haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 8 de abril de 2012

Sri Sacidananda Bhaktivinoda Thakura

 por Mukundananda Dasa,

BHAKTIVINODA THAKURA Sri Sacidananda Bhaktivinoda Thakura apareceu em 1838 em uma família rica no distrito de Nadia, Bengala Ocidental. Ele revelou que ele é um eterno associado de Sri Caitanya Mahaprabhu através de  suas extraordinárias  atividades de pregação e prolífico  escritos. Vivendo como um, maha-bhagavata Vaisnava, ele ficou no ashram grhasta até os últimos anos de sua vida. Então, ele renunciou a tudo, aceito babaji, e entrou em samadhi, totalmente absorvido no serviço amoroso de Gaura-Gadadhara e Radha-Madhava.

"Ele tinha uma posição de  responsabilidade no governo como o magistrado do distrito (juiz do tribunal de altura), manteve uma família consciente de Krishna, e escreveu quase uma centena de livros sobre a consciência de Krishna. Ao mesmo tempo, ele serviu ao Senhor Supremo, de muitas formas. Isso é a beleza de sua vida. Depois de um dia inteiro de serviço público, dormia quatro horas, levantava à meia-noite e escrevia até de manhã. Esse era o seu programa diário. " (Srila Prabhupada)

Thakura Bhaktivinoda tomou diksa Vaisnava de Sri Vipinvihari Goswami na linha de Sri Jahnava Mata. Depois, ele recebeu a inspiração e direção espiritual de Srila Jagannatha Dasa Babaji. Manter  um cargo exaltado no governo, vasta erudição, e realização espiritual nunca perturbou  Bhaktivinoda Thakura. Ele permaneceu desprovido de orgulho, sempre humilde, simpático a todos.Pessoas que procuaravam caridade em sua casa sempre saiam felizes e satisfeitos. Um simpatizante de todos, nunca manteve rancores, mesmo com os adversários à sua pregação. Na verdade, ele nunca falou uma palavra que poderai ferir os sentimentos alheios.

"O Thakura era sempre corajoso e agiu para o bem estar de todos. Mantendo ao mínimo as necessidades pessoais, ele levou uma vida simples  ", disse um pandit. Na introdução de seu poema Saranagati, Srila Bhaktivinoda, que tinha todas as puras qualidades divinas, assume o papel de uma alma condicionada e ensina-nos a avançar em consciência de Krishna:

"Você deve sempre absorver sua mente com atenção cantando as glórias de Krishna. Ao realizar Krishna kirtana você vai obter domínio sobre a mente. Desistir de todo falso orgulho. Sempre pensa ser inútil, destituído, menor e mais humildedo que  palha na rua . praticar o perdão como a árvore. Abandonar qualquer forma de  violência para com outros seres vivos. Ao longo da sua vida você nunca deve dar a ansiedade para os outros. Mas fazer o bem para eles, fazê-los felizes, e esquecer sua própria felicidade.

"Assim, quando você se torna uma alma piedosa por possuir todas as boas qualidades, você deve largar todos os desejos de fama e honra. E fazer o seu coração humilde. Sabendo que o Senhor Sri Krishna vive dentro de todos os seres vivos, você deve respeitar e honrar a todos sempre . Você vai alcançar virtude de ser humilde, misericordioso, respeitando os outros, e renunciando a desejos de fama e honra. Nesse estado, você deve cantar as glórias do Senhor. Supremo Chorando,”

Bhaktivinoda apresenta a sua oração aos pés de lótus de o Senhor. '0 Senhor, quando você vai me dar qualidades como estas? " "

Sempre ansioso para usar a cada momento no serviço amoroso de Krishna, ele seguiu um rigoroso cronograma diário austero: 08:00-10 repouso horas (duas horas) 22:00-04:00 Escrever 04:00-4: 30 repouso da manhã 04h30 - sete horas Japa 07:00-7: 30 Correspondência. 07h30-9: 30 hs Estudo sastras 09h30-10 horas Banho, prasadam (meio litro de leite, frutas, 2 chapatis) 10 hs-1 p.m. Deveres no Tribunal 1:00-02:00 pequeno repouso em casa Duas horas-5 p.m. Deveres do Tribunal 5 pm-7 pm Traduzir sastras sânscrito para Bengali 7:00 pm-8 Banho, prasadam (meio litro de leite, arroz, 2chapatis)

Agenda Resumo Diário:

Dormir 3 horas Escrever 8,5 horas Japa, estudos 4,5 horas Trabalhar 6 horas


Srinivasa Acarya elogia os seis Gosvamis de Vrindavana, nana-sastra-vicaranaika-nipunau sad-dharma samsthakapau, lokanam hita karinau ... "Os seis Gosvamis estudavam profundamente todos os sastras, a fim de estabelecer princípios religiosos eternos para o benefício de todos." Da mesma forma, Thakura Bhaktivinoda trouxe contribuições ilimitadas para ajudar a humanidade. E por isso ele é conhecido como o "Sétimo Gosvami."

Biógrafos listam três grandes realizações da pregação de Srila Bhaktivinoda Thakura:

(1) Escreveu 100 livros espirituais autorizados. (2) Descoberto local de aparecimento do Senhor Caitanya. (3) introduziram inovações de pregação. Além de livros (em Bengali, Oriya, Inglês) reviver e explicando mensagem Mahaprabhu, ele escreveu centenas de poemas e canções cheias de sentimentos espirituais e siddhanta (conclusões filosóficas).

"Seus escritos têm feito os sagrados ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu totalmente disponível para cada leitor moderno. E eles são apresentados de uma forma que leva consigo a convicção irresistível e devoção", disse um discípulo tardio de Thakura Bhaktivinoda.

Sri Krishna-samhita, Kalyana-Kalpa Taru, Sri Caitanya-siksamrta, Sri Navadvipa-dhama Mahatmyam, Jaiva Dharma, Sri Harinama ¬ cintamani, Bhajana-rahasya, Gita-mala, Gitavalli, Saranagati, e comentários sobre o Bhagavad-gita e Caitanya- caritamrta são algumas de suas obras. A seguinte citação vem de Gitavali Thakura Bhaktivinoda de:

"Aquele que não conseguiu cuidadosamente adorar os pés de lótus de Sri Radhika, que são as moradas de todos auspicioso. Quem não se refugiou na morada transcendental de Vrindavana, que é decorado com a flor de lótus chamado Radha. Aquele que neste a vida não se associou com os devotos de Radhika, que estão cheios de sabedoria e amor para Radhika. Como tal pessoa será capaz de sentir a felicidade de tomar banho no mar de doçuras sublimes do Senhor Syamasundara?

"Por favor, entenda isso com muita atenção. Sri Radhika é a professora de madhurya rasa (doçura do amor conjugal). Radha-Madhava madhurya prema é para ser discutido e meditado. Aquele que cultiva os pés de lótus de Srimati Radharani obtém os pés de lótus de Madhava, que são jóias raras. Sem tomar refúgio dos pés de lótus de Radha ninguem nunca podera satisfazer Krishna. As escrituras védicas declaram que Krishna é a propriedade das servas de Sri Radha. Desista esposa, filhos, amigos, riqueza, seguidores, conhecimento especulativo , todas as ações materialistas. Basta tornar-se absorvido na doçura de servir os pés de lótus de Srimati Radharani. Esta é a declaração solene de Bhaktivinoda. "

Durante os últimos quinhentos anos, o lugar do aparecimento original do Senhor Caitanya havia desaparecido sob o rio Ganges.Em 1888, Srila Bhaktivinoda Thakura revelou janmasthana de Sri Caitanya Mahaprabhu no Yogapitha em Sridhama Mayapur. Srila Jagannatha Dasa Babaji Maharaja, um famoso santo siddha, e paramahamsa rasika Vaisnava, confirmou a descoberta do Thakura. Este evento mais auspicioso encantou os  Gaudiya Vaisnavas de Gaura-mandala até Vraja-bhumi. Ele estabeleceu o culto do Senhor Gauranga e mati Sri Vishnupriya no Yogapitha.

No clima de inovação, em 1896 ele enviou para universidades de todo o mundo um livro de slokas, Sri Gauranga-lila smarana que teve uma introdução 47 página em Inglês: "Sri Caitanya Mahaprabhu:. Sua Vida e Preceitos" Este ato veio de um profundo desejo de difundir os ensinamentos do Senhor Caitanya nos países ocidentais.

Bhaktivinoda Thakura fez três previsões sobre uma pessoa e um fenômeno: "A personalidade irá aparecer em breve", escreveu Bhaktivinoda Thakura, "e ele vai viajar por todo o mundo para difundir os ensinamentos do Senhor Caitanya."

Sua previsão de segundo: "Muito em breve o canto do 'Harinama sankirtana serão espalhados por todo o mundo Oh, quando chegará o dia quando as pessoas da América, Inglaterra, França, Alemanha, Rússia usaram karatals e mrdangas e cantar Hare Krishna. em suas cidades? "

A terceira previsão: ". Quando virá o dia quando os estrangeiros de pele clara viram a Sri Mayapur-dhama e juntos com os Vaisnavas Bengalis cantaram, Jaya Sacinandana, Jaya Sacinandana Quando chegará este dia?"

Srila Prabhupada disse que é espiritualmente importante que ele próprio apareceu em 1896,no  mesmo ano em que Bhaktivinoda Thakura enviou seu livro no exterior. A vontade do Senhor Caitanya, o desejo de Thakura Bhaktivinoda, e a misericórdia de Srila Sarasvati Thakura deu poderes a Srila  Ac Bhaktivedanta Swami Prabhupada para difundir os ensinamentos de Sri Caitanya e do cantar de Hare Krishna em todo o mundo. Prabhupada cumpriu as três previsões de Thakura!

Desprovido de orgulho, cheia de humildade, radiante com o amor puro de Radha-Govinda, Srila Prabhupada deu todo o crédito para os acaryas anteriores. "Nós devemos aceitAR", disse Srila Prabhupada, "que Srila Bhaktivinoda Thakura foi a origem do Movimento Consciência de Krishna em sua forma pura."

Em 1986, a apenas cem anos depois da terceira previsão de Bhaktivinoda Thakura, três mil " devotos de pele clara" da América, Inglaterra, França, Alemanha, Rússia e cinqüenta outros países se reuniram no ISKCON Mayapura Chandrodaya Mandir em Sridhama Mayapur. Juntaram-se a mil "Bengali Vaisnavas"  etremeram o universo cantando Jaya Sacinandana, Jaya Sacinandana, Jaya Sacinandana, Gaura-Hari. Srila Bhaktivinoda Thakura Saccidananda ki jai!      . Em 1914, na tithi tirobhava (dia do desaparecimento) de Sri Gadadhara Pandit (a encarnação de Sri Radha), Thakura Bhaktivinoda entrou nos passatempos eternos de Gaura-Gadadhara e Radha-Madhava. Em Godrumadvipa (Navadvipa) Sri-Sri Gaura-Gadadhara, as deidades adoráveis de Thakura Bhaktivinoda, que esperam para abençoar todos os visitantes para Svananda-sukhada-kunja. Em nitya-vraja Radha-Madhava Lila Bhaktivinoda Thakura assume a forma de Kamala-manjari para servir Srimati Radharani. Seu pushpa samadhi está em seu bhajana kutir no Radha-kunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .