haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Jaya Radha-Madhava




Jaya Radha-Madhava
Srila Prabhupada

(jaya) radha-madhava, (jaya) kunja-bihari
(jaya) gopi-jana-vallabha, (jaya) giri-vara-dhari
(jaya) yashoda-nandana, (jaya) vraja-jana-ranjana
(jaya) yamuna-tira-vana-cari

“Krsna é o amante de Radha. Ele manifesta muitos passatempos amorosos nos bosques de Vrndavana. Ele é o amante das vaqueirinhas de Vraja, o levantador da grande colina chamada Govardhana, o amado filho de mãe Yasoda, a alegria dos habitantes de Vraja, e Ele vagueia pelas florestas ao longo das margens do rio Yamuna.”

Esta é a natureza original de Krishna. Ele é Radha-Madhava; Ele é o amante de Srimati Radharani. E - kunga- vihari - Ele sempre desfruta da companhia das gopis [vaqueirinhas] nos arbustos da floresta de Vrindavana. Radha-madhava kunja-vihari. Ele não é somente o amante de Radharani, mas - vraja-jana-vallabha - de todos os residentes de Vrindavana. Todos amam Krishna. Eles não conhecem mais nada. Não sabem se Krishna é Deus ou não. Nem são muito atormentados pelo pensamento de "Eu devo amar Krishna se Ele for Deus." Do contrário eles pensam, "Ele pode ser Deus como Ele não pode ser Deus. O que quer que Ele seja, não importa, mas nós amamos Krishna."

Isto é tudo e é chamado de amor genuíno. "Se Krishna é Deus, então eu devo amá-lO" - este é um amor condicionado, não é um amor puro. Krishna pode ser Deus ou quem quer que ele seja, mas por Seus maravilhosos atos, os Vrajavasis [residentes de Vrindavana] estão pensando, "Oh, Krishna é uma criança maravilhosa. Ele deve ser algum semideus".

As pessoas estão geralmente sob a impressão que os semideuses são os Todo-Poderosos. Os semideuses são poderosos dentro deste mundo material, mas as pessoas não sabem que Krishna está acima de todos eles. Ishvarah paramah krishnah sac-cid-ananda-vigrahah. O mais elevado semideus, Brahma, está dando sua opinião: "O supremo controlador é Krishna."

Então, como os residentes de Vrindavana amam Krishna sem nenhuma condição, Krishna os ama incondicionalmente também.

Giri-vara-dhari. Quando os habitantes de Vrindavana pararam os sacrifícios a Indra, eles ficaram em perigo por que Indra ficou muito furioso. Por sete dias ele incessantemente mandou chuva e raios muito poderosos sobre Vrindavana. Quando os habitantes ficaram extremamente preocupados, Krishna, embora sendo um garoto de sete anos de idade, os salvou levantando a Colina de Govardhana. Desta maneira Ele instruiu Indradeva, "Parar sua perturbação é o serviço de Meu dedo mindinho. Isto é tudo". Então Indra caiu de joelhos diante de Krishna. Mais sobre este assunto você irá encontrar no Livro de Krishna.

Como Gopi-jana-vallabha, a única ocupação de Krishna é como proteger a gopi-jana [as gopis]. O nosso Movimento para a Consciência de Krishna está ensinando como se tornar uma das gopi-janas. Então Krishna nos salvará de qualquer perigo, mesmo por levantar uma colina ou uma montanha. Krishna é tão bondoso e poderoso. Quando Krishna levantou a colina, Ele não havia praticado nenhum sistema de yoga. Ele estava brincando como uma criança. Mas quando foi preciso, Ele se manifestou como Deus. Assim é Krishna. Não que Ele tenha que ir e praticar algum sistema de yoga para se tornar Deus. Não. Ele não é este tipo de "Deus", não um "Deus" fabricado. Ele é Deus.

Yashoda-nandana, vraja-jana-ranjana. Krishna gosta de ser a criança de um devoto. Como uma criança amada por Yasoda, Ele é chamado de Yasodanandana, Krishna quer ser punido por Seu devoto pai e mãe, por que todos servem a Ele e ninguém O castiga. Então Ele sente prazer quando um devoto o puni. Este castigo é um serviço a Krishna. Se Krishna sente prazer em ser castigado, então a responsabilidade é levada para um devoto: "Tudo bem, Eu devo me tornar Seu pai e castigar Você." Quando Krishna quer brigar, algum de Seus devotos se transformam em Hiranyakasipu e luta contra Ele. Por essa razão, se torne um associado de Krishna e desenvolva a Consciência de Krishna.

Yashoda-nandana, vraja-jana-ranjana. Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, está perambulando pelas margens do Rio Yamuna para agradar as gopis, os vaqueirinhos, os pássaros, as bestas e os bezerros. Eles não são pássaros, bestas, bezerros ou homens comuns. Eles estão no nível mais elevado da auto-realização. Krita-punya-punjah - depois de muitas, muitas vidas eles conseguiram a posição para brincar com Krishna.

Nosso Movimento para a Consciência de Krishna é tão benéfico que todos podem ir para Krishnaloka e associar-se com Krishna como um amigo, como um servo, como um pai ou uma mãe, e de inúmeras outras maneiras. E Krishna é encantador para qualquer um destes propósitos. Estes assuntos estão descritos amavelmente em nosso livro Ensinamentos do Senhor Caitanya.

Krishna não dá um passo fora de Vrindavana. O Krishna original está em Vrndavana. Tire vantagem destes livros, desta sabedoria, desta prasadam, e deste cantar. Seja feliz, e siga com Krishna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .