haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sábado, 14 de abril de 2012

Salagrama e Tulasi Jala Dana

Hoje dia 14 de Abril:
Começo de Salagrama e Tulasi Jala Dana


Durante a estação quente na Índia, uma vasilha de água gotejante é colocada em cima de Tulasi e Salagrama para mantê-los refrescados
 
Dia 15 de Abril, Domingo:
Srila Vrindavana Das Thakura Desaparecimento
Dia 16 de Abril, Segunda-feira:
Jejum completo de grãos e cereais para :
Varuthini Ekadasi

                Maharaja Yudhisthira disse:

                   -Ó Vasudeva, ofereço-lhe minhas humildes reverências. Descreva por favor agora  o Ekadasi do quarto minguante do mês Vaisakha(abril/maio), incluindo seus méritos e influências específicas.  O Senhor Sri Krishna Respondeu:

                   -Ó rei, neste mundo e no próximo, o Ekadasi mais auspicioso e magnânimo é o Varuthini Ekadasi, o qual ocorre durante o quarto minguante do mês Vaisakha. Quem quer que observe um jejum completo neste dia sagrado, tem seus pecados completamente removidos, obtém felicidade contínua e alcança toda boa fortuna. Jejuar no Varuthini Ekadasi torna afortunada até mesmo uma pessoa infeliz. Este Ekadasi concede gozo material nesta vida e liberação após a morte para qualquer pessoa que o observe. Ele destroi os pecados de todos e salva as pessoas das misérias da reencarnação.

                   Observando este Ekadasi corretamente, o rei Mandhata liberou-se. Muitos outros reis também beneficiaram-se por observá-lo. Reis tais como maharaja Dhundhumara, da dinastia Iksvaku, o qual se livrou da lepra resultante de uma maldição que o senhor Shiva havia lhe imposto como punição. Qualquer que seja o mérito que se obtenha por executar austeridades e penitências durante dez mil anos, é simplesmente alcançado por uma pessoa que observa o Varuthini Ekadasi. O mérito alcançado pela doação de uma grande quantidade de ouro durante um eclipse solar em Kuruksetra, é obtido por aquele que observa este jejum de Ekadasi. Na verdade, aquele que observa este Ekadasi com amor e devoção alcança certamente suas metas nesta vida e na próxima. Em resumo, este Ekadasi é puro e muito vivificante e um destruidor de todos os pecados.
                   Melhor que dar cavalos em caridade é doar elefantes e melhor do que doar elefantes é doar terras. Melhor do que doar terras é doar gergelim e melhor do que isto é doar ouro. Ainda melhor do que doar ouro é doar grãos alimentícios, pois todos os antepassados, semideuses e seres humanos ficam satisfeitos por comer grãos. desta maneira, não há melhor caridade do que esta no passado, presente ou futuro(nota 1).

                   Contudo, filósofos eruditos declaram que dar uma jovem donzela em casamento a uma pessoa merecedora é igual a doar grãos alimentícios. Além do mais, Sri Krishna, a Suprema   Personalidade de Deus, disse que doar vacas em caridade é igual até mesmo a doar grãos alimentícios. Ainda melhor do que estas caridades é ensinar o conhecimento espiritual ao ignorante. Contudo, todos os méritos obtidos por alguém que executa todos estes atos de caridade são automaticamente obtidos por aquele que jejua no Varuthini Ekadasi.

                   Aquele que vive sustentado pela riqueza de suas filhas, sofrerá em uma condição infernal até a inundação de todo o universo, ó Bharata. Portanto, deve-se ter cuidado especial em não usar as riquezas das filhas. Ó melhor dentre os reis, qualquer chefe de família que tome a riqueza de sua filha, devido à cobiça, que tente vender sua filha ou que pegue dinheiro do homem ao qual ele deu sua filha em casamento, tal chefe de família torna-se-á um gato servil em sua próxima vida. Portanto está dito que qualquer pessoa que dê em casamento uma donzela decorada com vários ornamentos, como um ato sagrado de caridade, e também dê um dote com ela, alcança um mérito que não pode ser descrito nem mesmo por Citragupta, o principal secretário de Yamaraja nos planetas celestiais. Entretanto, o mesmo mérito pode ser facilmente obtido por aquele que jejua no Varuthini Ekadasi.

                   As seguintes coisas devem ser evitadas no Dasami, o dia antes do Ekadasi: comer em prato de metal, comer qualquer tipo de urad dal(lentilha), comer grão de bico, comer kondo(nota 2), comer espinafre, tomar mel, comer na casa de outrem, comer mais de uma refeição e sexo. No dia do Ekadasi deve-se abandonar o seguinte: jogos, diversões, dormir durante o dia, noz e folhas de betel, tratamento dentário, espalhar rumores, buscar falhas nos outros, falar com pessoas espiritualmente caídas, irar-se e mentir. No Dvadasi, um dia após o Ekadasi, deve-se evitar o seguinte: comer em pratos de metais, comer lentilha, tomar mel, mentir, exercícios físicos ou trabalhos ardúos, comer mais de uma refeição, sexo, barbear-se, untar óleo no corpo e comer na casa de outrem. O Senhor Sri Krishna continuou:

                   -Quem quer que observe o Varuthini Ekadasi desta maneira, livra-se de todas reações pecaminosas e volta à morada espiritual e eterna. Aquele que adora o Senhor Janardana ficando acordado por toda noite neste Ekadasi, livra-se também de todos os pecados e obtém a morada espiritual.
                                                                               
                   Desta maneira, ó rei, aquele que teme seus pecados com suas reações e assim a própria morte, deve observar o Varuthini Ekadasi jejuando estritamente. Finalmente, ó nobre Yudhisthira, aquele que ouve ou lê esta glorificação do sagrado Varuthini Ekadasi, alcança o mesmo mérito do que doar mil vacas em caridade e por fim volta pra casa, à morada do Senhor Vishnu. 

            Assim acaba a narração das glórias do Vaisakha-krishna Ekadasi ou Varuthini  Ekadasi, 
                                                           do Bhavisya-uttara Purana.
 
                                                                           Notas

1)Doar grãos em caridade é muito auspicioso. Certa vez maharaja Yudhisthira perguntou ao Senhor Sri Krishna:

   -Ó meu Senhor, como alguém pode ir ao céu sem executar sacrifícios ou submeter-se à austeridades? O Senhor Sri Krishna respondeu:

   -Ó filho de Bharata, aqueles que dão grãos alimentícios, água pótavel e medicamentos para os necessitados, vão para o céu sem executar sacrifícios ou submeter-se a qualquer austeridade.(Mahabharata)  No Bhagavad-gita (3-14) Krishna também afirma:

  -Todos os seres subsistem de grãos alimentícios. Portanto, a doação de grãos alimentícios é a mais elevada caridade. Além disso, se o alimento fôr Prasadam, comestíveis santificados, preparados e oferecidos com devoção ao Senhor Krishna, então ele concede a liberação deste mundo material.
2)Kondo é um tipo de milho pipoca usado por pessoas pobres na Índia.


                                                                            FIM

 fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .