“Krsna” significa “o todo atrativo”. E quem mais além de Deus, a Pessoa Suprema poderia ser o todo atrativo?
Sendo ilimitado, Deus possui ilimitadas energias e aspectos diferentes. Uma delas é a energia material, em suas diferentes manifestações, pela qual estamos atualmente cativados. Mesmo alguém que não acredite em Deus, é indiretamente atraído por ele através da energia material, por isso em última análise todos servem a Deus, seja diretamente, atraídos por Sua forma pessoal ou suas opulências transcendentais, ou indiretamente, cativados pela energia material.
No Bhagavad-Gita (10.39,41), Krsna diz:
yac capi sarva-bhutanam, bijam tad aham arjuna
na tad asti vina yat syan, maya bhutam caracaram
na tad asti vina yat syan, maya bhutam caracaram
yad yad vibhutimat sattvam, srimad urjitam eva va
tat tad evavagaccha tvam, mama tejo-’msa-sambhavam
tat tad evavagaccha tvam, mama tejo-’msa-sambhavam
“Além disso, ó Arjuna, Eu sou a semente geradora de todas as existências. Não existe ser, móvel ou imóvel, que pode existir sem Mim.
Saiba que todas as coisas belas, gloriosas e imponentes surgem a partir de um pequeno fragmento de Meu esplendor”
Em seu sentido original, a palavra ‘yoga’ significa “religar”. Atualmente estamos separados de Deus, separados da fonte primordial do prazer e por isso buscamos a felicidade na matéria, sem nunca encontrar a satisfação verdadeira. Todos os processos autênticos de yoga têm como objetivo restabelecer nossa relação eterna com Deus e nos libertarmos assim da natureza material.
" Saiba que Eu sou a semente original ,,,de todas as existencias ,,,, a inteligencia dos inteligentes,,,, e o poder de todos os homens poderosos..."
BG 7-10
Nenhum comentário:
Postar um comentário