Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami MaharajaInspirado e sob a orientação de
Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
Oferendas aos pés de lótus de um Vaisnava
Em memória da vida transcendental e ensinamentos de
Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja
por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja
in ingles original:
http://www.purebhakti.com/resources/harmonist-monthly/59-special-days/1185-offerings-unto-the-lotus-feet-of-a-vaiava.html
(tradução eletronica)
Oferendas aos pés de lótus de um Vaisnava
A glorificação escrito para a ocasião propícia dea celebração de seu 112 º Vyasa-puja, 11 de outubro de 2010
~ Sua aparência e seu abrigo Tomada de Sri Guru
Mais adorável nitya-praviṣṭa-lila Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja apareceu na aldeia de Gangānandapura, no distrito de Yaśohara na atual Bangladesh. Seu nome de infância foi Sri Pramoda Bhūṣaṇa Cakravarti. Em sua juventude, ele teve a sorte de ouvir recitações das escrituras sagradas escrito por Srila Bhaktivinoda Thakura.
Em 1915, no dia auspicioso de Utthānā Ekadasi, Paramahamsa Srila Goura Kisora dasa Babaji Maharaja entrou nitya-lila. Naquele dia mais auspicioso, Sri Pramoda Bhūṣaṇa teve a sorte de levar sua darśana primeiro de seus gurudeva eternamente adoração, Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Gosvami, Srila Prabhupada. Posteriormente, em 1923, no dia auspicioso de Sri Krishna Janmastami, Sri Pramoda Bhūṣaṇa completamente rendido aos pés de lótus de Srila Prabhupada e aceite os harinama e-mantra diksa (iniciação) dele. Foi dado o nome de Sri Pranavananda brahmacari.
~ Servindo o desejo mais íntimo do coração de Srila Prabhupada
Srila Prabhupada confiada Sri Pranavananda brahmacari com a responsabilidade de dois serviços de extrema importância: mrdanga (kirtana) e mrdanga-Brhad (publicação do livro). Sob a orientação de Srila Prabhupada, Sri Pranavananda brahmacari usado para levar kirtana em muitos eventos. E às vezes, seus desempenhos kirtana sequer seria exibido no rádio. Muitas vezes, quando Srila Prabhupada ouvi-lo cantar "Gopinatha! mama nivedana Suno ", ele experimentaria profundas dores da separação e queria Sri Pranavananda brahmacari para cantar a música novamente e novamente.
Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura recaía a responsabilidade de servir o mrdanga-Brhad sobre Srila Maharaja (Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja). Por muitos anos, Srila Maharaja ofereceu seus serviços como o editor do jornal diário espiritual Dainika Nadiya-prakasa, executar as ordens de Srila Prabhupada com dedicação firme. Muitos de seus artigos foram publicados também na revista semanal, Gaudiya.
Reconhecendo seu talento para pregar a mensagem de Sri Caitanya, Srila Prabhupada concedeu-lhe o upadeśaka títulos (instrutor) e vidyālaṅkara Pratna (requintadamente decorados com toda a sabedoria antiga escritural).
Mesmo após o desaparecimento de Srila Prabhupada, Srila Maharaja serviu como o editor do periódico mensal Gaudiya então, que foi publicado diretamente do Sri Caitanya Matha (em Mayapura), e durante quase quarenta anos depois que ele manteve o editor do periódico Sri Caitanya -vani, que foi publicado a partir de Sri Caitanya Gaudiya Matha (em Calcutá).
Juntamente com o seu serviço para a mridanga eo mrdanga-Brhad, ele também teve a sorte de que atende diretamente ao corpo transcendental de Srila Prabhupada, quando Srila Prabhupada exibiu o passatempo de estar doente.
~ Seu serviço após o desaparecimento de Srila Prabhupada
Durante quase sete anos depois do desaparecimento de Srila Prabhupada, Srila Maharaja prestado serviço ao aceitar a responsabilidade de Pujari cabeça no templo de Sri Yoga Pitha em Sridhama Mayapura. Mas alguns anos depois, quando alguns distúrbios surgiram em Sri Caitanya Matha pela vontade da providência, Srila Maharaja, não vendo outra alternativa, deixou Sri Caitanya Matha com o coração pesado. Meu amado Gurupadapadma, Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, com sede Sri Gaudiya Vedanta Samiti, e Srila Maharaja ficou com ele por algum tempo. Foi então que eu tinha a sua darśana pela primeira vez e teve a sorte de prestar algum serviço para ele.
~ Sua aceitação de sannyasa
Após o desaparecimento de Srila Prabhupada, Sri Pranavananda brahmacari aceitou sannyasa de seu irmão espiritual Srimad Bhakti gaurava Vaikhanasa Maharaja no dia mais auspicioso do Sri Gaura-Purnima, em 1947, no Sri Gaura Gadadhara Matha, na aldeia de Sri Campakahatta, Sri Navadvipa. Ao aceitar sannyasa, recebeu o nome de Sri Bhakti Pramoda Puri Maharaja.
~ Uma Vida Cheia de Ānugatya
Srila Maharaja era realmente a personificação da "tṛṇādapi trnad ...". Ele sempre fala Katha-hari com imparcialidade perfeito, mantendo os olhos fechados. Ele profusamente glorificar o Sri Bhagavata harinama-parampara e Sri. Srila Maharaja viveu uma vida exemplar, cheia de ānugatya (sendo sob orientação). Desde o início de sua vida devocional e, para muitos, muitos anos depois, Srila Maharaja demonstrado o ideal de vida e prática de vida devocional, mantendo-se completamente sob a orientação de seus irmãos espirituais muito qualificado. Mesmo após o estabelecimento Sri Gopinatha Gaudiya Matha algum tempo por volta de 1990, ele costumava dizer: "Eu não sou o acharya ou governador deste Matha, e sim eu sou um servo insignificante. Na verdade Srila Prabhupada e seus associados são os Acarya e governadores deste Matha. "
Atualmente, a maioria das pessoas praticando vida devocional que é bastante difícil de aceitar como realmente seus superiores aqueles que estão na mesma plataforma como estão ou até mesmo aqueles que estão mais avançados. No entanto, ele foi visto na vida exemplar de Srila Maharaja que quem viu que o objeto da misericórdia de Srila Prabhupada, em quem ele viu um intenso desejo de servir Srila Prabhupada, ele incondicionalmente curvou a cabeça. Por exemplo, embora Srila Bhakti gaurava Vaikhanasa Maharaja era seu irmão espiritual Júnior, ele ainda aceitou como seu sannyasa-guru. E apesar de Srila Bhakti Dayita Mādhava Gosvami Maharaja refugiou dos pés de lótus de Srila Prabhupada muito mais tarde do que Srila Maharaja, ele, no entanto, dedicou quase 35 anos de sua vida para satisfazer os desejos mais íntimos de Srila Bhakti Dayita Mādhava Gosvami Maharaja por editar livros e revistas para ele e contribuindo com artigos para as revistas.
Srila Bhakti Rakṣaka Sridhara Gosvami Maharaja foi desenhado pela primeira vez aos pés de lótus de Srila Prabhupada em conta regularmente ouvir hari-katha em Kolkata dos lábios divinos dessa mesma personalidade ótima, Srila Maharaja. No entanto, quando os associados íntimo de Srila Prabhupada aceitou Srila Bhakti Rakṣaka Sridhara Gosvami Maharaja como um devoto exaltado, Srila Maharaja nem sequer ligeiramente hesite em também aceitá-lo como seu guru siksa. E mesmo que fosse Srila Maharaja de fato, junto com Srila Bhakti Hrdaya Vana Gosvami Maharaja, que trouxeram Srila Bhakti Kumuda Santa Gosvami Maharaja de sua casa para o Matha durante sua infância, mais tarde, Srila Maharaja pessoalmente usada para inspirar tantos devotos a se abrigar de Srila Bhakti Kumuda Santa Gosvami Maharaja. É impossível encontrar magnanimidade tanto em uma pessoa comum.
~ Entrando na passatempos eternos do Casal Divino
Durante os últimos dias de seus passatempos manifesto (prakata-Lila), viveu em Ksetra vipralambha, Sri Jagannatha Puri *. Foi lá que, por ordens de seu īśvarī (a imperatriz de Vraja, Srimati Radhika), para realçar a beleza do seu serviço, Srila Maharaja entrou na passatempos eternos do Casal Divino, na véspera do outono purnima rasa de Sri Sri Radha-Gopinatha sobre o 21 de novembro de 1999 .** No outono rasa purnima de Kartika, no pátio do Sri Gopinatha Gaudiya Matha em Iśodyāna (o jardim de sua īśvarī), que está muito perto de Sri-rasa mandala - ou em outras palavras, Srivasa Angana em Sridhama Mayapura, que não é diferente do śrī rasa em Vraja-mandala - ele entrou para o permanente estado de completa absorção em seu serviço eterno (Samadhi).
_____________________* O lugar onde Sri Caitanya Mahaprabhu saboreou os humores de Srimati Radhika em separação de Krsna.** Seu corpo divino foi transportado de Jagannatha Puri para Sridhama Mayapura.
~ A relação dele com meu Gurupādpadma
Mais reverenciados Srila Maharaja tinha um relacionamento muito íntimo transcendental com o meu amado Gurudeva, Nitya-lila-praviṣṭa Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Maharaja. Em 1990, por ocasião do dia em que meu Gurudeva Śrīla do desaparecimento, Srila Maharaja escreveu sua humilde expressão de separação, que foi publicado no Sri Gaudiya Patrika (Ano 41, Número 4). Ali, ele escreveu,
"Devido a receber orientação divina no abrigo de seus pés e por ser abençoado por tanto carinho * de você, nos primeiros dias de sua vida Matha presente caído mais jovem irmão espiritual de vocês tiveram a sorte de servir aos pés de lótus dos mais adoração Srila Prabhupada por três anos. Foi então que ambos fizeram do seu irmão, sem ressalvas caído cheio de entusiasmo intenso de servir, por completo abrindo-lhe o armazém ilimitado de sua afeição. Naquela época, eu tinha pensado que eu ia passar minha vida inteira em Sridhama Mayapura, servindo o nosso mais adorável Srila Prabhupada, enquanto constantemente protegida e guiada apenas pelo seu afeto divino para mim. "
_____________________* Os dois irmãos espirituais aqui mencionados são Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Maharaja - que era conhecido como Sripada brahmacari Vinoda-Bihari na época - e 'Seva vigraha' Sri Narahari Prabhu.
A partir destas palavras, é claro que Srila Maharaja passou os primeiros três anos de sua vida devocional em Sridhama Mayapura, e que ele tinha nistha no fundo do meu gurudeva adoração. Por isso, ele escreveu em outro lugar que Sripad Vinoda-Bihari brahmacari não foi apenas um dos exaltados, renunciou discípulos de Srila Prabhupada que vivem na Mata, em vez disso, ele era o maior de todos eles .*
_____________________* A partir de um artigo publicado no Sri Bhagavat Patrika (Ano 41, Edição 12)
Srila Maharaja também manifestou em seu artigo intitulado "A submissão humilde - My Life Story":
"Srila Prabhupada usado para abordar todos os seus discípulos com a APA, a forma respeitosa de" você ". Mas quando ele falou para Paramananda Prabhu, brahmacari Vinoda-Bihari, "vigraha-seva 'Narahari Prabhu e Dasa Babaji Vaiṣṇava, ele usou a forma extremamente íntimo, tu. É certamente verdade que Vinoda-Bihari Prabhu e Narahari Prabhu estava a vida ea alma do asrama Mayapura (Sri Caitanya Matha). Sua agradável, amável conduta encheria o coração dos devotos com felicidade, e é por isso que foram objetos de afeto sem limites de Srila Prabhupada. Eu acho que toda a minha vida inteira eu nunca recebi carinho sincero de alguém como tal eu recebi desses dois irmãos espirituais. "
Aceitando ~ Rūpānugatya, seguindo os passos de Srila Prabhupada
Sob a orientação de Srila Prabhupada e seus colaboradores internos, e em sua associação, o caminho que Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja percorrido para alcançar a perfeição em seguir os passos de Srila Rupa Gosvami (rūpānugatya) - aquele que cumpriu o desejo mais íntimo de Sriman Mahaprabhu coração - é realmente evidente nas emoções internas que expressou através de seus escritos.
Por exemplo, no prefácio à edição de Sri Caitanya-caritamrta publicado por Sri Caitanya Gaudiya Matha, Srila Maharaja afirmou explicitamente:
"No Sri Raya Ramananda Saṁvāda, o amor experimentado por Radhika é reconhecida como a jóia da perfeição (sadhya-śiromaṇi). Mas quando Sri Raya Ramananda explicou ainda sobre prema-vilasa-Vivarta - o aspecto do amor em que a experiência do encontro real ocorre, mesmo na época da separação, por força de bhava adhirudha * - Sriman Mahaprabhu aceitou aquela forma de amor como a limite superior da perfeição. Subserviência (ānugatya) à sakhis é o único caminho para alcançar o sadhya vastu, o objetivo final da vida.
_____________________* Adhirudha-bhava é o limite final de mahabhava, que é a essência da potência de prazer dando-Krsna. Adhirudha-bhava é caracterizada pela sensação de que cada momento é como um dia de Brahma, quando se está separado de Krsna e que um dia de Brahma é como um momento em que é um encontro com ele.
nijendriya-sukha-vāñchā Nahi gopikārakṛṣṇe sukha dite kare Sangama-Vihara
sei Gopi-bhāvāmṛte yāṅra lobha hayaveda-dharma-tyaji 'se kṛṣṇe bhajaya
raganuga-marge tāṅre bhaje yei janaSEI-jana paya vraje Vrajendra-nandana
Sri Caitanya-caritamrta (Madhya-lila 8,217, 219-220)
Não há desejo de prazer pessoal, no coração de qualquer Gopi. Reúnem-se com Krsna e alegria jogar com ele só para dar-lhe felicidade.
Quem desenvolve a ganância de ambrosia do amor de Deus experimentado por essas gopis abandona as funções religiosas prescritas nos Vedas, a fim de prestar serviço amoroso perfeito para Sri Krishna.
E ele que adora Krsna no caminho do amor espontâneo (raganuga-marga) atinge Vrajendra-nandana em Vraja.
"Portanto, não se pode ganhar a qualificação para executar bhajana vraja (aperfeiçoado serviço interno no humor dos residentes de Vraja) se houver mesmo um rastro de desejo para o prazer dos sentidos gratificante próprias. É um facto que, "vidhi-bhaktye vraja bhava pāite-Nahi sakti - devoção regida pelos princípios regulativos (vaidhi-bhakti) não tem poder para conceder vraja-bhakti" (Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 3.15). E desde raga-bhakti é tão difícil de atingir, foi explicado que, "nama-sankirtana ث upaya parama ALAU - nesta era de Kali, nama-sankirtana (canto dos santos nomes) é o membro final da bhakti" (Sri Caitanya -Caritamrta, Antya-lila 20,8). Quando alguém é capaz de cantar harinama sem ofensas, então harinama sozinho misericordiosamente que lhe confere a qualificação para entrar em bhajana raga. Mostrando apenas que a pessoa adquiriu a qualificação para executar bhajana raga sem tomar refúgio completa do santo nome é nada mais do que impertinência. Ele nunca leva a resultados favoráveis. "
Srila Maharaja também declarou em um artigo intitulado "Sri Sri Radhastami" * publicada no Sri Caitanya Vani,
_____________________* Publicado em Inglês, em raios do Harmonist, No.14, Kartika, 2004.
"Com essa profundidade tão grande de emoção, Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, Srila Raghunatha dasa Gosvami e outros Gosvamis amor cantado as glórias de Srimati Radharani. Sri Prabodhananda Sarasvatīpāda tem saboreado o néctar de suas glórias, de forma inédita e surpreendente na sua Sri Radha-rasa-sudha-nidhi. E a maneira como Sri Srila Bhakti Thakura Bhaktivinoda compôs Sva niyamāṣṭaka e outras orações gloriosamente demonstra seu intenso desejo de alcançar Sri Radha-dasyam, o papel de um servo de Sri Radha.
"Esse mesmo humor também é encontrada nos escritos do mais adorável Sri Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada. É encontrado em seu comentário sobre Anubhāṣya Sri Caitanya-caritamrta e na sua Anuvṛtti em Sri Rupa Gosvami Upadesamrta. É encontrado em suas traduções poéticas de Sri Bhramara-Gita, Sri-Mahiṣī Gita e os dez estados de divyonmada que Sri Rupa Gosvami descrito no Sri Ujjvala Nilamani. E é encontrada no maṅgalācaraṇa, ou invocação auspicioso, de seu comentário prarthana-rasa-vivṛti em prarthana Śrīla Narottama Mahasaya e no maṅgalācaraṇa de seu comentário Gaudiya bhasya de Sri Caitanya Bhagavata. O objetivo do nosso esforço constante é a de absorver essas expressões maravilhosas de anseio por Radha-dasyam.
"O dia em que meu mestre espiritual mais reverenciados, Srila Prabhupada, conheceu seu mestre espiritual, Om Visnupada Sri Srila Goura-Kisora Prabhu, que o viu caminhando em direção ao Sri-Kunja sukhada Svananda. Sua aparência era a de um * Avadhuta e ele estava cantando uma música em particular mais e mais. Srila Prabhupada escreveu essa música para baixo com suas próprias mãos e manteve com ele, considerando-o como o tesouro mais querido de seu bhajana. Como os servos dos servos de Srila Prabhupada, o nosso único objetivo é buscar esse tesouro secreto. Seis Gosvamis demonstraram o ideal de choro em profunda ansiedade enquanto vagavam em toda Vraja, gritando "Radhe ha! ha Radhe! "Em bhajana espectáculo, o nosso único activo é o nosso despretensioso gritos de alcançar a misericórdia de indisfarçável a personificação da própria misericórdia, Srimati Radharani. Não há outros meios para atingir este tesouro da devoção, do que pela misericórdia sem causa de gurudeva Lanka. A música de devoção que Srila Babaji Maharaj costumava cantar assim:
_____________________* Monier Williams, dicionário sânscrito define um Avadhuta como "aquele que tem sacudido de si o sentimento do mundo e uma obrigação".
kothāya ir Radhe, premamayī RadheRadhe Radhe vá, Jaya Radhe Radhe
Só quando eu sinceramente oferecer minha vida e alma para atingir esse tesouro muito valioso, o sentimento de ansiedade verdadeiro e profundo desejo por ele, eu devo entender que o Sri Gurudeva verdadeiramente me aceitou. Oh, quando tal se verifique boa sorte para mim! O número de dias da minha vida está quase esgotado!
tantos exemplos como esses podem ser dadas, mas, por agora, para evitar que esta oferta se torne muito longa, eu só apresentaram estes dois.
~ A misericórdia imotivada Meu Gurudeva Śrīla eOutros discípulos de Srila Prabhupada me outorgou
Em 1954, meu mestre espiritual mais adorável, Nitya-lila praviṣṭa Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, com sede Sri Kesavaji Gaudiya Matha em Mathura e confiou-me com a total responsabilidade de cuidar da Mata, a partir desse momento. Por causa desta misericórdia sem causa de Srila Gurudeva, tive a grande sorte de serviço e associando com a maioria dos discípulos íntimos de Srila Prabhupada. Sempre que viria a Vraja, eles teriam infalivelmente visitar Sri Kesavaji Gaudiya Matha, uma vez que apenas as estações de ônibus interurbanos e ferroviários em Vraja são ambos localizados em Mathura. Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja também vieram e ficaram em tempos Mathura Matha muitos. Além disso, em muitas ocasiões como Sri Navadvipa-dhama Parikrama, vários festivais especiais, instalações divindade e assim por diante, eu recebi a associação de Srila Maharaja. Desta forma, tive a grande sorte de ouvir sobre o tesouro precioso da bhajana que eu mencionei antes, diretamente dos lábios dos associados de Prabhupada, e para armazenar a glória deste precioso tesouro no fundo do meu coração, por força de prestação de serviços a elas e receber a sua misericórdia.
Para evitar que esse tesouro extremamente raro de bhajana rupanuga-de desaparecer deste mundo com o passar do tempo, e para evitar que as almas condicionadas de ser privado dele para sempre, onde quer que eu viajo em meu serviço de pregação, eu forneço aspirantes devotos insights claro, em consonância com a corrente de pensamento da nossa varga rupanuga guru; insights sobre Sri Guru e Sri Guru parampara; sobre a mensagem de Sri Rupa-Ragunatha e os ensinamentos de Sri Caitanya-caritamrta, sobre o propósito profundo do advento de Sri Caitanya Mahaprabhu ea especialidade de suas contribuições para o mundo, sobre as glórias de Sri harinama-sankirtana, cerca de cantar sem cometer delitos e insights sobre as glórias do vraja-bhakti, o amor transcendental de Sri Radha e Krishna, eo sadhya (objetivo final ) e sadhana (processo) do serviço devocional. Na verdade, meu Gurudeva Śrīla junto com Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja e os outros associados de Srila Prabhupada são a fonte de inspiração de cada insight que eu tenho. Eu sou simplesmente um servo insignificante do meu amado Gurudeva, Nitya-lila praviṣṭa Om Visnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Maharaja e outros seguidores do íntimo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada, totalmente dependente da herança espiritual que eles deixaram para mim. Além disso, não têm qualquer existência independente ou identidade.
Na ocasião auspicioso do dia do aparecimento de Srila Bhakti Pramoda Puri Gosvami Maharaja, eu ofereço o meu pranamas dandavat aos pés de lótus de meu Gurudeva Śrīla, Nitya-lila praviṣṭa Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Maharaja e aos pés de lótus de Srila Maharaja, e eu imploro por sua misericórdia imotivada, para que, seguindo os seus passos eu possa alcançar a qualificação para exercer cumprindo o desejo mais íntimo de seus corações (mano'bhīṣṭa-seva) - ou seja, para praticar e pregar que o tesouro mais precioso de bhajana , mais e mais.
Rezando por uma partícula de misericórdia de Sri Hari, Guru e Vaisnavas,Sri Bhaktivedanta Narayana
Nenhum comentário:
Postar um comentário