haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Citações de Srila Prabhupada sobre roupas devocionais


Eu estou muito pesaroso em ouvir que Kirtanananda está recomendando
desistir das vestimentas e da shikha na cabeça. Pare, por favor,
esta tolice uma vez que eu nunca instruí Kirtanananda para agir assim.
Eu não estou de maneira nenhuma satisfeito com esta ação de
Kirtanananda. Kirtanananda não tem nenhuma direito de instruí-lo dessa
maneira, sem consultar-me. As pessoas estão sendo atraídas pelo cantar
do Hare Krishna e não pelos conselhos de Kirtanananda. Kirtanananda me
sugeriu quando ele estava aqui que os americanos não gostam das
vestimentas e shikha. Eu lhe disse pessoalmente se você pensa que um
grande número de americanos o seguirá, simplesmente por não ter
vestimentas e shikha, eu portanto aconselhei-o a passar uns dias em
Londres e testar esta teoria. Mas ele foi diretamente à N.Y. e está
causando agora estes distúrbios sem consultar-me. Eu não sancionei
estes
métodos. Em minha opinião, Brahmacharies e Grhasthas bem barbeados em
vestimentas açafrão parecem como anjos de Vaikunta. A tradução das
orações para o inglês é boa e se alguém se vestir como um agradável
cavalheiro americano sem as tunicas e mantos, eu não tenho nenhuma
objeção; mas todos os meus discípulos devem ter a shikha e as marcas
da tilaka na testa. Isto é essencial. Além disso, ninguém deve fazer
nada sem a minha sanção. Eu lamento muito ouvir Kirtanananda, sem fazer
nada prático, mudar suas idéias constantemente. Ele foi o primeiro
homem
em nossa sociedade a usar as vestimentas, fazer a barba e a shikha e
agora está mudando sua posição. Você me pediu para dizer-lhe se está
certo ou levar alguém para seguir o conselho tolo de Kirtanananda, e eu
digo direto que Kirtanananda está errado e você está certo quando diz
que o movimento se tornará nada se eu não estiver satisfeito com suas
ações. (Carta para Damodara, 13 de outubro de 1967)

"Swami Kirtanananda tinha retornado dos Estados Unidos e estava quase
causando uma agitação entre os devotos. Seguindo suas sugestões, nós
paramos de usar as vestimentas e cortamos nossas shikhas. Ele disse
que estes apetrechos são muito estranhos aos olhos de quem está de fora
e que somente torna mais difícil para os outros considerarem o cantar
Hare Krishna. Swami Kirtanananda tem-nos dito que devemos evitar
parecer
ser Orientalista se nós quizermos ter 108 centros nos EUA". Isto é
muito
perturbador para mim e causou-me muita dor. Por favor pare portanto
Kirtanananda de fazer suas misturas mentais. Não se deixe induzir por
ele. Eu nunca o recomendei a agir assim. Se ele estiver causando tais
distúrbios não deve ser permitido tolerância em tais atividades
absurdas. Eu já tinha escrito para você para informá-lo que de um modo
ou de outro ele ficou louco; senão ele não teria me desobedecido para
ir
diretamente para NY. Por um tempo ele cortou toda a ligação comigo,
conseqüentemente toda instrução dada por ele é desautorizada e deve de
uma vez ser rejeitada. Não tem nenhum direito de ditar como tem feito
sem minha sanção. O que quer que deva ser feito será executado quando
eu
retornar. Ele está demasiado inflado absurdamente, portanto, você deve
copiar esta carta e encaminhá-la para todos os centros que Kirtanananda
não tem nenhum direito de dar qualquer ordem à Sociedade desta maneira.
Eu sinto muito que ele está explorando sua atual posição como um
sannyasi. Eu não tenho nenhuma objeção se os membros da sociedade se
vestem como agradáveis cavalheiros americanos; mas em todas as
circunstâncias um devoto não pode evitar a tilak, a shikha na cabeça,
e as contas no pescoço. Estas são características essenciais de um
Vaishnava. (Carta para Brahmananda, 14 de outubro de 1967)

Desde que você retornou à N.Y. você falsamente ditou que eu não quero
as
vestimentas ou as shikhas. Porque você está perturbando toda a
situação na minha ausência? Eu nunca mandei você falar assim. Eles
devem
continuar a usar vestimentas e tilak e shikhas e eles devem
distinguir-se dos hippies. Eu nunca objetei a nenhum dos meus
estudantes
que vestiam-se como um agradável cavalheiro americano, bem barbeado;
aqueles que são meus discípulos devem ter a shikha, a tilak e as
contas no pescoço na garganta sem falha. Em todo o caso eu nunca o
recomendei para ditar em meu nome, por favor conseqüentemente não
me deturpe. Você recebeu sannyasa para seguir meus princípios e não
para
me perturbar. Se você não concordar com minha filosofia você pode
trabalhar independente e não dentro das paredes da ISKCON. Você não
compreendeu Krishna corretamente. A melhor coisa será parar suas
conversas até o meu retorno e se você realmente me ama por favor não
fale em nenhuma reunião mas cante em um lugar solitariamente -- em
qualquer lugar que você goste.
(Carta para Kirtanananda, 18 de outubro de 1967)

APÊNDICE 8

Entrevistador: Qual é finalidade das vestes e de ter sua cabeça
raspada?
Prabhupada: Isso não é muito difícil de compreender. Assim como você se
veste de uma determinada maneira, eu me visto de determinada maneira.
Assim nós usamos este sistema de vestimenta em nosso movimento para
consciência de Krishna, e este é tirado da literatura de Védica. Um
brahmacari deve vestir-se assim. E isso é muito econômico. Nossa veste
é
açafrão. Não se suja muito rapidamente, e nós...(interrompe) Esta veste
não é uma coisa muito importante, mas quando alguém é iniciado, aceita
os regulamentos que eu lhes dou. Assim não é que se você não vier
vestido nesta veste em nosso templo você não compreenderá nossa
filosofia. Não é isso... Nós não queremos dizer isto. Mas é
conveniente.
Mas qualquer um que não queira mudar esta vestimenta, isto não importa.
Nós não insistimos. Estes brahmacaris, mudam voluntariamente. De outra
maneira há muitos estudantes, apenas como nós começamos com dois, três
estudantes, eles estão trabalhando. Eles vieram como cavalheiros
americanos comuns. Assim não há nenhuma objeção dessa maneira. A
vestimenta não é uma coisa muito importante. (Entrevista, 1 de
fevereiro
de 1968, Los Angeles) jaya srila prabhupada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .