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Navadvipa Parikrama – Fevereiro 22-28, 2010
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami MaharajaReportagem escrita por: Jayasri dasi
Traduzido por : Ramananda Das
jaya jaya navadvipa sarva-dhama-sara se dhamera tattva varne sadhya ache ka’ra [“Todas as glórias, todas as glórias a Sri Navadvipa, a essência de todas as moradas sagradas! Quem poderia estar apto a descrever a natureza real deste dhama.” (Sri Navadvipa-dhama-mahatmya, 2.1) De 22 a 28 de Fevereiro, acima de 15,000 devotos se reuniram para o auspicioso Gaura Purnima Navadvipa-dhama Parikrama. Eu cheguei um poucos dias mais cedo, e fiquei maravilhada de ver o espaço ser rapidamente preenchido na Sri Kesavaji Gaudiya Matha em Koladvipa. Milhares de Bengalis se reuniram dentro e fora do templo, dormindo nos pisos de mármore no templo ou no chão ao redor do templo. Suas austeridade foram incomparáveis; mesmo em idade avançada eles vinham para o parikrama. Seu serviço foi uma inspiração. Isto me faz pensar na incrível habilidade organizacional da distribuição da prasada. Sempre era uma bela visão ver muitas pessoas juntas em um lugar honrando maha-prasada. Todas as glórias para o brilho dos que estavam na prasada seva.
Andando na plataforma em direção aos altares de Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja e Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja, para oferecer reverencias e arati.
Guru-puja para Srila Gurudeva
Sriad Madhava Maharaja traduziu para o inglês o pequeno discurso em bengali de Srila Gurudeva: “Hoje nós somos muitos afortunados, porque é o começo de nosso Navadvipa Parikrama, e nós estamos visitando a Sri Devananda Gaudiya Matha. Esta matha foi estabelecida por nosso querido Gurudeva, nitya-lila pravista om visnupada Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Devido a certas circuntancias, Srila Gurudeva deixou a Sri Caitanya Gaudiya Matha em Mayapura com muitos dos seus irmãos espirituais, e estabeleceu a Sri Devananda Gaudiya Matha aqui.” “'Na época de Srila Bhaktididdhana Sarasvati Thakura, muitos smarta (casta) brahmanas e residentes de Navadvipa eram contra bhakti pura, e eles ate tentaram matar Srila Sarasvati Thakura. Gurudeva amava tanto Srila Prabhupada, que corajosamente decidiu, 'Eu devo estabelecer uma Matha aqui, para lhes ensinar o processo de bhakti pura.'” “'Daqui, nosso querido Gurudeva pregou em ambos lados do Ganges. Neste tempo Pujyapada Parijataka Maharaja, Sannyasi Maharaja, Visnu Maharaja, Visnu-daivata Maharaja, Vaisnava dasa Babaji Maharaja, e muitos outros sannyasis estavam aqui. Mais tarde, quando eu vinha aqui todos os anos Parijataka Maharaja e os outros estavam aqui para dar as boas vindas. Devido a algumas circunstâncias eles não estão aqui hoje, portanto eu lamento não estar vendo nenhum deles. Por outro lado, eu estou muito feliz de ver meus irmãos espirituais Sripad Madhusudhana Maharaja, Sadhu Maharaja, Giri Maharaja, Mukunda prabhu, e outros que estão presentes aqui.” “Eu irei lhes contar a história do porque esta matha ter sido nomeada assim. Devananda Pandita era considerado um grande professor do Srimad-Bhagavatam. Ele ensinava muitos estudantes na sua casa em Kuliya-nagara. Uma vez, o maha-bhagavata Srivasa Pandita passou pela casa de Devananda Pandita e ouviu o Srimad-Bhagavatam sendo recitado. Ele entrou e se sentou para ouvir. Enquanto Devananda Pandita descrevia os passatempos de Krsna, Srivasa Pandita era incapaz de permanecer calmo. Ele chorava amargamente e rolava no chão. Entretanto, os estudantes de Devananda Pandita, desprovidos de bhakti, não podiam entender os asta-sattvika bhavas de Srivasa Pandita.” “Pensando que ele era uma perturbação para seus estudos, eles o tiraram para fora da casa. Devananda Pandita permaneceu em silencio. Quando as notícias deste incidente vieram até Sri Caitanya Mahaprabhu ele irado disse, 'Devananda não entende uma única sílaba do Bhagavatam, que é Krsna personificado e completamente transcendental, portanto como ele pode ensinar?! Srimad-Bhagavatam não pode nem mesmo permanecer perto dele. Ele é um ofensor de ambos Vaisnavas e o Bhagavatam. Eu irei rasgar seu falso Bhagavatam e o jogar longe.” “Algum tempo depois, Devananda Pandita encontrou Sri Pundarika Vidyanidhi, um dos associados de Sriman Mahaprabhu. Pundarika Vidyanidhi misericórdiosamente lhe instruiu sobre as verdades referentes aos devotos, Bhagavatam, e o Senhor Supremo. Ele ainda ensinou Devananda Pandita muitas verdades confidenciais sobre Mahaprabhu e Srivasa Pandita.” “Portanto, se lembrando do seu comportamento prévio, Devananda Pandita ficou cheio de remorso. Quando Sri Caitanya Mahaprabhu veio para Kuliya depois de aceitar sannyasa, Devananda Pandita veio diante dele. Com grande humildade, ele pediu perdão pela sua ofensa. Sriman Mahaprabhu lhe disse para pedir perdão diretamente de Srivasa Pandita. Devananda se aproximou de Srivasa Pandita, que misericordiosamente perdoou todas as suas ofensas. Srivasa Pandita tambêm pediu para Mahaprabhu demonstrar a Devananda Pandita sua misericórdia. Ele fez isto aqui neste lugar, que é chamado aparadha bhanjana-sthali, o lugar aonde as ofensas são perdoadas. Mahaprabhu, portanto o fez qualificado para atingir amor de Deus.” “Meu Gurudeva recebeu a misericórdia total de Srila Gaura-kisora dasa Babaji Maharaja.” “Afim de evitar a associação de desfrutadores dos sentidos materialistas, Srila Gaura-kisora dasa Babaji Maharaja residiu por algum tempo em uma latrina abandonada construída no município de Navadvipa. Ele não abria sua porta a ninguém, nem mesmo para o juiz do distrito e superintendente de policia que vieram lhe ver. Mas ele abriu para o nosso adorável mestre Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, que era conhecido nesta época como Sri Vinoda-bihari Brahmacari.” “Uma vez, Gurudeva, sua tia, Saroja-vasini devi, e alguns de seus irmãos espirituais vieram encontrar Babaji Maharaja, que como de costume, se recusava a sair. Entretanto, quando Gurudeva revelou que ele era um discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada, Srila Babaji Maharaja abriu a porta. O reconhecendo como um recipiente da misericórdia de Srila Sarasvati Thakura, ele abriu a porta com grande afeição, deu seu darshana e lhe instruiu na execução de bhajana puro. Ele imediatamente deu a Guru Maharaja suas bênçãos, dizendo que ele ia tomar sobre sua própria cabeça todas as misérias e problemas que poderiam vir até ele.”O bhajana kutir de Srila Gaura-kisora dasa Babaji Maharaja.
“Quando Guru Maharaja contava esta história, ele começava a chorar.”
Neste primeiro dia de parikrama, Eu estava determinado a ficar na frente com Mahaprabhu. Eu tive que trabalhar para isso, mas então estando próximo ao kirtana era como estando no coração e alma do parikrama. Antes eu saber, eu tive que correr todo o caminho para Mayapura ghata da nossa Matha. Eu realizei que de alguma maneira Gurudeva me empoderou nesses momentos para esquecer nossas considerações físicas e estar absorto no que ele está oferecendo. Eu descobri que qualquer hora que eu estava me sentindo fraca ou cansada, se eu simplesmente fazia meu para caminho até o grupo de kirtan, o grupo mantinha meu pé movendo e minha mente se focou nesse objetivo. As vibrações eufóricas das mrdangas e kartalas nas mãos dos kirtaniyas jubilantes certamente se espalhava triunfante em todas os ouvidos e corações que tocavam. Nós tivemos a oportunidade de ver o bhajana kutir de Srila Gaura-kisora dasa Babaji Maharaja, que está situado próximo ao samadhi de Srila Bhaktivinoda Thakura no Svananda-sukhada-kunja nas margens do rio Sarasvati em Godruma. Foi daqui que uma noite Srila Bhaktivinoda Thakura viu uma luz transcendental brilhando a uma distancia após o rio. No dia seguinte ele viu a mesma luz quando testemunhou ao sankirtana sendo executado por Sri Gaura-Nityananda no mesmo local. Mais tarde, ele foi investigar, descobrindo a área coberta de plantas de tulasi, e através de mais investigação confirmou ser o local de nascimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Srila Gurudeva veio nos encontrar no parikrama, no Yogapitha. Nós tivemos darshana deste lugar transcendental, e ele nos contou alguns dos passatempos da infância divina de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Sri Caitanya Mahaprabhu como o bebê Nimai, com Seus pais, Jagannatha Misra e Saci Mata, no Yogapitha.
Darsana da Deidade de Nrsimhadeva no Yogapitha.
Panca-tattva no templo de Yogapitha.
Devotos tomando banho no Nirdaya-ghata
“No ashram de Sri Kesava Bharati, o barbeiro fez o corte de cabelo de Nimai, cujo cabelo era muito atrativo. O barbeiro não queria cortar Seu cabelo, mas pelo desejo de Yogamaya, ele foi forçado a fazer isso.” “Quando Kesavi Bharati veio dar o sannyasa mantra para Nimai Pandita, Nimai perguntou, ‘É esse mantra?’e cantou o mantra no ouvido do Seu guru. Desta maneira o Senhor o iniciou, e então Kesava Bharati deu o mesmo mantra de volta. O Senhor então tomou o nome de sannyasa 'Sri Krsna Caitanya.' “ Sri Caitanya Mahaprabhu desejou ir a Vrndavana, mas Nityananda Prabhu Lhe desviou. Havia alguns vaqueirinhos no caminho, e Nityananda Prabhu lhe disse, 'Um sannyasi virá aqui. Quando Ele perguntar aonde é Vrndavana, Lhe aponte para Santipura.'” “Quando Sri Caitanya Mahaprabhu chegou lá, Ele disse, 'Eu já cheguei a Vrndavana? Os garotos responderam, 'Sim, sim, esta é Vrndavana e este é o rio Yamuna.' Sri Advaita Acarya estava lá e disse, 'Nityananda Prabhu nunca conta uma mentira. Este lado é o Yamuna e aquele lado é o Ganga. Portanto, você realmente veio a Vrndavana.'” “Nityananda Prabhu sabia que Mahaprabhu veio a Santipura, portanto Ele veio a Mayapura para trazer Mãe Saci e todos os devotos de Mayapura. Mãe Saci pediu as bênçãos de Advaita Acarya que, 'Somente Eu irei cozinhar para Ele enquanto Ele estiver aqui.' Mahaprabhu disse a ela, 'Eu cometi um erro ao tomar sannyasa. Eu não deveria ter feito isso. Se você me pedir, Eu irei retornar ao asrama de casado.'” “Mãe Saci disse, 'Não. Alguém que tomou sannyasa nunca pode retornar, mas por favor fique em Jagannatha Puri.' Externamente, Mahaprabhu não reside em Vrndavana porque Mãe Saci estava preocupada que se Ele fosse viver lá, tão longe, ela nunca poderia ter notícias dele. Entretanto, a razão real que Ele não queria ficar lá é porque ele iria estar absorto no Seu humor de Krsna, e o humor de Gaura-lila ia desaparecer. De Santipura, Mahaprabhu foi a Jagannatha Puri.” Srila Gurudeva deu darsana toda tarde, e misericordiosamente realizou duas cerimônias de iniciação durante o decorrer da semana, aonde mais de 350 devotos receberam tanto primeira quanto segunda iniciação. Uma manhã, os brahmacaris trouxeram um bezerro recém nascido no seu quarto.Quão afortunado nós fomos de poder ter o darsana dos lugares de passatempos do próprio Bhagavan, sob a supervisão de nosso querido Srila Gurudeva. É somente por sua misericórdia que nós pudemos entender Sri Navadvipa dhama, as nove ilhas de Gaura mandala, onde Sri Caitanya Mahaprabhu, conhecido aqui como Sri Gaurasundara e Nimai Pandita, junto com seus associados mais íntimos, estão realizando seus passatempos eternamentes no humor mais magnânimo e distribuindo livremente o amor transcendental de Deus para todos. Neste mesmo humor, nosso mais adorável Gurudeva está anualmente nos guiando em parikrama neste dhama sagrado. Nós oramos para ele e para Sri Nityananda Prabhu pelo serviço amoroso a Sri Caitanya Mahaprabhu, e pela qualificação para verdadeiramente ver o dhama. nityananda-krpa ja-ra prati kabhu haya se dekhe ananda-dhama sarvatra cinmaya “Quem quer que receba a misericórdia de Sri Nityananda Prabhu irá perceber a natureza espiritual deste bem aventurado dhama.” Eu oro que, pela sua misericórdia, Eu poderei ir todo ano para Sri Navadvipa-dhama Parikrama, e trazer novos devotos para experimentar as glórias do movimento de sankirtana de Mahaprabhu.
Jaya Srila Gurudeva !!!
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