haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Não desperdice seu tempo

tradução  eletronica google .

in ingles see -

Don't Waste Your Time




por Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

A Palestra para o Dia do Senhor Nrsimhadeva Aparência

Murwillumbah, Austrália: 07 de fevereiro de 2004

Esta é a definição do serviço devocional puro:


anyabhilasita sunyam

jnana karmady anavrtam

anukulyena krsnanu

silanam bhaktir uttama

["O cultivo de atividades que são voltados exclusivamente para o prazer de Sri Krsna, ou em outras palavras, o fluxo ininterrupto de serviço a Sri Krsna, realizada através de todos os esforços do corpo, mente e fala, e através da expressão de vários sentimentos espirituais ( bhavas), que não é coberto por jnana (conhecimento visando a liberação impessoal) e karma (recompensa em busca de atividade), e que é desprovido de todos os outros desejos do que a aspiração de trazer felicidade a Sri Krsna, é chamado uttama-bhakti. " (Bhakti-rasamrta-sindhu 1.1.1)]

Quando o serviço ao Senhor Krishna não é coberto por jnana, impersonalismo, karma, atividades lucrativas yoga, ou austeridades severas, quando ele é contínuo e realizado exclusivamente por Krishna, por corpo, mente, palavras e da alma, com humor até madanakya-bhava ( o humor de Srimati Radhika), que é bhakti ou devoção pura. Nosso bhakti não é certamente uttama-bhakti.

Alguns de vocês podem ter kanistha-bhakti, alguns sakama-bhakti, misra-bhakti ou aisvarya-Mayi-bhakti, e haverá muitos defeitos sobre esses níveis. Alguns de vocês têm madhyama-adhikari bhakti.

Aqui estamos dando exemplos de diferentes estágios de puro, uttama bhakti. Ontem, explicou que o bhakti de Dhruva Maharaja não está na categoria de uttama (classe, superior primeiro) ou mesmo madhyama (segunda classe). Não é bhakti pura de todo. O verso que define uttama-bhakti indica que seus devotos (bhaktas) são divididos em cinco etapas ou categorias: jnani-bhakta, suddha-bhakta, premi-bhakta, premapara-bhakta e prematura-bhakta. Após este não há "bhaktas", mas sim, todos são kaya-vyuha (expansões diretas do corpo) de Sri Krishna ou Srimati Radhika. Eles não são chamados bhaktas, eles são chamados de associados eternos de Radha e Krishna.

Primeiro vamos explicar o jnani-bhakta. Existem dois tipos de jnana (conhecimento). Aqueles que querem se fundir com o Senhor Supremo são chamados jnanis Eles interpretam o versículo: "Sarvam khalv idam brahma - tudo é Brahman" (Chandogya Upanisad 3.14.1) Eles pensam. "Sim, tudo é Brahman Mesmo as árvores, trepadeiras, pássaros e animais são o Supremo Senhor -.. Brahman" Nós não gostamos dessa idéia. Cada entidade viva é parte integrante de Deus, mas não é que todo mundo é Deus. Por outro lado, aqueles que têm tattva-jnana, conhecimento de todas as verdades estabelecidas filosóficas - que sabem quem é Krishna, que é Srimati Radhika, que é maya ou ilusão, o que é prema ou puro amor de Deus, que é rasa ou o doçuras de que o amor - são chamados jnani-bhaktas. Eles não são jnanis, pois eles são bhaktas que têm conhecimento da divindade do Senhor Krishna e de opulência ilimitada da Divindade.


Sri Prahlada Maharaja é um exemplo do jnani-bhakta. Ele é um maha-bhagavata e um uttama-bhakta. Outros jnani-bhaktas são Bhismadeva, o Kumaras quatro (Sanaka, Sanat Kumara-, Sanandana e Sanatana) e Srila Sukadeva Gosvami no início de sua vida. Eles são jnani-bhaktas não, jnanis.


Prahlada Maharaja era um devoto inigualável e ele foi extremamente humilde, puro e tolerante. Se você quer ser um devoto, você deve segui-lo. Primeiro de tudo você terá que abandonar todos os seus desejos para a satisfação dos sentidos e não tem outro desejo além bhakti. Seu bhakti não devem ser abrangidos pelo carma jnana, ou outras atividades materialmente contaminados. Você terá que se envolver em serviço espontânea realizada pelo corpo ea mente e por todos os esforços dos sentidos, e também com um estado de espírito transcendental, chamado bhava ou rati. Em seguida, suas atividades serão bhakti.


Pai Prahlada Maharaja, o demônio Hiranyakasipu, teve uma benção do Senhor Brahma concessão que ele não vai morrer no ar, na terra, ou em qualquer planeta. Ele não vai morrer por nenhuma arma, nem por nenhum homem, animal, pássaro ou serpente criado por Brahma. Ele não vai morrer em qualquer mês, nem dentro ou fora da casa. Assim, ele tinha a vantagem de que ele se tornou quase imortal.


Filho de Hiranyakasipu Prahlada era o caçula de seus quatro filhos, e Prahlada foi enviado para a escola de Sanda e Amarka. Sanda significa "touro" e Amarka significa "escuridão". Aqueles que são como touros e estão sempre na escuridão e ignorante de tattva-jnana são "sanda" e "Amarka".


Um dia Prahlada chegou da escola, ele foi condecorado por sua mãe e ele foi colocado no colo de seu pai Hiranyakasipu. Seu pai ficou feliz em ver seu filho muito bonita e humilde. Ele beijou-o e perguntou: "Meu querido filho, eu quero ouvir de você o que você aprendeu com seus professores."

Prahlada respondeu:


sura-varya tat sadhu manye 'dehinam

sada samudvigna-dhiyam Asad-grahat

hitvatma-patam grham andha-kupam

Vanam yad gato dharim asrayeta

"O melhor dos asuras, o rei dos demônios, tanto quanto eu aprendi com meu mestre espiritual, qualquer pessoa que aceitou um corpo temporário e vida familiar temporária é certamente constrangido com ansiedade por ter caído em um poço escuro onde há há água, mas apenas sofrimento. Deve-se abandonar esta posição e ir para a floresta [vana]. Mais claramente, um deve ir para Vrndavana, onde só a consciência de Krishna é prevalente, e deve, assim, abrigar-se da Suprema Personalidade de Deus. " (Srimad-Bhagavatam 7.5.5)

Ao ouvir isso de seu filho, Hiranyakasipu começou a rir, e questionou,

"Quem te ensinou isso? Seu guru?"

Hiranyakasipu chamado Sanda e Amarka e perguntou-lhes se tinha dado esses ensinamentos para Prahlada.


"Nunca!" eles responderam. "Nós não ensinamos tais coisas."


"Bem, o que de fora vieram para a escola, então?" Hiranyakasipu exigido. "Narada? Ou quaisquer outros devotos? Ele ordenou aos seus homens:" Você deve manter um guarda na escola para se certificar de que nenhum devoto de Vishnu entra na área de da escola. "Ele então ordenou que os professores para retornar Prahlada para a escola e dar-lhe instruções muito boas sobre a política ea diplomacia, sobre como controlar temas, e sobre como conquistar e tornar-se muito poderoso como ele.



Depois de quatro ou cinco meses mãe Prahlada de novo decorado e levou-o ao colo de seu pai. Novamente Hiranyakasipu ficou muito feliz ao ver seu filho, e ele fez a mesma pergunta: "O que você aprendeu na escola de seus gurus"


Prahlada respondeu:


sravanam kirtanam visnoh

smaranam pada-sevanam

arcanam vandanam dasyam

sakhyam atma-nivedanam

iti pumsarpita visnau

bhaktis cen-nava laksana

kriyeta bhagavaty addha

dhitam tan manye 'uttamam


"Ouvir e cantar sobre o transcendental santo nome, forma, qualidades, parafernália e passatempos do Senhor Visnu, lembrando-os, servindo os pés de lótus do Senhor, oferecendo ao Senhor o culto respeitoso com dezesseis tipos de parafernália, oferecendo orações ao Senhor, tornando-se Seu servo, considerando-se o melhor amigo do único Senhor, e entregar tudo a Ele (em outras palavras, servindo-O com o corpo, mente e palavras)-estes nove processos são aceitos como serviço devocional puro. Aquele que tem dedicado sua vida ao serviço de Krsna através desses nove métodos deve ser entendida como sendo a pessoa mais erudita, por ele ter adquirido conhecimento completo. " (Srimad Bhagavatam 7.5.23-24)

Os nove membros de bhakti, ou seja, sravanam, kirtanam, visnu-smaranam (ouvir, cantar e lembrar de Krishna ou Vishnu), etc não são bhakti se não forem primeiramente oferecido a Sri Gurudeva. Gurudeva também é Deus, no sentido de que ele é Sua manifestação. Ele é asraya-bhagavan, uma manifestação de Deus na forma de Seu servo. Ele é a Suprema Personalidade de servo-divindade.

Senhor Krsna não aceitará a sua audição, cantando ou lembrando-se sobre ele sem que seja oferecida primeiro a Gurudeva. Ao invés de bhakti vindo de tal execução, falso ego e muitas outras mentalidades indesejáveis ​​virá. Primeiro, vá a uma boa-fé Guru qualificado, que tenha alguma realização de Krsna e que se destaca dos desejos mundanos e atrações. Vá de uma vez para tal guru, se você quer ser feliz. Renda-se a ele, ouvi-lo, e em seguida, executar ouvir, cantar, e os outros membros de bhakti. Prahlada Maharaja tinha feito isso.

uvindo as palavras de Prahlada, Hiranyakasipu ficou muito irritado. Ele lançou Prahlada do seu colo e alto chamado de "Sanda e Amarka! Venha aqui! O que você ensinou meu filho Prahlada? Você não tê-lo ensinado a duplicidade ou política? Se você lhe ensinou sobre a devoção a Vishnu vou ter que punir você! "



"Nós não fizemos isso! Nós não tê-lo ensinado essas coisas!" Sanda e Amarka implorou. "Prahlada fala naturalmente na forma como ele faz. É de sua natureza."



O demônio Hiranyakasipu então se virou para Prahlada e perguntou: "Quem te ensinou esta Esses gurus - ou quem?"


Sri Prahlada respondeu:

Matir nd krsne paratah svato va

bhipadyeta Mitho 'grha-vratanam

adanta-gobhir visatam tamisram

punah punas carvita-carvananam

"Por causa de seus sentidos descontrolados, pessoas muito viciado em vida materialista avançar em direção a condições infernais e repetidamente mastigar o que já foi mastigado. Suas inclinações em direção a Krsna nunca são despertadas, seja por instruções dos outros, por seus próprios esforços, ou por uma combinação de ambos. " (Srimad Bhagavatam 7.5.30)

nd te viduh svartha-gatim oi visnum

durasaya vós bahir-artha-maninah

andha yathandhair upaniyamanas

pisa-tantryam te 'uru-damni baddhah

"As pessoas que estão fortemente aprisionadas pela consciência de aproveitar a vida material, e que, portanto, aceito como seu líder ou guru um homem semelhante cego anexado aos objetos dos sentidos externos, não pode compreender que o objetivo da vida é voltar para casa, de volta ao Supremo, e se engajar no serviço ao Senhor Vishnu. como cegos guiados por outro cego errar o caminho certo e cair em uma vala, os homens materialmente ligados liderados por um outro homem materialmente anexo estão vinculados pelas cordas de trabalho fruitivo, que são feitas de muito cordas fortes, e eles continuam uma e outra vez na vida materialista, sofrendo os três misérias. " (Srimad Bhagavatam 7.5.31)

naisam matis tavad urukramanghrim

sprsaty anarthapagamo yad-arthah

mahiyasam pada-rajo 'bhisekam

niskincananam nd vrnita Yavat

"A menos que se mancham com seus corpos a poeira dos pés de lótus de um Vaishnava completamente livre de contaminação do material, as pessoas muito inclinadas para a vida materialista não pode ser anexado aos pés de lótus do Senhor, que é glorificado por suas atividades incomuns. Só tornando-se consciente de Krsna e se abrigar nos pés de lótus do Senhor dessa maneira se pode ser livre de contaminação do material. " (Srimad Bhagavatam 7.5.32)

Agora Hiranyakasipu ficou ainda mais irritado. Temeroso, ele instruiu o comandante-em-chefe de seu exército para matar o Prahlada menino. Você já ouviu falar que Hiranyakasipu não vai morrer de qualquer um criado por Brahma, nem ele vai morrer no dia ou à noite, nem dentro nem fora, nem em um mês. Ainda assim, ele ficou com muito medo. Sentia-se totalmente desamparada e ele estava confuso quanto ao que fazer.

Sanda e Amarka disse ao demônio: "Por que você está temendo? Todos os semideuses têm medo de você. Vamos devolver o menino para a escola por algum tempo e trazer o nosso Guru e Sukracarya pai. Ele certamente irá ensinar Prahlada todas as matérias necessárias Não se preocupe. "


Prahlada foi, assim, voltou à escola para ouvir novamente explicações de duplicidade, a política, a hipocrisia e outros assuntos. Um dia, os professores disseram aos alunos que eles ambos estavam indo para fora para um par de horas. Prahlada era o monitor na escola, e agora ele estava instruído a cuidar de todos os meninos na ausência dos professores. "Você não deve brigar", os professores disseram os meninos. "Seja pacífico sob a orientação de Prahlada, e em breve vamos voltar."


Os professores prosseguiram seu caminho, e os meninos começaram a correr e brincar, muito feliz que seus gurus não estavam lá e eles não foram controlados. Prahlada disse que tinha algo para lhes dizer, e ele muito humildemente pediu-lhes para vir e ouvir o que ele tinha a dizer. Mesmo que ele tinha apenas cinco ou seis anos, os meninos tinham tanta honra para ele que ele era capaz de controlá-los. Reuniram-se, e Prahlada começou a falar com eles.


Ele se dirigiu a eles: "Ó meus irmãos, meus amigos, por favor, me escute. Desde o início de sua vida, devemos meditar sobre o Senhor Supremo. Nada neste mundo pode existir independentemente dele. Alguns dizem que a natureza criou tudo, e que, por natureza, tudo está se manifestando, mas qual é o significado da natureza? A natureza é o poder do Senhor Krishna. Senhor Krsna pode controlar e criar milhões de universos, destruí-los, e em um momento recriá-los. Ele é muito poderoso. Ele sabe tudo de você, mas você não conhecê-Lo. eu sei algo sobre Ele, no entanto.



"Desde o início de sua vida, não perca seu tempo A velhice ea morte são obrigados a vir O que você coletar nesta vida -.. Riqueza, fama, posição, e assim por diante - você terá que desistir Você não pode. tirar um centavo desse mundo. Você concorda? "



Os alunos respondeu: "Ah sim! Por que não? Você está dizendo a verdade. Nós também será velho, e teremos que morrer."



Prahlada Maharaja continuou: "Desde o início de sua vida, não perca seu tempo na política, duplicidade e hipocrisia Lembre-se que o Senhor Supremo é Krsna Ele é muito poderoso,.. Ele é misericordioso e causelessly Ele investiu todo o seu poder, doçura, beleza e misericórdia em Seus santos nomes. "



E Sri Caitanya Mahaprabhu fez esses nomes são ainda mais poderoso, investindo todo o Seu amor e carinho neles. Então, cantar e lembrar esses nomes.



Entre os rapazes, um que era um líder disse, "Prahlada, por que deveríamos cantar o nome de Krsna? Por que não, enquanto estamos agora jovem, brincar e ser especialista em ganhar dinheiro e fazer outras atividades, pelo qual podemos ser felizes? "



Prahlada Maharaja respondeu: "Não faça isso não fazê-lo Quem sabe se você vai ou não têm tempo para se tornar a velhice está chegando Velho,..?. Você vai morrer amanhã ou depois de amanhã, ou agora" Um raio pode vir em um minuto você pode ser morto. "


Você está indo para algum lugar de avião, e em um momento em que a máquina pode falhar e tudo sobre o plano - sete centenas de pessoas - pode ser morto. Onde o seu corpo e os ossos vão, ninguém vai saber. E, se no caso você pode evitar isso e você fica velho, depois de 80 você não será capaz de sentar-se em linha reta. Você não será capaz de cantar, porque tantos grupos de doenças virão. E o seu filho e filha-de-lei irá criar muitos problemas. Esteja certo disso - assim você não será capaz de cantar e lembrar.



Prahlada Maharaja disse:

mara acaret prajno

dharman bhagavatan iha

durlabham manusam janma

pouco APY adhruvam arthadam

"Aquele que é suficientemente inteligente deve usar a forma humana do corpo desde o início da vida - em outras palavras, desde a tenra idade da infância, para praticar as atividades do serviço devocional, dando-se todos os outros compromissos O corpo humano é mais raramente. alcançado e, embora temporário, como outros organismos, é significativo, porque na vida humana pode-se executar o serviço devocional. Mesmo uma pequena quantidade de sincero serviço devocional pode dar uma perfeição completa. " (Srimad-Bhagavatam 7.6.1)

Sri Prahlada continuou, "Tente desenvolver Krsna-prema e consciência de Krishna desde o início de sua vida, ou sempre que você recebeu pela primeira vez este conhecimento pela associação bom - se você é de quinze anos de idade ou de qualquer idade por seu sukrti anterior (passado espiritual. atividades piedosas) que associados com devotos puros e esse conhecimento pode, portanto, vem em uma idade precoce na vida presente, por isso começam a partir de então.

"Nós não devemos desperdiçar nosso tempo na gratificação dos sentidos, que também é reservado para você na vida animal. Se você é um porco ou um porco você pode coletar inúmeras esposas, e não haverá necessidade de gastar algum dinheiro. Você não terá . divorciar-se para desfrutar de muitos companheiros de novas Não haverá processo judicial e não há necessidade de manutenção dos filhos Nesta vida você pode ter apenas um filho ou filha em um ano -. não mais do que isso - e se vir gêmeos, você pode ter dois, três ou quatro. Mas porcos, porcos e cães têm oito, dez, doze ou 16 crianças por vez. Eles são superiores a você na medida em que. A qualquer momento, em qualquer espécie de vida, você pode ter a satisfação dos sentidos. Os animais são mais especialista na gratificação dos sentidos do que você, então não perca tempo se preocupando que você não vai conseguir. Pelo contrário, desde o início da vida você deve cantar, lembre-se e meditar sobre o Sri Krishna.



"Como o sofrimento e todos os tipos de problemas - como a idade da morte, idade, doença, brigando com os vizinhos, e os problemas criados pelo governo vem sem convite ou desejo, da mesma forma, se por karma fruitivo anterior você está destinado a uma grande felicidade, ele vai também vêm automaticamente. Portanto, não há necessidade de fazer qualquer coisa para isso. Só acredito em Deus. Tudo o que for destinado pela sorte virá. Por que está tão ansioso para isso? Nesta vida, não desejo a felicidade e não desejo para eliminar as dificuldades Este não é o objetivo e objeto de nossa vida Estas situações boas e ruins virão à força e você terá que prová-los Você é obrigado a prová-los;...? então porque você está desperdiçando seu tempo Comece a cantar o santo nome de Krsna. Seus nomes são muito poderoso, misericordioso e belo, e eles estão cheios com todos os Seus doces passatempos. Não acho que o santo nome é apenas um nome. É muito poderoso e é o próprio Krsna. Desde o início, cantar estes nomes. "



Na era anterior, Satya-yuga, a vida humana costumava ser mais de um milhão de anos, e em alguns casos até mais do que isso, alguns eram imortais. Na Treta-yuga era dez mil anos, e em Dvarapa-yuga mil anos. Em Kali-yuga, devido à vida descontrolada, fumando cigarros, bebendo uísque e vinho, comer carne e ovos, a vida útil é menor, é apenas cem anos na melhor das hipóteses. Existem doenças como tuberculose e câncer, e assim muitos tipos de novas doenças como a AIDS, que não podem ser controlados em hospitais, por cientistas ou por qualquer outra pessoa. As pessoas não percebem que muitas doenças estão vindo devido ao estilo de vida descontrolados.



Prahlada continuou: "Agora, suponha que você tem cem anos de vida. Metade desse tempo é perdido em dormir, e se você não estiver controlada, é mais do que isso. Juventude, até a idade 20 ou 25, vai em vão , tornando-se especialista em jogar e estudar. E a idade da 80-100 é inútil, pois naquela época dificilmente você pode até mesmo ver.



Isto deixa mais dez anos. Durante esses anos, você terá que se casar, e não apenas uma vez. Você vai se divorciar e casar novamente - e novamente o divórcio e se casar novamente - e nada vai ser adquirida a partir deste. As crianças virão e você terá que providenciar a sua educação e assim por diante. Nesse meio tempo você deve ter um carro. Você deve ter todo o equipamento necessário de uma casa - televisão e tantos outros sempre novas necessidades aparentes e, especialmente, um computador. Quando você vai fazer bhajana? Não há nenhuma hora em tudo. "



"O que devemos fazer?" Os estudantes perguntaram Prahlada, e ele respondeu:





guru-susrusaya bhaktya

sarva-labdharpanena ca

sangena sadhu-bhaktanam

isvararadhanena ca

sraddhaya tat-kathayam ca

kirtanair guna-karmanam

tat-padamburuha-dhyanat

tal-lingeksarhanadibhih



"É preciso aceitar o mestre espiritual fidedigno e presta-lhe serviço com grande devoção e fé. Que quer que se tem em um de posse deve ser oferecido ao mestre espiritual, e na associação de pessoas santas e devotos se deve adorar o Senhor, ouvir as glórias do Senhor com fé, glorificar as qualidades transcendentais e as atividades do Senhor, sempre medito nos pés de lótus do Senhor, e adorar a divindade do Senhor estritamente de acordo com as injunções do sastra e guru. " (Srimad Bhagavatam 7.7.30-31)

DIA SEGUINTE

8 de fevereiro de 2003

Fomos explicando sobre bhakti, e eu tenho vindo a discutir as suas muitas fases. Temos apenas cerca de concluída as discussões até Prahlada Maharaja, que está na categoria de um jnani-bhakta. Ele é um maha-bhagavata (devoto de primeira classe) e não há anyabhilasa ou mesmo anyabhilasita em seus serviços devocionais. Em outras palavras, ele não tem nenhum desejo material em seu estado natural ou até mesmo em uma emergência extraordinária ou circunstância perigosa. Sua bhakti não é coberto por jnana, karma, yoga, austeridades severas ou quaisquer outras atividades. Ele está sempre rezando e percebendo parama-brahma (a Suprema Verdade Absoluta). Ele considera que a encarnação do Senhor Krishna, Senhor Nrsimhadeva é parama-brahma, e é por isso que Ele é poderoso ilimitadamente. Ninguém pode matá-lo. Ele é transcendental e, portanto, Ele não tem apetite e não requer nenhum serviço. Ao contrário, Ele vai nos servir como um pai e uma mãe serve os seus filhos dependentes e amorosa. Ele não se cansa, então não há nenhuma necessidade para massagear seus pés. Prahlada sempre pensa sobre a opulência de seu Senhor Supremo.



Há algo faltando, portanto, no bhakti do Sri Prahlada Maharaja, e, com referência ao versículo acima mencionado na definição de bhakti pura, que é "krsna-anusilanam". Este fato é escondido. Ao ler ou ouvir a definição de uttama-bhakti sob a orientação de um devoto uttama tal, uma pessoa pode entender que nem todos os sintomas são preenchidas por atividades Prahlada Maharaja. Ele não pode usar todos os seus sentidos no serviço ao Senhor Krishna, porque, segundo ele, nunca o seu Senhor torna-se fome, sede, cansaço, ou na necessidade de nada. Portanto, ele só pode rezar e meditar sobre ele. Mesmo em sua associação, Prahlada Maharaja é sempre absorvido na opulência Senhor Nrsimhadeva, e assim ele não pode usar todos os seus sentidos a serviço do seu Senhor.



Conselheiros editoriais: Pujyapad Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa

Transcribers: Bhadra Dasi, Caru-candrika dasi

Digitação: Anita dasi

Editor: Syamarani dasi

HTML: Bhutabhavana dasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .