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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quem é o Guru Perfeito?

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(Uma palestra do dia de Vyasa-puja)



Murwillumbah, Australia, dia 12 de fevereiro de 2002 (manhã)

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja



(No dia 12 de fevereiro de 2002, cerca de 300 devotos participaram do Festival do Dia do Aparecimento de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja. Após realizar um arcana elaborado e puja ao guru-parampara, Srila Maharaja proferiu a palestra a seguir cobre o sexto verso do Sri Gurvastakam de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.)

Ofereço minhas reverências humildes aos pés de lótus de meu paramaradhya (mais adorável) Srila Gurudeva, nitya-lila-pravista om visnupada Sri Srimad Bhaktiprajnana Kesava Gosvami Maharaja. Ofereço as mesmas reverências aos meus siksa-gurus, nitya-lila-pravista om visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaja e prapujyacarana nitya-lila-pravista om visnupada Sri Srimad Bhakti Raksaka Sridhara Maharaja, assim como ofereço aos pés de lótus de todo nosso guru-parampara. Ofereço meu puspanjali aos pés de lótus deles.

No sexto verso do Sri Gurvastakam de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura é dito:



nikunja-yuno rati-keli-siddhyai

ya yalibhir yuktir apeksaniya

tratrati-daksyad ati-vallabhasya

vande guroh sri caranaravindam



["Sri Gurudeva está sempre presente com as sakhis, planejando os preparativos para a perfeição dos passatempos amorosos de Yugala-kisora (rati-keli) nos bosques (kunjas) de Vrndavana. Por ser tão perito em fazer estes preparativos deliciosos para o prazer dEles, Sri Gurudeva é muito querido por Sri Radha e Krsna. Ofereço preces aos pés de lótus de Sri Gurudeva."]

Qual o significado de nikunja-yuno rati-keli-siddhyai? O que este guru está fazendo?

(Devoto:) Ele está prestando serviço íntimo ao Casal Divino.

[Srila Narayana Maharaja:] Que serviços ele presta? A resposta é muito secreta.

[Devoto:] Ele faz serviços que visam agradar.

[Srila Narayana Maharaja:] Ele não faz só isso. Algumas vezes ele repreende Krsna de muitas formas e outras vezes ele também engana Krsna. [Um exemplo de como ele engana Krsna: Krsna pode perguntar a esse guru – na forma do guru como uma servinha de Srimati Radhika - se Radhika foi à floresta de Vrndavana para Se encontrar com Ele. Essa servinha pode responder: "Não, a sogra de Radhika não permitiria que Ela saísse de casa.". Mesmo que Srimati Radhika esteja na verdade escondida num bosque ali perto, Krsna acredita nesta servinha. Assim, a ansiedade de Krsna para encontrar-Se com Radhika aumenta e, quando Eles se encontram pouco tempo depois, esse encontro é mais significativo.)

O Guru deve ser assim: nikunja-yuno rati-keli-siddhyai. Ele deve estar servindo o Casal Radha-Krsna e, especialmente, a Radhika. As gopis fazem muitos preparativos para o encontro dEles. Ya yalibhir yuktir apeksaniya. Elas usam todos os métodos para enganar seus pais, mães e maridos em prol do encontro do Casal Radha e Krsna, com o objetivo de serví-lOs. Um guru fidedigno é muito perito em todas estas atividades.

Vemos em nosso guru-gayatri, 'krsnanandaya dhimahi'. Isto se refere tanto a Krsna quanto à Krsnaa – em Sânscrito k-r-s-n-a com a longo no final. Qualquer um com uma forma masculina pode servir a Krsna, mas não pode servir à Krsnaa. Krsnaa é Radhika. Portanto, no serviço à Radhika, para rati-keli-siddhyai, um guru não pode servir em sua forma masculina. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja e meu Gurudeva estão ambos servindo em suas formas femininas como gopis. Nessa morada meu gurudeva é Vinoda Manjari, Srila Prabhupada Bhaktisiddanta Sarasvati Thakura é Nayana Manjari, Srila Bhaktivinoda Thakura é Kamala Manjari, Srila Jiva Gosvami é Vilasa Manjari, Srila Rupa Gosvami é Rupa Manjari e Srila Raghunatha dasa Gosvami é Rati Manjari. Essas manjaris podem servir o Casal Radha-Krsna.

[Sripad Bhaktisar Maharaja:] E nosso Srila Prabhupada?

[Srila Narayana Maharaja:] Se você se render completamente, através de seu corpo, mente, palavras e ego, então posso lhe contar. De outra forma, não o farei. Eu sei quem ele é, mas você não sabe. Nenhum dos líderes da ISKCON sabe. Seu Prabhupada "enganou" os no sentido de que não se revelou para eles. Rati-keli-siddhyai ya yalibhir yuktir apeksaniya – ele está sempre fazendo os preparativos para a perfeição do encontro de Sri Radha-Krsna.

Então ofereço pranama a meu gurudeva nesta mesma forma. Ele está enganando os outros e até mesmo está enganando ang Krsna. Com esta "enganação" ele faz com que Krsna sirva Sua mais amada Radhika. Em seu Sri Caitanya-caritamrta foi escrito claramente que Srimati Radhika é o guru de Krsna.



krsnera sahaya, guru, bandhava, preyasi

gopika hayena priya sisya, sakhi dasi



["As gopis são as ajudantes, professoras, amigas, esposas, discípulas queridas, confidentes e servas do Senhor Krsna." (Caitanya-caritamrta, Adi 4.210)]



sahaya guravah sisya

bhujisya bandhavah striyah

satyam vadami te partha

gopyah kim me bhavanti na



["Ó Partha, Eu lhe falo a verdade. As gopis são minhas ajudantes, professoras, discípulas, servas, amias e consortes. Eu não sei o que elas não para Mim." (citado no Caitanya-caritamrta, Adi 4.211 do Sri Gopi-premamrta, falado por Krsna)]



Por que não se abrigar aos pés de lótus dEla que é guru de Krsna? Nosso guru está lá, em Goloka Vrndavana, servindo Radhika.

Este verso não se aplica a um guru falso comum – aqueles que caem 20 ou 30 vezes. Também não se aplica a um guru que possa cair. Não os aceito como gurus. Na verdade, guru é aquele que pode servir Radhika. Se um guru controlou completamente seus sentidos, mas não está diretamente servindo Radhika, ele é apenas parcialmente guru.

No verso um do Sri Upadesamrta de Srila Rupa Gosvami é dito:



vaco vegam manasah krodha-vegam

jihva-vegam udaropastha-vegam

etan vegan yo visaheta dhirah

sarvam apimam prthivim sa sisyat



["Uma pessoa sábia e auto-controlada - que pode subjugar o ímpeto de falar, a agitação da mente, o ataque da ira, a veemência da língua, as exigências do estômago e a agitação dos genitais - pode instruir o mundo inteiro. Em outras palavras, todas as pessoas podem se tornar discípulos de uma pessoa sabia e auto-controlada assim."]

Tais gurus seguem completamente as instruções de Srila Rupa Gosvami:



atyaharah prayasas ca

prajalpo niyamagrahah

jana-sangas ca laulyam ca

sadbhir bhaktir vinasyati



["Bhakti é destruída por se cometer as seis seguintes faltas: (1) comer demais ou coletar mais do o necessário, (2) esforços que são opostos a bhakti, (3) conversas mundanas desnecessárias, (4) falhar em adotar as regras essenciais ou adesão fanática às regulações, (5) associação com pessoas que são opostas a bhakti, e (6) cobiça ou agitação mental para adotar opiniões inúteis." (Sri Upadesamrta, verso 2)]



utsahan niscayad dhairyat

tat-tat-karma-pravartanat

sanga-tyagat sato vrtteh

sadbhir bhaktih prasidhyati



["O progresso em bhakti pode ser obtido por seguir estas seis práticas: (1) entusiasmo em cumprir as regras que incrementam bhakti, (2) fé firme nas afirmações dos sastras e do guru, cujas palavras estão na linha do sastra, (3) determinação na prática de bhakti, até mesmo diante de obstáculos, ou paciência durante o estágio de prática de bhakti mesmo quando ocorre uma demora em se atingir a meta desejada, (4) seguir os processos de bhakti tais como ouvir e cantar e abandonar o desfrute sensorial material para o prazer de Krsna, (5) abandonar a associação ilícita com mulheres, a associação daqueles que estão atraídos por mulheres e a associação com mayavadis, ateus e pseudo-religiosos e (6) adotar o bom comportamento e o caráter dos devotos puros. A devoção se efetiva com esses seis tipos de práticas." (Sri Upadesamrta, verso 3)]



dadati pratigrhnati

guhyam akhyati prcchati

bhunkte bhojayate caiva

sad-vidham priti-laksanam



["Oferecer aos devotos puros os objetos que estão de acordo com suas necessidades, aceitar a prasadi ou sobras dadas pelos devots puros, revelar aos devotos sua própria realização sobre bhajana, indagar dos devotos puros sobre suas realizações confidenciais, comer com grande amor as sobras da prasada dada pelos devotos e servir prasada aos devotos com amor. Esses são os seis sintomas da associação amorosa com os devotos." (Sri Upadesamrta, verso 4)]

Um guru parcial pode até seguir este verso:



tan-nama-rupa-caritadi-sukirtananu-

smrtyoh kramena rasana-manasi niyojya

tisthan vraje tad-anuragi-jananugami

kalam nayed akhilam ity upadesa-saram

["Enquanto viver em Vraja como um seguidor dos residentes eternos de Vraja que possuem amor espontâneo e inerente por Sri Krsna, deve-se utilizar todo seu tempo em, sequencialmente, ocupar a língua e a mente no cantar e no lembrar meticuloso dos nomes, formas, qualidades e passatempos de Vrajendranandana Sri Krsna. Esta é a essência de todas as instruções. (Sri Upadesamrta, verso 8)]

Ainda assim, se ele não for como Rupa Manjari e Rati Manjari, e não servindo elas, ele pode ser guru em parte mas não completamente. A qualidade mais elevada de um guru é o serviço a Radhika, como acabei de explicar. Dessa forma, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura escreve, vande guroh sri caranaravindam. Reclino-me ao meu Gurudeva e a todos os gurus na linha de Sri Rupa Gosvami. Tal guru não é somente prakasa (manifestação) de Nityananda Prabhu ou de Baladeva Prabhu, mas também é a prakasa de Radhika. Este guru é o mais elevado. Como Ananga Manjari, mesmo Baladeva Prabhu se abriga aos pés de lótus de Srimati Radhika. Quão gloriosa e bela é Srimati Radhika.

Na aula de hoje a noite discutiremos guru-tattva, do começo ao fim. Quer você seja um devoto ou uma devota, vocês todos devem estar preparados para falar.

[Sripad Asrama Maharaja:] Gurudeva, você disse que aquele que é um guru parcial controlou os seis impulsos como vaco-vegam, manasa, krodha-vegam, etc. Tais gurus, mesmo com esta qualificação parcial, não irão cair?

[Srila Narayana Maharaja:] Eles não cairão, mas não são gurus perfeitos. Aqueles que estão servindo Srimati Radhika personalmente são os gurus de mais alto nível.

[Sripad Asrama Maharaja:] Sobre aqueles que cairão, eles não são nem sequer gurus de qualificação parcial?

[Srila Narayana Maharaja:] Não, eles não são nem sequer devotos, o que falar de serem gurus. Eles não estão apenas enganando os outros, mas estão enganando a si próprios.



Gaura Premanande



Conselheiros Editoriais: Pujyapada Madhava Maharaja and Brajanatha dasa

Transcrição: Krsna Bhajana dasa Brahmacari

Editora: Syamarani dasi

Digitação e prova de leitura: Radhika dasi

Tradução para o português: Basanti dasi


Um comentário:

  1. Estou muito agradecida à minha irmã espiritual Candra Kala Devi Dasi e a outros maravilhosos devotos que estão divulgando Hari Katha e praticando Seva Transcendental ao nosso Grande Gurudeva, proporcionando a todos a oportunidade de nos conectarmos ao amor absoluto e infinito!

    Jaya Goura Premanande! Jaya Gurudeva! Radhe! Radhe!

    Da serva dos servos de Krsna,

    Rasa Priya Devi Dasi.

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