haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alimentos Satwicos, Rajásicos e Tamásicos

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc4/hs293.snc4/40991_1486988689608_1080630638_1399764_2128702_n.jpg

A tradição do Ayurveda ensina que alimento não é apenas nutrição, nutrir o corpo, mas também afeta a mente, a consciência. Assim como temos uma constituição física, nós também temos uma constituição mental caracterizada pelos 3 gunas: sattwa, rajas e tamas.

Os alimentos também são classificados como sattwico, rajásico e tamásico de acordo com as qualidades mentais que eles promovem. Resumidamente, alimento sáttwico é o que é leve, que aumenta a clareza da mente; os rajásicos são os que levam à agitação e atividade mentais e os alimentos tamásicos são os pesados, que geram entorpecimento e depressão.

Os alimentos sáttwicos são fáceis de digerir, levam à uma percepção clara das coisas, desdobram-se em amor e compaixão, promovem as qualidades do perdão e da austeridade: frutas, vegetais frescos ou preparados no vapor, leite fresco e ghee, estes constroem Ojas e dão vitalidade ao prana.

Alimentos rajásicos são quentes, picantes e salgados. Irritam e estimulam, são “tentadores” do tipo “impossível comer um só”, como biscoitos e batatas fritas; alimentos condimentados como chutneys e pickles estimulam os sentidos.

Estes alimentos fazem com que a mente fique mais susceptível às tentações. Gradualmente a mente vai se tornando mais rajásica, tendendo à raiva, ao ódio e à manipulação.

Os alimentos tamásicos são pesados, conduzem à depressão e induzem ao sono profundo. Carnes vermelhas, cordeiro, porco, queijos amarelos e gordurosos, alimentos velhos (sobras) ou requentados.

O efeito dos alimentos tamásicos na mente só se fazem sentir quando se come em excesso. Moderadamenre, o alimento tamásico promove o crescimento e estabilidade.

Se por exemplo alguém tem um excesso de qualidade rajásica, com hiper agitação e insônia, comer uma pequena quantidade de alimentos tamásicos vai ajudá-la a aquietar-se e corrigir a insônia.

http://www.medicinaindiana.com.br/mrsite/home/default.asp?titulo=Artigo&staticpage=yes&acao=artigo&cod=613
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .