gita Boliya Pracalita" de Srila Gaura-Kisora dasa Babaji Maharaja (a canção que glorifica a meta da vida de Srila Raghunatha dasa Gosvami)]

[Abaixo a tradução de todos os versos da canção:]
Kothaya go premamyi radhe radhe
Radhe, radhe go, jaya radhe, radhe

Onde está ela que é repleta de prema? Todas as glórias a Sri Radha. (1)
Ó Radha! Por favor, conceda-me Seu darsana e salve minha vida life. Sou um pobre pedinte chamando-Lhe: "Radhe, Radhe!" (2)
Ó Radha, Você desfruta de passatempos prazerosos na floresta de Vrndavana, nos quais você encanta a mente de Krsna. (3)
Ó Radha, Você é a jóia suprema dentre Suas oito gopis principais. Ó Radha, filha de Vrsabhanu Baba. (4)
Raghunatha dasa Gosvami estava sempre exclamando: "Radhe! Radhe!" (5)
… às vezes no Kesi Ghata, outras vezes no Vamsi Vata. (6)
… às vezes em Nidhuvana, outras vezes no Seva Kunja. (7)
… às vezes no Radha Kunda, outras vezes no Syama Kunda. (8)
… às vezes no Kusuma Sarovara, outras vezes em Giriraja Govardhana. (9)
… às vezes em Talavana, outras vezes em Tamalvana. (10)
Raghunatha dasa usa um pano simples que parece sujo porque ele está sempre rolando na terra e chorando: "Radhe! Radhe!" (11)
Exclamando "Radhe! Radhe", seus olhos estão explodindo numa enchente de lágrimas. (12)
Ele perambula pelas vielas de Vrndavana chorando: "Radhe! Radhe!" (13)
Ele não conhece nada além de Radha-Govinda por todo dia e noite (56 dandas: 1 danda= 24 minutos). Radhe! Radhe! (14)
Ele descansa por somente 4 dandas (1 h 36 min) e nesse momento ele recebe o darsana de Radha-Govinda em seus sonhos. Radhe! Radhe! (15)

[Srila Narayana Maharaja:] Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami ouviu de Srila Svarupa Damodara, Srila Raya Ramananda, Srila Rupa Gosvami e especialmente de Srila Raghunatha dasa Gosvami e, assim, ele está apresentando este tattva. O nome de Srimati Radhika é Govinda-nandini (Ela que faz Sri Krsna feliz) e não há nada mais elevado que isto.

Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami revelou alguns dos nomes de Radhika em seu Caitanya-caritamrta Adi-lila, capítulo quatro. Um de Seus nomes é Govinda-nandini. Govinda é o controlador de tudo. Ele é o limite extremo da concepção do Senhor Supremo, Sri Krsna. Ele é repleto de doçura e opulências ilimitadas. Quem pode dar felicidade a Ele? Somente uma personalidade pode fazê-lo – o próprio Krsna na forma de Srimati Radhika.
Ela é Govinda-mohini. Krsna atrai todas as entidades vivas, incluindo animais, trepadeiras e árvores. Ele atrai especialmente todas as gopis de Vraja, mas Radhika pode atraí-lO. Krsna confunde a todos neste mundo com Sua maya-sakti e, no mundo espiritual, Ele confunde a todos com Suas belas qualidades, forma e passatempos. Ele pode confundir a todos, ainda assim, Srimati Radhika pode O confundir.

Radhika é Govinda-sarvasya. Ela é tudo para Krsna. Ela é o começo e o fim de tudo para Krsna; para Ele além Dela, nada mais existe.

Sri Radha é Sarva-kanta siramoni, a jóia principal dentre todas as amadas de Krsna. Todas as gopis estavam procurando por Krsna após Seu desaparecimento da dança da Rasa. Quando Suas próprias svapaksa gopis (as gopis do Seu próprio grupo) viram as pegadas Dela juntamente com as de Krsna, elas ficaram muito felizes – entendendo que tais pegadas eram de Radhika. Contudo, quando o outro grupo de gopis viu as pegadas, não sabendo de quem elas eram, elas somente puderam compreender que esta gopi em particular servira Krsna mais do que qualquer outra – e portanto Ele deixara a dança da Rasa na companhia Dela somente.

Sri Radha Ela mesma Se tornou Candravali e todas as outras gopis. Não existe outra amada de Krsna – somente Srimati Radhika. Ela mesma Se tornou todas as Laksmis (Deusas da Fortuna) e todas as rainhas de Dvaraka. Se pensarmos profundamente sobre isso, compreenderemos a grandeza de Sri Radha. Sita-devi e todas as Laksmis são manifestações de Radha, e Ela assume essas formas para satisfazer os desejos de Krsna.

Ela é Krsna-mayi; Ela vê Krsna em toda parte – dentro e fora Dela mesma. Onde quer que a mente e os sentidos Dela vão, é somente por causa de e para Krsna. Quando Ela vê uma árvore tamal, Ela pensa: "Oh, lá está Krsna." Seu nome é Radhika porque Ela satisfaz todos os desejos de Krsna e porque Ele mesmo adora Srimati Radhika. Um exemplo de como Krsna adora Sri Radha é quando Ele A levou para um local solitário após deixar a dança da Rasa, até mesmo as vipaksa-gopis (do grupo rival) também confirmam isto. Radhika é Para-devata, bem como Krsna é: Ela é a mais adorável de todas e, mais do que isso, Ela é adorada pelo próprio Krsna. Dessa forma, Ela não é adorável por todos?

Certa vez Radhika perguntou a Vrnda-devi: "De onde você está vindo?" Vrnda-devi respondeu: "Estou vindo do Radha-kunda e vi Krsna lá." Radharani perguntou: "O que Ele estava fazendo?" Vrnda-devi respondeu que Ele estava dançando. Então Radha perguntou: "Oh, quem é o Seu professor de dança?” Vrnda-devi disse-Lhe: “Seu reflexo, Radhika, o qual Ele vê em cada árvore.”

Todo e qualquer prema que existe no mundo vem de Radhika. Ela é a mãe de todos porque Ela nos nutre por nos dar prema. Krsna é a Deidade principal de todas as jivas, e Radhika também o é. Isto é confirmado no Brahma Samhita:
ananda-cinmaya-rasa-pratibhavitabhis
tabhir ya eva nija-rupataya kalabhih
goloka eva nivasaty akhilatma-bhuto
govindam adi-purusam tam aham bhajami


["Adoro Govinda, o Senhor primordial, que reside em Sua própria morada, Goloka, juntamente com Radha que Se assemelha a própria figura espiritual de Krsna e que personifica a potência de êxtase (hladini). Suas acompanhantes são as confidentes Dela, que personificam expansões da forma do corpo Dela e que estão dotadas e permeadas por rasa espiritual sempre jubilosa."]

Sri Radhika é Sarva-Laksmi-mayi, o que significa que todas as várias gopis emanam Dela e, portanto, Ela é a Deidade predominante de todas as sakhis. Para todas as amantes que existem, Ela é a Deidade controladora.

Ela é Kanti, o que significa que durante a Rasa-lila, somente Ela podia realizar todos os desejos de Sri Krsna. Existiam centenas de milhares de gopis dançando, mas quando Radhika saiu, a dança da Rasa parou. Krsna aparece como Mahaprabhu com o objetivo de saborear todos os sentimentos amorosos de Radhika, Ele não pode fazer isto na Vraja-lila.

Quais são os pensamentos de Krsna quando Ele está em Mathura e Dvaraka e está sentindo separação de Radhika? Ele ora a Ela: "Ó mais adorável Radha! Minha mente sempre permanece com Você. Estou sempre ansioso pela poeira dos Seus pés de lótus. De algum jeito, em alguma forma, Eu permaneço em Vrndavana. Ó Srimati Radhika, estou perambulando por estas florestas, tocando Minha flauta, apenas procurando por Você. Ó Radhika, Eu vou ao Yamuna, não para Me banhar, mas somente para Me encontrar com Você. Se não fosse assim, não haveria necessidade de Eu ir lá. Sento-Me às margens do Yamuna somente para Lhe encontrar e servir.

" Eu parei de pastorear as vacas e todas as outras atividades. Ao ver Sua beleza, tornei-Me ávido; Meus olhos Se moviam aqui e ali e Minha mente ficou irrequieta. Eu costumava aguardar embaixo de uma ávore kadamba pensando: 'Quando ela passará por este caminho?' Estou meditando em Suas qualidades e em Sua beleza que é como a auspiciosa constelação svati-naksatra. O pássaro cakora não beberá água que não seja aquela vinda das nuvens no momento da constelação de svati. Similarmente, sou como um pássaro cakora, e Sua beleza é como a chuva que cai durante tal constelação. Estou ansiosamente esperando por Você, para ter o Seu darsana. Sua beleza e  qualidades roubam Meu coração. Não quero que tais qualidades roubem Meu coração, mas esqueço-Me de tudo quando estou longe de Você”

Ao ouvir isto Radhika respondeu: "Ó Prananatha, senhor de toda a Minha vida, sou Sua serva eterna e Você Minha vida e alma, o único amor da Minha vida.
Rendo-Me aos Seus pés de lótus. Você pode Me amar ou negligenciar, em Sua vida ou com Sua mente. Você pode Me abandonar e, assim, fazer com que Eu sofra. O que quer que Você deseje, Sua felicidade é a Minha felicidade e a Sua vida é a Minha vida. Não quero nada que não seja a Sua felicidade em Minha vida. Como Você realiza as Minhas alegrias e sofrimentos, do mesmo modo Eu posso realizar as Suas. Você sente alegria ao me ver, mas ao vê-lO, Eu fico milhões e milhões de vezes mais alegre.  Não há comparação para a Minha felicidade nestes mundos. Fico feliz somente por ver a Sua felicidade. Estou sempre feliz porque não levo em consideração a felicidade de outros, somente desejo a Sua felicidade. Quero a Sua felicidade de manhã até de noite, e da noite até de manhã.

"Ao Me ver, Você fica feliz e, portanto, Eu Me enfeito de muitas formas com srngara (ornamentos) e alankara (decorações). Faço isto somente para Você; faço isto porque ao Me ver com todos esses ornamentos e decorações Você sente grande felicidade. Dedico-Me aos Seus pés de lótus apenas para aumentar a Sua satisfação e satisfazer os Seus desejos. Fico muito feliz quando Você fala para Mim: 'Você é Minha amada, Minha mestra, Minha vida e alma.' Ninguém pode compreender a felicidade que sinto; não há comparação neste mundo.

"Quando Você diz para Mim: 'Ó Swaminiji, Ó Pranesvari Radhike, Ó Minha kanta,' Meu coração transborda porque Você saboreia felicidade quando fala as palavras Radha-Pranesvari, etc. Eu fico tímida ao ouvir isto, e ainda assim fico muito feliz. Externamente fico tímida, mas internamente estou extremamente feliz."

Então Krsna disse para Radhika: "Você é a morada de amor incomparável. Ó Vrsabhanu-nandini (filha de Vrsabhanu Maharaja), Você é a morada de todas as rasas, e o que Eu sou? Estou sempre indo de uma floresta a outra pastoreando as vacas. Sou tolo e sem religião. Não tenho nenhuma inteligência para outra coisa além de cuidar das vacas. Não conheço as regras e restrições do amor, e somente Você pode Me ensinar tais princípios. Estou sempre correndo atrás de vacas e brincando de esconde-esconde bem como outros jogos como um menino de vilarejo, enquanto que Você é um rio de prema. Sou apenas como uma areia terrivelmente quente no verão e Você, por outro lado, é o rio do amor.
Como pode ser feita qualquer comparação entre Nós dois? Quando Você me concede o darsana do Seu amor, fico imediatamente feliz – não há nada que se compare a Minha felicidade. Quando Você Me concede Sua misericórdia e olha na Minha direção, fico endividado com Você." Krsna também disse para as gopis durante a rasa-lila: "Não tenho qualificação. Sou apenas um mendicante do Seu amor."na paraye 'ham niravadya-samyujam
sva-sadhu-krtyam vibudhayusapi vah
ya mabhajan durjara-geha-srnkhalah
samvrscya tad vah pratiyatu sadhuna


["Não sou capaz de retribuir minha dívida pelo Seu serviço imaculado nem mesmo no tempo de vida de Brahma. Sua conexão comigo está além de qualquer reciprocidade. Você Me possui por cortar todos os laços familiares que são muito difíceis de serem quebrados. Portanto, por favor, permita que seus próprios bons atos sejam sua compensação." (Srimad-Bhagavatam 10.32.22)]

Agora Ele confirmou isto ao dizer a Radha: "Estou tão endividado com Você. Como posso Me livrar desta dívida? Por favor, seja misericordiosa; Você é a morada da misericórdia. Somente Você pode Me dar amor e satisfazer Meus desejos."

Ouvindo isto, Srimati Radhika fica tímida e responde: "Ó Syamasundara, Ó Você cujos olhos são como pétalas de lótus, Ó Você que é o filho do rei de Vraja.
Você roubou Meu coração. Para encontrá-lO, abandonarei todas as regras e restrições da sociedade. Deixarei a casa de Meus sogros e esquecerei qualquer consideração acerca de timidez, ser respeitada pelos outros, religião e irreligião. Quero ir até Você e manter Você como Meu. Quero segurá-lO ainda que por um momento, mas sou apenas uma garota do vilarejo. Não tenho qualidade nenhuma e não sou bela. Por outro lado, Você é extremamente qualificado e belo sendo o ornamento da Sua dinastia. Não há rasa em Mim. Eu nem sequer tenho uma idéia do que rasa é, enquanto que Você é a morada da rasa. Você é um oceano de misericórdia, então Me conceda Sua misericórdia. Este é o Meu desejo."Sem a misericórdia de Srila Rupa Gosvamipada e Srila Raghunatha dasa Gosvami, ninguém seria capaz de escrever sobre estes tópicos. A concepção de que Radhika é o centro de tudo existe somente para aqueles na nossa Gaudiya Sampradaya. Nos temos esta especificidade de que "Krsna está sentindo saudade de Radhika." Nenhum outro acarya pode escrever sobre todas estas verdades apresentadas aqui.

Srila Gaura-Kisora dasa Babaji Maharaja está glorificando e orando a Srila Raghunatha dasa Gosvami neste kirtana chamado "Uddesye Racita Gita Boliya Pracalita." Ele diz que Raghunatha dasa Gosvami estava sempre perambulando, algumas vezes em Nidhuvana e outras vezes no Vamsivata, chamando: "Radhe! Radhe!"

Gaura premanande
 

[Tradução da palestra do dia 14 de setembro de 2002 dada por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja em Mathura, India. Para ler o original em Inglês, acesse: http://www.purebhakti.com/lectures/lecture20020914.shtml]





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .