haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Não Sectarismo.

Sectarianismo é um produto sub-natural da Verdade Absoluta. Quando Acharyas primeiramente deliberaram e instruiram sobre a Verdade, isto não estava poluído com sectarianismo. Mas as regras e regulações recebidas através da sucessão discipular em relação ao objetivo e método adotado para se obter isto, foram transformados no devido curso do tempo de acordo com a mentalidade e localidade das pessoas.
Uma regra que é seguida por uma sociedade não é necessariamente aceita em outra sociedade. Por isto é que uma comunidade difere de outras. Quando uma comunidade gradualmente ganha mais respeito por seus próprios padrões, isto aumenta o ódio para com outras comunidades e as consideram como sendo inferiores.
Este sectário sintoma é visto em todos os países desde tempo imemorial. Este pensamento é proeminente entre os kanistha-adhikaris (neófitos) e se extende até os madhyama-adhikaris. Entre os uttama-adhikaris, porém, não há nenhum traço de sectarismo...
Diferenças que ocorrem de acordo com lugar, tempo, linguagens, comportamento, comida, roupa e naturezas de várias comunidades e países, são incorporadas nas práticas espirituais das pessoas e gradualmente faz com que uma comunidade se torne completamente diferente das outras que até mesmo a consideração de que todos são seres humanos pode deixar de existir.
Quando a mentalidade de asno se torna proeminente nos kanistha-adhikaris, eles certamente se indulgem nestas coisas. Mas se eles desenvolvem uma mentalidade de cisne, então eles não irão participar de brigas, ao invés disso, vão se esforçar para conseguir um nível elevado. Madhyama adhikaris não brigam tanto por coisas externas, mas eles são sempre atacados por discordâncias filosóficas.
Contradições surgem na verdade apenas devido à mentalidade de asno. Pessoas que são como cisnes consideram a necessidade das diferentes práticas em concordância com a qualificação de cada indivíduo, então eles são naturalmente desapegados de brigas sectárias. Sobre isso, deve ser compreendido que ambos, pessoas com mentalidade de ‘asnos’ e ‘cisnes’ estão entre os kanistha e madhyama adhikaris. Eu não espero que pessoas que são como asnos aceitem este artigo com respeito.
Se neófitos e madhyama adhikaris se tornam completamente indiferentes em relação às contradições encontradas em várias práticas e assim tentam avançar mais e mais, então elas se tornam pessoas com mentalidade de cisne. Então, estes são nossos respeitáveis e queridos amigos.
Mesmo que personalidades que são como cisnes aceitem uma particular prática desde o nascimento ou infância de acordo com as instruções que receberam, ainda sim permanecem indiferente e não sectários.


Bhaktivinoda Thakur Mahasay - 1847


 Thakur Bhaktivinoda - Filósofos ocidentais aprenderam a língua 'bengali' para ler seus artigos e livros religiosos no sec.18

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .