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sábado, 13 de fevereiro de 2010

SRI RADHA MADHAVA GAUDIYA MATH

por : Rang dd


http://www.fotolog.com.br/rangadd/27088734






A palavra “raganuga” literalmente significa “seguir com apego amoroso “ amor direcionado a Deus. Para um entendimento mais profundo deste conceito, vamos primeiramente examinar o conceito de bhakti, devoção amorosa por Deus.

Bhakti é’ dividido em três importantes categories de acordo com o desenvolvimento.

SA BHAKTIH SADHANAM BHAVAH PREMA CETI TRIDHODITA II (BRS 1.2.1)

“ Esta devoção é apresentada de três formas, pratica (sadhana), sentimento (bhava) e amor (prema).”

O estagio inicial de pratica (sadhana) é o momento em que o aspirante começa a cultivar seu relacionamento com Deus. Pratica é compreendida da seguinte forma:

KRTI-SADHYA BHAVET SADHYA-BAAVA SA SADHANABHIDHA
NITYA-SIDDHASYA BHAAVASYA PARKATYAM HRDI SADHYATA (BRS 1.2.2)

“Aquilo que é realizado através dos sentidos funcionais e atraves do qual o amor devocional é obtido, chama-se devoção em pratica (sadhana-bhakti). O aparecimento de um perfeito sentimento eterno dentro do coração, e’ conhecido como estagio de perfeição pura ”

Com o amadurecimento da pratica, um especifico sentimento de amor (bhava) surge no coração do sadhaka.

ZUDDHA-SATTVA-VIZESATMA PREMA-SURYAMZU-SAMYA-BHAK
RUCIBHIZ CITTA-MARSRNYA-KRD ASAU BHAVA UCYATE (BRS 1.3.1)

“Uma distinta manifestação de divina existência, similar ao raio do sol de prema, suavidade da consciência misturada com diferentes emoções puras – defini-se como bhava.”

SAMYAG-MASRNITA-SVANTO MAMATVATIZAYAGKITAH |
BHAVAH SA EVA SANDRATMA BUDHAIH PREMA NIGADYATE || (BRS 1.4.1)

Sentimentos iniciais de amor a Deus são de cinco tipos, (1) pacifico, relacionamento neutro, (2) afeição de um servo, (3) afeição de amigo, (4) afeição de parente, (5) afeição de consorte, esposa ou amante. Com o cultivo continuo de um destes sentimentos fundamentais, uma refrescante e maravilhosa experiência de amor a Deus (prema) e’ despertada.

SAMYAG-MASRNITA-SVANTO MAMATVATIZAYAGKITAH
BHAVAH SA EVA SANDRATMA BUDHAIH PREMA NIGADYATE (BRS 1.4.1)

“Quando Bhava suaviza o coração, este o capacita com uma abundancia de sentimentos de posse em relação a Ele, sendo de natureza extremamente intensa, os sábios denominam isto de prema” •

Deus, sendo o reservatório infinito do amor, é naturalmente o objeto de variedades de sentimentos amorosos individual. Ele aparece para cada um em uma particular forma da qual o devoto sincero anseia por Seu darsana. Sendo isto um fato, não ha’ necessidade de examinarmos os dois proeminentes caminhos da pratica de Bhakti, os quais lideram as duas distintas formas de perfeição.

JAYA GURUDEVA!!!!

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