haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Humildade Genuína

seva by
Govardhan Das

                                                        por B.R.Sridhar Goswami Maharaj


A humildade deve ser ajustada ou modificada na aplicação prática. certa vez, quando um templo Hare Krsna foi atacado, os devotos usaram uma arma para defender o templo. Mais tarde, houve reclamações das pessoas da região. Eles diziam: “Oh, eles são humildes ? Eles são tolerantes ? Por que nào seguiram o conselho de Sri Chaitanya Mahaprabhu para serem mais humildes do que uma folha de grama e mais tolerantes do que uma árvore ? Eles não podem ser devotos!” Chegavam muitas reclamações até mim, mas os defendi dizendo: “Não, eles agiram corretamente. A instrução para ser mais humilde que a folha de grama quer dizer que deve-se ser humilde com um devoto, não com um louco.”

As pessoa comuns são ignorantes; são loucas. Não sabem o que é bom ou mal, portanto, suas considerações não têm valor. Quem é qualificado para julgar se um devoto está respeitando a todos sem esperar respeito para si próprio ? Quem vai julgar se ele á realmente humilde e tolerante ? Loucos ? Pessoas ignorantes ? Será que eles têm algum bom senso para julgar quem é humilde, quem é tolerante, e quem é respeitoso com os outros ? Deve haver um padrão para julgar a humildade. Interessa-nos o critério de pensadores elevados, e não a consideração das massas ignorantes.

Padrão de Humildade

Claro que qualquer um pode enganar o povo com humildade superficial. Só que “show” de humildade não é humildade verdadeira, que tem de provir do coração, e ter um propósito real. Tudo — humildade, tolerância e modéstia — deve ser considerado através do julgamento de uma pessoa padrão, normal, e não pelos ignorantes que são como elefantes, tigres, e chacais. Deveriam poder julgar o que é humildade, audácia e impertinência ? Claro que não. Deveria um devoto pensar: “A Deidade no templo está para ser perturbada, mas devo ficar quieto e não fazer nada. Devo ser humilde e tolerante. Está entrando um cachorro no templo; preciso respeita-lo ?” Não. Isso não é verdadeira humildade.


Precisamos de uma concepção normal da realidade. Não podemos permitir a continuação dessas anomalias em nome de respeito aos outros. Não devemos pensar que podemos permitir que alguém prejudique os devotos ou perturbe o templo, e, desse modo, seremos humildes e tolerantes e estaremos respeitando os outros. Não nos interessa apenas o significado físico das escrituras, mas o significado real.


Ser humilde significa que sou escravo do escravo de um Vaishnava. Devemos prosseguir com essa consciência. Se alguém vem perturbar meu mestre, devo me sacrificar primeiro, pensando: “Meu sacrifício não terá nenhuma perda, pois sou da menor importância; devo me sacrificar para manter a dignidade do meu guru, dos devotos e do Meu Senhor e de Seus associados.”

Devemos sempre compreender o que é que deve ser honrado. Nós respeitamos a Verdade Suprema, o Senhor dos Senhores; nossas atitudes devem acontecer em harmonia com isso. Se mantivermos constantemente o conceito supremo de relatividade dentro de nós, veremos que somos os mais baixos. Devemos nos sacrificar, se nossos guardiões estiverem em perigo. Tudo isso deve ser levado em consideração quando se tenta entender o significado de humildade, não é imitação física — mas humildade genuína; é uma questão de realização prática. Fama e honra devem ser destinadas ao Senhor e Seus devotos, a mais ninguém.

Divina Graça Sri Srimad Bhakti Rakshak Sridhar-dev Goswami Maharaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .