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quinta-feira, 6 de maio de 2010

A VERDADEIRA CONCEPÇÃO DE Sri Guru-Tattva



(Tirado do livro”The true conception of guru-tattva” de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja)

Pag. 29

O real propósito dos Rupanuga Acaryas

Como descrito no Sri Sad-gosvami-astaka, Srila Rupa Gosvami está na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu, transmitindo apenas humores que o Senhor desejou que ele pregasse. Todos os discípulos nesta linha são rupanuga Vaisnavas. Eles têm pregado sobre Sri Caitanya Mahaprabhu que descende para distribuir este prema, este vraja-bhakti, vraja-rasa. Todos os acaryas da Gaudiya sampradaya não vieram para estabelecer vaidhi-bhakti, começando por Madhavendra Puripada até Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Eles apenas o fizeram, independentemente, para primeiramente acabar com a equivocada selva filosófica, estabelecendo o yuga-dharma, e então dar estas concepções profundas, prema. Sem este trabalho preliminar ninguém poderia entender seus humores internos e verdadeiro propósito.
Srila Swami Maharaja também veio para dar esta suprema concepção para o mundo. Ele não veio apenas para dar harinama ou estabelecer vaidhi-bhakti. Ele nos deu estes princípios para nos prepararmos para um progresso adicional. Ele acabou com a selva mayavada, sahajiyism, e sakhi-bekhivada (aqueles que mesmos cheios de desejos matérias, se vestem de sakhis de Radha e Krsna) e várias outras concepções equivocadas. Onde quer que ele fosse corações eram purificados, ainda que sua mula, raízes de seu objetivo, fosse o de dar o supremo prema.
Srila Swami Maharaja veio para dar estes princípios elevados através dos Santos Nomes. Para pessoas menos qualificadas ele também forneceu vaidhi-bhakti através dos Santos Nomes, mas seu mais íntimo humor era krsna-prema. Como eu expliquei em Vrindavana, Srila Swami Maharaja não esta na linha de Advaita Acarya ou Mahavisnu, que vem em cada Kali-yuga para estabelecer o yuga-dharma do nama geral (no qual o único consentimento é cantar vaikuntha-prema). Assim como Sri Caitanya Mahaprabhu estabeleceu nama com vraja-prema, esta era a sua especialidade, e também a especialidade de Swamiji. Então eu tenho glorificado Swamiji. Eu tenho dito que ele veio da linha de Sri Caitanya Mahaprabhu e Srila Rupa Gosvami para dar este prema, e simplesmente como Sri Caitanya Mahaprabhu fez, ele também estabeleceu yuga-dharma. Swamiji era um rupanuga Vaisnava, um seguidor de Rupa Gosvami, rupa-manjari.











Aquele que vocês chamam de Prabhupada é o parikara de Sri Caitanya Mahaprabhu

Eu quero dizer aos líderes da ISKCON e para todo mundo que o Prabhupada de vocês veio de Caitanya Mahaprabhu e ele veio para dar a mesma essência que Caitanya Mahaprabhu quis dar. Mas eles não querem fazer o menor esforço e ainda me insultam dizendo “O que você está dizendo? Nos não podemos deixar que você diga isto, que ele é parte e parcela e parikara de Sri Caitanya Mahaprabhu rasaraja-mahabhava!”. Possivelmente eles não tenham juízo para pensar sobre todas essas coisas. Então alguns deles estão contra mim. Swamiji primeiro limpou a atmosfera e preparou o solo pregando o nome e o sandesa do Gita por toda parte. O que é tão importante! Sem esta preparação ele não poderia ter dado este próximo passo. Caitanya Mahaprabhu primeiro pregou para todo mundo os santos nomes de Krsna e tornou-os Vaisnavas, para que assim todo o mundo entendesse seu humor mais íntimo. De outra maneira ninguém poderia entendê-lo. Então o Prabhupada de vocês cumpriu esta tarefa em todo o mundo, que é necessária para o propósito final. Ele não fez tudo apenas por fazer. Foi uma base, a fundação que ele deu. Depois ele começou a erguer os templos. Como? Escrevendo seus livros. Sem tempo, em pouquíssimo tempo, ele terminou o Bhagavad-Gita Como Ele É, Srimad-Bhagavatam, e Caitanya-caritamrta. Seus melhores trabalhos são o Srimad-Bhagavatam e o Caitanya-caritamrta. Acho que se ele tivesse ficado vivo por mais dois anos, teria completado o Srimad-Bhagavatam, Ujjvala-nilamani, Vidagdha-madhava, Jaiva Dharma, e todos os outros importantes livros para que fosse possível conhecer Caitanya Mahaprabhu rasa, rasika e rasika-sekhara.
Nós devemos entender que acompanhando Srila Swami Maharaja está sua guru-varga, a sucessão discipular: Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Srila Svarupa Damodara, Srila Raya Ramananda e Sri Caitanya Mahaprabhu. Agindo como suas mãos, seus instrumentos, Srila Swami Maharaja não veio a este mundo para dar sua própria missão independente. Ele veio para difundir a missão de seu amado Radha-Krsna e Gaura-Nityananda, e particularmente a missão de Svarupa Damodara, Srila Raya Ramananda e Srila Rupa Gosvami.
É importante para nós tentarmos ler o Caitanya-caritamrta e o Néctar da Instrução novamente e ficarmos mais familiarizados com esta informação. Não é que estes devotos não tenham entendido esta explicação. Todos os respeitáveis Vaisnavas devem conhecer a sucessão. Afinal, eles não estão ai simplesmente para coletar dinheiro e fazerem mais planos. Todos devem fazer algum serviço de acordo com sua tendência, mas todos os devotos dignos devem também, cuidadosamente, tentar entender Swamiji e seu propósito ao vir para este mundo.
Vocês devem tentar obedecer todos os princípios de Swamiji e tentar ter o mesmo humor interno e objetivo que ele teve. Este objetivo é vraja-prema gopi-prema. Esta é a nossa meta. Vocês devem começar desde o estágio primário e gradualmente progredir até anyabhilasta-sunyam, e por último, renunciar a todos os desejos materiais para comprazer Krsna. Ofereço meus dandavat-pranamas á Sua Divina Graça Bhaktivedanta Swami Maharaja.



Sob a Orientação de um Guru Qualificado


É melhor viver em Vrindavana, onde os passatempos de Krsna foram realizados. E se você não puder viver lá, então esteja lá mentalmente. Mas apenas isto não é o suficiente para Srila Rupa Gosvami que ainda nos dá outra regra. Nós devemos estar sob orientação de um rasika tattva-jna Vaisnava, ou seja, sob a guia de uma alma auto-realizada que completou seu conhecimento do satra e que esteja experimentando sua relação amorosa (rasa) com krsna – assim com Srila Rupa Gosvami e seus seguidores Vaisnavas rupanuga. De outra maneira não é possível avançar neste caminho.
Está claro que Swamiji é um seguidor de Srila Rupa Gosvami. Achar um guru tão qualificado como ele é muito raro, muito raro. Se nesta vida, devido a algum crédito espiritual (sukrti) aceitamos até mesmo um kanistha-adhikari-guru, algumas impressões do Vaisnavismo são feitas no coração. Então talvez nós tenhamos qualificação para escolher um guru genuíno. E como nós devemos escolher? Nós nos rendemos aos pés de lótus de caitya-guru (Krsna no coração) e oramos a Ele. Morando em nossos corações Ele irá ouvir nossa súplica. Ele sempre ouve. Se alguém ora: “O Krsna, eu desejo sinceramente me tornar seu servo, por favor, guia-me aos pés de lótus de um guru qualificado”. Com certeza ele irá organizar para que isto aconteça. Aquele que negligencia tal prece e tem confiança em sua própria habilidade para escolher e examinar seu guru terá sua vida espiritual perturbada.
Um sintoma de um autêntico siksa ou diksa-guru é que cada um de seus discípulos sente tanta afeição vinda do guru, que ele, o discípulo, pensa que seu guru o ama mais que ninguém. Quando na presença do guru, todos os Vaisnavas, mesmo aqueles que não sejam discípulos, sentem que o guru os ama mais. Eu pude ver esta qualidade em meu Guru Maharaja e também em Swamiji. Acho que muitos discípulos de Swamiji tiveram esta experiência. Nós ouvimos dos discípulos de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada que todos, desde pequenas crianças até os superiores, costumavam pensar: “Eu sou tão amado por meu Guru Maharaja”. Os discípulos experimentam este sintoma de um autentico guru porque ele não deseja benefícios materiais deles. Ele apenas quer morar em seus corações e enche-los de krsna-prema. A menos que ele seja perfeito em sua própria realização de krsna-prema, ele não poderá dar-la. O guru nunca pega o coração de seu discípulo como sua propriedade. Melhor ele faz ele macio doce e perfumado, apropriado para oferecer ao Divino Casal. O discípulo primeiramente oferece seu coração aos pés de lótus de seu amado guru, que irá a favor dar a seu guru, e assim por diante até ser colocado nos pés de lótus de Rupa-manjari. Srimati Radhika irá providenciar para que a pessoa sirva a Krsna e a Ela mesma.
O guru nos instrui como praticar Bhakti, e como desenvolver nossa honra, afeição e serviço a Krsna. Isto é Divya-jnana. O guru também destrói nossas reações pecaminosas: divyam jnanam yato dadyat, kuryat papasya sanksayam, tasmad dikseti as prokta, desikais tattva-kovidaih. “Por diksa a pessoa gradualmente perde o interesse em prazeres materiais e gradualmente torna-se interessado em vida espiritual”. [Bhakta-sandarbha 283] Kuryat papasya sanksayam. Vida material significa problemas que surgem de estar atado à afeição e estima por amores mundanos. Em vida material uma pessoa é cheia de luxuria, raiva, ganância, maldade, ilusão e inveja, pensando que ela é a desfrutadora. Sri Gurudeva destrói os quatro estágios do pecado- prarabdha, kuta bija, aprarabdha e avidya
Se nosso diksa-guru não é de tal magnitude, se não é capaz de fazer todas estas coisas, então seus discípulos devem aceitar um siksa-guru que está mais avançado. Orem a Sri Krsna e a Sri Gurudeva para que ajudem a vocês dissolver suas dificuldades. Um guru autêntico irá aconselhar a você que procure refúgio em um Vaisnava avançado, que tenha o mesmo valor de Srila Rupa Gosvami e Srila Narottama Dasa Thakura. Ele não ira protestar que seu discípulo está tomando refúgio com um Vaisnava superior. Um sad-guru (guru auto-realizado) nunca deseja ganhos matérias. Se ele o deseja, ele não é realmente um guru. Se o guru está demonstrando ciúmes, ou inveja que o discípulo está se associando com um siksa-guru, ou se ele é contra os Vaisnavas e seus ensinamentos, então o discípulo deve considerar em desistir deste guru.






SEJA DESTEMIDO E ASSOCIE COM VAISNAVAS QUALIFICADOS


Se você seguir esta instrução e associar com devotos puros, Krsna irá arranjar tudo para você. Não tenha medo. Krsna criou você. Ele é o Supremo Controlador, então porque você deveria sentir medo algum? Todos os problemas serão dissipados por seguir esta instrução e Krsna irá arrumar tudo. Se você deseja puro serviço à Krsna, tem coragem em seu coração, seja destemido e faça um esforço para se associar com Vaisnavas qualificados. Esta importância é enfatizada não apenas uma vez, mas três: sadhu-sanga, novamente sadhu-sanga e novamente sadhu-sanga.
Se você deseja serviço devocional puro a Krsna você deveria corajosamente seguir as indicações e instruções que nós temos dito. Se sua preferência é fazer dinheiro, e você acredita que isto irá interromper pela associação com Vaisnavas de alta classe, então você não está propenso a seguir estas instruções. Se você aspira em ser como Prahlada Maharaja, então você deve se familiarizar com o significado implícito nas declarações de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja.
Grave estas palavras de Swamiji no Caitanya-caritamrta, Adi-lila [1.35]. Se você deseja serviço devocional puro, você deve associar com Vaisnavas. De outra maneira você receberá asat-sanga (associação com materialistas). Este será o resultado. Então tente seguir a linha de pensamento de Swamiji. Eu estou seguindo a mesma linha de Swamiji. Eu nunca direi algo diferente do que foi dito por Caitanya Mahaprabhu e Swamiji.

Honre apropriadamente todos os Vaisnavas, meu humilde pedido a todos é de que honrem todos os Vaisnavas sênior, sênior em anos gastos com Gurudeva e também sênior em bhakti. Nós não podemos distinguir quem é sênior ou iniciante em bhakti a menos que nós mesmos sejamos avançados. Às vezes nós até podemos distinguir, mas geralmente não somos qualificados para considerar quem é sênior e quem é iniciante em anos com Gurudeva. A associação é muito boa, mas bhakti é levada mais em conta na hora de mostrar respeito.

jena vaisnava ciniya laiya adhara karibe jabe
vaisnavera krpa tahera sarva siddhi avasya payibe tabe

Aqueles que são qualificados para perceberem quem é kanistha-adhikari, quem é madhyama-adhikari e quem é uttama-adhikari estão com certeza acima de madhyama-madhyama-adhikari

. Similarmente, é para o nosso benefício, que devemos tentar, e dar respeitos de acordo com o nível, considerando os estágios de real avanço em devoção. Não é correto honrar todos da mesma maneira. Preferencialmente, nós devemos considerar se o devoto é kanistha, madhyama ou uttama-adhikari e honrá-los de acordo. Então nossa bhakti irá desenvolver intensivamente e nossas vidas serão bem sucedidas.
Se não tivermos gosto para harinama e se desejamos alcançar este gosto, teremos que praticar os princípios do Sri Upadesamrta regularmente, de como honrar apropriadamente os devotos. Aquele que faz um show dizendo ser em Vaisnava, mas fracassa ao honrar os Vaisnavas, dando preferência a fama e ganhos mundanos, deve ser desconsiderado rapidamente, mesmo se você tenha tomado harinama e diksa desta pessoa. Este tipo de dito guru é popularmente assim conhecido, como um guru, mas freqüentemente não condizente e deve ser deixado. Isto está explicado no Mahabharata e outras escrituras. Se você não rejeitar tal guru, você terá que ir ao inferno. Esteja pronto para isto. Nenhum Vaisnava deve ser desonrado, mesmo um kanistha-adhikari, então o que dizer de um madhyama e uttama. A associação com alguém que está desonrando ou criticando os devotos deve ser deixada. Se ele diz ser um genuíno Vaisnava e que ele é o único devoto autentico de Gurudeva, ainda assim ele está cometendo ofensa, então seu próprio guru, se autentico, irá rejeitá-lo.
Srila Jiva Gosvami dá uma instrução muito importante. Nos não devemos criticar ninguém. Não devemos pensar que por haver disputas no mundo transcendental, como as disputas entre as seguidoras de Srimati Candravali e as seguidoras de Srimati Radhika, nós também não devemos disputar. Nós não devemos escolher um lado e então colocarmos a criticar o outro.
Devemos tentar aprofundar em krsna-bhakti, tomando iniciação (diksa) de uma maneira real para termos conexão permanente com Krsna. Nós devemos honrar a pessoa que ainda não iniciou (diksa), mas que está cantando os nomes de Krsna, por ele estar tentando fazer parte da família de Krsna. Mesmo que ele nos repreenda, nós ainda devemos honrá-lo. Só devemos criticar nossa não evoluída e inconsciente mente. A mente é muito fraca. A cada manhã nos devemos pegar uma vassoura e bater na mente dizendo: “Oh mente seja pura e tente servir a Krsna”.



LEIA OS LIVROS DE NOSSOS ACARYAS E TORNE-SE QUALIFICADO


Para quem Srila Swami Maharaja escreveu todos estes livros? Ele queria seus livros distribuídos para quem quer que deseje entender-los, aproximar-se-ia de um Vaisnava superior e por essa associação ele iria tentar se tornar qualificado
. Se Swamiji pensasse que ninguém fosse qualificado, que nunca haveria alguém qualificado nem para ler nem para entender seus livros, então porque ele teria escrito desta maneira? Algumas pessoas dizem que ninguém é qualificado para realizar estas verdades sobre o Senhor Caitanya. Eles dizem que aqueles que tentam entender são sahajiya. Usando esta lógica, Srila Rupa Gosvami e Srila Krsnadasa Kaviraja também são não qualificados, porque as palavras do Caitanya-caritamrta são deles. Não aceite tal lógica.
Atualmente qualquer pessoa que esteja lendo o Caitanya-caritamrta e o Srimad-Bhagavatam em associação com Vaisnavas, e cantando os santos nomes de Gaura-Nityananda Prabhu, certamente se tornaram qualificados. Somos todos recebedores da misericórdia de Mahaprabhu porque nós deixamos todas as outras linhas para nos refugiarmos em sua sucessão discipular. O número de interessados no mundo é tão pequeno que eles podem ser contados nos dedos. Acho que aqueles que tomaram refúgio nos pés de lótus de Caitanya Mahaprabhu ou seus associados serão certamente, um dia, qualificados. Não perca a esperança. Eu vejo raios de esperança por todos os lados. A misericórdia de Caitanya Mahaprabhu estará entre vocês.
Muitos devotos têm o Caitanya-caritamrta, e ao longo do Caitanya-caritamrta temos os significados dados por Swamiji.

Ainda assim raramente temos a oportunidade de ouvir explicações claras de suas palavras. Se nós mesmos não pudermos explicar os comentários propriamente, isto significa que não temos real interesse. Para desenvolver interesse nesta bonita e poderosa missão que Sri Caitanya Mahaprabhu e Swami Maharaja vieram nos dar, devemos tentar nos associar com Vaisnavas que têm um grande interesse nesses tópicos, não em tópicos mundanos. Nós não viemos a este mundo com posses materiais, e quando deixarmos este corpo deixaremos seja o que for que tivermos acumulado durante nossas vidas. Então porque devemos nos preocupar com confortos materiais e propriedades?
Aqueles que não lêem os livros de nossos Gaudiya Vaisnavas acaryas, como Srila Bhaktivinoda Thakura, não estarão hábeis para explicar os significados vividamente. Swamiji sempre leu todos estes livros. Se algum discípulo esta apenas chorando “Guru, guru, guru”, ele não entenderá este princípio. Se alguém que pense que devemos conhecer apenas seu guru, e que por conhecer Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura ou Gurudeva Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Rupa Gosvami ou Srila Sanatana Gosvami não poderá conhecer Krsna, tem um pensamento ofensivo.



REAL PREGAÇÃO OU FALSA PREGAÇÃO


Quando Srila Prabhupada visitou o templo de Atlanta e as Deidades de Sri Sri Gaura-Nitai durante o hay-day de distribuição de livros, um discípulo perguntou “Srila Prabhupada, o que irá te dar mais prazer?” Srila Prabhupada respondeu “Se você amar Krsna”. Em uma carta para os distribuidores de livros de Los Angeles em 1974 Srila Prabhupada concluiu, “E muito maravilhoso que vocês queiram salvar o mundo, mas primeiros vocês têm que salvar a si mesmos”.

Srila Bhaktivedanta Swami veio com o mesmo propósito de Sri Caitanya Mahaprabhu, de dar o prema no qual o próprio Senhor veio dar, mas eu acho que apenas raras pessoas realizaram isto. Swamiji estava acabando com a selva de mayavada e outras filosofias, e os devotos se uniram a ele nesta missão, mas nós não devemos pensar, “Acabar com as selvas é o maior serviço neste mundo”. Limpamos o terreno em um lugar específico para que possamos construir uma casa e residir ali. Esta construção é a construção de bhakti. Não devemos simplesmente continuar a cortar as selvas por seguidos nascimentos. Com certeza há selva em todo lugar, mas é inútil gastarmos nossas vidas eliminando-as. Aqui Swamiji está ensinando ao mundo: bhakti vina jagatera nahi avasthana. “Sem amor carinhoso, a existência do mundo material é inútil”. Inútil. Então acabar com a selva é também inútil se o humor não for o de construir bhakti nos corações dos devotos. Isto é o importante. Nós não viemos a este mundo para fazer tantas construções materiais para o nosso conforto. Nossos Gosvamis e acaryas são muito poderosos e também acabaram com varias selvas. Mas nós não somos tão poderosos. Se nos concentrarmos em apenas acabar com a selva de sahajiyas, mayavadis e viasyis (desfrutadores dos sentidos), mesmo em nome de ‘fazer devotos’ seremos afetados por estas mesmas contaminações.

Nos dias de hoje as pessoas acham que pregar é fácil, e distribuir é mais importante do que praticar. Mas se alguém não conhece o sastra, ou a ABC da pregação, então o que ele está fazendo? Alguém talvez colete dinheiro distribuindo livros, fique com um pouco para ele e de um pouco para a matha (templo). Apesar de ele pensar, “Eu sou um ótimo pregador”, ou “Nós estamos pregando para todo o mundo”, tudo que ele pode estar fazendo é arranjando para tomar maha-prasadam e morar na matha. Sua pregação é apenas dita, e falsa. Se alguém não está realmente praticando, então após alguns dias, meses ou anos ele voltará a praticar maus hábitos; e quando achar a culpa disto ele estará sendo mandado embora do templo, ou ele mesmo deixara bhakti completamente.

Pregação de sucesso não é barata. Se você está seguindo o processo e está tendo alguma realização, então tente dar aos outros. A alma fica muito feliz pela prática de bhakti-yoga e Krsna se manifesta em seu coração. Então primeiro você deve estar satisfeito por cantar e lembrar, e quando sua confiança estiver forte você poderá pregar apropriadamente. Yenatma samprasidati. De outra maneira você estará trapaceando, e nós podemos ver que neste mundo pessoas que enganam as outras são enganadas por Krsna.
Mas você deve saber também que pura vaidhi-bhakti e impura vaidhi-bhakti são diferentes. O que estamos fazendo não é vaidhi-bhakti. Sravana, kirtanam, etc., realizados apenas para comprazer a Krsna, é na verdade vaidhi-bhakti. Se nós estamos concentrados simplesmente em fazer dinheiro, nós não estamos praticando bhakti. Um puro praticante de vaidhi-bhakti é muito raro. Se olharmos em nossos corações, talvez vejamos que estamos realizando atividades para o nosso ganho e reputação. Isto não é bhakti pura. Isto não é nem pura vaidhi-bhakti. Nós devemos tentar seguir vaidhi-bhakti. Mas Krsna diz que “Eu não sou satisfeito nem mesmo por pura vaidhi-bhakti”. Ele esta rejeitando até mesmo isto. O que é então a pura bhakti? É servir Krsna em sakhya, vatsalya e madhurya-bhava assim como Vraja-vasis fazem. Manter associação com alguém que nos ensine o verdadeiro humor de Krsna é muito raro mesmo em Bhauma Vrindavana.
Pratiquem bhakti-yoga, sejam autênticos e então tentem pregar; de outra maneira suas palavras não terão potencial e sua pregação não será efetiva. Talvez você fale de Krsna da mesma maneira que eu falo, ou de mesma forma que Srila Bhaktivedanta Swami falou, mas onde for que as pessoas já tiveram a oportunidade de ouvi-lo ou ouviram um pouco de mim, eles não irão ouvir de alguém que não esta praticando bhakti pura.

Tente reformar as coisas assim como Srila Bhaktivinoda Thakura disse em sua biografia. Depois de Caitanya Mahaprabhu e depois dos Gosvamis, algum mal entrou em nossa Gaudiya Vaisnava sampradaya. Então você terá que reformar todas essas coisas, depois bhakti, assim como pura água do Ganga, irá fluir. Ele tentou e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami também tentou. Bhaktivedanta Swamiji Maharaja deu a semente e desta semente tantos galhos saíram e folhas cresceram deles. Diferentes frutas também apareceram, mas temos que ver que muitas frutas verdes estão agora prontas para amadurecer. Nós temos que controlar para que essas frutas maduras não estraguem, para que os maus germes não entrem e infectem elas. Nós devemos tentar manter-las tão puras assim como foi naquele tempo, e vocês devem pregar isto por todo lugar. Os nomes de Krsna, krsna-prema. O que é prema? Prema é quando qualquer coisa que venha contra quebre-se, mas prema não ira quebrar. Você entende? Qualquer coisa que vir para destruir prema, mesmo que haja uma boa razão para destruí-la, irá embora. Este é o sintoma de prema. Se prema esta em nossos corações, mesmo que seja uma pequenininha gota, então nosso prema ira crescer. Mas às vezes podemos ver que o que parece ser prema vai embora, então aquilo não era prema. Estas são verdades que desejamos pregar.

Algum devoto da ISKCON estava dizendo, “Prabhupada não disse nada sobre isto. Ele apenas disse que devemos pregar”. Eu disse, “O que você deveria pregar? Qual é o significado da pregação?” Então ele ficou em silencio. Você deve saber sobre que Caitanya Mahaprabhu veio pregar. Primeiro você deve saber do ABC até este ponto. Você deve obedecer às ordens de Prabhupada, mas não pense, “Nós aprendemos tudo de Prabhupada. Ouvimos tudo de Prabhupada e agora vamos pregar.” Você deve aprender o ABC, obedecer às ordens do general, cantar os Santos Nomes e seguir adiante. Mas este não é a meta última de seu siksa. Isto deve ser entendido. Acredito que ele veio para dar o mesmo que Rupa Gosvami, Sanatana Gosvami, Jiva Gosvami, Visvanatha Cakravarti Thakura e Bhaktivinoda Thakura vieram nos dar. Não devemos rotulá-lo com nossa concepção limitada. Devemos orar para ele para que possamos saber ao certo. Sempre tentem abrir seus corações e orarem para ele. “Afortunadamente você deve revelar tudo que esta em seu coração”. Então você pode pregar mais e mais.
Agora Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada esta em aprakata-lila e ele esta assistindo vocês e vendo se vocês estão completando sua missão puramente e com entusiasmo. Esta responsabilidade é enorme, então vocês devem fazer mais e mais trabalhos para tudo isto acontecer. Qualquer questão mundana, nome, fama ou saúde, não devem nos remover para bem longe de nossa meta última, prema. Em nosso sadhana e bhajana o egoísmo não deve estar em nossos esforços. Se algum egoísmo ou coisa mundana vier irão nos manter mais e mais distantes. Finalmente, devemos tentar pregar para o mundo todos estes métodos de nossos Gosvamis, Caitanya Mahaprabhu, Rupa Gosvami, Sanatana Gosvami e nosso Gurudeva. Então este será o melhor serviço.


Estamos todos na mesma família – A Gaura Parivara


Em seus últimos dias em Vrindavana, Srila Prabhupada instruiu que a política da não cooperação com a Gaudiya Matha mudou e que nós devemos cooperar. “a guerra acabou”. Ele formou a Bhaktivedanta Swami Charity Trust especificamente para “trazer unidade entre os Gaudiya Vaisnavas, especialmente os seguidores de sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura”.

Eu estou muito agradecido a você que escreveu para dizer: “Está claro para mim que você é grande e poderoso acarya no mundo Vaisnava agora, no presente”. Às vezes Sridhara Maharaja também dizia assim. Então na verdade se você esta se sentindo assim, deixe nos trabalhar em conjunto. Está é uma grande perspectiva para pregação da mensagem de Caitanya Mahaprabhu em todo mundo e na Índia também. Ao menos na Índia nos podemos pregar muito vigorosamente se trabalharmos juntos. [SP carta 0.11.76]
Existem tantas sociedades e associações de devotos puros, e se alguém com um pouco de fé começar a associar com estas sociedades, seu progresso para serviço devocional puro será rápido. [Srila Prabhupada em Néctar da Devoção, capítulo 19]

Quando eu conheci Swamiji em 1947, acho que a maioria de vocês não havia nascido naquela época. Não existia a ISKCON, ele não havia estabelecido a sociedade ainda, mas ISKCON estava lá. A verdadeira ISKCON não é uma coisa mortal, não nasce e não morre – é eterna. Não nasceu em nenhum tempo, estabelecimento, não haverá morte, não parará nada disto. Ela sempre existiu antes de Krsna, na Satya-yuga, e existirá para sempre. Esta consciência de Krsna é apenas amor puro por Krsna e Radhika. A missão e objetivo de Caitanya Mahaprabhu foi a mesma, e Jiva Gosvami chamou isto de Visva Vaisnava Raja Sabha. A vida e alma da ISKCON, ou da Visva Vaisnava Raja Sabha, é amar e servir o casal Radha-Krsna ou Sri Caitanya Mahaprabhu. Tomando a forma de Srimati Radhika por sua beleza, o próprio Krsna veio e propagou esta missão de que nós somos partes e parcelas de Deus. Se não for o amor e afeição por Krsna a Suprema Personalidade de Deus, então nós somos iguais a uma pessoa morta. O objetivo e missão de Caitanya Mahaprabhu são o objetivo e missão de Srila Rupa Gosvami, e o objetivo e missão de Rupa Gosvami são o objetivo e missão de todos os discípulos acaryas até Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Este amor e afeição pelo Casal Divino é a vida e alma da ISKCON e no geral do Vaisnavismo. Swamiji não estabeleceu nada novo. É a mesma água em uma nova garrafa.

Se alguém disser que há diferença entre Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, isto não e verdade, não há diferença. Eles são discípulos de uma mesma linha. Swamiji pregou no Oeste e meu Gurudeva pregou na Índia, ainda assim eles falaram as mesmas coisas. O amor deles por Krsna é o mesmo. Seus ensinamentos são os mesmos. Seus serviços para Mahaprabhu são os mesmos. Um está na Sociedade Internacional para Consciência de Krsna e o outro na Gaudiya Vedanta Samiti. Mas os dois estão na família de Caitanya Mahaprabhu (gaura-parivara), então não há necessidade de discussões. Ninguém deve desonrar-los. Devemos seguir as instruções dos acaryas anteriores e tentarmos desenvolver nossa consciência de Krsna.

Não há inimigos. Não há discussões aqui. Somos todos Vaisnavas. Somos seguidores de Caitanya Mahaprabhu. Nós trocamos duras palavras no passado algumas vezes, mas admitimos isto. Eu fiquei muito satisfeito em ouvir as palavras de Swamiji dizendo que não devemos nos importar muito com qualquer nome institucional. Que devemos tentar honrar todos os Vaisnavas que estão na linha de Caitanya Mahaprabhu, na linha de Rupa gosvami. Na verdade é apenas uma instituição, que consiste na Gaudiya Vaisnava Samiti, a Sociedade Internacional para Consciência de Krsna, ou qualquer Gaudiya Vaisnava. Cada instituição é como uma gana (grupo); assim como há Lalita-gana, Visakha-gana. Elas são grupos separados, mas elas só pensam em servir a Krsna mais e mais, e também como as outras ganas também querem servir a Krsna mais e mais. Entre elas mesmas não há egoísmo, nada sobre o que se discutir. Então nos deveríamos cooperar uns com os outros e só assim poderemos pregar para todo o mundo a missão de Caitanya Mahaprabhu, a missão de Krsna.

Se há uma faísca de prema então nos podemos ser felizes e podemos tratar uns aos outros como irmãos, como amigos, como irmãos espirituais, e priti, e carinho, existirá para cada um de nós. Swamiji não fez nenhum comentário sectarista. Ele não disse nada sobre discutir um com o outro, nem invejar ninguém. Ele nos ensinou assim como outro acarya ensinou que nos somos uma família, e esta família é chamada família de Gaura. Isto inclui qualquer um que esta amando e servindo Caitanya Mahaprabhu, Nityananda Prabhu, qualquer um que esteja cantando e lembrando-se de Krsna e Radha, Hare Krsna Hare Krsna, Krsna Krsna Hare Hare/ Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare Hare. Estão todos na mesma família, a família de Gaura; todos deveriam ser honrados. Eles deveriam estar dando respeitos e tudo mais, assim como nós estamos na mesma família. Se forem kanistha, madhyuma ou uttama, eles devem dar respeitos de acordo com seus estágios. Alguém pode ser discípulo de ninguém, ou pode ser de Swamiji, seu Prabhupada, ou ele pode ser discípulo de Bhaktisiddhanta Sarasvati ou de outro guru, de qualquer um, ele pode ser discípulo do discípulo de Swamiji, não há problema. Nós estamos todos na mesma família, realmente eu realizei isto aqui.

Eu estou compartilhando meu amor por ele com vocês
Todos os lideres de ISKCON, por favor, me desculpem por qualquer falta que eu possa ter cometido aos seus pés. Eu humildemente peço perdão aos seus pés. Eles não deveriam estar bravos comigo. Eu quero glorificar Swamiji mais e mais, mas infelizmente eles não entendem o que eu digo. Se eles forem corações puros... sinceros, cheios de sinceridade, servindo seu Prabhupada, então chegara o dia em que eles serão afortunados para entender estas coisas. Eles querem unir, atar, Prabhupada, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja em suas mentes limitadas. Suas mentalidades ainda não estão fora de maya. Eu não estou dizendo isto sobre todos eles. Eles querem confinar Prabhupada em seus pensamentos, eles querem prender ele. Mas ele não é de se prender. Eles deveriam pensar o que pensamos que Prabhupada é ele não é somente isto, ele está além destas coisas, muito além. Eles só sabem quão alta é a montanha, mas não quão profunda ela é. Isto eles não sabem. Eles deveriam saber quão profundo é.

Se bem que eu expliquei todas estas coisas anteriormente, alguns devotos não conseguiram entender. Eles disseram a mim “Oh você não esta glorificando meu Gurudeva”. Mas ele é meu Gurudeva também, não apenas seu. Eu estou dividindo meu amor por ele com vocês, para espolvear mais misericórdia em vocês. Ele me deu uma oportunidade especial para servi-lo, então eu estou oferecendo meu sincero puspanjali a seus pés de lótus aqui.

Srila Swami Maharaja quis que nós avençássemos em Consciência de Krsna
Srila Narottama Thakura diz em suas preces “Sem servir a Krsna eu sou tão desafortunado, e nesta vida eu não o servi. Eu estou sempre absorto em inútil atividades mundanas para coletar posses, mas eu não estou feliz. Se bem que minhas conquistas materiais são como veneno, eu desisti do néctar de bhakti, krsna-prema, em troca deles. Eu deveria morrer. Porque eu continuo vivo! Porque estou mantendo minha vida!” Nós também devemos pensar assim. “Se eu não estou servindo nem fazendo sadhana-bhajana adequado, então qual é a utilidade de minha vida! O corpo humano é dotado de uma grande capacidade em comparação com os animais para que sigam na vida espiritual. E mesmo eu tendo maior inteligência e oportunidade de boas associações, eu negligenciei e tomei veneno. Então porque eu não devo morrer! Senhor Brahma fez do meu coração mais duro que pedra, e por esta razão eu não morro”.

Antes de deitar a noite devemos considerar nosso desenvolvimento espiritual. “Minha fé cresceu hoje? Meu conhecimento e serviço a Krsna cresceram?” Nós fazemos isso nos negócios quando fechamos a loja ou escritório no fim do dia, calculamos nossos ganhos e perdas. Similarmente Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada costumava dizer que toda noite nós devemos calcular se nossa bhakti cresceu se é a mesma, ou se decresceu. Diariamente nos devemos fazer isto. Se nossa associação é boa, irá crescer se não for irá decrescer. Se tivermos Sat-sanga (boa associação) do mesmo nível que nós mesmos e também visayai-sanga (associação de desfrutadores do sentidos), então nosso serviço será externo e teremos algum sabor por desfrute material.

Suponhamos que nossa iniciação foi a vinte ou vinte quatro anos atrás. Agora devemos calcular o crescimento do nosso serviço para Krsna. Se nosso sadhana-bhajana está o mesmo de quando começamos! Se ele diminuiu, ou se desenvolveu! Se nós sinceramente considerarmos estes pontos, podemos progredir facilmente. Se não tivermos feito pregresso desde a época que nos juntamos à missão, se temos gostos por visava e se estamos simultaneamente tendo asat-sanga junto com Sat-sanga, isto e por causa de alguma ofensa. Nós devemos saber então que nossa bhakti esta decrescendo.

Acho que vocês podem entender isto. Da primeira vez que vocês vieram para seu Gurudeva vocês estavam tão entusiasmados. Similarmente com boa associação vocês irão manter o entusiasmo. Se vocês não têm entusiasmo é por causa de ma associação, ofensas e anarthas. Uma tentativa deve ser tomada com intuito de corrigir a situação. Um garoto não pode permanecer em uma classe por vinte anos. Se ele o fizer significa que ele não esta realmente na classe. Ele não esta estudando, mas preferindo jogar futebol, cricket e por aí vai, e tendo más associações. Ele não tem realmente freqüentado as aulas. Nós devemos calcular nosso progresso, de outra maneira não poderemos melhorar.

Por sempre servir suddha-guru, suddha-vaisnavas, suddha-nama, e empenhado em praticas devocionais, em pouco tempo você será um devoto puro. Você não deve ter tempo para anarthas e aparadhas. Em outras palavras, você deve estar empenhado para que não tenha tempo de fixar a mente em anarthas e aparadhas passados, nem ter tempo de cometer novos. Com um humor de servir Sri Guru, Sri Krsna e os Vaisnavas, e entendendo que isto é o mesmo que o próprio Krsna, deve-se servi-lo dia e noite. Se nós servimos e ouvimos de alguém que esta cantando suddha-nama, nosso cantar de namaparadha e namabhasas irá embora e o puro nome virá.
Nesta seção Srila Narayana Maharaja lembra os primeiros anos de associação com Srila Prabhupada antes de ele ir para o Oeste e seus últimos dias com Ele em Vrindavana, antes dele entrar em nitya-lila.

Parágrafo da foto pagina 38

Nosso primeiro encontro foi durante uma aula dada por meu Gurudeva. Um devoto grhastha estava na porta de traz e Gurudeva, assim que o viu, pediu-me que o trouxesse para frente. Era uma grande assembléia. O devoto hesitou em vir para frente, mas Gurudeva insistiu que ele viesse até ele. Meu Gurudeva teve tanto respeito por ele e colocou-o sentado juntamente com ele na mesma plataforma. Eu olhei para meu Guru Maharaja e em silencio perguntei “quem é ele?”. Depois ele me disse “Este é Abhaya Carana Babu. Ele é um querido discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada. Você deve obter o favor dele, você deve ouvi-lo e deve servi-lo.”


Gaura Premanande!

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