De Jornal Hare Krsna Brasil |
Gaurangera Duti-pada
Srila Narottama dasa Thakura
gaurangera duti-pada, ja’ra dhana sampada
se jane bhakati-rasa sara
gaurangera madhura lila, ja’ra karne pravesila,
hrdaya nirmala bhela ta’ra (1)
A pessoa que aceita os pés de lótus de Sri Gauranga como o tesouro de todos os tesouros conhece a essência de bhakti-rasa, as doçuras divinas do serviço devocional. E se os doces passatempos de Gauranga entraram verdadeiramente pelo limiar dos ouvidos, então esta pessoa tem pureza de coração.
je gaurangera nama laya, ta’ra haya premodaya,
ta’re mui jai balihari
gauranga gunete-jhure, nitya-lila ta’re sphure,
se jana bhakati-adhikari (2)
Prema despertará naquela pessoa que aceita os nomes santos de Gauranga. Para esta pessoa exclamo: “Bolihari! Excelente! Muito bem!”. Aquela pessoa que aprecia as qualidades de Gauranga com lágrimas nos olhos se torna qualificada para bhakti. Para ela a nitya-lila de Sri Radha-Krsna, ou o eterno asta-kaliya-lila se manifestam.
gaurangera sangi gane, nitya-siddha kari’ mane,
se jaya vrajendra-suta-pasa
sri gaura-mandala-bhumi, jeva jane cintamani,
ta’ra haya vraja-bhume vasa (3)
Aquela pessoa que compreende que os associados pessoais de Gauranga são nitya-siddha, eternamente perfeitos, é promovida para a morada transcendental de Vrajendra Suta (o filho do chefe de Vraja). Aquele que sabe que a morada divina de Sri Gauda-mandala, Sri Navadvipa, é uma pedra de toque transcendental (cintamani) é, na verdade, um residente de Vrajabhumi, Sri Vrndavana.
gaura-prema-rasarnave, se tarange jeva dube,
se radha-madhava-antaranga
grhe va vanete thake, ‘ha gauranga’ bale dake,
narottama mage ta’ra sanga (4)
Gaura-prema é um oceano de rasa. Aquele que mergulha fundo nas ondas deste oceano se torna um associado confidencial de Sri Radha-Madhava. Quer a pessoa viva em sua casa como um grhastha ou na floresta como um renunciados, uma vez que ela exclame: “Ha Gauranga!”, Narottama implora pelo seu sanga (companhia).
De Jornal Hare Krsna Brasil |
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário