por Goura Govinda Maharaj
Devotos muito elevados, devotos puros, estes que sempre estão no estágio de bhava,Rupa Goswami, Sanatana Goswami, o que eles fazem?Eles estão sempre em bhava, sempre absortos em pensamentos de Krishna que é muito doce e nectário. Eles estão sempre experimentando o néctar emanando dele. Eles vêem todas as lilas transcendentais, visualizam a todo momento. E por cantar este santo nome, krishnera samagra lila name vidyamana, diz Hari Nam Cintamani, diz Bhaktivinode Thakur, este santo nome não é diferente de Krishna. Se você está cantando o nome puro, o nome sem ofensa, então isso é Krishna – assim que você canta, você vê toda a bela forma de Krishna. Não somente toda a bela forma, todos os lilas transcendentais irão se manifestar para você. Sim, isto é um fato. Krishnera samagra lila name vidyamana, todos os lilas estão lá nos santos nomes, porque ele não é diferente de Krishna.
Portanto estes Goswamis sempre estão absortos em pensamentos de Krishna, cantando... Sanhkya-purvaka-nama-gana-natibhih, Sad- Goswamyastakam... cantando seu número de voltas proscritas, como nos temos, Haridas Thakur estava cantando três lakhs de nomes 24 horas, seu número de voltas proscritas que eles estavam cantando. Por um número de vezes proscritos, eles estavam oferecendo reverencias, nati, 500 vezes ou 200 vezes, dessa maneira. Sankhya-purvaka-nama- gana-natibhih, sempre absortos em sua mente, em meditação, eles estão oferecendo, preparando alguma bhoga e oferecendo ao Senhor na sua mente.
Radharani veio na forma de uma jovem garota
Rupa Goswami uma vez pensou “Eu irei preparar um arroz doce muito bom e oferecer a Govinda”. Eles [os Goswamis] não comem muito, eles comem muito pouco, portanto quando ele pensou desta forma, eles não têm nada... nenhum dinheiro para comprar um bom arroz, leite, açucar, etc. Portanto como ele poderia fazer isso?
Portanto Radharani veio na forma de uma jovem garota e disse “Ó Swamiji, Ó Swamiji, Ó Swamiji! Eu lhe trouxe algumas boas preparações para você – um bom arroz, leite e açúcar. Por favor, aceite!” Radharani veio e lhe deu. Ele tinha justamente pensado que “Se eu tiver ajuda eu posso preparar um bom arroz doce para Govinda.'
Então ele preparou, e ofereceu a Govinda. Ele ofereceu tudo – mas ele não comeu. Somente muito pouco. Um grão para honrar a prasadam, e ele distribuiu tudo para os sadhus que permaneciam lá, e alguns vaqueirinhos.Mas na manhã ele não poderia levantar. Ele não podia sair da sua cabana. Ele estava muito doente. Portanto as pessoas de perto vieram, 'porque Swamiji não levantou? O que lhe aconteceu?' Eles entenderam que Swami estava doente, portanto eles chamaram um médico, kaviraj. O kaviraj veio e sentiu seu pulso, examinou e disse, 'Ó, ele tomou muito leite!'
Portanto Sanatana Goswami veio; Sanatana Goswami é o irmão mais velho, RupaGoswami é o irmão mais novo. Portanto, o irmão mais velho sendo o mestre, lhe castigou, 'Porque você ocupou Radharani em seu serviço!? Você não deve mais fazer isso!'
Sanatana Goswami lhe chamou a atenção, ‘Você ocupou Radharani em serviço… bah !’
Devoto – no sastra menciona que as manjaris estão sempre servindo Radharani, servindo Krishna, mas você explicou aqui que Radharani está vindo somente para lhes ajudar a servir Krishna.
Goura Govinda Maharaj – porque elas são muito íntimas a Radharani. Elas são as companheiras queridas de Radharani, assim que Rupa Goswami pensou, 'Eu acho que se eu preparar algum bom arroz doce e oferecer para Govinda...' portanto imediatamente na forma de uma jovem garota Radharani veio e lhe deu todas essas coisas. Ele disse, 'quem é você? 'Eu sou uma garota dessa vila,' Radharani disse, 'Minha mãe lhe enviou todas essas coisas a você. Por favor, aceite-as. 'É um costume aqui na India, as pessoas trazerem esses bons presentes de ghee, arroz, vegetais, açúcar – oferecer ao sadhu.
Nosso objetivo na vida.
Devoto – No mundo espiritual todos nós servimos sob Radharani?
Goura Govinda Maharaj – Sob a guia de Radharani, ou sob a guia de suas sakhis queridas, asta-sakhis... Portanto este é o objetivo da vida, '‘kabe hoibo radhara dasi’ diz Bhaktivinode Thakur, ' quando eu serei uma serva de Radharani?'
Portanto quando você oferece adoração a Tulasi devi nós compartilhamos deste desejo, 'je tomara sarana loy tara vancha purna hoy’, Ó Tulasi devi, Tulasi Maharani você é muito querida a Krishna, Krishna preyasi. Quem quer que tenha tomado abrigo em você, todos seus desejos serão satisfeitos. Eu tenho esse desejo, ‘vraje Radha-Krishna-seva pabo ei abhilasi’, Eu tenho esse desejo, como eu posso ter a oportunidade de servir a Radha e Krishna em Vrajabhumi?'Por fim, ’seva-adhikara diye koro nija dasi, nayane heribo sada jugala-rupa-rasi, constantemente eu quero ver a bela forma de Radha-Krishna no kunja, kunja-seva-adhikara, por favor realize esse meu desejo para servir Radha-Krishna no kunja, kunja-seva-adhikara.’
Mas nenhum homem pode entrar no kunja. Nenhum macho é permitido, somente mulheres. Então você tem que se tornar uma sakhi-manjari, de outra forma como você irá lá e servir? Portanto esse é o nosso desejo. Quando nós oferecemos Tulasi puja, orações, nós cantamos isso. A última coisa é ‘seva adhikara diye koro nija dasi, Ó Tulasi Manjari, por favor, me faça uma de suas servas e sob sua liderança eu irei servir Radha-Krishna no kunja.' Este é o nosso desejo.
Uma faceta do Guru
Devoto – Gurudeva referente à relação de guru e discípulo, se alguém é rendido a um guru paramahamsa...
Goura Govinda Maharaj – Esta é uma das facetas do guru, nikunja-yuno rati-keli-siddhyai, ele é Radha priya-sakhi, uma companheira querida de Radharani. Isto é guru.
Há duas coisas em nosso guru tattva. No Gurvastaka, saksad-dharitvena samasta-sastrair uktas tatha bhavyata eva sadbhih, kintu prabhor yah priya eva tasya vande guroh sri caranaravindam. Isso é uma. E então nikunja-yuno rati-keli-siddhyai ya yalibhir yuktir apeksaniya, tatrati-daksyad ati-vallabhasya vande guroh sri caranaravindam. Em todos os sastras é dito que ele é saksad hari, ele é tão bom quando o Senhor Hari. Ele é muito querido para o Senhor Hari, mukunda-prestha, muito querido, muito íntimo. Isto é um lado. Por outro lado, nikunja-yuno, ele é muito perito em unir Radha e Krishna nos kunjas... muito perito, isso significa sakhi-manjari.
Alguns trechos de um darshan noturno dado em Bhubaneswar em abril de 1992.Publicado em Ananda Sambada, número 24, outono de 2002
http://www.ananda-samvada.org./
Traduzido por ; Ramananda Das.
Devotos muito elevados, devotos puros, estes que sempre estão no estágio de bhava,Rupa Goswami, Sanatana Goswami, o que eles fazem?Eles estão sempre em bhava, sempre absortos em pensamentos de Krishna que é muito doce e nectário. Eles estão sempre experimentando o néctar emanando dele. Eles vêem todas as lilas transcendentais, visualizam a todo momento. E por cantar este santo nome, krishnera samagra lila name vidyamana, diz Hari Nam Cintamani, diz Bhaktivinode Thakur, este santo nome não é diferente de Krishna. Se você está cantando o nome puro, o nome sem ofensa, então isso é Krishna – assim que você canta, você vê toda a bela forma de Krishna. Não somente toda a bela forma, todos os lilas transcendentais irão se manifestar para você. Sim, isto é um fato. Krishnera samagra lila name vidyamana, todos os lilas estão lá nos santos nomes, porque ele não é diferente de Krishna.
Portanto estes Goswamis sempre estão absortos em pensamentos de Krishna, cantando... Sanhkya-purvaka-nama-gana-natibhih, Sad- Goswamyastakam... cantando seu número de voltas proscritas, como nos temos, Haridas Thakur estava cantando três lakhs de nomes 24 horas, seu número de voltas proscritas que eles estavam cantando. Por um número de vezes proscritos, eles estavam oferecendo reverencias, nati, 500 vezes ou 200 vezes, dessa maneira. Sankhya-purvaka-nama- gana-natibhih, sempre absortos em sua mente, em meditação, eles estão oferecendo, preparando alguma bhoga e oferecendo ao Senhor na sua mente.
Radharani veio na forma de uma jovem garota
Rupa Goswami uma vez pensou “Eu irei preparar um arroz doce muito bom e oferecer a Govinda”. Eles [os Goswamis] não comem muito, eles comem muito pouco, portanto quando ele pensou desta forma, eles não têm nada... nenhum dinheiro para comprar um bom arroz, leite, açucar, etc. Portanto como ele poderia fazer isso?
Portanto Radharani veio na forma de uma jovem garota e disse “Ó Swamiji, Ó Swamiji, Ó Swamiji! Eu lhe trouxe algumas boas preparações para você – um bom arroz, leite e açúcar. Por favor, aceite!” Radharani veio e lhe deu. Ele tinha justamente pensado que “Se eu tiver ajuda eu posso preparar um bom arroz doce para Govinda.'
Então ele preparou, e ofereceu a Govinda. Ele ofereceu tudo – mas ele não comeu. Somente muito pouco. Um grão para honrar a prasadam, e ele distribuiu tudo para os sadhus que permaneciam lá, e alguns vaqueirinhos.Mas na manhã ele não poderia levantar. Ele não podia sair da sua cabana. Ele estava muito doente. Portanto as pessoas de perto vieram, 'porque Swamiji não levantou? O que lhe aconteceu?' Eles entenderam que Swami estava doente, portanto eles chamaram um médico, kaviraj. O kaviraj veio e sentiu seu pulso, examinou e disse, 'Ó, ele tomou muito leite!'
Portanto Sanatana Goswami veio; Sanatana Goswami é o irmão mais velho, RupaGoswami é o irmão mais novo. Portanto, o irmão mais velho sendo o mestre, lhe castigou, 'Porque você ocupou Radharani em seu serviço!? Você não deve mais fazer isso!'
Sanatana Goswami lhe chamou a atenção, ‘Você ocupou Radharani em serviço… bah !’
Devoto – no sastra menciona que as manjaris estão sempre servindo Radharani, servindo Krishna, mas você explicou aqui que Radharani está vindo somente para lhes ajudar a servir Krishna.
Goura Govinda Maharaj – porque elas são muito íntimas a Radharani. Elas são as companheiras queridas de Radharani, assim que Rupa Goswami pensou, 'Eu acho que se eu preparar algum bom arroz doce e oferecer para Govinda...' portanto imediatamente na forma de uma jovem garota Radharani veio e lhe deu todas essas coisas. Ele disse, 'quem é você? 'Eu sou uma garota dessa vila,' Radharani disse, 'Minha mãe lhe enviou todas essas coisas a você. Por favor, aceite-as. 'É um costume aqui na India, as pessoas trazerem esses bons presentes de ghee, arroz, vegetais, açúcar – oferecer ao sadhu.
Nosso objetivo na vida.
Devoto – No mundo espiritual todos nós servimos sob Radharani?
Goura Govinda Maharaj – Sob a guia de Radharani, ou sob a guia de suas sakhis queridas, asta-sakhis... Portanto este é o objetivo da vida, '‘kabe hoibo radhara dasi’ diz Bhaktivinode Thakur, ' quando eu serei uma serva de Radharani?'
Portanto quando você oferece adoração a Tulasi devi nós compartilhamos deste desejo, 'je tomara sarana loy tara vancha purna hoy’, Ó Tulasi devi, Tulasi Maharani você é muito querida a Krishna, Krishna preyasi. Quem quer que tenha tomado abrigo em você, todos seus desejos serão satisfeitos. Eu tenho esse desejo, ‘vraje Radha-Krishna-seva pabo ei abhilasi’, Eu tenho esse desejo, como eu posso ter a oportunidade de servir a Radha e Krishna em Vrajabhumi?'Por fim, ’seva-adhikara diye koro nija dasi, nayane heribo sada jugala-rupa-rasi, constantemente eu quero ver a bela forma de Radha-Krishna no kunja, kunja-seva-adhikara, por favor realize esse meu desejo para servir Radha-Krishna no kunja, kunja-seva-adhikara.’
Mas nenhum homem pode entrar no kunja. Nenhum macho é permitido, somente mulheres. Então você tem que se tornar uma sakhi-manjari, de outra forma como você irá lá e servir? Portanto esse é o nosso desejo. Quando nós oferecemos Tulasi puja, orações, nós cantamos isso. A última coisa é ‘seva adhikara diye koro nija dasi, Ó Tulasi Manjari, por favor, me faça uma de suas servas e sob sua liderança eu irei servir Radha-Krishna no kunja.' Este é o nosso desejo.
Uma faceta do Guru
Devoto – Gurudeva referente à relação de guru e discípulo, se alguém é rendido a um guru paramahamsa...
Goura Govinda Maharaj – Esta é uma das facetas do guru, nikunja-yuno rati-keli-siddhyai, ele é Radha priya-sakhi, uma companheira querida de Radharani. Isto é guru.
Há duas coisas em nosso guru tattva. No Gurvastaka, saksad-dharitvena samasta-sastrair uktas tatha bhavyata eva sadbhih, kintu prabhor yah priya eva tasya vande guroh sri caranaravindam. Isso é uma. E então nikunja-yuno rati-keli-siddhyai ya yalibhir yuktir apeksaniya, tatrati-daksyad ati-vallabhasya vande guroh sri caranaravindam. Em todos os sastras é dito que ele é saksad hari, ele é tão bom quando o Senhor Hari. Ele é muito querido para o Senhor Hari, mukunda-prestha, muito querido, muito íntimo. Isto é um lado. Por outro lado, nikunja-yuno, ele é muito perito em unir Radha e Krishna nos kunjas... muito perito, isso significa sakhi-manjari.
Alguns trechos de um darshan noturno dado em Bhubaneswar em abril de 1992.Publicado em Ananda Sambada, número 24, outono de 2002
http://www.ananda-samvada.org./
Traduzido por ; Ramananda Das.
Nenhum comentário:
Postar um comentário