haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Srila B.V. Puri Maharaja se vai aos 96 anos.

[Dia 21 de fevereiro de 2010 foi o dia de desaparecimento de Srila Bhakti Vaibhava Puri Goswami, discipulo de Srila Bhaktissidhanta Sarasvati Prabhupada. Para lembrar sua passagem estamos mandando um texto em sua memória. ]

Srila B.V. Puri Maharaja se vai aos 96 anos


As 9 da noite de 3 de março de 2009, Srila Bhakti Vaibhava Puri Goswami deixou esse mundo em Vishakhapatnam, Andhra Pradesh, aonde ele foi levado para tratamento médico. Ele tinha acabado de fazer 96 anos, dois meses antes.


Conhecido como Puri Maharaja por devotos e seguidores, B.V. Puri Goswami foi um dos mais notáveis professores Gaudiya Vaishnava do século 20.

Nascido na vila de Fulta em Orissa como Nrsimha, ele era ativo no movimento de independência de Mahatma Gandhi em 1930, antes de tomar iniciação de Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura em 1936. Três décadas depois, em 1966, ele aceitou a ordem sagrada de sannyasa, e formou a Sri Krishna Chaitanya Mission em junho do mesmo ano.


Sua Chaitanya Mission tem desde então se expandido em dezoito ashrams na Índia, com Sri Chaitanya Chandra Ashram em Puri considerada ser sua capitânia. A Missão tem seguidores no mundo todo, com a fundação recente do Sri Sri Radha Govinda Mandir em Vienna, Austria.

Puri Maharaja evitou deixar a India por muitos anos, mas no final dos anos 90, ele começou a turnê para espalhar sua mensagem ao redor do mundo. Em sua primeira turnê mundial em 2001, ele tinha chego na idade avançada de 89 anos.


Puri Maharaja tinha um relacionamento profundo com o Fundador da ISKCON Srila Prabhupada que data de antes de 1942, quando ele ficou um ano na casa de Prabhupada (Abhay Charan na época) em Calcutta como servo do falecido B.R. Sridhara Swami.

Prabhupada manteve o contato com Puri Maharaj através dos anos, lhe confessando suas dificuldades quando tentava espalhar a consciência de Krishna no mundo ocidental. “Meu querido Puri Maharaj”, ele escreveu em uma carta datada 2 de dezembro de 1970, “Talvez você seja meu único irmão espiritual que apreciou meu humilde serviço a causa de Guru Gauranga.”


Em 1971, Puri Maharaja convidou Srila Prabhupada para comparecer na abertura dos seus novos ashrams em Vishakhapatnam e Rajahmundry, Andhra Pradesh. Prabhupada agradeceu, comparecendo com um grupo de discípulos incluindo Tejiyas, Hansadutta, e o falecido Tamal Krishna Goswami.


Em novembro de 1974, Puri Maharaja palestrou junto com o discípulo de Prabhupada, Achyutananda em um programa publico organizado pela ISKCON em Rajahmundry.

Puri Maharaja geralmente cuidou dos devotos da ISKCON como se fossem suas próprias crianças espirituais. Quando 150 devotos da ISKCON fizeram a penosa viajem de dois dias de Calcutta para Hyderabad depois do festival de 1975 em Mayapur, Puri Maharaj arranjou comida para todo o grupo na estação de trem de Rajahmundry.

Os devotos da ISKCON presentes se lembram dele com grande respeito. “A ultima vez que eu passei um ‘tempo significante’ com Srila Prabhupada foi quando eu trouxe Puri Maharaj para Mayapur durante o festival de 1977 em Mayapur, e me sentei com eles enquanto eles conversaram em Bengali por uma hora ou mais”, se lembra Basu Ghosh Dasa, presidente do templo da ISKCON em Baroda, Gujarat. “Prabhupada tinha um monte de afeição por Puri Maharaja.”

Puri Maharaja continuou a mostrar sua própria afeição por Srila Prabhupada nos últimos anos, falando no templo da ISKCON, Krishna Balarama Mandir em Vrindavana todo ano na ocasião do desaparecimento de Prabhupada desse mundo.

"Ele falou com franqueza e sem medo, e suas palavras eram repletas de glorificação para Prabhupada,” Basu Ghosh diz. “Puri Maharaj foi um professor incansável da missão de Sri Chaitanya e sua falta será profundamente sentida.”

Fotos da cerimônia de samadhi de Puri Maharaj em 4 de março em Jagannatha Puri podem ser vistas aqui neste link abaixo :


http://picasaweb.google.com/basughoshdas1/HHBVPuriGoswamiSamadhiVidhiCeremony#


Tradução: Ramananda Das

Fonte: http://bvml.org/SBVPGM/sbvpmpaa96.html


Srila B.V. Puri Maharaja Ki Jai!!!


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .