haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cantando com relacionamento em associação com vaisnavas elevados

.



por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja


Por cantar sinceramente, seu coração se torna como os livros mantidos em um porta-livros de vidro (almirah). Você pode ver quais livros estão lá e ler seus nomes, mas não podemos tocá-los porque estão trancados à chave. Se uma pessoa está numa associação elevada, cantando com relacionamento e abandona todo seu anyabhilasa, desejos materiais, karma, jñana, yoga, tapasya e apego por coisas materiais, o que acontece com ela? O espelho de seu coração se torna claro, mesmo que ainda esteja trancado...


[...] Posso dizer-lhes que tenho alguma realização. Srila Swami Maharaja tem realização e eu também tenho alguma realização. Assim, você pode acreditar em mim e cantar o nome. Muitos caem porque não cantam ou não ouvem através do processo verdadeiro. Não sei da onde isto veio, do início da minha vida, quando era criança costumava cantar “Rama Rama; Hare Krsna Hare Krsna; Krsna Krsna Hare Hare”. Mais tarde, quando tinha por volta de vinte e quatro anos, vim a ter associação com meu Gurudeva e eu estava tão atraído. Naquela época tinha um emprego muito bom como oficial. Ainda não havia sido iniciado, mas cantava 64 voltas, todos os dias sem falhar. Em 1946 fui iniciado e recebi a associação de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, seu Gurudeva, e também de Pujyapada Sridhara Maharaja, Pujyapada Srauti Maharaja, Pujyapada Vaikhanas Maharaja, Pujyapada Nemi Maharaja e Srila Bhakti Pramoda Pur Maharaja. Nodevido processo, costumava cantar, ouvir hari-katha, serví-los e todos os tipos de bhava-maha-davagni –nirvapanam, misérias sentidas na vida mundana, rapidamente desapareceram. Estou muito feliz agora. Tenho milhares e milhares de filhos, mas não estou apegados a eles. Só quero o bem-estar deles. Quero que eles sejam devotos. Srila Swami Maharaja era assim, como o era meu Gurudeva e eu estou seguindo a linha deles. Eu posso, desta forma, dizer a vocês que percebi que todos os meus problemas tinham ido embora. Bhava- maha-davagni-nirvapanam. Também sreyahkairava-candrika-vitaranam. Isto também veio. Vocês podem realizar isso se forem capazes de seguir seu Gurudeva. Vocês também podem me seguir, porque Srila Swami Maharaja me disse: “Você deve ajudar meus devotos” .


Sreyah-kairava-candrika-vitaranam. Todas as qualidades possuídas por devotos de alta classe irão se manifestar naquele devoto que segue. Bhakti tem seis folhas ou seis sintomas. Se você está realmente cantando sob a orientação de um guru fidedigno, com consciência do relacionamento com Krsna, e abandonando todos os desejos mundanos, então todos os tipos de maus hábitos desaparecerão facilmente. Todos os tipos de apegos desaparecerão de uma vez. Nenhum apego por maya restará se você estiver cantando os santos nomes, ouvindo hari-katha e servindo Gurudeva. Se tantos desejos mundanos ainda permanecem, e também tanta luxúria, significa que você não está seguindo o processo de uma forma certa. Existe um buraco – e você deve tentar repará-lo. Senão toda a água de sua bhakti irá secar.


[...] O primeiro sintoma de bhakti é que seus apegos mundanos vão embora. Se eles não estiverem indo, você pode ter certeza que existe um buraco e você tentar repará-lo muito cuidadosamente. Se você não fizer isso, você irá cair e estará destinado a ser fraco. Vemos que muitos seniors estão fracos e não conseguem abandonar os apegos mundanos. Assim, isto deve vir primeiro. Em segundo lugar, todos os tipos de boas qualidades devem vir. Devemos ser muito cuidadosos em observar se isto está se desenvolvendo.


Então vidya-vadhu-jivanam. Sete sintomas resultam de se aceitar harinama. Se eles não vierem, você deve ser muito cuidadoso e procurar os seus buracos e tentar repará-los. De outra forma, você não pode realizar nada:


trnad api sunicena / taror api sahisnuna

amanina manadena / kirtaniyah sada harih

“Pode-se cantar sri-hari-nama num estado de mente humilde , considerando a si mesmo como mais baixo que uma palha na rua e sendo mais tolerante do que uma árvore. Deve-se evitar todo sentido de falso prestígio e estar pronto a oferecer todo respeito aos outros. Em estado de mente, pode’se cantar sri-harinama constantemente.” (Siksastakam 3)


Essas quatro qualidades virão. Se elas não estiverem presentes, não há nome puro. Então tente ser assim. O que é vidya? Você deve saber que vidya é Srimati Radhika Ela mesma, e Suas atividades de amor podem controlar Krsna. O vidya transcendental é o conhecimento sobre como servir Krsna e Radhika, e especialmente Krsna, a Suprema Personalidade de Deus. O amor de Srimati Radhika se eleva até sneha, mana, pranaya, raga, anuraga, bhava, mahabhava, modana e madana. Krsna não tem todas essas qualidades. Ele não tem madana. Srimati Radhika tem madana e, desta forma, Ela é verdadeiramente vidya. Ela é para-vidya, conhecimento transcendental. Radhika é svarupa-sakti ou hladini-sakti e é chamada vadhu. Vadhu significa amada. Se você cantar o nome segundo o processo correto, então, após algum tempo, no quarto estágio, você realizará vidya-vadhujivanam. Você realizará que este nome é o mais amado, a vida e alma de Radhika, que é a personificação de bhakti. (A ser continuado no próximo informativo)


Trecho traduzido do artigo “In this very critical stage” publicado na revista Rays of the harmonist, nº 10, summer – 2002, p. 42-43. Para ler na íntegra acesse:

http://www.purebhakti.com/library/rays_index.shtml



Hari bol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .