haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ASTA-KALIYA LILA

ASTA-KALIYA LILA




Palestra de Bhaktisidhanta Sarasvati Thakura no Radha kunda durante o Vraja mandala parikrama em 1932. Impresso na revista Gaudiya em 1934)



"Tanto tempo se passou e nós não falamos sobre lila. Por que? Porque esse é o nosso bem mais confidencial. Esse é o nosso único sadhya. Nós não podemos cometer o erro de pensar que anartha nivrtti é o nosso prayojana (objetivo). Alguém que pense assim nunca chegará a artha pavritti. Por isso , eu vou começar a falar sobre asta-kaliya lila. eu sei que voces não estão preparados para ouvir sobre isso. Porém temos de saber que essa idéia transcendental existe na dimensão da devoção. Por isso o anartha nivriti é essencial. Após isso vem artha pravritti, ou seja, serviço conjugal puro a Radha e Krsna. Isso é realidade transcendental. Se nos mantemos afastados dessa realidade transcedental, então todos os nossos esforços desaguarão em nirvisesa-vad. Não passe seus dias só preocupado com anartha-nivrtti. Artha-pravrtti também é necessário. Anartha-nivrtti só é necessário até que se inicie o artha-pravrtti . Quando artha-pravrtti se apresenta, então anartha-nivrtti nao é mais importante - artha-pravrtti se torna proeminente. Aqueles que cantaram hari-nama por 15 ou 20 anos tem de saber sobre asta kalyia lila. Esse assunto nao é para principiantes pois irão mal interpretar. "



Srimad Bhagavata Purana (10.33.40):



vikriditam vraja vadhubhir idamm ca

Visnoh sraddhanvito'nursnuyed atha varnayad ya

bhaktim param bhagavatim pratilabhya kamam

hrd rogam asv apahinoty acirena dhirah



"Qualquer um que com fé ouve ou descreve os passatempos de Vishnu com as mocinhas de Vraja alcançará a forma mais elevada de devoção a Deus, e ficará livre da doença da luxúria no coração rapidamente, alcançando a paz."



Se o devoto executa o astakaliya lila de Krishna com profunda concentração , o svarupa siddhi vai aparecer. O devoto deve aprender este bhajana de seu misericordioso Gurudeva, ou seja, o método que se prescreve para se poder entrar no Nitya lila de Shri Radha Krishna . O sadhaka (devoto aspirante) entra no grupo de Shri Radhika imaginando seu corpo de Gopi. Mesmo que tal devoto seja homem, deve possuir em sentimento um corpo espiritual de gopi. O método é se lembrar dos sentimentos que brotam na mente de Goura Chandra a cada instante, então o sentimento de Madhura rasa ou ujwala rasa vai surgir em nossas mentes. Bhaktivinodha Thakura pag 286 do livro Sri Cheitanya sikshamrita



................



Dasadasanudas



Nityadas das

http://www.guardioes.com/asta.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .