haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cerimônia de premiação de Srila Gurudeva com o título de Yuga-Acharya.

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash2/hs158.ash2/41253_488578590280_703515280_7318464_6426071_n.jpg


no ingles;

http://www.purebhakti.com/teachers/bhakti-discourses-mainmenu-61/22-discourses-2003/378-yuga-acarya-award.html


Tradução ; Taruni Dasi .

Uchagaon, India, 31 de Outubro de 2003. Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

[Incluso a aula de Srila Narayana Maharaja está uma pequena reportage sobre o histórico festival que aconteceu em Vrndavana este ano, Kartika parikram.

Neste festival, Srila BV Narayana Maharaja foi premiado com o título "Acarya do millênio". Um pouco antes e depois do, em sua Sri Kesavaji Gaudiya Matha, Ele disse aos devotos que não se sente qualificado a tamanha honra. Actualmente Srila Rupa deveria ser honrado com este título. Então, somente em nome de nossos acaryas anteriores como Srila Rupa Gosvami, Srila Bhaktivinoda Thakura e nosso Srila Prabhupada que Ele está aceitando este honroso título.]

Em 31 de Outubro de 200, na Vila de Vraja em Uchagaon (Vila de Lalita-sakhi), Vrajacarya Pith e o Parlamento Religioso do Mundo em Delhi juntos premiaram Parama-pujyapada Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja com o título "Yuga Acarya".

O programa começou com músicas tradicionais e ancestrais cantadas por Nandagaon e os Varsana panditas. Depois que vários representantes de cada Villa fizeram o puspa abhiseka ("banho" com uma chuva de flores) de Srila Narayana Maharaja.

Todos os chefes representantes de diferentes comunidades jogaram flores no corpo divino de Srila BV Narayana Maharaja e o honrou colocando guirlandas nEle.

Svami Shamaji, o representante do Parlamento Religioso do Mundo, deu a Srila BV Narayana Maharaja uma roupa de cima, uma roupa especial de Yuga Acarya. Um certificado foi então apresentado a Srila BV Narayana Maharaja por Deepak Raja Bhatta, que é o chefe de Vrajacarya Pith.

Os seguintes individuos puseram guirlandas em Srila BV Narayana Maharaja:

Os presidentes de Varsana e Nandagaon O chefe da comunidade Vraja gopa , Sri Singh Cadri O chefe do templo de Lalita-devi, Sri Krsnananda Gosvami O chefe de Premapith Dijara – Sri Lalitji O chefe da comunidade brahmana de Uchagaon , Pandit Harivallabha Sharma O chefe da comunidade brahmana of Gazipur Village Sri Gangashamji Ochefe da vila de Chiksoli (Citra sakhi’s village) Médico Sênior de Varsana Sri AK Sharan Savita didi representando os discípulos de Srila Gurudeva.

Sri Krsnakumar Mahesvari

Padmanabha Maharaja então foi chamado pelo organizador para ir ao podium, para ler as palavras escritas na placa do prêmio. Embora a placa não estivesse escrita com a gramática em inglês mais perfeita, tinha poder e exatidão na escolha de suas palavras, que dava a entender à audiência que, excediam e transcendiam todas as linguas deste mundo.

"Vrajacarya Pith chefe do Parlamento Religioso do Mundo em Nova Delhi, India, Apresenta o Mestre do millênio. Alimentando com a compreensão espiritual e riqueza dos Vedas e Vedangas, Ayurveda, Jyotisa (astrologia) e outras ciências; o protetor do matrimônio tradicional, com conhecimemento eloquente nas doutrinas do Sanskrito na qual é a mãe de todas outras linguas; crente e firme em sua pregação e disseminação, um buscador apaixonado do bem estar social; dedicado ao caminho tradicional e seguidor de Caitanya Mahaprahu, Caitanya Matha e dos bhaskara gurus, sendo discípulo de Srila Bhaktiprajnana Kesava Goswami Maharaja,

Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja, entricheirado em servir através de bhakti; é um notável seguidor e adepto das tradições filosóficas Aryan-sanatana, propagador do amor de todos os credos, com humildade e abnegação para todas as religiões, um santo com espiritualidade pura e doadora de profundo amor para um e todos; seguidor e praticante do luminoso conhecimento de sanatana , defensor da grande tradição da fraternidade universal; dedicado a propagação e proteção da cultura e ambiente único de Vraja, e com imensurável desejo de reestabelecer o desenvolvimento de Vraja, Sua santidade divina é um iluminado e circundado de divina benevolência é um Acarya com autoridade, preenchido com erudição, um professor dos professores, um guardião e um portador da bandeira do movimento de Sri Krsna bhakti . Sua divina graça, Om visnupada astottara-sata Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.

[Srila Narayana Maharaja se direcionou ao líder de Vraja Pyadisha, Deepak Raja Bhatta, e todos os exaltados e renomados acadêmicos que vieram de Varsana, Nandagaon e outros locais de Vraja. Seu discurso foi dado em Hindi, simultâneamente traduzido por Sripad Akhilesa dasa Adhikari para aqueles devotos ocidentais que eram afortunados de terem headphones, e então mais tarde transcrito pelo editor deste artigo, Sripad Ramacandra dasa Adhikari:]

"Eu em nenhum caso sou merecedor de uma honra tão elevada, como esta que esta sendo dada a mim. Somente pela natureza de sua grandeza, bondade e caridade que vocês estão dando isto a mim. Eu me sinto envergonhado de aceitar essa designação, porque é de longe muito elevado para mim. Syamaji, O chefe do Parlamento Religioso do Mundo, e Deepakji, o chefe de Vraja Pyadisha, insistiram intensamente uma vez e outra , e Eu rejeitei uma vez e outra . Mas finalmente eles me forçaram aceitar. Neste honoroso título é usado a palavra acarya. Em ordem disso existem tantos grandes acaryas, tais como nossos Gosvamis, Sri Madhvacarya, Sri Vallabhacarya e assim por diante. Em comparação a todos Eles, Eu sou insignificante. Eu não compreendo a razão que vocês acreditam que possa preencher a designação de Yuga Acarya. Isso é Kali-yuga e tantos exaltados, e auto realizados acaryas vieram. Talvez seja possivel que nesta Kali Yuga Eu esteja presente, ou seja o mais recente, acarya de Kali.

"Mas um fato é verdadeiro; do fundo do meu coração Eu sou sempre totalmente rendido e dedicado aos Vrajavassis. Minha preocupação principal é que todos os locais importantes em Vraja-mandala estão se acabando e não estão sendo bem cuidados. Hoje em dia existe uma pequena preocupação na população, como nosso Sripad Ramesh babaji e outros. Eu ouvi que uma enorme quantidade de rupias foi designada para o reestabelecimento de Vraja-mandala, mas o dinheiro foi mandado em vão, para o bolso de alguns poucos indivíduos.

"Eu fiz o arranjo deste parikram, para que pudesse trazer os devotos ocidentais aqui, – para narrar a eles as glórias de Vraja-mandala e para que eles visitem todos esses gloriosos locais. Eu gostaria que eles entendessem a glória dos locais sagrados. Eu também gostaria que eles vissem como esses locais estão dilapidados para que eles possam começar a pensar sobre a sua renovação. Os estrangeiros devem ver ao que eles estão dando suas vidas, e através deles Eu irei fazer o que Eu posso para renovar os locais dos passatempos em Vraja.”

"Eu tentei, pelos meus próprios esforços, renovar o Brahma-kunda e Uddhava-kvari, no qual estão praticamente destridos, mas o governo não quis cooperar. Em Uddhava-kyari nós plantamos muitas árvores, então um membro do governo disse, “Por que você fez isso por conta própria? Você deveria fazer através do governo.”Se formos atrás do governo, o pessoal do governo não fará nada para ajudar. Eu quero reformar o Brahma-kunda e o Uddhava-kvari e eu já gastei 150,000 rupias para isso. O homem do governo me escreveu,” Não plante árvores lá. “Mas antes que a carta do governo chegasse a nós havíamos plantado tudo em dois dias. Eu conheci o magistrado, mas ele não tinha cérebro. Eu disse a ele e seus associados, "Em todo o universo Vraja é o lugar mais importante, e você quer parar de reabilitação é?"

"Eu não acredito que exista um Indiano de verdade no Parlamento de outra maneira ele já teria feito alguma coisa para reformar esses locais. Essa Vraja-mandala é a vida e alma de Bharata (India), e ao menos que aceitamos que isso é nossa cultura nossa vida será em vão. O governo é Indiano apenas no nome. Se os membros fossem indianos já teriam se preocupado.

"Srimati Radharani é Vrndavanesvari. Senhor Krsna pode ser Vrajesvara, mas Ele não pode ser Rasesvara porque nossa Srimati Radharani é Rasesvari. Sri Krsna dança enguanto Srimati Radhika estrala os dedos. O que dizer de Radharani, até Mãe Yasoda apavora Ele, mostrando a Ele a varinha.

"Sri Krsna cai aos pés das Gopis. Todos semi deuses adoram Ele como Deus, então a posição das Gopis é tão elevada quando a Suprema Personalidade de Deus, Krsna cai

aos Seus pés de Lótus. Ele disse as gopis:

na paraye 'ham niravadya-samyujam sva-sadhu-krtyam vibudhayusapi vah ya mabhajan durjara-geha-srnkhalah samvrscya tad vah pratiyatu sadhana

["Eu não sou capaz de pagar Minha conta por seu serviço imaculado, mesmo em uma vida de Brahma. Sua conexão comigo é irrepreensível. Você têm Me adorado , cortando todas as suas obrigações domésticas, nas quais são difíceis de cortar..Assim,por favor deixe que seus próprios atos sejam sua compensação." (Srimad-Bhagavatam 10.32.22)]

"Eu estou totalmente absrovido e influênciado pela cultura de Vraja-bhava. É o verdadeirao "jyotir gamaya" – a luz que devemos entrar. Nós devemos entender que o limite ultimo de bhagavat-prema é (love for God) é radha-dasya (serviço a Srimati Radhika).

"O que é bhagavat prema? Sem radha-dasya ninguém pode obter amor por Krsna. Quem é um Vrajavasi? Nem todos nascidos em Vraja é um Vrajavasi. A Vrajavasi é quem tem o humor como de Nanda Baba, ou Mãe Yasoda, ou Srimati Radharani. Aquele que tem bhava (emoção trancendental) como Nanda Baba – "Krsna é meu filho" ou isso "Srimati Radhika é minha sakhi" isso é Vrajavasi. Alguem que têm essa relação com Srimati Radharani vai pensar, "Nós não queremos nenhuma relação com Krsna. Nosso amor , nossa vida e alma, é Srimati Radhika. Se Sri Krsna céu não irei. Só irei fazer o que for necessário para que Eles se encontrem." As manjaris, aqueles Vrajavassis que pensam , Srimati Radharani é sua amiga entenda que Sri Krsna é totalmente controlado por Elas . Elas são palya-dasis de Srimati Radharani e é tão elevado que Elas podem até parar Krsna quando Ele está no caminho para vê-La. Essa cultura é cheia de prema.

"Essa cultura spiritual agora está degenerada em Vraja. Eu gostaria de ver que quando as pessoas vêem de fora para conhecer essa cultura, os residentes se aproximam deles de forma honrosa não para roubar os bolsos ocidentais e encher os seus. Hoje em dia os Indianos não lêem o Srimad-Bhagavatam, e certamente eles não lêem no Parlamento.

Eu não acredito que alguém em nosso Parlamento sabe essas verdades ou se quer tenha lido o Srima-Bhagavatam.

"Eu estou feliz que Syamadasaji, o chefe o Parlamento Religioso do Mundo tenha lido minha tradução e comentário do Srimad Bhagavad-gita e tenha gostado. Bhagavad-Gita é nosso verdadeiro tesouro. Eu não fiz nada demais. Eu simplesmente traduzi o comentário de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura e, tenho tomado Seus remanentes, Eu escrevi algo.

"Nossa Vraja consiste em Kadamba-kyari (Uddhava Kyari), Pavana-sarovara e muitos outros lugares dos passatempos transcendetais de Krsna's, e de acordo com minha capacidade Eu estou doando dinheiro para renová-los. Eu quero fazer os membros do governo compreender que por minha renovação de Vraja-mandala os seus status serão glorificados, mas eles não entendem. Eles dizem que deveriamos fazer isso de maneira apropriada, mas quando eu perguntei a eles qual é a maneira apropriada eles disseram, “Submeta uma formulário.” Nós demos a eles uma aplicação e nada foi feito por 4 meses o magistrado foi transferido e nenhuma ação foi tomada para a renovação.

Sem a ajuda deles nós começamos a renovarTer-Kadamba e Pavana-sarovara, e já começamos a limpar as águas do Radha-kunda e Manasi-ganga. Nós estamos tentando purificar as águas do Pavana-sarovara, Pili Pokhara e Yasoda-kunda. Três quartos já está purificado através dos aparatos que trouxemos , e iremos tentar purificar o restante, e também o Yamuna. Atráves da ajuda de cientistas ricos e outros eu irei ajudá-los.

"Yavat é o local de Srimati Radharani em lei, não Nandagaon. Nós não acreditamos que Nandagaon é o local de Srimati Radharani em lei, mas esse local é Yavat. Srimati Radharani não é casada com Sri Krsna. Radharani é querida de Sri Krsna, mas Yogamaya não permitiu seu casamento. Se Srimati Radhika fosse esposa de Krsna e Nanda Baba fosse Seu pai -em-lei, eles deveriam a ter levado em Sua casa, mas eles não fizeram. Ela nãom lá. Também, Satyabhama e Rukmini tiveram tantos filhos. Porque Srimati Radhika não teve nenhum filho?

"Srimati Radhika não ficou ou morou na casa de Nanda Baba como uma noiva porque Ela é amante de Krsna. Esse humor de amante é o humor (rasa) mais elevado. Aesposa é um tipo de serva . Se alguém se torna uma esposa ela é obrigada a server o marido, e o seu marido é obrigado a suprir suas necessidades como roupas e outras parafernalias. Nós nunca vimos que Krsna dá roupas, sabão ou nada deste tipo para Srimati Radharani. Ele só deu a Ela guirlandas, que não tem custo algum. Ele nunca gastou nenhum dinheiro com as gopis.

"Nós temos de reconciliar o suposto casamento de Srimati Radhika. Ele se casou em Bhandirvana, mas não foi um casamento verdadeiro. Foi feito pelo sistema simples de gandarva que somente troca guirlandas. Nenhum “da lei” estava presente. Pela ordem de Yogamaya's Ela e Krsna nunca se casaram. A essencia desse Srimad-Bhagavatam é parakiya-bhava e é o que Sri Caitanya Mahaprabhu veio dar. Eu quero apresentar a ideia de Sri Caitanya Mahaprabhu. Srimad-Bhagavatam foi falado por Sri Sukadeva Gosvami e escrito por Vyasadeva. È isso que Sri Caitanya Mahaprabhu veio dar. Ele aceitou que Srimati Radharani nunca se casou com Krsna, e nossos Gosvamiscomo Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami e Srila Jiva Gosvami estão na mesma linha. Existem tantos exemplos da msericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu na forma de Srila Rupa Gosvami's Bhakti-rasamrta-sindhu. Esses livros são apenas descrições desses princípios.

"Eu quero renovar Yavat. Eu fui a esse lugar sagrado de Srimati Radharani, mas Eu vi que o responsável estava instalando deidades de Durga devi e Ganesha, Snakara e Parvati, eles estavam lá no altar. Eu fiquei triste de ver essas deidades lá. Eu falei para o responsável, “ Se você tiraressas deidades do altar eu irei desenvolver este lugar.” Eles ficaram nervosos.

"Eu estou tentando deixar este local pequeno bonito aonde os passatempos de Yayat podem ser relembrados. Agora, até a árvore vata não está lá em Yatyat, mas sim outra árvore está lá, Isso é vergonhoso.

Em Vrndavana, na Rasa-sthali, não tem vata, árvore banyan. Eu quero plantar uma árvore vata ali. Eu fiquei sabendo que Bhattaji quer a renovação deste local. Deixem eles trazerem um programa para eu ver. Como eu já quero server esse local sagrado. Eu posso expander meu programe e incluir eles.

Depois da conversa de Srila Gurudeva, quando mrs. Syama, o organizador do programa, foi até o pódio e agradeceu a Ele, Ele se direcionou a Ele como seu companheiro, amigo. Ele explicou que usou a palavra companheiro, porque, “Quando os Vrajavassis amam alguém, nós aceitamos ele como um membro intimo da família ou como nós mesmos, então O chamamos de companheiro. Esse Yuga-Acharya, esse companheiro, demosntrou que Ele serve para o posto. Ele diz que não, mas suas palavras humildes são também um simtoma de grandeza em uma grande personalidade.


[Alguns Nandagaon panditas estavam chateados que Srila Narayana Maharaja disse que Nandagaon não era o local de Srimati Radharani, então Ele disse mais:]


"O Srimad-Bhagavatam está escrito em paroksavada. Paroksavada é uma declaração que é feita de forma indireta. Por exemplo, Krsna disse as gopis que vieram depois de ouvir Sua flauta tocar, "Voltem para suas casas e sirvam seus maridos. È o dharma religioso, obrigação de uma esposa casta de server seu marido- mesmo se seu marido seja feio, doente, aleijado ou rude." "Oh, as gopis responderam, "Nós acabamos de ouvir sua mensagem. Você é tão maravilhoso de nos dar instrução e por isso Você é nosso Guru.Nós ouvimos das authoridades que devemos servir nosso Guru primeiro, e então qualquer outra pessoa. Nós aceitamos Você como Guru porque Você está nós dando conhecimento religioso. Também Você é nosso pati real. Você é a personalidade que alimenta nossos corações. Você alimenta a todos, até mesmo nossos maridos, e por isso você é nosso pati no sentido real." Pati também significa marido.

"Então devemos entender que nessa parte do Srimad-Bhagavatam contém demonstrações indiretas. Srimati Radharani possui todas as qualidades que atraem o Senhor Krsna. Ao mesmo tempo Ele é tão atraente que atrai Ela. Ele atrai Srimati Radharani mais que Ele é atraido por Ela. Então não estou rejeitando Krsna. Ele é unlimitadamente belo e tem unlimitadas grandes qualidades até mesmo Srimati Radharani é atraída por Ele. Por favor não entendam que por glorificar Srimati Radharani Eu estou diminuindo as glórias de KrsnaEu não estou tentando fazer Krsna parecer pequeno. Pela paroksavada, referência indireta, Eu estou verdadeiramento glorificando Ele."

Pujyapada Madhava Maharaja compôs dois versos em honra de Bhaktivedanta Srila Narayana Maharaja receber o prêmio Yuga Acarya. O primeiro verso é para ambos seus Guru Maharajas – seu diksa-guru Srila Vamana Maharaja e seu siksa-guru Srila Narayana Maharaja, e o segundo verso é para Srila Narayana Maharaja:

1st sloka: vande bhaktivedantau sri vamana narayanau sahaditau gaudadaye sobhabantau (puspabantau) parivrajakacarya yugacaryau


2nd sloka: yugacarya prabhum vande Sri Narayana karunamayam sri radha dasye lobham datva tarayate bhuvana trayam


2nd sloka: "Eu ofereço minhas reverências para Ele que ganhou o prêmio, título de Yuga-Acharya, Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja. Ele é um oceano de misericórdia. Radha dasye lokam datva – ele está dando força para seguir as servas de Srimati Radhika, e por estar dando esta força ele está entregando os três mundos.”


Jaya Srila Gurudeva !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .