haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A decadência da monarquia já foi relatada no Bhagavatam

Hare Krishna!

Todas as Glórias a Srila Prabhupada.

A decadência da monarquia já foi relatada  no Bhagavatam no capítulo final em que se descreve os  infortúnios de cada família real,as brigas e assasinatos entre familiares e ministros que destronavam os reis geralmente matando-os destruindo praticamente todas as linhagems originais. Mas também junto da ambição dos kshatrias colaborou com essa decadência, a corrupção dos brahmanas próximos do poder,que para manter seus privilégios compactuavam com qualquer monarca sem cumprir a rigor o papel de conselheiros guardiões do Dharma.
O território de Bharata Varsa tinha muitos pequenos reinos e não todos tinham o mesmo sistemas de governo,existiam pequenos reinos com administrações democráticas,o reino de Kalinga(atual Orissa) até ser conquistado e destruído pelo imperador Ashoka no seculo III ac,era conduzido com o que foi definido como uma democracia parlamentar monarquica.
Os brahmanas corruptos pregavam a favor do rei divinisando sua figura,utilizando argumentos védicos,para acalmar aos povos conquistados para facilitar a submissão,algo similar à pregaçao que os padres servis a monarquia faziam aqui em América,convencendo aos escravos convertidos de que eles estariam compartilhando o sofrimento de Cristo por isso eles seriam salvos.
Isso nós vimos no Nepal moderno,aonde sustentavam a figura do rei como encarnação de Narayana,estátuas dos monarcas com Ananta Shesha como trono,vestindo paletó gravata e lentes encontradas em todas as principais cidades e outros recursos enganosos em nome da religião.
Esta monarquia foi deposta há uns poucos anos.
O monarca mais destacado da história moderna da India,isto é da história não purânica,foi o Imperador Ashoka,quem depois da sua conversão ao Budismo ,fez um governo sábio e piadoso,promulgando leis que até hoje em dia são consideradas avançadas.Leis sobre proteção ambiental,proteção aos animais,urbanismo,tolerância religiosa,etc.
Até enviou mensagens aos principais reis e imperadores da época,da Ásia e Europa, propondo criar um conselho internacional similar ao que hoje em dia são as Nações Unidas para discutir e evitar as guerras.
O Budismo e o Jainismo consideradas religiões não vedica,surgidas quase ao mesmo tempo no século IV ac foram fundadas por dois príncipes respectivamente,Sidharta e Mahavira,como resposta filosófica aos brahmanas desviados do Dharma,filosofias que dão total enfase à ética pessoal e social,coisa perdida pelos sacerdotes da época.
Srila Prabhupada escreveu em um de seus comentários no Caitanya Caritanrita que não é o mesmo ser devoto do que ser um Vaishnava.
Qualquer um pode ser um devoto de Krishna.
Existem milhões na India e até fora dela,90% da população do mundo acredita em Deus através das outras religiões,mas Vaishnava é quem se coloca ao serviço incondicional do Senhor,quem vê Krishna no coração não apenas de cada devoto mas de cada ser vivo.
Isto é fácil de saber mas difícil de realizar,a maioria de nós devotos não vivenciamos isto senão não nos irritaríamos por qualquer coisa nem brigaríamos a toda hora com aqueles que desafiam o nosso falso ego.
S.Prabhupada também dizia que se deveria preparar aos brahmanes e aos Kshatrias na condução da sociedade pois vayshas e sudras devem ser conduzidos,isto é os intelectuais,educadores,pensadores de todas as áreas,e lógico os religiosos e teólogos,os formadores de opinião e os políticos,legisladores,militares,os defensores da constituição do estado,em Consciência de Krishna.
Citei casos de monarquias falidas mesmo com brahmanas como conselheiros e monarquias bem sucedidas mesmo não sendo seguidores dos Vedas porque o ponto ao que quero chegar é de que não é uma pessoa por ser simpática aos devotos que é suficiente para mudar as coisas.
Os líderes ou os formadores de opinião além de religiosos devem ter uma estrutura de caráter muito sólida e um coração doce.
Um devoto não deve pensar no poder e sim primeiramente na sua vida espiritual,na danan na janan na sundarin,na danan não deve-se almejar riqueza,mas se a vida premia um devoto por ser um profissional competente com uma mentalidade sabia e equanime ele saberá dar segurança a sua família e ajudar a pregação,e se o destino o levar a um lugar destaque na sociedade ele saberá como se conduzir,e será exemplar.
A história mostrou em todo mundo que quando os religiosos e as religiões,ficaram aliados,fascinados pelo poder caíram em desgraça.
Nem imagino como devotos poderiam chegar até a condução do estado e muito menos como se reetabeleceria uma monarquia nos tempos atuais,
isso já está em mãos de Krishna ,mas todos devemos ser estudiosos dos Vedas para saber o que é o ideal e também conhecer a história para detectar os desvios.
Esta é minha opinião.

Seu Servo
Krishna Kishora das

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .