haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quem É Qualificado para Compreender o Bhagavad-gita?



Quem É Qualificado para Compreender o Bhagavad-gita?


Excerto de um palestra de Srila Prabhupada,

Montreal, 24 de agosto de 1968


Assim, quem é qualificado para compreender o Bhagavad-gita? Vocês podem compreender. Aqueles que não são bhaktas, eles também podem compreender, superficialmente. Assim como alguém tem a garrafa de mel. Se a pessoa pensa que: “Eu tenho a garrafa de mel. Permitam que eu lamba a garrafa”, então, lambendo a garrafa, que gosto você irá obter? A garrafa tem que ser aberta e você tem que ver o que está lá. (risos). E se um patife pensa que “estou lambendo esta garrafa, e estou comendo mel, estou saboreando mel”, ele é o patife número um. Simplesmente. De maneira similar, se alguém não é bhakta, se alguém não é devoto de Krsna, esse patife não pode compreender o que é o Bhagavad-gita. Não é por meio de sua erudição ou por meio de sua especulação. Então você nunca compreenderá o Bhagavad-gita. Se você tem que compreender o Bhagavad-gita, então você tem que compreender mediante o processo como este é declarado no Bhagavad-gita, não mediante sua própria especulação mental. Este é o processo para compreender. Bhakto ’si me sakha ceti [Bg. 4.3]...


Assim, este é o processo de compreensão do Bhagavad-gita. Portanto, estou falando a partir deste capítulo quatro. O segredo para compreender o Bhagavad-gita está aqui, e, se vocês seguirem estes princípios... Assim como, quando você compra um frasco de remédio da [...] drogaria, há uma dose. Leia: “Este medicamento deve ser consumido nesta dose”. Se você segue a direção do rótulo do frasco, então você se beneficia. Similarmente, aqui está a direção: evam parampara-praptam. Você tem que compreender o Bhagavad-gita a partir da sucessão discipular, e isso significa alguém que é devoto, um devoto. Devoto. Este devoto de sucessão discipular. Do contrário, não há possibilidade. Se essa sucessão discipular é algo diferente do serviço devocional, então ele não pode compreender o Bhagavad-gita. Há muitas experiências práticas, e muitíssimos eruditos, livros que estudamos, e seus comentários não passam de disparates, porque eles não são bhaktas. Eles tentam compreender o Bhagavad-gita simplesmente por meio de sua qualificação acadêmica. Isso não é possível. Isso não é possível. Se alguém está tentando [compreender] o Bhagavad-gita por meio de sua qualificação acadêmica... Qual é o valor dessa qualificação acadêmica? Ela não tem nenhum valor na presença da ciência espiritual. É algo diferente. Deve-se compreender por um processo diferente.


Portanto, nós discutiremos este Bhagavad-gita, como Arjuna compreendeu. Trata-se de um fato claramente mencionado aqui, o fato de que, antes de Arjuna, antes de encontrar-Se com Arjuna, a ciência do Bhagavad-gita esteve perdida. É claramente declarado. Sa kaleneha yogo nastah parantapa [Bg. 4.2]. Estava perdida. Embora seja eterna, mesmo assim; porque o sistema parampara, ou sucessão discipular, rompeu-se, o verdadeiro significado ou verdadeiro sentido do Bhagavad-gita não foi recebido. Rompeu-se. Nasta significa o sistema parampara rompido. Portanto, Krsna está designando Arjuna para compreender, isto porque ele é devoto e amigo. Assim, se você aceita o Bhagavad-gita como Arjuna o compreendeu, então você está ouvindo diretamente de Krsna. Este e o processo.


Tradução de Bhagavan dasa (DvS) – Outras traduções disponíveis em www.devocionais.xpg.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .