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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Superioridade de Navadvipa Dhama - Parte 1

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enviado por;Rama Devi Dasi

BHAKTI BRASIL

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Sri Kesavaji Gaudiya Math:
Koladvipa, Navadvipa-dhama: 17 de Março de 2005
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja


Qual é a Gloria de Navadvipa? A original Suprema Personalidade de
Deus Sri Krsna apareceu neste mundo e realizou Seus surpreendentes
passatempos em Vrndavana. Todavia, nem todos os desejos dEle foram supridos naquela ocasião. Aqueles desejos que não foram preenchidos por Ele durante os Seus passatempos em Vrndavana, foram posteriormente preenchidos no momento do Seu aparecimento em Navadvipa-dhama na forma de Sri Caitanya Mahaprabhu. Em Vrndavana Ele saboreou prema no papel do objeto de prema (puro amor por Deus) de Seus devotos porém, Ele não sabia como os devotos se sentiam, qual era o amor que eles saboreavam por Ele. Ele não pode saborear o que eles experimentavam em seus sentimentos de amor. Além disso, em Gokula (a Vrndavana manifesta neste mundo), Ele não distribui prema para todas as pessoas. Apenas aqui, em Navadvipa-dhama que Ele – no papel de Sri Caitanya Mahaprabhu – gratuitamente o distribuiu. Ele saboreou o prema do reservatório do amor, no papel de Seus devotos, especialmente o prema de Srimati Radhika. Ele também distribuiu prema – especialmente o prema das serviçais de Radhika.

Sri Caitanya Mahaprabhu não apenas distribuiu este prema aos
devotos, que se tornaram qualificados através de suas praticas, mas
Ele distribuiu-o para aqueles que eram caídos e ofensivos. Quando
Ele estava a caminho de Vrndavana, Ele chegou a Kasi e concedeu Sua misericórdia ao líder dos mayavadis, Prakasananda Sarasvati – tal
concessao não ocorreu somente para ele, ela foi estendida para os
60,000 discípulos sannyasa de Prakasananda Sarasvati. Ele é a
encarnação mais misericordiosa. Em outras encarnações, caso alguém
fosse contrário a Krsna, de posse de Suas armas, Krsna, mataria tal
pessoa. Por outro lado, Sri Caitanya Mahaprabhu nunca fez isso. Ao
invés disso, Ele purificou os corações dos ofensores através do
cantar dos Santos Nomes os quais concedem amor por Deus. Aqui, em Navadvipa-dhama, Ele concedeu Sua misericórdia as pessoas mais
pecaminosas Jagai e Madhai. Ele também a concedeu para outras
pessoas causando assim, uma inundação de amor transcendental que fez com que todas as pessoas dançassem.

Depois de tomar sannyasa, Caitanya Mahaprabhu foi para Jagannatha
Puri onde se encontrou com Sri Sarvabhauma Bhattacarya, que era o
representante dos mayavadis os quais são demasiadamente contrários
ao cultivo da devoção pura. Ele também concedeu misericórdia a ele.
Assim, ele foi convertido. Quando Caitanya Mahaprabhu estava no sul
da Índia, viajando por diversas localidades, em face de Sua grande
misericórdia, todas as entidades vivas que tiveram o Seu darsana,
mesmo a distância, tiveram seus corações inundados por prema.

Muitos passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu aconteceram em
Navadvipa. Ele também residiu por muitos anos em Jagannatha Puri.
Ele viajou ao sul da Índia, para as margens do rio Godavari, onde
se encontrou com Sri Raya Ramananda com o qual discutiu assuntos
extremamente confidenciais. Dentre as três moradas do Senhor –
Navadvipa, Jagannatha Puri e Godavari – qual é superior? Nos dias
atuais, há muita confusão sobre este tópico. Muitas pessoas
simpatizam com uma compreensão errada face a dificuldade e
profundidade de compreensão da real conclusão filosófica.

Navadvipa-dhama é superior.*[Veja rodapé] Esse local é superior a
Jagannatha Puri e Godavari. Por que? Há muitas razões.

Uma pessoa pode dizer que Jagannatha Puri é o local mais elevado,
porque foi ali, no Gambhira, que Mahaprabhu saboreou vipralamba rasa (o humor de separação; a separação de Srimati Radhika por Sri Krsna) e realizou os Seus três desejos. Entretanto, Jagannatha Puri é uma manifestação de Dvaraka Puri. Caso contrário, de acordo com o humor de Mahaprabhu, Ele também enxergava Jagannatha Puri como Kuruksetra tornando-se assim, absorto no encontro de Radha e Krsna naquela localidade. Não podemos dizer que Jagannatha Puri seja Vrndavana. Em Vrndavana existem doze florestas, tais como Vrndavana, Kumudvana, Bahulavana, Kelanvana, etc. Onde elas aparecem em Jagannatha Puri? Não podemos encontrá-las. Por outro lado, aqui em Navadvipa-dhama, todas as doze florestas de Vrndavana estão presentes. O local onde nos encontramos neste presente momento chama-se Koladvipa. Koladvipa não é diferente de Giriraja-Govardhana. Muito próximo daqui, esta localizado o Syama-kunda e Radha-kunda.

Onde estão o Syama-kunda e Radha-kunda em Jagannatha Puri? Aqui
perto encontramos o Panca-veni, que é superior a Prayag. Prayag é o
ponto de interseção dos rios Yamuna, Ganga e Sarasvati. Todavia, é
aqui que o Yamuna, Ganga, Sarasvati, Alakananda, Godavari, Kaveri,
Sindhu, Narmada e todos os outros rios sagrados se encontram.
Chamamos este local de Panca-veni o local de encontro de cinco
lugares sagrados ou cinco rios sagrados. Não pensem que só há cinco
rios sagrados. Milhares e milhares – todos os rios sagrados –
descenderam e se encontraram aqui no Panca-veni em Navadvipa. Em
Jagannatha Puri o oceano é um maha-tirtha (importante local
sagrado), porque foi la que Sri Caitanya Mahaprabhu banhou o corpo
transcendental de Srila Haridasa Thakura. Mas até mesmo o oceano
veio ate Navadvipa-dhama no Samudragadha ghat (local de banho). Com isso, constatamos que Navadvipa-dhama é superior a Prayag.

Navadvipa-dhama é chamada gupta (oculta) Vrndavana, todos os locais de passatempos de Vrndavana, tais como: rasa-sthalis (as localidades onde ocorrem a dança da rasa); Giriraja-Govardhana, Syama-kunda, Radha-kunda – todas as doze florestas – encontram-se aqui de forma oculta.

Outro ponto importante: os eternos passatempos do Senhor Krsna
(nitya-lila) em Vrndavana são chamados asta-kaliya-lila. As 24 horas
do dia de Sri Sri Radha e Krsna dividem-se em oito partes do dia,
começando com nisanta-lila (os passatempos que antecedem ao
amanhecer), pratah-lila (passatempos matutinos), purvahna-lila
(passatempos que antecedem o meio-dia), madhyana-lila (passatempos
do meio-dia), aparahna-lila (passatempos vespertinos), sayama-lila
(passatempos que antecedem o entardecer), pradosa-lila (passatempos
noturnos) e ratri-lila (passatempos na madrugada). Assim como Sri
Sri Radha-Krsna realizam Seus asta-kaliya-lila em Vrndavana, Sri
Gauranga, Sri Caitanya Mahaprabhu, realiza Seu asta-kaliya-lila aqui
em Navadvipa-dhama.

Há alguma menção em qualquer escritura referente ao fato de que Sri
Gauranga, Sri Caitanya Mahaprabhu, realizou Seu asta-kaliya-lila em
Jagannatha Puri? Ele realizou seu asta-kaliya-lila em Godavari? Não
há nenhuma citação acerca deste ponto. O Seu nitya-lila, a origem ou
raiz de todos os passatempos dEle acontecem aqui em Navadvipa-dhama. Sri Caitanya Mahaprabhu recorda-Se da nisanta-lila de Radha e Krsna no final da noite e assim, Ele tem o seu coração inundado de êxtase. Depois, logo pela manhã Ele vai ao Ganges junto com Seus amigos se banhar. Em seu ratri-lila, Ele realiza o Seu sankirtana rasa. Dessa forma, Ele executa Seu asta-kaliya-lila, completamente absorto na asta-kaliya-lila de Radha e Krsna.

Segue-se outra razão que aponta a superioridade de Navadvipa-dhama. Embora Jagannatha Puri e Godavari sejam locais muito elevados, moradas transcendentais, encontramos aisvarya-mayi-lila (passatempos opulentos e majestosos). Nestas localidades, Sri Caitanya Mahaprabhu era adorado como Deus. Em Godavari Ele manifestou a Sua forma Rasaraja-mahabhava, Sri Sri Radha e Krsna combinados em uma só pessoa. Este passatempo também esta classificado na seção de aisvarya-mayi-lila. Em Jagannatha Puri Ele realizou passatempos no Gambhira, onde apenas Sri Svarupa Damodara, Sri Raya Ramanada, Sri Sikhi Mahiti e sua irmã Srimati Madhavi devi – 3 e meio associados íntimos – podiam participar. Aqui em Navadvipa-dhama, por outro lado, os Seus passatempos são madhurya-mayi-lila (doces, semelhantes ao de um ser humano comum), eles não podem ser classificados como aisvarya-mayi-lila. Neste local, Sri Sacinandana Gaurahari relaciona-se em lokika sadbhanduvat sambhanda (naturalmente, relacionamentos semelhantes ao de uma família) com todos os residentes de Navadvipa-dhama.

Quando tentamos analisar se um passatempo é ou não superior a outro, a medida final para tal analise deve basear-se na pureza da doçura do passatempo em questão. Madhurya-lila são aqueles passatempos que lembram a doçura, atividades humanas e relacionamentos humanos, desprovidos do humor e sentimento de aisvarya. Caso algum destes passatempos esteja embuído de opulência, o mesmo deve ser visto como um passatempo comum de ser humano executado pelos associados do Senhor. Assim, podemos constatar quão exaltado e extraordinário é este dhama. Ele é superior aos outros locais onde Mahaprabhu executou os Seus passatempos. Srila Raghunatha dasa Gosvami ora:

yat kincit trna-gulam kikata mukham gosthe samastam hi tat
sarvanandamayam mukunda dayitam lilanukulam param
sastrair eva muhur muhuh sphutam idam nistankitam yacnya
brahmader api sasprhena tad idam sarvam maya vandyate

[”Eu adoro com lembranças nostálgicas todas as entidades vivas de
Vraja incluindo a grama, arbustos, moscas, pássaros os quais estão
tomados de felicidade transcendental. A fortuna delas é tamanha que
a mesma é desejada por grandes personalidades tais como Sri Brahma e Uddhava. Srimad Bhagavatam e outras escrituras têm repetido e
claramente exposto as suas glórias. Elas assistem aos passatempos do
Senhor Mukunda e assim, Lhe são muito queridas.” (Raghunatha dasa -Stavavali, Vraja-vilasa-stava, 102)]

“Eu oro para todas as entidades vivas de Vrndavana, incluindo a
grama, arbustos, moscas e pássaros.” Este verso tambem é aplicável
para Navadvipa-dhama. Todas as entidades vivas aqui presentes –
todas as arvores e trepadeiras – são sat, cit e ananda. Elas são
compostas de eternidade, conhecimento e felicidade.

Quem pode realizar estas verdades? Nossos acaryas anteriores, Srila
Jagannatha dasa Babaji Maharaja e Srila Gour Kisora dasa Babaji
Maharaja, certamente são capazes. Eles costumavam prestar respeito
até mesmo para os cachorros que residiam nesta morada. Srila
Jagannatha dasa Babaji Maharaja costumava tomar a sua prasadam com cachorrinhos que também comiam no mesmo prato que o dele. Ele costumava dizer, “Oh, eles são os cachorrinhos de Navadvipa-dhama”. Os nossos acaryas esclareceram através de suas vidas, que tipo de elevado respeito uma pessoa deve ter ao se aproximar desta elevada morada.

Sri Caitanya Mahaprabhu viveu aqui na casa de Sacimata em Mayapura, em Antardvipa. Ele realizou seus passatempos aqui. Após os Seus 24 anos Ele tomou sannyasa e foi para Jagannatha Puri e para tantos outros lugares. Ele ainda esta presente aqui embora, Ele tenha
tomado sannyasa e aparentemente deixado este dhama. Apenas aqueles que são extremamente afortunados e cujos sentimentos de amor estão maduros, podem realizar como Sri Caitanya Mahaprabhu sempre realiza Seus passatempos aqui neste local transcendental e acerca do fato de que Ele nunca deixa esta morada.

Sri Navdvipa-dhama ki jaya!


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