haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sábado, 5 de maio de 2012

O fenômeno da Super Lua

Olhos atentos para o céu nesse final de semana. O nascer da Lua será diferente.

Teremos o fenômeno da Super Lua.


A super Lua ocorre quando temos a máxima aproximação da Terra com a Lua, junto com a Lua Cheia ou Lua Nova. Nesse sábado para domingo, mais especificamente à 00:33 de 06 de maio, a Lua atinge seu perigeu, ou seja, maior aproximação com a Terra. Sua distância será de 356.955km. Além disso, às 00:35 a Lua estará com 100% do seu disco iluminado, ou seja, entrará na sua fase cheia. A ocorrência desses dois fenômenos astronômicos contribui muito para apreciarmos uma Super Lua no céu e que poderá ser contemplado por todos os brasileiros.

Quando é melhor observar?

Nesse sábado, logo após o pôr do Sol será possível contemplar do outro lado do horizonte o nascer da Lua. Esse será um belo momento para contemplar e fotografar a Lua. Por estar muito próximo da linha do horizonte e com a ocorrência do fenômeno da Super Lua, teremos a impressão que o nosso satélite natural irá nascer com tamanho aparente muito maior que o convencional. Com o avançar das horas, a Lua estará cada vez mais alta no céu e exatamente às 00:33 teremos a maior aproximação da Lua com a Terra e às 00:35, a Lua entrará na sua fase cheia. Nesse momento, quando a Lua estará localizada quase no lugar mais alto do céu (chamado de zênite) ocorrerá o fenômeno da Super Lua. É nesse momento que o disco lunar terá uma aparência de aproximadamente 14% maior e 30% mais brilhante se comprado com as demais fases cheias da Lua de 2012. Depois disso, vale apreciar o belo luar e poucos instantes antes do nascer do Sol, a Lua estará se pondo no horizonte oeste, proporcionando novamente um belo momento para contemplar e fotografar. Assim como o nascer, durante o ocaso da Lua teremos a impressão de uma enorme Lua no céu.

O que mais observar no céu?

Além do fenômeno da Super Lua, vale tentar observar os planetas Marte, Saturno e Vênus que podem ser contemplados a olho nu. Vênus possui um forte brilho prata e pode ser observado facilmente no horizonte oeste, logo após o pôr do Sol. Para esse mesmo horário, o planeta Marte com sua cor vermelha poderá ser observado bem alto no céu. Além disso, Saturno que possui uma cor marrom também poderá ser contemplado, porém próximo do horizonte leste.

Com o avançar das horas, quando ocorrer o fenômeno da Super Lua, o planeta Marte estará muito próximo do horizonte oeste e Saturno estará localizado pouco acima, praticamente entre a Lua e Marte. Após isso, próximo do amanhecer quando a Lua estará se pondo, do outro lado do horizonte o planeta Mercúrio irá nascer com sua bela cor prateada. Aproveite para contemplar durante toda noite esses quatro planetas.



É possível contemplar a Super Lua nas outras noites?

Mesmo que o observador perca esse fenômeno nesse final de semana, ainda será possível contemplar um belo nascer da Lua nos próximos 4 dias. Mas é importante saber que se, por exemplo, num dia qualquer a Lua nasceu hoje às 18h50min, amanhã irá nascer por volta das 18h, ou seja, cerca de 50 minutos a menos em relação ao dia anterior.



O que muda na minha vida?

Existem muitas superstições que envolvem a Lua. Mas, cientificamente provado o único efeito que a Lua exerce sobre a Terra é o Efeito de Marés. No caso, com a ocorrência da Super Lua esse efeito será muito pequeno nas regiões que ocorrem as marés. Teremos uma incidência entre 1 a 15cm do aumento das marés se comparado com a não ocorrência da Super Lua. Além disso, estão descartadas todas as relações entre possíveis terremotos, tsunamis, furacões, atividades vulcânicas e outros fenômenos naturais com a Super Lua. Na verdade o que teremos é um belo espetáculo no céu que inspiram os poetas, empolgam os apreciadores do céu e fotógrafos de prontidão.

Marcos Calil

Coordenador Científico do Planetário Johannes Kepler

Assessor de Astronomia da Climatempo

Junto com a Profa. Iara Jardim é autor do livro “Uma Aventura no Espaço” publicado pela Editora Cortez.

 http://www.climatempo.com.br/noticias/89722/uma-super-lua-neste-fim-de-semana/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .