haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cantando com relacionamento em associação com vaisnavas elevados

.



Cantando com relacionamento

em associação com vaisnavas elevados (parte 2)

por Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja

O amor de Srimati Radhika vai até sneha, mana, pranaya, raga, anuraga, bhava, mahabhava, modana e madana. Krsna não tem todas estas qualidades. Ele não tem madana. Srimati Radhika tem madana, e desta forma, Ela é verdadeiramente vidya. Ela é para-vidya, conhecimento transcendental. Radhika é svarupa-sakti ou hladini-sakti e é chamada vadhu. Vadhu significa amada. Se você cantar o nome seguindo o processo correto, então, após alguns dias, no quarto estágio, você irá realizar vidya-vadhujivanam. Você realizará que este nome é o mais amado, a vida e alma de Radhika que é a personificação de bhakti.



O quinto estágio é anandambudhi-vardhanam. Você deve compreender e realizar essas coisas e, de hoje em diante, comece a cantar o santo nome dessa forma . Então muito em breve você será capaz de realizar o que o que Caitanya Mahaprabhu ensinou.



Caitanya Mahaprabhu costumava ir ao templo de Jagannatha, mas Ele nunca via Jagannatha, Baladeva e Subhadra. Ao invés disso, Ele via Vrajendranandana Syamasundara. Algumas vezes , quando Ele estava em Sua consciência externa, Ele podia ver Jagannatha, Baladeva e Subhadra, mas, usualmente, Ele costumava ver somente Vrajendra-nanda Syamasundara com uma flauta em Suas mãos. Vrajendra-nandana vina pate mora. “Meu coração irá se partir. Onda está Krsna? Onde está Krsna? Quando Mahaprabhu estava indo a Vrndavana através da densa floresta de Jarikhanda, muitos elefantes , tigres, ursos, cobras e outros animais ferozes estavam lá. Muitos elefantes vieram quando Mahaprabhu estava tomando banho e um grande milagre aconteceu. Mahaprabhu pegou um pouco de água e lançou sobre eles e, neste momento, todos os elefantes enlouquecidos elevaram suas trombas, se apoiaram sobre os joelhos e começaram a cantar: “Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”.



É assim neste estágio: Mahaprabhu não sabia quem Ele era. Ele somente sabia que Ele estava procurando por Krsna: “Ó Krsna, onde Você está? Onde Você está?”. Quando este estágio se manifestas mesmo que somente um pouco, sua vida será bem sucedida. Tente procurar por este Krsna, Sri Nandanadana com Srimati Radhika através deste processo. Você realizará muito rapidamente aquilo que não seria capaz de realizar até ter sessenta ou setenta anos de idade. Você realizará todas essas coisas muito em breve.



Como você realizará tudo isto? Caitanya Mahaprabhu Ele mesmo é o exemplo. Quando Ele esteve em Kasi, Varanasi, Ele Se encontrou com Prakasananda Sarasvati. Prakasananda perguntou: “Você está numa boa linha de sucessão. Sendo um sannyasi, por que Você está cantando e dançando? Nós não fazemos isso.” Mahaprabhu disse: “Sou muito tolo. Meu Gurudeva Me disse: “Você não é qualificado para estudar Vedanta. Você deve apenas Se lembrar de um sloka



harer nama harer nama/ harer namaiva kevalam

kalau nasty eva nasty eva / nasty eva gatir anyatha



Nesta era de desavença e hipocrisisa, o único meio de salvação é o cantar do santo nome do Senhor. Não há outro jeito, não há outro jeito, não há outro jeito. (CC. Adi-lila 17.21)



“Somente por cantar o nome, cantar o nome e cantar o nome. Não há outro processo. Você nunca pode ser feliz por nenhum outro processo.” Mahaprabhu continuou: “Meu Gurudeva Me deu o santo nome, Hare Krsna, e ele também Me deu o krsna-mantra. Comecei a cantar estes mantras e muito rapidamente fiquei louco – completamente louco. Não pude compreender porque estava ficando tão louco.



Eu vi um menino. Esses nomes se tornaram um belo menino adolescente de coloração syama. Vi que Ele tocava uma flauta e sorria para Mim com olhares de soslaio. De uma vez só fiquei encantado e queria seguí-lO. Corri rapidamente na direção dEle, mas Ele Se movia para trás. Oh, Eu corri muito rápido, mas Ele rapidamente Se movia para cá e para lá e Eu não conseguia tocá-lO. Então Eu Me aproximei bastante a ponto de pegá-lO e Ele desapareceu de uma vez só. Fiquei então enlouquecido e caí rolando sobre a terra e chorando: ‘Onde está Meu Krsna? Onde está Meu Krsna?’ Não sei como Meu coração realizou todas estas coisas. Quando Eu canto o nome, vejo Meu amado Krsna e não posso Me conter. Algumas vezes canto e danço e, noutras, rolo pelo chão e choro: ‘Ó Krsna! Ó Krsna! Onde Você está?’ Fui até Meu Gurudeva e lhe disse: ‘Ó Gurudeva, que tipo de mantra é esse que você Me deu e que Me tornou tão louco? O mundo inteiro está Me dizendo que estou louco e Eu mesmo percebo que Me tornei louco, louco, louco. Por que você Me deu este mantra?’. Gurudeva então me abraçou e disse: ‘Sua vida é bem sucedida. Esta é a realidade do cantar de harinama. Estou muito orgulhoso de ter Você como discípulo’.



Vocês devem tentar ser discipulos assim, de tal forma que seu guru terá muito orgulho de vocês. Se vocês não fizerem isso, por outro lado, ficarão muito fracos e irão para o inferno. E então, ao invés de ficar orgulhoso, seu gurudeva ficará muito preocupado com vocês. Talvez ele terá que vir novamente para vocês, ou terá que enviar algum de seus representantes dizendo a ele: ‘Vá e ajude-os’.



Caitanya Mahaprabhu, Seu Rupa Gosvami e Raghunatha dasa Gosvami estavam sempre nadando nas ondas de anandambudhi-vardhanam, o oceano sempre crescente e interminável de amor e afeição. Em separação de Krsna, Caitanya Mahaprabhu ficava totalmente enlouquecido e mergulhava no mar permanecendo lá por toda a noite. Suas articulações se distendiam ficando separadas 8 polegadas (equivalente a 20,32 cm) e Ele então ficava muito comprido. Ele ficava como uma pessoa morta mas não estava morto. Svarupa Damodara foi procurá-lO com seus companheiros e, finalmente, finalmente O encontraram nas margens do oceano e começaram a fazer sankirtana ao redor dEle. Gradualmente Caitanya Mahaprabhu recobrou a consciência e começou a cantar e dançar: “Hari bol! Hari bol!”.



Como vocês irão realizar estes estágios? Devotos maravilhosos e poderosos escreveram sobre eles em seus livros. Anandambudhi-vardhanam. Vocês não podem realizar isto agora. Raghunatha dasa Gosvami estava nas margens do Radha-kunda continuamente derramando lágrimas. Vocês não podem atualmente imaginar isto,



[...] Do mesmo modo, se você está cantando e ao mesmo tempo usa marijuana e outras drogas, absorto em seu corpo, esposa, irmã e outros, é como remar um barco que está ancorado. Você não será capaz de avançar. Se a pessoa tem apego pelas coisas mundanas, ela não pode avançar. Assim, Sri Caitanya Mahaprabhu afirma que:



namnam akari bahudha nija-sarva-saktis

tatrarpita niyamitah smarane na kalah

etadrsi tava krpa bhagavan mamapi

durdaivam idrsam ihajani nanuragah



“Ó Bhagavan, Seu santo nome concede toda boa fortuna para a entidade viva. Desta forma, para o benefício das jivas, Você manifesta eternamente Seus inúmeros nomes, tais como Rama, Narayana, Krsna, Mukunda, Madhava, Govinda, Damodara e outros. Você investiu nesses nomes todas as potências de Suas respectivas formas. Devido a Sua misericórdia sem causa, Você nem sequer impôs restrições ao cantar e ao lembrar de tais nomes, ao contrário do sandhyavandana, que deve ser cantado somente em momentos específicos do dia. Em outras palavras, a qualquer hora da noite ou do dia, o santo nome pode ser cantado e lembrado. Este foi o arranjo que você fez. Ó Senhor! Esta é Sua misericórdia sem causa pelas entidades vivas. Ainda assim, sou tão desafortunado por ter cometido ofensas que nenhum apego despertou em mim pelo Seu santo nome, que é tão acessível e que concede toda boa fortuna. (Siksastaka 2)



Primeiramente, abandone a má associação:



asat-sanga-tyaga, ei vaisnava-acara

‘stri-sangi’ eka asadhu, ‘krsnabhakta’ ara



“Um Vaisnava deve sempre evitar a associação de pessoas comuns. Estas estão muito apegadas materialmente, especialmente têm apego pelas mulheres. Vaisnavas também devem evitar a companhia daqueles que não são devotos do Senhor Krsna (CC Madhya 22.84)



Se você é luxurioso, fraco e se tem muitos maus hábitos, não importa. Você deve ser sincero, você aquilo que você é. Não esconda nada. Contudo, você deve abandonar a associação de mayavadis. A associação com mayavadis um tigre muito feroz e perigoso. Raghunatha dasa Gosvami e Mahaprabhu nos disseram e o Srimad Bhagavatam também afirma que, se você quiser ser feliz e ser um devoto, nunca se associe com mayavadis. Não importa se você é luxurioso pois a luxúria deve ir embora assim como todos os anarthas devem ir. Mas se você estiver sendo devorado pelo tigre feroz de mayavadisanga, então ninguém pode ajudá-lo. Nenhum devoto será capaz de lhe ajudar e nem mesmo Krsna não será capaz de lhe ajudar. Você deve então muito cuidadosamente cortar todas as conexões com aqueles que são mayavadis. Mesmo que esses mayavadis sejam amigos ou parentes, eles devem ser rapidamente abandonados para toda a vida. Em segundo lugar, a associação daqueles que são apegados à luxúria mundana e daqueles que são amigos de pessoas luxuriosas também deve ser abandonada. É melhor morrer num fogo ardente do que manter a associação com eles. Se nós abraçamos o fogo, não há relativamente mal nisso. É melhor entrar nas bocas de crocodilos que e tigres que se associar com estes dois tipos de pessoas. O sofrimento proveniente do fogo e de coisas do gênero é somente por esta vida. Na próxima vida nós podemos novamente estar bem. Mas para uma pessoa que está se associando com mayavadis, entretanto, sua devoção irá embora por milhares de vidas ou para sempre. Meus queridos amigos, meus queridos irmãos e irmãs, tomem uma decisão. Se você está se associando com algum amigo que seja mayavadi, prometa que “Não continuarei a fazer isto”. Estou lhes falando isto para lhes salvar, pois, de outro modo, vocês irão para o inferno. Não somente irão para o inferno mas sua vida estará arruinada para sempre. Mesmo no futuro você não será capaz de vir nesta linha. Então, meus queridos amigos, por favor se lembrem dessas coisas. Não se misturem com mayavadis. Se eles vierem até você, ofereça pranama para eles com as mãos postas e diga: “Ó prabhu, por favor, permaneça longe”.



[Devoto:] Maharaja, você inspirou medo no meu coração. Como reconheço um mayavadi?



[Srila Narayana Maharaja:] Você saberá. Ele irá lhe dizer que “Não há Deus” ou que “Deus não tem forma. Eu sou Deus e você é Deus. Aham brahmasmi. Sarvam kalvidam brahma”. Tal pessoa não está cantando, lembrando e não se associa com nenhum devoto de alta classe. Você a reconhecerá muito facilmente.



Trecho traduzido do artigo “In this very critical stage” publicado na revista Rays of the harmonist, nº 10, summer – 2002, p. 42-43. Para ler na íntegra acesse:

http://www.purebhakti.com/library/rays_index.shtml



http://radhesyama.multiply.com/journal/item/50/50


Haribol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .