haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Calendário Vaishnava - Ekadasi‏

by :


avyakta rupa das adhikary HDG




Dia 8 de Junho, Terça-feira:

Jejum completo de grãos e derivados para Apara Ekadasi
Dia 9 de Junho, Quarta-feira:

Srila Vrindavana Dasa Thakura - aparecimento

foi o autor do Sri Caitanya Bhagavata, uma grande biografia do Senhor Caitanya Mahaprabhu. Ele é considerado a manifestação de Vyasadeva dos passatempos do Senhor Caitanya. Nasceu logo após o desaparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Na idade de vinte anos, aceitou iniciação formal do Senhor Nityananda. Sob a ordem do Senhor Nityananda escreveu o Sri Caitanya Bhagavata. (Veja Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 8.33-42 e 11.54-55).
Apara Ekadasi

Maharaja Yudhisthira perguntou:

Janardana, qual o nome do ekadasi que ocorre durante o quarto-minguante do mês Jyestha(maio/junho)? Desejo ouvir as glórias deste dia sagrado. Por favor narre tudo para mim. O Senhor Sri Krishna disse:

-Ó rei, sua pergunta é maravilhosa porque a resposta beneficiará toda sociedade humana. Este Ekadasi é tão sublime e meritório que até mesmo os maiores pecados podem ser nulificados pela sua potência. Ó grande rei, o nome deste Ekadasi ilimitadamente meritório é Apara Ekadasi. Quem quer que jejue neste dia santo torna-se famoso em todo o universo. Mesmo pecados tais como matar um brahmana, uma vaca ou um embrião; a blasfêmia; fazer sexo com a esposa de outro homem, são completamente erradicados por se observar o Apara Ekadasi. O Senhor Sri Krishna Continuou:

-Ó rei, as pessoas que prestam falso testemunho são as mais pecaminosas. A pessoa que falsamente ou sarcasticamente glorifica outrem; aquele que engana enquanto pesa algo numa balança; aquele que falha em executar os deveres do seu varna ou asrama(exemplo: um homem desqualificado posando como brahmana ou alguem recitando os vedas de maneira incorreta.); aquele que não exita em enganar os outros; aquele que inventa sua própria escritura ou religião; aquele que se é um falso astrólogo; um contabilista charlatão; ou um falso médico Ayur-védico, todos estes são certamente tão ruins quanto a pessoa que presta falso testemunho e todos eles destinam-se ao inferno. Porém, simplesmente por observar o Apara Ekadasi, todos estes pecadores livram-se completamente de suas reações pecaminosas.

-Guerreiros que caem do seu ksatriya-dharma por fugirem do campo de batalha, vão para um inferno feroz. Porém, ó Yudhisthira, mesmo tais ksatriyas caidos, livram-se do seu grande pecado e vão para o céu se observarem o jejum no Apara Ekadasi.

-Aquele discípulo que após receber a educação espiritual adequada do seu mestre espiritual, transforma-se e blasfema-o é um grande pecador. Tal assim chamado discípulo sofre ilimitadamente. Mesmo ele, se simplesmente observar o Apara Ekadasi, pode alcançar o mundo espiritual. Ouça ó rei, enquanto Eu descrevo-lhe outras glórias deste Ekadasi:

-Aquele que observar o jejum do Apara Ekadasi obtem o mesmo mérito de se executar os seguintes atos de piedade: Banhar-se três vezes ao dia em Puskara-ksetra(nota 1) durante o mês Kartika(outubro/novembro); banhar-se em Prayag no mês de Magha(janeiro/fevereiro), quando o sol está no zodíaco; prestar serviço ao senhor Shiva em Varanasi durante o Shiva-ratri; oferecer oblações aos antepassados em Gaya; banhar-se no sagrado rio Gautami quando júpiter transita por leão; obter o darshana do senhor Shiva em Kedaranatha; ver o senhor Badrinatha quando o sol transita no signo de aquário; banhar-se em Kuruksetra durante o eclipse solar doando vacas, elefantes e ouro em caridade. Todo o mérito que alguém obtem por executar estes atos piedosos, é alcançado por aquele que simplesmente observa o Apara Ekadasi jejuando. Tambem o mérito obtido por alguém que doa uma vaca grávida, junto com ouro e terra fértil, é obtido por aquele que jejua neste Ekadasi. O Senhor Sri Krishna continuou:

-Em outras palavras, o Apara Ekadasi é o machado que derruba a árvore frondosa dos feitos pecaminosos, ele é o incêndio florestal que queima os pecados como se fossem madeira seca, ele é o sol resplandecente perante os escuros mal feitos da pessoa e é o feroz leão perseguindo o veado manso da impiedade. Por isso, ó Yudhisthira, quem quer que realmente tema seus pecados passados e presentes, deve observar o jejum do Apara Ekadasi mui cuidadosamente. Aquele que não segue este jejum deverá retornar novamente no mundo material, como uma bolha efêmera dentre milhões em um gigantesco corpo dágua ou como uma minúscula formiguinha entre todas as outras espécies(nota 2).

-Portanto, continuou o Senhor Sri Krishna, deve-se observar fielmente o sagrado Apara Ekadasi e adorar a Suprema Personalidade de Deus, Sri Trivikrama. Aquele que assim o fizer, livra-se de todos seus pecados e é promovido à morada do Senhor Vishnu.

-Ó Bharata, concluiu o Senhor Sri Krishna, para o benefício de toda humanidade Eu lhe descrevi assim a importância do sagrado Apara Ekadasi. Ó rei, qualquer pessoa que ouça ou leia esta narração, livra-se certamente de todo tipo de pecado.

Assim acaba a narração das glórias do Jyestha-krishna Ekadasi, ou Apara Ekadasi do Brahmanda Purana.

- NOTAS -

1-Puskara Ksetra, na Índia ocidental, é o único local na terra onde se encontra um templo autêntico do senhor Brahma.

2-Os vedas declaram que a forma humana de vida é como uma bolha de ar na água. Na água, muitas bolhas formam-se e em seguida arrebentam-se subtamente poucos segundos depois. Então se a pessoa não utiliza seu raro corpo humano para servir a Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna, sua vida não tem mais valor ou duração do que uma bolha na água. Por isso aqui o Senhor recomendo que devemos servi-Lo jejuando no Hari-vasara, ou Ekadasi.

Sobre este assunto, Srila Prabhupada escreveu no Srimad-Bhagavatam, canto 2, cap.1, verso 4, significado:

- O grande oceano da natureza material se encrespa com as ondas do tempo, e as assim chamadas condições de vida, são assim como bolhas espumantes que aparecem ante nós como o eu corpóreo, a esposa, os filhos, a sociedade, os compatriotas e etc. Devido a uma falta de conhecimento do eu, nos tornamos vítimas da influência da ignorância e deste modo, arruinamos a preciosa energia da vida humana, numa busca vã por condições de vida permanentes, as quais são impossíveis neste mundo.


Ekadasi devi ki jaya !

-FIM-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .