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quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Céu Consciente

"AS ERVAS DANINHAS REDUZEM
A TREPADERIA DA DEVOÇÃO"
do livro "O Céu Consciente" de Sua Divina Graça Srila B. R. Sridhar Maharaj




Pergunta: Então, Maharaj, neste particular, por que existem tantos praticantes da consciência de Krishna que, por qualquer razão que seja, abandonaram sua associação
devocional anterior?

Srila Sridhar Maharaj: Numa perspectiva mais ampla, a vida de dedicação integral não é algo muito fácil de se engulir; são tantas as dificuldades pelo caminho: as
tendências prévias e também a possibilidade de ofensas na escolha dos pensamentos, das palavras e do comportamento, devido a nosso livre-arbítrio. O defeito existe: não se trata de algo perfeito. Nosso livre arbítrio é muito frágil e limitado.
Sadhana significa eliminação e nova aceitação, e dentro disso também podem advir tantas dificuldades e perturbações causadas por nossas tendências anteriores que impedem nosso progresso suave. Ainda que me defronte com uma forma superior de serviço, minhas tendências anteriores não me permitirão aceitar a mesma e atravessar as austeridades e desafios parte de tal serviço. São tantas as dificuldades…
são como ervas daninhas.

Isso é descrito no Sri Chaitanyacharitamrta:
brahmanda bhramite kona bhagyavan jiva
guru-krsna-prasade paya bhakti-lata-bija
kintu yadi latara sange uthe ‘upasakha
bhukti-mukti-vancha, yata asankhya tara lekha
‘nisiddhacara’, ‘kutinati’, ‘jiva-himsana’
‘labha’, ‘puja’, ‘pratisthadi’ yata upasakha-gana
seka-jala pana upasakha badi’ yaya
stabdha hana mula-sakha badite na paya
(C.c. Madhya-lila 19.151, 158-160)

"Conforme seu carma, todas as entidades vagueiam pelo universo inteiro. Algumas estão sendo elevadas aos sistemas planetários superiores, outras estão descendendo
aos sistemas planetários inferiores. Dentre muitos milhões de tais entidades viventes vagueantes, aquela que pela graça de Krishna é muito afortunada obtém a oportunidade de se associar a um mestre espiritual genuíno. Pela misericórdia de
ambos, Krishna e o mestre espiritual, tal pessoa obtém a semente da trepadeira do serviços devocional. "As ervas daninhas indesejadas que crescem junto à
trepaderia de bhakti são os atos proibidos, a violência, a duplicidade e a exploração, a adoração e a popularidade mundanas etc. Todas essas são ervas daninhas. Se a pessoa não diferenciar entre a trepaderia de bhakti-lata e as
ervas daninhas, então, ao regar a bhakti-lata por meio das práticas devocionais, tais como o ouvir e o cantar etc., estará mal regando, pois estará nutrindo as ervas daninhas, enquanto que a trepadeira de bhakti-lata murchará."

A trepaderia da devoção se converte num broto e cresce gradualmente. Srila Krishnadas Kaviraja Goswami diz aqui que, junto à principal trepaderia da devoção, existem muitas ervas daninhas, e que, ao aguarmos e nutrirmos a trepadeira, essa ervas daninhas também crescem junto. Labha significa ‘ganho’ – o ganho aparente de algo, principalmente de prestígio. Mas esse prestígio e ‘puja’ – apreciação – que o sadhaka recebe podem criar tantos outros inimigos dentro dele! Novos inimigos provirão das tendências anteriores: talvez o desejo de acumular dinheiro para
propósitos egoístas, ou o desejo de obter o amor de uma mulher, ou ainda o anseio por pratistha – fama e popularidade. Tantas coisas poderão surgir. Quando se está
"subindo", tantas dificuldades virão para impedir essa ascensão, mas devemos nos afastar conscientemente dessas coisas todas. Tantas dificuldades surgem no caminho, e com a ajuda do Guru, do sadhu, da escritura e de nossa própria sinceridade precisamos nos salvar de todos os muitos inimigos internos à nossa aspiração; nisso, cresceremos gradualmente.

A cada estágio de nosso avanço, encontraremos alguma nova dificuldade. Assim, o caminho da evolução interna não está coberto de rosas; é uma senda difícil de
trilhar. À medida em que nos aproximamos da meta, ficamos cada vez mais livres, mas, no começo, surgem várias dificuldades para nos deter. Nossos karma-phala anteriores –
os "frutos" de nossas atividades anteriores – retornarão para serem saboreados por nós – e vários tipos de tendências nos caçarão para tentar nos manter sob sua jurisdição; mas, ao nos depararmos com essas dificuldades e ao ultrapassá-las –
ao conquistá-las – deveremos progredir, ascendendo cada vez mais, e as dificuldades diminuirão. Contudo, um pouco de dificuldade poderá permanecer, especialmente pratistha.

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