haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MERCADO DE GURUS

MERCADO DE GURUS (Do Livro "Sri Guru e Sua Graça" de Srila Bhakti Raksak Sridhar Maharaj, fundador da escola devocional Sri Chaitanya Saraswat Math - Nabadwip - India)



Discípulo: Há muitos gurus imitadores disfarçados de Vaishnavas, que simplesmente tentam enganar o público inocente. Como poderemos saber quem é um guru verdadeiro e quem é um enganador? Como poderemos saber quando nos dá verdadeiro conhecimento e quando nos engana?
Sridhar Maharaj: Temos que indagar qual é sua fonte de conhecimento. Pode haver muito ouro falso no mercado, porém, se estivermos seguros de que o ouro que compramos vem de uma mina em particular, poderemos comprá-lo, assegurando-nos de que não tenha sido trocado no caminho. Esta é a única maneira de sabê-lo —examinando a fonte.
Certa vez, aqui na Índia, Gandhi quis reviver o sistema cherka de teares caseiros. No sistema cherka os pobres produziam os fios no tear. E se todo mundo compra esse tecido, que recebe o nome de khadi, então o dinheiro vai aos bolsos dos pobres. Entretanto, as fábricas de tecidos japonesas e inglesas enviaram imitações do khadi caseiro. Elas começaram a fabricar tecido cru, imitando o tecido caseiro ordinário que os pobres produziam aqui. Gandhi ficou perplexo. "Que é isto?", perguntava-se. "Preciso que este dinheiro vá aos bolsos dos mais pobres, porém agora os capitalistas produzem imitações de tecido cru no exterior e o vendem aqui, na Índia. Agora, o dinheiro, ao invés de ir aos pobres da Índia, vai aos capitalistas estrangeiros." Logo, Gandhi fundou a associação do khadi e disse aos seus seguidores: "Vocês só devem comprar tecido caseiro nas lojas que
pertencem à minha associação. Desse modo, teremos garantia de que o dinheiro irá aos pobres." Nesse momento ele disse: "Isso é guru parampará, o sistema de sucessão discipular." Claro que esse é um exemplo rudimentar.
A verdade revelada, que vem sem contaminação, através de um processo particular, é parampará. Devemos nos conectar com uma sucessão confiável. Só então poderemos receber aquilo que é genuíno. A associação autorizada é necessária. O guru paramparå é necessário. Portanto, antes de ler o livro de qualquer pessoa, devemos tratar de informarnos sobre quem é seu guru e de onde provém a essência. É só uma fachada ou há uma substância verdadeira em seu interior? Se comprovarmos que ele está relacionado com um sadhu genuíno poderemos prestar-lhe alguma atenção.
Frequentemente, costumo citar o exemplo do glóbulo homeopático. O glóbulo por si só não tem muito valor medicinal, a potência está dentro. Um guru comum pode dar, ele mesmo, o mantra ao seu discípulo. Porém, qual é a potência dentro do som? Isso é o mais importante. Receber o mantra de sad-guru, um guru genuíno, significa receber internamente uma sincera e autêntica concepção do Senhor. A semente da figueira-de-bengala é uma semente muito pequena, porém, a árvore que nasce desta sementinha é enorme. A vontade
com a qual o guru transmite esse som particular ao seu discípulo é o mais importante. Pode ser que agora não percebamos, porém, com o passar do tempo, se o meio ambiente for favorável, esse som se manifestará e se converterá em algo grandioso. De modo que, quando formos comprar algo, deveremos atentar contra as imitações; caso contrário poderemos ser enganados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .