haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Festa de egos e inversão de valores

 
(Editorial por Vyasa Dasa)



Verificamos que a pratica de cantar dos Santos nomes através da Japa está sendo esquecida. O que era um ato de mera tolerância do Mestre Espiritual  atendendo as exigências das atividades diárias, que permitiu que se não fosse possível o cantar de 16 voltas cantasse pelo menos 4 voltas, acabou virando  habito. E hoje, o que vemos e que vários devotos não cantam nenhuma japa (inclusive e especialmente as ditas autoridades). Tal atitude passou a ser incorporado na pratica e como conseqüência vem quebrando um dos elos mais importantes do processo de Serviço Devocional e o resultado está ai para quem quiser ver.

O Cantar da Japa é extremamente importante no processo de Bhakti Yoga, não devendo nunca ser negligenciada sob nenhum pretexto ou razão.
Da mesma forma entendemos que devemos ser sérios e respeitar os 5 princípios;
1) Não Fumar, Não Beber (ou seja não se intoxicar);
2) Não comer carne nem peixes nem ovos,(alimentação vegetariana no modo da bondade e previamente oferecida aos mestres e a Krsna);
3) Não jogos de Azar;
4) Não manter vida sexual promiscua;
5) Dedicação ao Mestre.

Vemos que as Exceções acabaram virando regra, alguns devotos fumam ganja e dizem que estão autorizados pelo Mestre Espiritual, sem que os assim ditos atuais orientadores da missão digam ou façam qualquer coisa (ou seja são coniventes, quando não usuários). Cadê a seriedade? Como se quer ter progresso na Vida Espiritual ? Qual o destino das almas que chegam atraídas pelo Néctar da Bhakti Yoga ?

Cantar Japa, seguir os 5 princípios, fazer Bhajans, Adorar Sri Krsna fazendo puja, ler os livros sagrados, se associar entres outras atividades, são as molas mestras da pratica do serviço devocional que nos impulsionam em direção a Bhava e no esquecimento de qualquer um deles não existira progresso na vida espiritual e sem avanço não existirá Gosto Superior condenando o praticante a abandonar o progresso na Bhakti Yoga ou fazer por desejo de show e festa materialmente motivada. 
 
Ficamos muito tristes em observar que alguns postulantes a devotos estão muito mais interessados em se auto promover de forma dissimulada fazendo show de humildade e festa de "egos" do que realmente praticar vida espiritual. Posando como autoridades ainda tem a capacidade de ofender livremente a Vaisnavas Superiores de outras Missões chamando-os de imitadores por estarem eles pregando o humor divino de Radha em total dissonância do que deveriam ter aprendido dos Mestres.

Tais pessoas estão equivocadas !

Devem ser afastadas. Não servem para orientar a vida espiritual nem mesmo de seus próprios filhos, que dirá de outros.

Pregar Castidade sem obedecer as ordens do Mestre (quebrando votos ou princípios) é no mímino hipocrisia.

No caso, é evidente que pregar e exigir Castidade é falta de confiança e onde não existe confiança não existe "Amor".

Sabemos que os devotos devem procurar néctar onde quer que ele esteja e não existe argumento que prove o contrário.

 Falta de Castidade é amenizar a pratica dos princípios regulativos para os interessados em serem devotos sob o pretexto de "não assustar".
No fundo, ser incasto com os princípios tem como objetivo, não é direcionar os interessados na pratica, mas simplesmente usá-los e explorá-los com o objetivo de obter benefícios materiais, tais como dinheiro (doações) e prestígio (prathista) e depois jogar fora como uma laranja. O que se pode esperar dessas almas atraídas que não são corretamente  informadas a cerca dos princípios regulativos, base da Bhakti Yoga.

Quem será responsável pela vida espiritual da mesmas pessoas depois que descobrirem a verdade e se decepcionarem com o Mestre por culpa de representantes incompetentes  ? (como tantas que temos visto).

Grande e propositada confusão é feita acerca de "Ananya Bhakti" ou serviço devocional no humor exclusivo, sendo no mínimo falta de respeito chamar de prostituta o devoto que  busca o néctar em outros Vaisnavas Fidedignos. Afirmar que o devoto é incasto porque respeita outros Vaisnavas é uma excrescência a filosofia Védica digna dos fanáticos que matam pessoas em nome de Deus.

Serviço devocional exclusivo não retira do postulante sua individualidade.
Exclusividade não significa rejeitar "sadhu" e "sastra" mas sim fazer um trabalho voltado para o Mestre ou se quiserem ir mais adiante para a instituição e é isto que Srila Govinda Maharaja diz em estar 100% sob a Bandeira da Sri Caitanya Saraswath Math.

Entretanto temos que reconhecer que os Mestres estão em nossos corações e as instituições passam, e devemos procurar agir de forma honesta e desinteressada diante de nossa vida espiritual e dos nossos irmãos, pois não podemos abandonar o serviço de alivio em nome de fanatismo que atualmente chamam de "castidade".

Onde está o caminho do Coração instituído por Sridhara Maharaja ?

Por isso, entendemos que todo dito "trabalho para missão no brasil" que estão realizando precisa ser revisto e examinado com muito cuidado. São mais de 20 anos com resultados que bem expressam a competência o interesse e a dedicação dos executores. 

Ninguém é perfeito, insistir no erro é o problema, querer se aproveitar do erro é muito pior.

Temos visto, aqui no Brasil, uma estranha inversão de valores, onde os que quebram as promessas aos mestres, praticam ou são coniventes por conveniência com toda sorte de "anarthas" são considerados "Grandes Devotos" fazendo um grande show de humildade visando unicamente promoção pessoal.

Entretanto se olvidam que são responsáveis pela vida espiritual das pessoas que cativam em nome do Mestre Espiritual e que sejam elas ricas ou pobres, eruditas ou ignorantes merecem o mesmo respeito que eles próprios receberam dos Mestres Espirituais.  E respeito é fácil de verificar - Se não podem respeitar, como podem falar em "afeto".

Pior ainda é tentar impor idéias e concepções próprias  de forma tirânica e cruel para provar suas próprias razões. Tal absurdo é uma "agressão e desrespeito" não só em contra os postulantes a Vaisnavas mas também aos Mestres, e o resultado é a inevitável desagregação e oposição. Assim, como podemos ver, estamos colhendo os frutos do trabalho realizado, ou seja incompetência e incapacidade de ser  renunciado de prestígio. (não por falta de aviso, mas por pura arrogância).

Por estas razões e tentando fugir disso, entendemos melhor abrir  um novo Guarda Chuva e procurar restabelecer o método original para os interessados(que se pratica em Navadwip, Mayapur e Vrindavana), a receita do bolo (sem ovo).

Assim foi criada a "Escola dos Guardiões da Devoção" tentado propiciar oportunidade de pratica estrita mas não fanática de Bhakti Yoga,  sem necessidade de pagar ingresso, sem falsas autoridades, shows externos ou ofensas a Vaisnavas Maiores.

"Escola dos Guardiões da Devoção" está assim sendo mantida em razão da nossa necessidade de pratica pura e simples do serviço devocional imotivado.
Convidamos a todos virem e espontaneamente participarem, porque temos convicção que sadhana Bhakti nunca deixa de existir uma vez que a plataforma de Raganuga Bhakti, ou serviço devocional espontâneo é para aqueles que praticam sadhana por amor e não como alguns acreditam a faculdade de praticar Bhakti Yoga quando quiser ou for conveniente.

A pratica está no começo, no meio e no fim, e sem ela nunca seremos capazes de perceber saranagati ou misericórdia sem causa que vem dos Mestres Espirituais, Nossos "Guardiões da Devoção".

Vyasa Dasa 
 

http://www.guardioes.com/razoes2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .