haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dia de aparecimento de Lalita Devi.


tradução : por Taruni Dasi

10 de Setembro de 2005.

[No dia anterior ao Radhastami, Srila Narayana Maharaja e vários devotos observam o dia de aparecimento da sakhi mais íntima de Sri Radha, Srimati Lalita-devi. A seguir uma transcrição de uma aula do ano passado, neste dia sagrado.]


Lalita-devi nasceu na vila de Karehla, e mais tarde seu pai a trouxe para Uccagaon. Uccagaon é conhecido como o local de seus passatempos. Ainda existem muitos indícios de que ela viveu ali, como uma pedra que tem as impressões de seus pés de lótus. Existem também impressões de pequenos objetos que ela e outras sakhis usaram para alimentar o Senhor Krsna, quando Ele as visitava. Quando os raios de sol caem sobre as marcas dos potes e pratos, elas brilham. Todas as sakhis costumavam brincar com Krsna e Lalita em Uccagaon , e existem muitos locais no qual se pode ver as marcas dos pés deles deste dia...


No morro têm uma pedra escorregadia, que mostra aonde um passatempo especifico foi realizado em uma arena de casamento. Lá, as gopis arranjaram um tipo especial de casamento para Lalita e Krsna. Isso não deve ser mal confudido com um casamento comum, e muito menos com um casamento de brincadeira, como o casamento que uma vez foi realizado entre Srimati Radhika e Krsna. Esse é tecnicamente conhecido como casamento Gandharva.


Neste passatempo, Krsna estava sentado ao lado de Lalita, e as sakhis começaram a tocar maliciosamente. Visakha e algumas outras sakhis amarraram o véu de Sri Lalita a pitambara (xale amarelo) de Krsna. Então de repente, pela indicação de Srimati Radhika, Rangadevi e outras sakhis começaram a cantar canções de casamento , enguanto Tungavidya e outras proferiam mantras de casamento. As outras sakhis jogavam flores em Sri Krsna e Lalita.Quando Lalita percebeu que algum truque estava sendo feito para ela, ela tentou correr, mas porquê estava amarrada ao xale de Krsna ela não conseguiu. Todas as sakhis rodiaram o casal e o casaram.

Até hoje, se pode ver o sinal escorregadio no morro, e também as marcas do ‘alta’ (lac vermelho) dos pés das gopis. Apesar deste passatempo ter acontecido a mais de 5000 anos atrás, você ainda pode ver esses sinais com seus próprios olhos.

Lalita é 27 dias mais velha que Radharani. [De acordo com o ’tithi’ calculo astrológico, O dia de aparecimento de Lalita-devi cai no dia anterior ao dia de aparecimento de Srimati Radhika.] Ela geralmente costumava ter a mesma inclinação amorosa para Radha e Krsna, mas ela é mais inclinada a Srimati Radhika.


Jaya Srila Gurudeva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .