haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O voto de Ekadasi by Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

seva by  Gabriel Dauer 




Hawaii: 13 maio, 2000 |

Vocês todos estão observando Ekadasi hoje. Nós devemos claramente observar Ekadasi - estritamente evitando grãos ou quaquer coisa preparada com algum tipo de grãos, como o trigo, cevada milho e assim por diante. Se você observa Ekadasi, canta o santo nome, ouve hari-katha em alta classe de associação, sempre permanece com devotos elevados e executa qualquer um dos nove membros de bhakti, você nunca vai cair.

As vezes, devido a Kali yuga e Maya, nós ficamos fracos e não podemos seguir; este é o porquê de nós caírmos. Em qualquer situação, nós precisamos não esquecer de cantar e lembrar Kṛṣṇa, e também para seguir Ekadasi.

A Lua Vem Mais Perto Nesses Dias

Você sabe a razão pela qual as ondas vêm e vão, e por que em dias especiais - de Ekadasi para Purnima e Ekadasi para Amavasya - as ondas são muito altas? Mesmo se não houver vento, ainda, do Ekadasi para a lua cheia e lua escura, a água aumenta e há tantas ondas altas. Por que é isso? É devido a lua. A lua vem mais perto nesses dias, e extrai a água.

Similarmente há alguma água em nossos estômagos e corpos. Portanto, se nós não somos muito cuidadosos nestes cinco dias em cada quinze dias, a lua vai aumentar todas as nossas doenças. Você pode ver em hospitais que mais pessoas morrem dentro destes cinco dias.

Temos rasa, ou água, dentro de nós, e onde quer que haja líquido, a lua atrai ele. Assim, todos os tipos de doenças aumentam. No entanto, se formos muito cuidadosos seguindo o antingo indiano (ou Védico) processo de Ekadasi, isto pode ser controlado mui fácilmente. Como nós fazemos isso? Por não beber água e tomar grãos. Se você é fraco, e está a tomar água ou suco mas não cereais, então você pode salvar-se. Se você estiver tomando qualquer preparação feita a partir de grãos, ele vai absorver a água e tornar-se-a saturado com esta água. Se você põe uma pedra ou madeira na água, isso não vai absorver água, ao passo que se você der qualquer mata-borrão ou algodão, ele vai absorver tanto que ele permanecerá totalmente saturado para o dia inteiro. Ele não vai secar, mesmo sob o sol. Se você beber água mas não tomar grãos, então como uma pedra, você não será afetado. No entanto se você tomar grãos, a lua vai atrair a água, esses grãos vão ficar saturados com a água, e então muitos tipos de doença virão. Você pode até morrer, então seja cuidadoso sobre isto.

Dando Ao Estômago Algum Descanso

Aqui está outra analogia para nos ajudar a entender. O governo permite que dentro de cada semana haja um ou dois dias de férias. Por que eles fizeram um ou dois feriados? Por que não trabalhar por todos os sete dias de cada semana? Se você trabalha todo dia dos sete dias, você vai ficar cansado e você não será capaz de continuar no dia seguinte. Similarmente, o estômago contém muitos vermes, que digerem o que nós comemos. Se você não lhes dá descanso, eles não são capazes de continuar digerindo e eles se tornarão doentes. O mundo inteiro está sofrendo devido a não dar ao estômago qualquer descanso.

Além de que, a razão mais importante para seguir Ekadasi é que Ekadasi é o próprio Kṛṣṇa. Kṛṣṇa tornou-se Ekadasi. Ele desce a este mundo no dia Ekasasi, cuida de todas as pessoas que estão observando seus votos, e dá misericórdia especial para eles. Então, precisamos observar Ekadasi.

Uma vez, no dia de Ekadasi, Sri Caitanya Mahaprabhu esteve em Puri com todos os Seus associados como Svarupa Damodara, Raya Ramananda, Prabhu Nityananda, e milhares de outros devotos. Eles estavam realizando kirtana durante todo o dia e noite - lembrando Kṛṣṇa, ouvindo hari-katha, e não dormiam nem mesmo por um momento. Nesse ínterim, por volta de 8:00 da noite, os pandas (sacerdotes) de Jagannatha Puri trouxeram uma grande quantidade de deliciosa, doce maha-prasadam e a colocoram na frente de Mahaprabhu e Seus devotos.

Nós Não Devemos Desonrar Maha-prasadam; Ela É Muito Poderosa

Tem sido escrito nas escrituras, como os Puranas e outros, que quando um recebe maha-prasadam ele deve tomá-lo de uma só vez, sem um momento de atraso. Quando Caitanya Mahaprabhu viu a maha-prasadam, Ele tornou-se tão feliz. Ele orou para esta maha-prasadam de várias maneiras e realizou a sua parikrama durante toda a noite. Ele citou muitos slokas do sastra, explicando que ele disse que até a maha prasadam tomada por porcos, porcas, corvos e cães ainda é maha-prasadam; ela é tão poderosa. Não devemos desonrá-la, mas sim, nós devemos tomá-la. Mesmo se ela está podre ou seca, ou trazida de lugares distantes, nós ainda devemos honrá-la.

Quando se tornou manhã, Mahaprabhu tomou banho no mar juntamente com todos os seus associados, e então disse a eles, "Vamos agora dividir esta prasadam e em seguida honrá-la."

Ekadasi É A Mãe De Kṛṣṇa-bhakti

No dia de Ekadasi, devemos honrar Ekadasi por não tomar grãos. Ekadasi é a mãe de kṛṣṇa-bhakti, amor e afeto. Se você não seguir Ekadasi, kṛṣṇa-bhakti nunca virá. Se você é jovem e forte, você pode jejuar todo o dia, não tomando nada: nem frutas, legumes, suco, ou mesmo água. Se você não está tão forte, ou você está doente ou velho, você pode tomar muito poucas frutas, ou suco, ou leite. Não tente tomar uma grande quantidade de suco, um ou dois quilos três ou quatro vezes por dia, ou rubady (um doce), ou outras preparações. Você pode tomar muito pouco, apenas para manter sua vida. Não dormir durante todo o dia, e cantando como Srila Haridasa Thakura. Então o fruto de Ekadasi virá.

Há tantos exemplos sobre Ekadasi no Srimad-Bhagavatam, como a história de Ambarisa Maharaja. Maharaja Ambarisa era um rei muito poderoso, que foi atacado por um agente de Durvasa Rsi. Durvasa não era uma pessoa raivósa. Ele é uma manifestação do Maha-Sankara (Senhor Siva). Ele foi um devoto de alta classe. Ele queria glorificar bhaktas e Ekadasi, então ele pregou uma peça, assim como Sankara pregou a filosofia mayavada na ordem de Kṛṣṇa. Sankara fez isso para o bem-estar de todo o mundo.

Ensinando Almas Condicionadas

Por conta própria, não podemos entender por que o sábio Durvasa fez tantas coisas aparentemente crueis. Na verdade ele é um devoto exaltado, sempre servindo e glorificando Kṛṣṇa. Ele queria dar alguns ensinamentos para nós almas condicionadas. É por isso que, pouco antes do Dvadasi / paran (o tempo exato para quebrar o jejum de Ekadasi), ele disse Maharaja Ambarisa, "Eu estou aceitando o seu convite para tomar prasadam aqui, mas primeiro eu preciso tomar banho no rio e cantar minhas gayatri mantras." Yamuna estava muito perto, então ele foi lá para tomar banho e recitar orações, e ele retornou intencionalmente tarde - após o paran (tempo para quebra do jejum) tempo tinha acabado.

Nós devemos tentar ser humildes como Ambarisa Maharaja, e muito fortes nas conclusões do bhakti. Ele era tão humilde que por um ano ele estava esperando por quando Durvasa deveria voltar pensando "Eu preciso satisfazê-lo primeiro, e então eu posso tomar prasada." Ele foi tão humilde:

trnad api sunicena
taror api sahisnuna
amanina manadena
kirtaniyah sada harih

["Pensando-se ser mesmo mais baixo e mais sem valor do que a insignificante grama que foi pisada sob os pés de todos, sendo mais tolerante que uma árvore, sendo livre de orgulho, e oferecendo respeito a todos os outros de acordo com suas respectivas posições, deve-se continuamente cantar o santo nome de Sri Hari. "(Sri Siksastaka, versículo 3)]

Nós devemos ser mais humildes que uma lâmina de grama que se pisoteada nunca protesta. Nós devemos ser mais tolerantes do que as árvores, cuja casca, madeira, frutas, sombra, e sementes são todas para os outros. Mesmo se você vier a cortar a árvore, ela ainda vai lhe dar sombra, frutas e madeira para cadeiras, camas, etc. Mesmo se ela está secando e morrendo, ainda, ela não vai pedir água. Nós devemos ser mais humildes do que esta árvore.

Tente dar honra a todos, de acordo com suas qualificações em bhakti. Não deseje seu próprio louvor. Se você é assim, então quando você cantar e lembrar, você será capaz de atingir krsna-prema muito facilmente, caso contrário, não.

Hare Kṛṣṇa, Sri Ekadasi Devi Ki Jay, Nitai Gaura Premanande, Hari Bolo

Tradução -> Gabriel Dauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .