haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Calendário Vaishnava - Ekadasi - Terça-feira‏

by :
http://br.groups.yahoo.com/group/krishna-katha





Dia 21, Segunda-feira:
Começo do inverno no Brasil

Nesta data se observa a cerimônia de Odana sasthi, que na Índia ocorre no sexto dia depois da lua nova do mês vaishnava de Kesava. A partir desse dia deve-se oferecer ao Senhor Jagannatha um agasalho de inverno. Segundo o livro de adoração Arcana Marga, deve-se primeiro lavar o tecido para remover toda a goma e então se pode utiliza-lo para agasalhar o Senhor. (veja o Sri Caitanya caritamrta, Madhya-lila, volume II, pág.805, verso 78)

Sri Baladeva Vidyabhusana - desaparecimento

o autor do Govinda Bhasya, o primeiro comentário Gaudiya do Vedanta-sutra, apareceu em Remuna, Orissa, início dos anos 1600. Em 1706 foi enviado por Srila Vishvanatha Chakravarti Thakura a Galta (perto de Jaipur, Índia) para provar a autenticidade do movimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Os Ramanandis locais (uma filial de Sri vaishnavas) tinham criticado que os Gaudiya vaishnavas, não tendo nenhum comentário do Vedanta-sutra, não era uma linha de sucessão discipular autêntica, e, portanto, eles não tinham nenhum direito de adorar Govindaji ou quaisquer das outras Deidades de Vrindavana. Pela graça de Govindaji, Srila Baladeva Vidyabhushana escreveu rapidamente o comentário do Govinda-bhashya. Ele também escreveu comentários dos Upanishads e do Bhagavad-gita.
Ganga Puja

Aniversário de aparecimento de Ganga Devi, a semideusa do rio Ganges.
Srimati Gangamata Gosvamini - aparecimento

era a filha do Rei Naresha Narayana da Bengala. Desde a infância, ela mostrou profunda devoção a Krishna. Recusando-se a casar e renunciando ao seu reino, ela foi à procura de um guru autêntico. Em Vrindavana, aceitou Haridasa Pandita como seu guru e tomou instruções dele. Executando severas austeridades, usava apenas trapos e implorava por alimento de porta em porta. Por ordem do seu mestre espiritual, foi para Jagannatha Puri, onde se tornou uma grande pregadora e guru. Centenas de pessoas assistiam aos seus discursos sobre o Srimad-Bhagavatam, e muitas pessoas, inclusive brahmanas, os sacerdotes do Senhor Jagannatha, e até mesmo o rei, a aceitaram como seu mestre espiritual.
Dia 22, Terça-feira:

Jejum completo de grãos e derivados para:

Pandava Nirjala Ekadasi

Certa vez Bhimasena, o irmão mais novo de Maharaja Yudhisthira, perguntou ao grande sábio Srila Vyasadeva, o avô dos Pandavas, se era possível retornar ao mundo espiritual sem se observar todas regras e regulações de jejuar nos Ekadasis.

Bhimasena disse:

-Ó avô grandiosamente inteligente, por favor ouça minha súplica. Ó maior dentre os sábios, já que não consigo comer uma só vez ao dia, como será possível então que eu me mantenha vivo se jejuar completamente? Dentro do meu estômago queima um fogo especial chamado de Vrika, o fogo da digestão(nota 1). Somente quando tomo alimentos até ficar plenamente satisfeito é que o fogo no meu estômago fica brando. Ó grande sábio, eu poderia ser capaz de jejuar somente uma vez, desta maneira eu lhe peço que me descreva sobre o Ekadasi que inclui todos os outros Ekadasis. Eu irei observar fielmente este jejum e ainda tenho esperanças de me tornar elegível para a liberação.

Srila Vyasadeva respondeu:

-Ó rei, você já ouviu de mim sobre os vários tipos de deveres ocupacionais, tais como as elaboradas cerimônias Védicas. Entretanto, em Kali-yuga ninguém será capaz de observar apropriadamente todos estes deveres ocupacionais. Por isso lhe descreverei agora, como alguém, praticamente sem despesas, poderá executar uma pequena austeridade e obter grande benefício e a felicidade resultante. A essência do que está escrito nas escrituras védicas conhecida como Puranas é que não se deve comer nem nos Ekadasis que ocorrem nos quartos-minguantes nem nos que correm nos quartos-crescentes(nota 2). Aquele que jejua no Ekadasi salva-se de ir aos planetas infernais.

Ouvindo as palavras de Vyasadeva, Bhimasena, o mais forte de todos os guerreiros, ficou assustado e começou a tremer como a folha da figueira-de-bengala ao vento forte. Bhimasena disse temeroso:

-Ó avô, o que devo fazer? Sou completamente incapaz de jejuar duas vezes por mês durante um ano inteiro! Por favor, descreva-me qual dia de jejum que me abençoará com maiores vantagens!

Vyasadeva respondeu:

-Quando o sol estiver entre os signos de gemeos e touro, você deve jejuar no Ekadasi que ocorre durante o quarto-crescente do mês jyestha(maio/junho) sem nem mesmo beber água. De acordo com as personalidades eruditas, neste dia a pessoa pode banhar-se e executar a cerimônia de acamana para purificação. Mas, enquanto executa acamana, a pessoa pode beber somente a quantidade de água igual a uma gota de ouro, ou aquela quantidade na qual uma simples semente de mostarda, possa ser imersa. Somente esta quantidade de água deve ser colocada na palma da mão, a qual deve estar numa forma semelhante a orelha da vaca. Se a pessoa beber mais água do que isto, ela bem que poderia ter bebido vinho.

Srila Vyasadeva continuou:

-Certamente não se deve comer nada, caso contrário quebra-se o jejum. Este jejum estrito está em efeito do nascer do sol no Ekadasi até o nascer do sol no Dvadasi. Se a pessoa se esforça para observar este grande jejum mui estritamente, ela facilmente alcança os resultados de ter observado todos os vinte e quatros Ekadasi jejuando durante o período de um ano.

-No Dvadasi o devoto deve banhar-se de manhã cedo. Então, de acordo com as regras e regulações prescritas e dependendo de suas possibilidades, ele deve doar ouro e água aos brahmanas dignos. por fim, ele deverá honrrar alegremente a prasada junto com os brahmanas.

Bhimasena, aquele que pode jejuar desta maneira neste Ekadasi especial, colhe o benefício de ter jejuado em todos os Ekadasis durante o ano. Não há dúvidas quanto a isto. Ó Bhima, agora ouça sobre o mérito específico que se ganha pelo jejum neste Ekadasi. O supremo Senhor Kesava, o qual porta a concha, disco, maça e lótus, me disse pessoalmente:

-Todos devem abrigar-se em Mim e seguir Minhas instruções.

-Então Ele me disse que, prossegiu Srila Vyasadeva, aquele que jejua neste Ekadasi, sem comer ou beber água, livra-se de todas reações pecaminosas e aquele que observa o difícil jejum Nirjala no jyestha-sukla Ekadasi, realmente colhe o benefício de todos os outros jejuns de Ekadasi.

Continuando, Srila Vyasadeva disse:

Bhimasena, na Kali-yuga, a era das desavenças e hipocrisia, quando todos os princípios dos vedas serão destruidos ou grandemente minimizados, e quando não houver adequadamente caridade, observação dos antigos princípios e cerimônias védicas; como será a purificação do eu? No entanto, há a oportunidade de se jejuar nos Ekadasi e livrar-se de todos pecados passados.

-O filho de Vayu, que mais posso lhe dizer? Você não deve comer durante os Ekadasi dos crescentes e dos minguantes, e você deve até mesmo não beber água no dia particularmente auspicioso do jyestha-sukla Ekadasi. Ó Vrikodara, quem quer que jejue neste Ekadasi, recebe o mérito de se banhar em todos os lugares de peregrinação; dar todo tipo de caridade e jejuar em todos os Ekadasis crescentes e minguantes. Quanto a isto não há dúvidas. Ó tigre entre os homens, aquele que jejua neste Ekadasi realmente torna-se uma pessoa grandiosa e alcança toda riqueza, grãos, força e saúde. E no momento temido da morte, os terríveis Yamadutas, cuja compleição é preto e amarelo, e que agitam maças gigantescas e giram místicas cordas pasa no ar, recusar-se-ão aproximar-se. Pelo contrário, tal alma fiel será logo levada para morada suprema do Senhor Vishnu, pelos Vishnu-dutas, cujas formas transcendentais e belas estão vestidas com magnifícas roupas amareladas e que portam disco, maça, concha e lótus em suas quatros mãos. é para ganhar todos estes benefícios que a pessoa deve jejuar, neste Ekadasi tão importante, até mesmo de água.

Quando os outros Pandavas ouviram sobre os benefícios obtidos por se jejuar no jyestha-sukla Ekadasi, eles resolveram jejuar exatamente como Srila Vyasadeva havia recomendado a Bhimasena. Todos os Pandavas seguiram o voto de não comer ou beber qualquer coisa e assim este dia ficou conhecido como Pandava-nirjala-Dvadasi(nota 3).

Srila Vyasadeva continuou:

Bhima, por isso você deve observar este importante jejum para remoção de todos as suas reações pecaminosas do passado. Você deve orar para a Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna, desta maneira:

-Ó Senhor de todos os semi-deuses, ó Suprema Personalidade de Deus, hoje devo observar o jejum de Ekadasi sem tomar água. Ó Ananta ilimitado, devo romper este jejum no dia seguinte Dvadasi.

Após isto, para remover todos os pecados o devoto deve fazer este jejum de Ekadasi completo, com plena fé no Senhor e com total controle dos seus sentidos. Mesmo que seus pecados sejam em volume, iguais ao monte Sumeru ou a colina mandaracala, se ele ou ela observarem este Ekadasi, todos os pecados serão nulificados e transformados em cinzas. Tal é o grandioso poder deste Ekadasi.

-Ó melhor dentre os seres humanos, proseguiu Srila Vyasadeva, embora a pessoa tambem deva doar água e vacas em caridade durante este Ekadasi, se por alguma razão ela não puder, então ela deve doar roupa ou um vasilhame cheio de água a um brahmana autêntico e qualificado. Na verdade, o mérito alcançado por doar somente água é igual ao obtido por doar ouro, dez milhões de vezes ao dia.

Bhima, o Senhor Krishna disse que qualquer pessoa que observe este Ekadasi, deve tomar um banho em algum lugar ou rio sagrado, dar caridade a uma pessoa merecedora, cantar os santos nomes do Senhor na japa-mala e executar algum tipo recomendado de sacrifício, pois fazendo estas coisas neste dia, a pessoa recebe benefícios imperecíveis. Não há necessidade de se executar nenhum outro dever religioso. Unicamente a observação deste jejum no Ekadasi promove a pessoa para morada suprema de Sri Vishnu. Ó melhor dos Kurus, se alguém doa ouro, roupas ou qualquer coisa neste dia, obtém um mérito imperecível.

Lembre-se, qualquer pessoa que coma grãos no Ekadasi, torna-se contaminada pelo pecado e na verdade come somente pecado. Com efeito, esta pessoa já se tornou um comedor de cães e após a morte sofrerá uma existência infernal. No entanto, aquele que observa este sagrado jyestha-sukla Ekadasi e dá algo em caridade, certamente alcança a liberação do ciclo de repetidos nascimentos e mortes, obtendo a morada suprema. Seguir este Ekadasi, o qual está mesclado com o Dvadasi, livra a pessoa do horrível pecado de matar um brahmana; tomar bebidas alcoolícas; ter inveja do mestre espiritual e ignorar suas preciosas instruções e falar mentiras continuamente.

Além do mais, ó melhor dos seres, qualquer homem ou mulher que siga corretamente este jejum e adore o Senhor Supremo Jalasayi(aquele que dorme sobre a água) e que no dia seguinte satisfaça um brahmana qualificado com deliciosos doces e doação de vacas e dinheiro, tal pessoa certamente agrada ao Supremo Senhor Vasudeva, tanto que uma centena de gerações anteriores na sua família, indubitavelmente vão para a morada do Senhor Supremo, muito embora possam ter sidos mui pecaminosos; de mal caráter e culpados de suícidio. Na verdade, a pessoa que observa este Ekadasi, vai ao mundo espiritual em um glorioso aeroplano celestial(vimana) para aquela morada.

Aquele que neste dia doa um vasilhame com água a um brahmana qualificado; um guarda-chuva ou um par de sapatos novos, certamente irá ao céu. De fato, aquele que simplesmente ouve estas glórias alcança também a morada transcendental do Senhor Supremo Vishnu. Qualquer pessoa que execute a cerimônia Sraddha para os antepassados, no dia da lua nova(amavasya), particularmente se este dia ocorrer no período de um eclipse solar, adquire indubitavelmente grande mérito. No entanto este mesmo mérito é obtido por aquele que simplesmente ouve esta narração sagrada, tão poderoso e querido para o Senhor é este Ekadasi.

A pessoa deve limpar seus dentes cuidadosamente e sem comer ou beber, observar este Ekadasi para agradar o Senhor Supremo Kesava. No dia seguinte ao Ekadasi, deve-se adorar a Suprema Personalidade de Deus em sua forma como Trivikrama oferecendo-Lhe água, flores, incenso e uma lamparina acesa de ghee. Então o devoto deve orar de coração:

-Ó Deus dos deuses! Ó salvador de todos! Ó Hirsikesa! Ó mestre dos sentidos, gentilmente conceda-me a liberação, embora eu não possa Lhe oferecer nada melhor do que este humilde pote cheio de água.

Em seguida, o devoto deve doar o pote de água a um brahmana qualificado.

Bhimasena, continuou Srila Vyasadeva, após observar este jejum de Ekadasi e doar os itens descritos acima de acordo com suas possibilidades, o devoto deve alimentar alguns brahmanas e depois disto, deve tomar prasada silenciosamente.

Srila Vyasadeva concluiu:

-Rogo-lhe com vigor que jejue durante este Ekadasi sumamente auspicioso, purificante e devorador do pecado, da maneira que eu descrevi. Assim você se livrará completamente de todos os pecados e alcançará a morada Suprema.

Assim acaba a narração das glórias do jyestha-sukla Ekadasi ou Bhimaseni-nirjala Ekadasi,

do Brahma-vaivarta Purana.

-Notas-

1-Agni, o semi-deus do fogo, descende do Senhor Vishnu por intermédio de Brahma, de Brahma para Angirasa, de Angirasa para Brihaspati e de Brihhaspati para Samyu, o qual foi o pai de Agni. Ele é o controlador de Nairrti, a direção sudeste. Ele é um dos oito elementos materiais. E assim como Maharaja Pariksit, ele é muito experto em examinar as coisas.

Ele certa vez, para examinar Maharaja Sibi, transformou-se em um pombo(SB. canto1, cap.12, verso 20). Agni divide-se em três categorias: Davagni, o fogo na madeira; Jataragni, o fogo da digestão no estômago; e Vadavagni, o fogo que cria nevoeiro quando os vapores frios e quentes misturam-se. Um outro nome para o fogo da digestão é Vrika, e era este fogo poderoso que residia que residia no insaciavel estômago de Bhimasena.

2-Como se afirma no Srimad-Bhagavatam o proprio Bhagavam é a essência de toda filosofia Vedanta(Sara-Vedanta-Saram) e a mensagem inequívoca do Srimad-Bhagavatam é a rendição completa ao Senhor Krishna e a prestação de serviço amoroso a Ele. Seguir estritamente o Ekadasi é uma grande ajuda neste processo e aqui, Srila Vyasadeva está simplesmente realçando para Bhima a importância do Ekadasi.

3-Embora astrologicamente o jejum caia no Dvadasi, na civilização Védica ele ainda é conhecido como Ekadasi.


Sri Ekadasi Devi Ki Jaya !!!!Todas ás glorias aos devotos reunidos do Senhor !!!!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .