haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 6 de março de 2012

Guru eclesiástico ! Realidade ou Ilusão?

Mukundananda Dasa
 
Por Puru das adhikari

Paramartha-gurasrayo vyavaharika-gurvadiparityagenapi kartavyah
"Não se deve aceitar um mestre espiritual com base em convenções sociais hereditárias, ou eclesiástica. Tal guru profissional devem ser rejeitados. Deve-se aceitar um mestre espiritual qualificado, que pode ajudar um avanço em direção ao objetivo final da vida, krsna prema (Bhakti- sandharba, annucheda 210)

Comissões eclesiásticas não podem e não determinam quem é um verdadeiro guru. As palavras de almas auto-realizadas, os exemplos dos auto-refulgentes acaryas, e as escrituras reveladas estabelecem tais padrões. Devemos tentar entender o que é realmente o nosso espiritual auto-interesse, e o que pode ser um engano. Devemos tentar entender Vaisnava aparadha, e como evitá-la a todo custo. Para fazer isso, devemos primeiro entender o que é um Vaishnava e quem não é.

Para distinguir um diamante de um pedaço quebrado de vidro, você deve ter alguma qualificação pessoal para discriminar a diferença, ou você vai ser enganado. Portanto, para obter uma compreensão mais clara de guru tattva você deve estudar o Sri Cc. Adi lila, Volume One, e O Néctar da Instrução cuidadosamente. Se você não está devidamente equipado para discriminar sobre este assunto você pode ser enganado. Krsna diz a Arjuna "Armado com yoga, ó Bharata, fique e lute." (Bg.4.42) Do mesmo modo, se estamos armados com o conhecimento transcendental, podemos tomar decisões mais claras sobre guru-tattva. . . ..

Instituições religiosas não necessariamente geram a liderança espiritual real. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura escreveu:

O Templo que tem a melhor chance de sobrevivência neste mundo maldito é do ateísmo sob o disfarce conveniente do teísmo. Os Templos sempre se mostraram os mais ferrenhos defensores da forma mais grosseira de mundanismo a partir do qual até mesmo o pior dos não-eclesiásticos criminosos encontram refugio.

Não é por deliberada oposição aos clericos iniciados e ordenados que essas observações são feitas. O propósito original dos Templos estabelecidos no mundo podem nem sempre ser questionável. Mas nenhum arranjo religioso estável para instruir as massas foi ainda bem sucedido. O Senhor Supremo Sri Caitanya Mahaprabhu, nos termos dos ensinamentos das escrituras reveladas aplicou ausência de convencionalismo para os professores da religião eterna. Isso não acarreta que a adoção mecânica da vida não-convencional por qualquer pessoa fará dele um professor competente de religião. A regulamentação é necessária para controlar o mundanismo inerente das almas condicionais.

Mas nenhuma regulação mecânica tem qualquer valor, mesmo para uma tal finalidade. O professor fidedigno de religião não é nem um produto do sistema não convencional , nem , de qualquer sistema mecânico. Nas mãos de tal mestre fidedigno nenhum sistema tera a chance de degenerar em um arranjo sem vida. A mera busca por doutrinas e liturgias fixas não podem manter uma pessoa no verdadeiro espírito da doutrina ou liturgia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .