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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Não Faz Muito Tempo

Purushatraya Swami




Eu ainda peguei a época em que Narayana Maharaj era amigo da Iskcon. E isso não faz muito tempo. Todos os anos, no dia do aparecimento de Sri Balarama NM comparecia ao Krishna-Balarama Mandir de Vrindávana e dava palestras sempre inspiradoras. O recinto do templo ficava pequeno de tantos devotos ávidos por néctar. Em outra comemoração, como o dia do desaparecimento de Srila Prabhupada, a cerimônia é sempre feita no pátio do templo. Acharyas das diversas missões gaudiya-vaishnavas de Vrindavana, como Srila Bhaktivaibhava Puri Maharaj, da Sri Krishna-Caitanya Mission, entre outros, vêm todos os anos para glorificar o serviço prestado por Prabhupada ao Vaishnavismo e exaltar suas qualidades de devoto puro. A presença de NM nessa auspiciosa comemoração sempre era esperada com expectativa. Ele, que tivera uma associação tão próxima e amorosa com Srila Prabhupada, podia muito bem expressar a dimensão espiritual de seu tio espiritual. Em outra data, no Visvarupa Mahotsava, dia em que Srila Prabhupada tomou sannyasi, a cerimônia era celebrada na Sri Keshavaji Gaudiya Math, em Mathura, templo de NM. Os devotos da Iskcon sempre compareciam em peso. O sannyasa de Srila Prabhupada era devidamente glorificado como sendo a grande benção para a salvação dessa humanidade contemporânea tão caída. A vida e missão de Srila Prabhupada eram devidamente apreciadas e todos ficavam muito inspirados. Após a cerimônia, sempre com a presença de vários sannyasis, num espírito de saudável irmandade espiritual, suntuosa prasadam era oferecida para todos. Durante o mês de Karttika, lembro-me das vezes que participei do Vraja Mandala Parikrama, a peregrinação de um mês pelos lugares sagrados onde o Senhor Krishna executou seus passatempos eternos nesse mundo. NM sempre visitava nosso grupo e deliciava-nos com o mais puro néctar de Krishna-katha. Era agradável de ver a relação entre Lokanatha Swami, líder do grupo da Iskcon, com o sannyasi sênior NM. A passagem do parikrama por Mathura não se completava sem o darshana de Sri Mahaprabhu e Sri Sri Radha-Vinodabihari no templo de NM. Da mesma forma, quando o Navadvipa Parikrama, que por sete dias visita os lugares de peregrinação da Gauranga-lila, passava pela cidade de Navadvipa, a visita a Sri Devananda Gaudiya Math era obrigatória. Lá, tínhamos o darshana do samadhi-mandir de Sri Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaj, guru-maharaj de NM, e, também, Sri Gaurasundara e Sri Sri Radha-vinodabihari, assim como um dos dashavataras, Sri Varahadeva, que executou passatempos nessa área de Koladvipa. Às vésperas do Janmasthami, aparecimento de Krishna nesse mundo, a tradição era a parada pelas ruas de Mathura, promovida pela Sri Keshavaji Gaudiya Math, com banda de música, carros alegóricos e harinama. Todos os devotos do Krishna-Balarama Mandir eram convocados a participar. No final, grande festa de prasada. Em outra ocasião, estava eu em Vrindavana, quando a Sri Rupa-Sanatana Gaudiya Math, ashram e templo de NM, foi inaugurado.



No dia auspicioso do desaparecimento do líder da sampradaya de Sri Caitanya, Sri Rupa Gosvami Tirobhava, depois de prestar minhas homenagens em seu samadhi-mandir no Radha-Damodara Mandir, fui até a matha de NM. Lá, NM estava conduzindo a cerimônia. Ao ver-me, convidou-me a estar ao seu lado e pediu-me que dirigisse umas palavras ao publico presente. Lembro-me que citei o verso "anyabhilasita-sunyam...", do Bhakti-rasamrta-sindhu de Rupa Gosvami, que define o mais elevado estágio de devoção a Krishna, uttama-bhakti. Senti-me bastante honrado com essa deferência. Em outra ocasião, no final do mês de Karttika, NM convidou todos os devotos daIskcon para um super-festival de prasada em sua math de Vrindavana. Centenas de devotos foram suntuosamente alimentados. Nesse dia fiquei conversando demoradamente com ele em seu quarto. Ele sentado na cama, e eu no tapete,ao pé da cama. Ele estava interessado em saber como era a pregação no Brasil e outras coisas. Semanas depois, andando sozinho pelas ruas de Vrindavana,bem cedo pela manhã, deparei-me com ele, também sozinho. Ofereci-lhe reverencias, e ele, reconhecendo-me, disse: "Como é mesmo seu nome?..." E assim, depois breve troca de palavras, num humor de amizade e respeito espiritual, cada um seguiu seu caminho. Não faz muito tempo em que essas coisas aconteceram. Sei, também, de vários casos de devotos da Iskcon que aproximaram-se de NM por diksha, poistinham perdido seus gurus e buscavam reiniciação. NM aconselhou-os, então, a erem iniciados por um guru da Iskcon. Em outra feita, um sannyasi da Iskcon, amigo meu, apontado para iniciar no movimento, aproximou-se de NM paraouvir sua opinião e conselhos. Ele me disse que NM deu-lhe uma tremenda força. Insistia que ele devia ir em frente com confiança a fim de darcontinuidade ao parampara de Prabhupada. Lembro-me bem da descrição dada por esse sannyasi. Ele disse-me que NM tinha lhe dito que, mesmo que o mestre espiritual não seja um uttama-adhikarisempreavançando na direção de Krishna garante-lhe sua capacidade de dar abrigo paraaqueles que também estão indo nessa direção, principalmente, no caso da Iskcon,que os discípulos diretos de Prabhupada ficaram órfãos, com a tremenda responsabilidade de seguir com a missão de seu guru-maharaj. O caso é que a situação, hoje em dia, mudou radicalmente.Infortunadamente, existe, no momento, uma rusga entre a missão de Prabhupada e o grupo deNM. Essa situação vem minando as relações entre os Vaishnavas e enfraquece o movimento de sankirtana do Senhor Caitanya que tem como missão difundir a consciência de Krishna pelo mundo. Constatamos que as duas entidades ainda não estão maduras suficientes para superar as diferenças e viver em harmonia. Esse mal-entendido agravou-se quando um grupo de devotos, bastante proeminentes na Iskcon, que por anos tiveram associação muito íntima com M, romperam com ele. Se esse afastamento tivesse sidofeito de forma menos dramática, certamente a situação atual seria diferente. Mas acontece quefoi tudo muito emocional e os ânimos se exaltaram. NM foi certamente ofendido com essa ruptura, mas não se pensava que sua reação fosse tão contundente. Agora, resta-nos orar a Krishna para nos dar inteligência e bom-senso para lidar com esse impasse. Um ponto crítico, que causou agitação aos devotos da Iskcon, foram certas colocações feitas por NM, em que a posição de Srila Prabhupada era questionada e, de certa maneira, um tanto minimizada. As diferenças entre a linha em que Srila Prabhupada conduziu sua missão e o estilo de NM, umamais voltada à pregação e a outra mais na linha intimista de raganuga-bhakti, ficaram de tal forma acentuadas que, no momento atual, parecem ser incompatíveis. Todos saem perdendo nessa situação. Ao invés de unirem-seas forças e complementarem-se, um clima de discórdia, muito querida por Kali, instalou-se no seio das duas entidades irmãs. O grupo de NM vive, no momento, seus dias de glória, pois muitos devotosda Iskcon deixara a instituição e filiaram-se ao novo grupo. A Iskcon, porsua vez, depois de mais de vinte anos da passagem do fundador-acharya, experimentou sua maior crise. Isso deveu-se, principalmente, ao fato deque alguns líderes do movimento caíram de sua posição espiritual, abalando com isso a vida espiritual de muitos devotos. Esse fato é explorado pelo grupo de NM, que generaliza a situação, e afirmam que todos os devotos da Iskcon devem ser reiniciados por NM, pois os gurus da Iskcon não sãoqualificados. Esse discurso fez com que muitos devotos abandonassem seus gurus, mesmo tendo esses um padrão espiritual impecável, e tomassem abrigo em NM, que tem, naturalmente, a seu favor o peso da idade, carisma, nacionalidade indiana, muitos anos de vivência na vida espiritual e outros atributos espirituais. A situação psicológica de um dissidente sempre apresenta um perfil bem característico. O dissidente, a fim de justificar sua mudança, a si e aos outros, normalmente descarrega uma bateria de críticas à instituição que rejeitou. Essas críticas, na maioria das vezes, são emocionalmente carregadas e destinam-se a ferir seus ex-companheiros. Qualquer problemaque tenha a instituição que ele deixou é motivo para um tipo de prazer pervertido. Na verdade, ele está sempre torcendo por mais e maisproblemas, pois isso lhe dará o conforto mental que ele necessita para justificar sua infidelidade. Isso fica bem evidente quando vemos a intensa curiosidade e ânsia por fofocas e boatos sobre a Iskcon que os dissidentes sempre demonstram. No meu entender, esse interesse por fofocas é, exatamente, a reação que a pessoa recebe por infidelidade e ofensas. Não se vê bondade, espírito de cooperação, reconhecimento, solidariedade e empatia quedeveriam ser cultivados entre instituições vaishnavas irmãs. Os mais elevados sentimentos espirituais da consciência de Krishna ficam assim poluídos com os mais baixos estados de consciência. Uma coisa que já foi bastante questionada por muitas pessoas sensatas é a obstinação de NM e seus seguidores em arrebanhar devotos da Iskcon. Muitos de seus programas são feitos propositalmente em centros da Iskcon ou nas proximidades. Isso tem causado muita tensão e naturalmente cria um climade desavenças. Ninguém resiste muito tempo a provocações. Quando um mal-estar é assim criado, isso é, então, apontado como intransigência por parte da Iskcon. Esse impasse tem comprometido até a noção de civilidade que deveser natural num vaishnava. Dentro de poucos dias, NM e seu grupo estará promovendo programas na área do Rio, próximo a Vrajabhumi. São, geralmente, programas muito bem produzidos pois, à parte do carisma de NM, estarão também presentes alguns sannyasis com proficiência shastrica, uma famosa representante feminina, e um clima de Vaikuntha é produzido. Uma produção para impressionar, e, normalmente,tudo é muito bem feito. O problema maior é o "dia seguite", quando NM segue sua viagem, o resultado que fica é sempre o mesmo: um pequeno grupo de devotos deslumbrados, confusos e iludidos ofendendo seus irmãos da Iskcon, como seo sentimento anti-Iskcon fosse parte de sua religião. Esse é o fruto deminha observação, já por alguns anos. Tenho também observado que muitos devotos da Iskcon, mais inexperientes, ficam perplexos e desorientados por tudo isso, pois em meio a toda essa turbulência psicológica, existe, contudo, muito néctar de Krishna-katha. Quando NM expõe a consciência de Krishna como ela é, é, sem dúvida, puro néctar. Mas quando entram questões institucionais e sectárias na base de amigos/inimigos, meu grupo/outro grupo, meu guru/seu guru, proselitismo selvagem, fanatismo, etc., aí então, o veneno passa a se misturar com o néctar. Minha constatação é que a Iskcon já passou, também, por fase similar e isso foi causa de situações e problemas que até hoje ainda apresentam conseqüências negativas. Após trinta e oito anos de existência da Iskcon, estamos agora começando a amadurecer e aprendendo a conviverharmoniosamente com as diferenças. Mas ainda temos muito que nos aperfeiçoar. Desejamos também que nossos irmãos espirituais de outras missões aproveitem essas experiências. Os devotos da Iskcon, por sua vez, devem manter sua auto-estima elevada, mesmo diante de provocações, insinuações e campanhas que visam minar a fée confundir os devotos. Em todos os programas da Iskcon é certo encontrar devotos do grupo de NM fazendo o que eles consideram ser "pregação". Isso tem provocado muitas cenas desagradáveis e acirrado os ânimos. A maioriade devotos da Iskcon possuem experiência da consciência de Krishna somente restringida ao movimento no Brasil e não tem muita familiaridade com a tradição gaudiya-vaishnava na India. Ficam, portanto, vulneráveis a toda dialética destinada a introduzir dúvidas na mente e perder sua fé namissão de Srila Prabhupada. Nesse ponto, quero deixar bem claro que não é minha intenção atiçar abrasa da discórdia ao apontar certas discrepâncias no relacionamento das duas missões. Posso até ser taxado de "ofensor", ou amaldiçoado à condenação eterna, devido ao zelo apaixonado de certos devotos. Mas, quanto a isso, fico tranqüilo e onfiante pois vejo que meu coração não se deixa afetar pela emoção barata do fanatismo e meu intuito é ver o movimento do Senhor Caitanya vencedor. Para mim, tudo isso não passa de tatastha-lakshana, fatores externos. A consciência de Krishna , em sua essência, tem um tesouro incalculável para oferecer ao mundo. Meu respeito e apreciação por NM mantém-se intactos, e tenho, inclusive, vários amigos em seu grupo, e não vejo nenhum benefício em tê-los como inimigos. Srila Prabhupada nos deixou o melhor em serviço devocional: Templos, deidades, publicação, distribuição, harinama, Alimentos para Vida, Ratha-yatras e festivais, comunidades rurais, gurukulas, restaurantes, institutos de ciência e filosofia, etc. Srila Prabhupada nos deixou a tradução e comentários do Srimad-Bhagavatam, Sri Caitanya-caritamrta, Bhagavad-gita, Néctar da Devoção, Sri Ishopanishad, Upadeshamrta, etc.Toda informação básica da consciência de Krishna está nesses livros. É só a questão de lê-los e rele-los. Lembrem-se que, pelo fato da instituição Iskcon estar vivendo alguns problemas, nós temos que aprender com nossos erros do passado e tratar de retificar as falhas, amadurecer e crescer de forma saudável. Esse é o processo natural da vida. Aprender com as experiências e sempre melhorar. Temos que mudar a qualidade de nosso serviço: passar de quantitativo para qualitativo. Temos que ter completafé de que Srila Prabhupada nos deu tudo para que qualquer pessoa possa desenvolver amor puro por Sri Sri Radha-Krishna. Isso era reconhecido por NM. E, não faz muito tempo...

fonte
http://www.guardioes.com/nao_faz_muito_tempo.htm

 OBS DO BLOG = >   este artigo foi escrito do ano de 2003 -  uma semana antes da  chegada de Sua Santidade  Srila  Bhaktivedanta Narayana  Gosvami Maharaja  ao Brasil ,

Em 2010   quando sua  Santidade   Srila Narayana BV Gosvami  voltou ao Brasil  para  comemorar seus  91 ano com mais de 1000 discípulos que o aguardavam,Purushatraya Swami  mais uma vez enviou outro  artigo   tentando desviar os devotos do Brasil  e seus possíveis discípulos de não se associar com o santo .

  Este ultimo artigo  de 2010  sofreu  duas refutações,sem resposta por parte de Purushatraya Swami.

Neste artigo ele cita uma personalidade  como => uma famosa representante feminina , esta personalidade e Srimati Syamarani didi  , 1 discípula direta  de Srila Prabhupada deu a vida , esta dando a vida  para  Sri Radha akrsna e os vaishnavas .


 Alguns discípulo de Purushatraya Swami alega que ele foi obrigado pelo GBC da ISKCON  a enviar tais  artigos ,  sabemos que  esta desculpa dele ser obrigado a escrever ofensas contra um SANTO faz parte dos argumentos de seus discípulos  envergonhado da postura do próprio guru  esta desculpa serve para tentar dizer que ele é boa pessoa  que ele é do BEM  ,  mas  ele mesmo Purushatraya Swami  nunca veio a publico DIZER  ME DESCULPE  , ME PERDOE , nunca se prontificou a amenizar a nossa dor ou nunca tentou ajudar de fato os devotos do Brasil a se entender , a se juntar em prol de Sri Radha Krsna  Srila Prabhupada  e da Consciência de Krsna ,

 A Iskcon do Brasil se junta a manifestações com membros da umbanda crentes e católicos  para  o fim do preconceito  religioso , mas  entre os HARE KRISHNA  é a única escola devocional  vaishnava que descrimina ate os não devotos  pois seus projetos são sempre destinados a MEMBROS DA ISKCON  impossibilitando qualquer pessoa  de tentar participar , esta frase  MEMBROS DA ISKCON  TEM CAUSADO TRAUMA NAS MENTES DOS DEVOTOS DO BRASIL , UMA VEZ QUE ELA  É CITADA NÃO PARA  AFASTAR OS NÃO  DEVOTOS , MAS SIM PARA  JA DEIXAR CLARO A POSIÇÃO DELES PERANTE OUTROS DEVOTOS DE OUTRAS ESCOLAS VAISHNAVAS .

A instituição Iskcon  na qual Purushatraya Swami  se considera GURU  se tornou uma seita sectária ,  indo em  desencontro com as instruções de Srila Prabhupada , porque o movimento HARE KRISHNA NUNCA FOI E NÃO É SECTÁRIO  .

O  sectarismo é condenado pelos antigos acaryas santos vaishnavas .

Purushatraya Swami  nunca pediu desculpas pelas ofensas a um Santo Yuga Acarya  , nosso mestre espiritual  devoto  autorizado pelos sastras  ser guru  de verdade , Srila BV Narayana  Gosvami Maharaja  faz parte da sagrada sucessão discipular  é um devoto puro .

Os devotos do Brasil com certeza gostariam  que tivesse paz e amor entre eles e não esta discriminação e separação , preconceitos , tudo fruto das instruções das autoridades  da Iskcon do Brasil.


. Jaya Srila Gurudeva ! Hare Krsna !

Hare Krsna !Dandavats !
.

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