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sexta-feira, 15 de junho de 2012
As Dez ofensas contra o Santo Nome A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
As Dez Ofensas Contra o Santo Nome
Padma Purana
Brahma Khanda 25.15–18
(1)
satam ninda namnah paramam aparadham vitanute
yatah khyatim yatam katham u sahate tad-vigarham
“Blasfemar os devotos que têm dedicado suas vidas ao canto dos santos nomes do Senhor. O
santo Nome, que é idêntico a Krishna, jamais tolera tal atividade de blasfêmia”.
(2)
sivasya sri-visnor ya iha guna-namadi-sakalam
dhiya bhinnam pasyet sa khalu hari-namahita-karah
“Considerar os nomes do Senhor Siva ou do Senhor Brahma como sendo o mesmo e igual em
nível com o santo nome do Senhor Vishna”.
(3)
guror avajna
“Desobedecer as ordens do Mestre Espiritual ou considerá-lO como uma pessoa comum”.
(4)
sruti-sastra-nindanam
“Blasfemar a literatura védica ou literatura de acordo com variantes védicas”.
(5)
artha-vadah
“Dar alguma interpretação sobre os Santos Nomes do Senhor”.
(6)
hari-namni kalpanam
“Considerar as glórias do Santo Nome do Senhor como ima
(7)
namno balad yasya hi papa-buddhir
na vidyate tasya yamair hi suddhih
“Pensar que o Maha Mantra Hare Krishna pode agir contra todas as reações pecaminosas e que,
portanto, alguém possa seguir com suas atividades pecaminosas ao mesmo tempo em que canta
o Mantra Hare Krishna, para, então; neutralizá-las. Isso é grande ofensa aos pés de lótus de
Hari-nama”.
(8)
dharma-vrata-tyaga-hutadi-sarva-
subha-kriya-samyam api pramadahginação”
“Considerar o canto do Maha Mantra Hare Krishna como sendo um dos mantras ritualísticos
auspiciosos mencionados nos Vedas, como atividade fruitiva”.
(9)
asraddadhane vimukhe ’py asrnvati
yas copadesah siva-namaparadhah
“É uma ofensa pregar as glórias do Santo Nome do Senhor sem fé”.
(10)
srute ’pi nama-mahatmye
yah priti-rahito narah
aham-mamadi-paramo
namni so ’py aparadha-krt
“Se alguém escutar as glórias transcendentais dos Santos Nomes do Senhor, mas, todavia,
continua com um conceito materialista de vida, pensando ‘Eu sou este corpo, e tudo que
pertence a este corpo é meu [aham mameti]’, e não demonstra respeito e amor por cantar o
Maha Mantra Hare Krishna, então isso é ofensivo”.
api pramadah
Também é ofensivo estar desatento enquanto se canta (o Santo Nome do Senhor).
1. Blasfemar os devotos (sadhu-ninda)
Sadhu é qualquer um que se rende a Krishna. Aquele quem mostra grosseira irreverência ou
desrespeito para aqueles devotos, que têm dedicado as suas vidas para Krishna, é comparado a
um elefante louco (hati mata), o qual vem e atropela a “trepadeira da devoção”.
Exemplos de “críticas” feitas a um devoto:
• “Ele possui um baixo “status” social”;
• “Seus modos não são muito polidos”;
• “Ele come muita prasadam”;
• “Ele tinha muitos maus hábitos anteriores”;
• “Ele foi fraco e abandonou temporariamente o serviço devocional”.
Um devoto deverá ser como uma abelha, que sempre está a procura do néctar, e não como uma
mosca, que sempre busca por estrume ou feridas abertas. Uma pessoa associa-se com as
qualidades nas quais se foca, e, assim, ela deve cultivar boas qualidades.
Como deter-se um destes atos ofensivos: humildemente, aproxime-se do devoto e ofereça
reverências, pedindo seu perdão.
2. Nomes dos semideuses
• Isso se aplica principalmente à Índia, onde muitas pessoas adoram semideuses.
• Os semideuses são subordinados e dependem de Krishna.
• Quaisquer que sejam os poderes que os semideuses possuem, e quaisquer que sejam
suas benesses, eles as podem oferecer porque o Senhor Krishna os empodera dando a
eles Sua permissão.
• Um devoto deverá saber que o nome de Krishna não é, absolutamente, diferente de
Krishna em Si mesmo, enquanto que os nomes dos semideuses são diferentes deles.
Como deter-se um destes atos ofensivos:
estudem-se as citações das Escrituras, considerando a natureza do Santo Nome e Krishna; peguem refúgio no Santo Nome e implorem por perdão.
3. Ordens do Mestre Espiritual (guror avajna)
• As instruções devem ser seguidas explicitamente..
• Em certas circunstâncias o mestre Espiritual, talvez, dê um aviso ou sugestão, mas deixa
o discípulo escolher o que deve fazer.
• Nesta ofensa está incluída uma concepção material do guru, ou inveja d’Ele.
Como deter-se um destes atos ofensivos:
humildemente aproxime-se do guru, ofereça reverências, e peça perdão.
4. Blasfemar a literatura védica (sruti-sastra-nindanam)
• Descrer nas citações védicas.
• Um devote deverá aceitar que sua “descrença” se deve a sua própria percepção limitada.
Mesmo se ele não entende, deverá ter fé nos Vedas..
Como deter-se um destes atos ofensivos:
oferecer flores para o Srimad-Bhagavatam e o Bhagavad-gita.
5. Considerar as glórias do Santo Nome como imaginárias (artha-vadah)
• Considerar as citações como exageros, para apenas motivar as pessoas.
• Pensar que os devotos dão alguma importância artificial para o Santo Nome.
Como deter-se um destes atos ofensivos:
estudar a filosofia; tomar abrigo no Santo Nome, e pedir perdão.
6. Dar alguma interpretação mundana (hari-namni kalpanam)
• Pensar que cantar cria algum tipo de “reação química” no cérebro, e que simplesmente
produz algum tipo de efeito de euforia.
• Pensar que Hari significa o Brahman impessoal; que Krishna se refere “a mente”, e que
Rama significa “satisfação”, etc.
• Definir o Santo Nome do Senhor em termos de considerações pessoais de alguém,.
Como deter-se um destes atos ofensivos:
mostrar isso para os devotos e pedir perdão.
7. Cometer atos pecaminosos (namno balad yasya hi papa-buddhir)
• Cometer atos pecaminosos, com expectativa de neutralizar as reações através do canto
do Santo Nome do Senhor.
• Srila Prabhupada, amiúde, repetia que isso se trata de uma grande ofensa.
• Após tomar abrigo nos Santo Nome, a pessoa deverá estritamente abster-se de
atividades que cometam atos pecaminosos.
• Pecados “acidentais” não contam. 5
Como deter-se um destes atos ofensivos:
a única coisa que pode ajudar é o arrependimento
sincero.
8. Atividades ritualísticas auspiciosas (karma-kanda)
• Karma-kanda: realizar cerimônias religiosas; seguir votos austeros; praticar
“renunciação”, penitência e austeridades; sacrifícios de fogo, etc., tendo em vista ganhar
benefícios materiais dos semideuses;
• Equiparar o canto do Santo Nome com outra atividade spiritual, como meditação,
austeridades, penitência ou sacrifício;
• Uma pessoa não deverá tentar utilizar o Santo Nome para o serviço pessoal de alguém.
• Cantar o Santo Nome tendo em vista alcançar o amor de Deus.
Como deter-se um destes atos ofensivos:
aproximar-se dos devotos e obter sambandha-jnana
deles.
9. instruir a uma pessoa sem fé
• Glorificar a importância do Santo nome, ou dar informações sobre Krishna a pessoas
que não estão interessadas; quem não está pronto para ouvir, ou quem, talvez, como um
resultado em escutar sobre isso se torne mais antagônico.
• Pseudo-espiritualistas vendem o Santo Nome para pessoas desqualificadas.
• Quando você comete estas ofensas, você corre o risco de diminuir a sua própria fé.
O que há sobre o canto público e a pregação?
Você pode pegar pessoas para cantar; pelo canto, eles irão ser purificados e irão apreciar o
Santo Nome. Srila Prabhupada sempre encorajou todos a cantarem, mas Ele não fornecia todos
os detalhes imediatamente.
Como deter-se um destes atos ofensivos:
apenas não as cometa.
10. Fé parcial e apegos materiais
• Apegos materiais: estar apegado a concepção errada de possuir alguma coisa, ou aceitar
o corpo como sendo o “ser”, enquanto executa o processo de cultivo espiritual.
• Se deve ter uma atitude de servir, e deixar de lado os apegos.
• Talvez sejamos apegados, mas ser apegado tendenciosamente então se deverá
desapegar-se e livrar-se deles com tenacidade. Devemos marcar um “x”, no apego, e
livrar-se dele, assim como um lenhador marca a árvore que irá cortar no futuro.
• Ter completa fé no Santo Nome significa que você sente que o Santo Nome é tudo o
que você necessita (para ser feliz, etc.). Manter apego material significa que você ainda
precisa destas coisas.
Como deter-se um destes atos ofensivos:
tendo em vista desenvolver a fé, e abandonar os
apegos, associe-se com devotos avançados e cante com eles.
É também uma ofensa não ter plena fé no Santo Nome, e manter apegos materiais mesmo
depois ter o entendimento de muitas instruções sobre este aspecto.
• Isso é como convidar alguém vizinho para visitar-nos, e então ignorá-lo quando vem.
Você está chamando por Krishna, mas, entretanto, está distraído pela mente ou por estar
indo a outro lugar.
• Exemplos: enquanto cantar, ler o quadro de notícias; tendo uma conversa, tendo a
mente pensando em diferentes coisas, etc.
• Para ter pleno efeito, o Santo Nome deve entrar nos ouvidos e deixar uma impressão na
mente. A mente deve focar-se no som da vibração. Isso é uma associação com Krishna.
Nós queremos nos associar tanto mais plenamente possível.
Como deter-se um destes atos ofensivos:
ore ao Santo Nome, para que Ele possa sempre ser
cantado claramente e ouvido atentamente.
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Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .
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